Ajuda para pricipiante em salgados.


Slipknot_666

Recommended Posts

Boas

 

Isso é uma maternidade, isso não te dá pra nada pois é extremamente pequeno. Eu falava disto

 

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://i280.photobucket.com/albums/kk182/maurom11/sump1.jpg&imgrefurl=http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f%3D2%26t%3D17082&h=400&w=662&sz=26&tbnid=8BRbCxzJv5YJQM:&tbnh=90&tbnw=149&prev=/search%3Fq%3Dsump%2Btraseira%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=sump+traseira&usg=__EfHgPKZ6oeeJEuCQyxuo5dlRKYk=&docid=c_XNP2SJXnCFMM&sa=X&ei=E8IHUeyqB82JhQfr5YCQCA&ved=0CD8Q9QEwAg&dur=2326.

 

 

Com isso não colocas la isso tudo que queres. E outra coisa como ias mandar agua do aquário pra isso e vice versa? Muito sinceramente não queiras gastar pouco dinheiro, nos salgados o barato sai caro acredita. Lê muito, pensa bem no que queres e mais não seja vais comprando o material ao poucos.

 

 

A ideia é fazer algo tipo isto: http://www.drsfostersmith.com/Product/Prod_Display.cfm?pcatid=3618&Nty=1&Ntx=mode+matchallpartial&Ntk=All&N=2004&Ntt=aquafuge&Np=1

 

Algum me sabe dizer onde comprar algo semelhante em portugal ou online?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja te disseram leds ou das uma fortuna ou então esquece. Mas depende muito da marca. Por norma é uma mistura de brancos com royal blue, nos Estados Unidos usam muito meter os violeta. Mete as especificações certas dos leds e alguém que perceba mais que eu ajuda-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho conhecimento mas compra acrílico/vidro e faz tu. Eu fazia pelo menos com as mesma medidas do aquario, altura e cumprimentos, a profundidade ficaria a tua escolha, mas lembra-te quanto maior melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas não sabes a marca dos leds? se der manda um link com alguma parecida com as especificações. Se forem leds bons não precisas de tantos. Agora lá está tens que ver a marca deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a sump na parte interior e facil fazer... podes fazem em acrilico e depois furas ou pedes que te furem o aquario atras para que com uma bomba reponhas a agua da sump para o aquario e quando no aquario a agua sobe cai po esse mesmo furo para a sump e tens o problema resolvido com uma sump atras do aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É assim pessoal, neste momento já adquiri:

 

Aquário 120C * 30L * 40A = 120Litros

Sump aka refugio 45C * 17L * 45A = 30Litros

Odyssea 90CM T5 2*36w

Escumador tunze 9005

Bomba circulação Aquael = 2600L/H ?

Bomba Prodac magic pump 200 = 300L/H (elevar agua para a sump)

Osmose ?

Areia ?

Rocha viva e morta ?

 

(Com ? tenho algumas dúvidas)

 

Acham a bomba de circulação suficiente para 120L?

Osmose é necessário com NPS ou não?

Aconselham areia viva? Fine sand ou algo com mais milímetros? Que quantidade?

Que quantidade de rocha viva e morta para 120l? (Só tem 30cm de profundidade)

Aconselham mais algum equipamento?

 

Obrigado pela vossa ajuda até agora e espero que me consigam ajudar neste duvidas

Daniel Rodrigues

Editado por Slipknot_666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A bomba de circulação é suficiente, mas o ideal seria teres duas mais fracas, uma em cada ponta do aqua.

Já a bomba de retorno da sump para o aqua é fraca, dificilmente vais conseguir elevar a agua ate ao aqua com ela.

Filtro de osmose sempre, é uma mais valia.

Areia viva na minha opinião não se justifica, no meu tenho uma camada de +/-1cm de areao, o mais fino da tmc.

Em relação a rocha eu não me preocupava muito com o numero de kilos de rocha, mas sim com o layout que queres fazer no teu aquario.

Optava por fazer o layout com rocha morta, por ser muito mais facil de trabalhar e depois comprava 3 ou 4kg de viva so para ciclar o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda ffonseca.

 

A minha dúvida sobre a circulação era se eu comprasse outra igual não iria ser circulação a mais? Não queria uma maquina de lavar.

 

A bomba é para elevar agua para a sump , para voltar a agua ao aquário é por gravidade. Fiz a sump maior em altura (com furos na sump acima da altura do aquario) para tal efeito será que vai resultar?

 

Eu estou decidido a comprar a osmose apenas queria era saber se o nps era vital ou não?

 

O areão não ajuda a combater certas maleitas da agua? ou é só o dsb?

 

A rocha morta pode passar a ser viva? É que a rocha viva tem muito mais cor. Não sei se rocha morta combina com corais moles. Já agora com estes 120L e a luz que tenho, já posso ter mais corais sem ser moles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NPS são corais não fotosinteticos, não sei se sabes isso?!! Apesar de parecerem faceis por não precisarem de luz, a veedade é que são complicados de manter, precisas de os alimentar a mão e muitas vezes o que vai criar uma grande carga organica no aqua e se não tiveres uma boa filtragem vais ficar com algas, muitas algas.

A osmose vai tirar tudo o que é fosfatos, nitratos e outros metais que vem na agua da torneira e nao queremos ter no aqua seja para moles, nps, sps lps.

A circulacao como te disse essa chega se meteres outra igual talvez seja demasiado, se poderes opta por duas mais fracas tipo a tunze 6015.

En relacao a sump nao percebi o que queres fazer.

A iluminacao é fraca para corais, ate mesmo para moles penso eu, no minimo 3 lampadas.

Em relacao a areia, podes por morta que depois com a rocha ela ira ficar com bacterias, da mesma forma que a rocha morta ira ganhar vida e cor tal como a vivaque tu ves nos aquarios.

Como te disse se fizeres com rocha morta o layout, depois metes uns kgs de viva par ajudar a colonizar a morta e o areao eficaras com a mesma cor da viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Se não tiveres nitritos podes adicionar a equipa de limpeza e diminui um pouco a iluminação, não tens corais ainda não precisas ter as luzes ligadas tanto tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Reduz as horas de iluminação a 6h por uma semana e compra um uv de 13w com circulação no máximo 200l/h 24h durante uma semana.

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Editado por miguelpinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a precisar de circulação na sump será que posso comprar um filtro com UV e matar dois coelhos com um tiro só? http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-internos/aquael-unifilter-500uv.html

 

 

Aqui vai o ultimo teste:

 

7/abril

PH - 7.6/7.8
KH - 11
NO3 - 10/20
NO2 - 0
NH3/NH4 - 0

 

Alguma coisa a mudar?

Editado por Slipknot_666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na água salgada não se utilizam filtros externos porque são acumuladores de Nitratos e Fosfatos, a não ser que os limpes totalmente todas as semanas.

As algas que tens devem ser naturais do ciclo. O aquário ainda é muito recente.

Podes comprar UV (eu próprio tenho) mas não é nada essencial neste momento. Vai limpando os vidros, fazendo TPA's certinhas e deixa as coisas rolar naturalmente. As algas acabam por desaparecer.

Coloca fotos para podermos ajudar melhor.

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

eremitas são canibais? É que tenho dois grandes e um deles parece-me que anda a matar os pequenos.

Olá boa noite,

 

São,são; isso é uma prática comum, para além de comerem nassários e outros caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais