TPA com agua da torneira


Recommended Posts

Boas amigos,

eu estou a montar um aquario e estou a estudar tecnicas para facilitar as TPA's. a mais facil é por uma mangueira lá e encher com agua da torneira. Muita gente faz isso e nao tem baixas de peixes, mas mesmo assim gostava de ouvir algumas opiniões...estou a pensar tpa's de 50% todas as semanas porque vou utilizar estimative index.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar agua da torneira... mas nao te esqueças que tem cloro.. logo os peixes.. caput.

Tenta usar uns bidoes vazios e deitas lá a agua e colocas anticloro (ou deixas a agua repousar +/- 24h).

Convem sempre minimizar as diferenças de temperatura, ou seja, se possivel tenta equilibrar a temperatura da agua nova com a do aquario..

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Cá em casa só se usa água da torneira com adição de acondicionador (de marca variável - agora é o Nutrafin Aqua Plus).

 

Por vezes fica dentro de garrafões uns dias, outras vezes é tirar da torneira e usar...

 

O nosso primeiro aqua já fez cinco anos desde que foi montado e o seu habitante mais antigo (um escalar) lá continua alegre e feliz da vida - mesmo com água del cano.

 

Em ambos os aquários de 120L - néons, cardinais e néons negros (que são os mais sensíveis da casa) já lá vão com cerca de 2 anos de água da torneira e continuam vivos.

 

Quanto à qualidade da água que nos vem através da rede... não é nada de especial: é dura todos os dias, tem pH básico, é desinfectada com cloro (lol)... e mesmo assim, baixas só mesmo por outros motivos.

 

Quanto a TPA's... são de 2 em 2 semanas e até um máximo de 20%... Mas isso dependerá das características do aqua que vais montar...Os nossos são bem plantados, estão equipados com brigadas de limpeza e filtros capazes...

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho feito sempre as TPA de semana a semana...cerca de 20% com a agua da torneira em repouso de 48h....mas um amigo que tem um aqua mais ou menos com a mesma litragem que o meu, faz as tpa com a agua directamente da torneira e já lá vão alguns anitos com esta pratica sem problemas...o aqua tem 200l. Julgo que se for tpa com percentagem algo reduzida não fará grande impacto...mas se as tpa forem de 50% do volume de agua, aí acredito que já haja algum impacto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA com agua da torneira é o que toda a gente faz, mas 50% isso levanta varias questoes de equilibrio do ecossistema e dos parametros. Penso que 20% directo da torneira é perfeitamente viavel sem necessidade de repousar. Mas 50%... nem tem interesse essa percentagem, a não ser aumentar a conta da água e aumentar a probabilidade de mortes no aquario e ter desiquilibrios. NMO, atitude pouco inteligente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

TPA com agua da torneira é o que toda a gente faz, mas 50% isso levanta varias questoes de equilibrio do ecossistema e dos parametros. Penso que 20% directo da torneira é perfeitamente viavel sem necessidade de repousar. Mas 50%... nem tem interesse essa percentagem, a não ser aumentar a conta da água e aumentar a probabilidade de mortes no aquario e ter desiquilibrios. NMO, atitude pouco inteligente.

 

Quo, como eu disse vou utilizar 'Estimative Index' por isso é que vou fazer tpa's de 50%, esse metodo exige isso, logo, tem interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

terás que ter então atenção com a diferença de temperatura entre a água de TPA e a do aquário, como principal parametro a ter em conta. depois a questão do pH, isso caso tenhas muita diferença entre o pH do aquário e da torneira. Se estes parametros forem muito semelhantes, o risco é quase nulo e com TPAs constantes e NO3 controlado os peixes e plantas até agradecem. Em casos normais, é um risco, trabalho e despesa desnecessários.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu li um post de um membro aqui do forum ou de outro forum, em que ele, debaixo da banca da cozinha colocou uns filtros em forma de copo, com uns 20 cms de comprimento, colocou 2 seguidos. em que no primeiro filtro colocou um material filtrante tipo lã acrilica (não era, era mesmo um filtro próprio) para eliminar algumas imporesas, e no segundo copo colocou carvão activado que eliminava o cloro e afins á passagem da agua. e tinha a ligação da mangueira, que colocava agua directamente para o aquario, já com o problema do cloro resolvido. Esse membro andava á procura de uma pequena torneira misturadora com regulação de temperatura, para a agua sair sempre á mesma temperatura.

 

Eu vou fazer o mesmo sistema, mas a minha mulher não deixa colocar debaixo da banca, por isso vou montar o sistema, e adapta-lo á ligação do chuveiro, retirando o chuveiro da ponta da ligação metálica, afino a temperatura que desejo da saida da torneira, junto o filtro na ponta,,,,mangueira e TPA´s quase automáticos,

 

Espero ter ajudado.

 

Aqui fica o link de uma foto, que não a montagem que me refiro, mas podem ver, o que falo são os copos azuis,.

 

http://www.google.pt/imgres?start=110&num=10&hl=pt-PT&tbo=d&biw=1525&bih=666&tbm=isch&tbnid=u8FwqaGcTkYlsM:&imgrefurl=http://forumdacasa.com/discussion/17002/que-filtros-de-agua-colocariam-nesta-situacao/&docid=pWsBo0tydQKbuM&imgurl=http://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.php%253FAttachmentID%253D12264&w=800&h=600&ei=u-TmUICNJMXKhAf6t4GoBg&zoom=1&iact=hc&vpx=4&vpy=302&dur=976&hovh=194&hovw=259&tx=137&ty=72&sig=101787935675837950841&page=4&tbnh=144&tbnw=179&ndsp=36&ved=1t:429,r:10,s:100,i:34

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

terás que ter então atenção com a diferença de temperatura entre a água de TPA e a do aquário, como principal parametro a ter em conta. depois a questão do pH, isso caso tenhas muita diferença entre o pH do aquário e da torneira. Se estes parametros forem muito semelhantes, o risco é quase nulo e com TPAs constantes e NO3 controlado os peixes e plantas até agradecem. Em casos normais, é um risco, trabalho e despesa desnecessários.
Quo,

O cloro tambem vai atrapalhar os peixes....e é esta a minha preocupação....O ph da minha agua da torneira é de 7,5

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu li um post de um membro aqui do forum ou de outro forum, em que ele, debaixo da banca da cozinha colocou uns filtros em forma de copo, com uns 20 cms de comprimento, colocou 2 seguidos. em que no primeiro filtro colocou um material filtrante tipo lã acrilica (não era, era mesmo um filtro próprio) para eliminar algumas imporesas, e no segundo copo colocou carvão activado que eliminava o cloro e afins á passagem da agua. e tinha a ligação da mangueira, que colocava agua directamente para o aquario, já com o problema do cloro resolvido. Esse membro andava á procura de uma pequena torneira misturadora com regulação de temperatura, para a agua sair sempre á mesma temperatura.

 

Eu vou fazer o mesmo sistema, mas a minha mulher não deixa colocar debaixo da banca, por isso vou montar o sistema, e adapta-lo á ligação do chuveiro, retirando o chuveiro da ponta da ligação metálica, afino a temperatura que desejo da saida da torneira, junto o filtro na ponta,,,,mangueira e TPA´s quase automáticos,

 

Espero ter ajudado.

 

Aqui fica o link de uma foto, que não a montagem que me refiro, mas podem ver, o que falo são os copos azuis,.

 

http://www.google.pt/imgres?start=110&num=10&hl=pt-PT&tbo=d&biw=1525&bih=666&tbm=isch&tbnid=u8FwqaGcTkYlsM:&imgrefurl=http://forumdacasa.com/discussion/17002/que-filtros-de-agua-colocariam-nesta-situacao/&docid=pWsBo0tydQKbuM&imgurl=http://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.php%253FAttachmentID%253D12264&w=800&h=600&ei=u-TmUICNJMXKhAf6t4GoBg&zoom=1&iact=hc&vpx=4&vpy=302&dur=976&hovh=194&hovw=259&tx=137&ty=72&sig=101787935675837950841&page=4&tbnh=144&tbnw=179&ndsp=36&ved=1t:429,r:10,s:100,i:34

Isto é muito interessante...se soberes mais alguma coisa, diz sff!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha q a agua da torneira não é igual para todos...

 

não te deves guiar só pela experiência dos outros.

Eu estou só a falar em relação á eliminação do cloro. Este sistema só permite a limpeza do cloro, para que possa realizar TPA directo da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.