Ramirezi com olho saliente - com video


Recommended Posts

Boa noite, 

 

Há pouco ao chegar a casa e ao alimentar os peixes reparei que a minha fêmea ramirezi apresentava um dos olhos mais saliente e diferente do habitual. Também noto que tem fezes transparentes penduradas. 

 

Já ando a ler e a pesquisar as possíveis causas e tratamentos. 

 

Alguém que já tenha tido o mesmo azar e que tenha tido sucesso no tratamento?

Tenho o meu suposto aqua de quarentena com o outro casal de ramirezis :\...

 

Fica o vídeo feito à minutos...

 

 

Agradeço qualquer feedback.

Cumprimentos.,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente e sem mais dados, parece-me pop eye. É uma infecção bacteriana normalmente causada por más condições da água.

 

Caso se confirme, podes começar com uma boa TPA e fazer um tratamento com esha 2000 ou sera baktopur.

 

As fezes transparentes podem ser sintoma de parasitas internos... mas não me parece que tenha a ver com a situação do olho.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Micro-Chip,

 

Obrigado pelo feedback, que coincide com a maioria do que pesquisei ontem. Também não encontrei nenhuma associação das fezes transparentes ao pop eye.

No entanto existem três possíveis causas, e só espero que não seja a tuberculose piscícola. Além desta causa também pode ser bacterial como indicaste (Vibriosis) , fungo (Lymphocystis) ou também pode ser a doença das bolhas de gás

Ainda tenho peixe, e pelo menos ainda tem interesse por comer, embora não com a dinâmica habitual. Dei-lhe artémia com vitaminas.

 

No dia anterior, ou seja há dois dias, fiz a tpa de 20/25% e a manutenção do filtro cujo processo demorou e acabou dando stress porque começou a verter em funcionamento.

Hoje de manhã os meus testes indicaram amónia 0, nitritos 0 e nitratos 10mg. Não fiz ainda nenhum tratamento. Não tenho Esha2000 nem Baktopur. Esha2000 já li que limpa o sarampo aos caracóis e não quero esse resultado. Pensei em fazer a tal receita que já li das ervilhas com água de alho mas como fiz a manutenção doo filtro, que sempre remove parte da colónia de bacterias não tenha capacidade para a descarga que irá acontecer. O meu aqua de quarentena está com um casal de ramirezis, e não me apetece colocá-los no aqua principal onde tenho a fêmea que está doente.

Estou num dilema. Possivelmente além dos medicamentos vou tentar que improvisar ou arranjar novo aqua de quarentena :/. A minha Maria é que não vai achar piada... lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Micro-Chip,

 

Obrigado pelo feedback, que coincide com a maioria do que pesquisei ontem. Também não encontrei nenhuma associação das fezes transparentes ao pop eye.

No entanto existem três possíveis causas, e só espero que não seja a tuberculose piscícola. Além desta causa também pode ser bacterial como indicaste (Vibriosis) , fungo (Lymphocystis) ou também pode ser a doença das bolhas de gás

Ainda tenho peixe, e pelo menos ainda tem interesse por comer, embora não com a dinâmica habitual. Dei-lhe artémia com vitaminas.

 

No dia anterior, ou seja há dois dias, fiz a tpa de 20/25% e a manutenção do filtro cujo processo demorou e acabou dando stress porque começou a verter em funcionamento.

Hoje de manhã os meus testes indicaram amónia 0, nitritos 0 e nitratos 10mg. Não fiz ainda nenhum tratamento. Não tenho Esha2000 nem Baktopur. Esha2000 já li que limpa o sarampo aos caracóis e não quero esse resultado. Pensei em fazer a tal receita que já li das ervilhas com água de alho mas como fiz a manutenção doo filtro, que sempre remove parte da colónia de bacterias não tenha capacidade para a descarga que irá acontecer. O meu aqua de quarentena está com um casal de ramirezis, e não me apetece colocá-los no aqua principal onde tenho a fêmea que está doente.

Estou num dilema. Possivelmente além dos medicamentos vou tentar que improvisar ou arranjar novo aqua de quarentena :/. A minha Maria é que não vai achar piada... lol.

 

A receita das ervilhas com água de alho é para limpar os intestinos (e os parasitas se tiver), serve para o problema das fezes transparentes.

 

Para o pop eye, podes experimentar tratar com sal... há quem diga que também é eficaz, mas como nunca tive essa problema, não te sei dizer ao certo, nem sequer as dosagens, tens que pesquisar.

 

Quanto ao esha 2000, já utilizei e a caracolada não se ressentiu. Mas não deixa de ser um antibiótico, só deve ser utilizado em último recurso e caso confirmes que se trata mesmo de uma doença bacteriana.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma semana depois, hoje ao chegar a casa testemunhei os ultimos momentos. Já não comia há vários dias, e já esperava este desfecho.

Tenho pena de não ter tido todos os meios para uma reacção mais rápida, que acabou por só acontecer dias depois, mas já não fui a tempo. Fica a aprendizagem e os meios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era meteres o esha2000, ja tive isso 2 vezes e trata num instante. por acaso tambem em ramirezis. E nao mata caracois coisa nenhuma...

 

Quando nao se tem, compra se..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era meteres o esha2000, ja tive isso 2 vezes e trata num instante. por acaso tambem em ramirezis. E nao mata caracois coisa nenhuma...

 

Quando nao se tem, compra se..

 

 

E já fui comprar hoje.

Hoje de manhã dei pelo macho ramirezi parado no canto e sem reagir quando coloquei comida. Ao me aproximar reparei que tinha uma mancha clara logo a seguir à abertura das guelras, que me parece fungus.

Das medições que fiz quando cheguei de nota apenas os 3º de KH baixos. Coloquei um pouco de bicarbonato de sódio para subir os valores e dei inicio à aplicação do esha2000 ao casal de ramirezis que estão no aqua. A fêmea está bem, mas.. just in case.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais