Gene Taiwan/Lei de Mendell - Genética e cruzamentos (taiwan, hibrídos)


Recommended Posts

Boas ppl.

 

Gostava de saber ao certo o que é o gene Taiwan. Qual é a relação com os CBS e CRS?

 

Outra questão: os CRS têm origem nos CBS certo? E os CRS são mais frágeis e raros que os CBS. Então porque que os CBS aparecem nos classificados com preços mais caros que os CRS?

 

Cumps

Link to post
Share on other sites
  • Replies 53
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boas Tiago suponho que a tua questão sobre o gene Taiwan seja devido a teres lido pelo fórum sobre os tais CRS e CBS que têm gene de Taiwan bee's.   Acrescento ao que o Ricardo explicou.   Esta mu

Boas,   O gene TAIWAN apareceu à uns anos atrás numa quinta de criação de CRS/CBS. A príncipio não se ligou muito à mutação mas cedo se lhe reconheceram valor devido às cores intensas.   O merca

Cada linha da tabela é um caso destinto, não representa uma geração, mas sim uma combinação.   Podes ter logo Taiwan na primeira geração, depende é dos camarões que tenhas, se forem forem os dois t

Boas,

 

O gene TAIWAN apareceu à uns anos atrás numa quinta de criação de CRS/CBS. A príncipio não se ligou muito à mutação mas cedo se lhe reconheceram valor devido às cores intensas.

 

O mercado japonês começou a valorizar muito estes camarões e como nunca se soube muito a sua origem nem o seu porquê os preços subiram em flecha. Isto aliado à dificuldade da sua reprodução e a sua escassez em número para a abastecer um mercado de procura.

 

São camarões mais sensíveis e difíceis de fazer vingar. Não são indicados para principiantes.

 

Os CRS são, supostamente o fenótipo recessivo dos CBS.(cor vermelha) Não mais ou menos sensíveis que o mesmo grade em que se insiram de ambas as variedades.

 

O preço mais alto dos CBS é devido à lei da oferta e procura. Houve uma tendência de se criar e vender mais os CRS que os CBS pois a procura por CRS era maior, deixando para segundo plano os CBS.

 

No final de contas o que interessa é a satisfação de manter e talvez reproduzir estes pequeninos animais que tantos desafios nos impõem.

 

Boa aquariofilia 2013 ehehehehe

 

RF

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Pronto, basta uma resposta do mestre e tenho as minhas dúvidas todas esclarecidas eheheh

 

Eu agora tenho RCS e gostava de aqui a uns tempos tentar CBS OU CRS, mas antes disso ainda quero ganhar mais experiência com estes, a nível da alimentação. Já agora aproveito o tópico lol.

 

Eu estou a alimentar os meus Reds (não sei quantos são... quando os contei parei nos 50 mas ainda haviam mais outros 50 à vontade) com granulado da Sera, com comida caseira, e vegetais. O granulado da Sera estou a dar 2 vezes por dia +- umas 20 bolas. No entanto aparecem uns vermes que na Shrimp Now vi que se chamam Nematodes. Li que a presença deles se deve à sobrealimentação mas se der menos comida sinto que os camarões estão a passar fome por serem tantos!

 

Mestre Ricardo, qual é a sua opinião? lol

Link to post
Share on other sites

Boas Tiago suponho que a tua questão sobre o gene Taiwan seja devido a teres lido pelo fórum sobre os tais CRS e CBS que têm gene de Taiwan bee's.

 

Acrescento ao que o Ricardo explicou.

 

Esta mutação diz-se que surgiu em Taiwan por volta de 2007, por isso na Europa foi adotado esse nome, mas na Asia são chamados de Shadows. Ela surgiu devido à intensa reprodução feita pelos criadores de lá.

 

Quando se diz que um camarão tem gene taiwan, embora o seu aspecto seja de um normal crystal, é quando um crystal é portador de gene de Taiwan bee e pode dar origem aos King kong, Panda, Red Ruby, Red Wine e Blue Bolt.

 

Vê este quadro e percebes melhor o que são esses camarões, também chamados de Taiwan hybrid, apesar de não ser um hibrido, pois trata-se da mesma espécie, os Taiwan bee são uma mutação cromática em que a cor é bastante intensificada.

 

mendellawtaiwan.jpg

 

 

 

 

Aqui podes ver uma fêmea que tem gene, os ovos escuros são Taiwan bee's que vão nascer.

 

img2536y.jpg

 

Nesta foto podes ver alguns Taiwan bee.

 

img3208ff.jpg

 

Boas camaroadas :)

 

  • Upvote 3
Link to post
Share on other sites

Boas mestre Fábio.

 

Bem vamos lá ver se percebi. Os taiwan hybrid são CBS/CRS com o gene taiwan certo? E segundo esse quadro, se cruzarmos taiwan hybrid com um CBS/CRS puros temos 50% CBS/CRS e 50% Taiwan hybrid. Depois, na segunda geração já se podem cruzar taiwan hybrid com taiwan hybrid, e aí é que já há 25% de taiwans, certo?

 

Então só na terceira geração é que podemos ter king kong, panda, etc etc..

 

É isto?

 

Cumps e obrigado ;)

 

PS: já agora, que acha acerca daquela dúvida sobre como estou a alimentar os reds?

Link to post
Share on other sites

Não é bem assim, pelo menos a parte de só se poder ter Taiwan na primeira geração.

 

Se o macho e a fêmea forem híbridos tens logo na primeira descendência 50% híbridos, 25% normais (sem gene) e 25% Taiwan.

 

Alimenta o que eles consumirem em duas horas, o resto tira.

Link to post
Share on other sites

Humm ok. Se tivermos logo macho e fêmea híbridos podemos logo ter taiwan. Já percebi.

 

Então e quantas vezes ao dia devo alimentar? É que já me disseram 2 vezes, mas lá na caixa da sera diz 1 vez, e como tenho os tais vermes fico a pensar que 2 é muito.

Link to post
Share on other sites

Cada linha da tabela é um caso destinto, não representa uma geração, mas sim uma combinação.

 

Podes ter logo Taiwan na primeira geração, depende é dos camarões que tenhas, se forem forem os dois taiwan, é o melhor, 100% garantido que nascem todos Taiwan.

 

Se forem dois com gene ou para alem disso um deles for Taiwan podes fazer a 6ª e 4ª opção da tabela e também obténs alguns. Na 5ª opção da tabela não obtens taiwan se o cruzamento for aquele, mas se tiveres uma colonia em que alguns têm gene e outros não têm, a probabilidade de acontecer a 6ª opção ainda é grande.

 

Mas pronto isto é só para engravidar as fêmeas, :) depois crescer os putos é outro capitulo ;).

 

 

 

Podes alimentar duas vezes, desde que eles comam tudo e não ficam restos...é uma questão de acertares na dosagem..

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Entendido ;)

 

Pois acredito que o mais difícil não sejam elas ficarem ovadas mas sim garantir que os novos cresçam bem e sempre com cores fortes!

 

Ok, então vou continuar a alimentar duas vezes por dia mas tenho que ajustar a dose.

Obrigado! ::D:

Edited by Tiago Sabino
Link to post
Share on other sites

Sobre os CBS/CRS, já sei que são mais sensíveis aos parâmetros da água, tem que se garantir a estabilidade destes, e também tem que se dar comida mais variada.

A água de rede de Lisboa têm bons parâmetros para este tipo de camarões? E sobre a variedade da comida, basta dar mais vezes vegetais cozidos ou as comidas tipo Mosura e outras marcas mais específicas para camarões são indispensáveis?

 

Cumps

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

A água da rede de Lisboa é relativamente boa, não ideal para CRS mas dá para criar. Para os Taiwan não aconselho.

 

Comida variada e de qualidade. Uns vegetais levemente cozidos também fazem maravilhas no cardápio.

Link to post
Share on other sites

Brevemente vou adquirir testes para a água e depois vou ver se a água do meu aqua está em condições para CRS.

 

Os meus reds o que gostam mais é de espinafres. É uma loucura mesmo! Quando tiro a folha, passado duas horas +-, já está cheia de buracos.

Link to post
Share on other sites
  • 2 months later...
Pois é, tal como eu, talvez muitos de vós, num primeiro momento a ouvir falar em Taiwan shrimp, Híbridos taiwan, cruzamento com CRS, CBS, etc., ficaram perdidos, sem perceber nada....ou pouco.


Assim, deixo este grafismo para dar ideia dos cruzamentos genéticos. Neste quadro utilizei CBS por uma questão de edição de imagem, mas o mesmo também é valido com CRS.

Existem outros grafismos sobre o assunto (o membro Fábio Silva colocou um num dos seus tópicos) e até quadros muito mais complexos. Basta procurarem em imagens no Google: Taiwan Bee Shrimp.


Cumprimentos.


Arlindo


gallery_17545_1301_28894.jpg

Edited by Ricardo.Fonseca
Link to post
Share on other sites

Está muito bom, agora, uma dúvida:

li algures que a mistura entre crystal black e crystal red sai ou 100%red ou 100% black, nada de híbridos. Ora eles são ambos cf.cantonensis, enquanto que os taiwan são cantonensis sp., e a questão é, misturas dentro do mesmo grupo de cf. cantonensis (exemplo: crystal red e black tiger) e nomesmo grupo de cantonensis sp. (exemplo: panda taiwan bee e red ruby taiwan be) não ocorrem híbridos?

Link to post
Share on other sites

Estás a fazer aí uma confusão.

 

Ambos os camarões q falas (CRS/CBS/Taiwan) supostamente são a mesma espécie, tirando os tiger que são outra - destes últimos ocorrem verdadeiros híbridos se cruzares com os primeiros (tibee ou taitibee).

 

Dentro dos primeiros ocorrem manifestações de genes dominantes ou homozigoticos recessivos, isto é válido para as cores dos CRS e CBS.

 

À parte disso tens uma suposta mutação, também ela recessiva que são os Taiwan, podendo originar na presença de indivíduos com a mutação nos dois alelos (homozigoticos recessivos) as variedades todas taiwan.Chamam-se hybridos aos exemplares que possuem o gene na forma de heterozigoticos dominantes, ou seja, tem os dois genes, dominante (manifesta-se) e recessivo (taiwan - não se manifesta). Aí, ao cruzá-los podem aparecer na descendência as variedades Taiwan.

 

Att

 

 

RF

Link to post
Share on other sites

Obrigado.

 

Em que casos é que a mistura não faz variar a aparência, ou seja, em que os pequenos saem uns de uma variedade e outros de outra, sem misturas de aparência como no da mistura entre crystal red e crystal black?

Link to post
Share on other sites

Está muito bom, agora, uma dúvida:

li algures que a mistura entre crystal black e crystal red sai ou 100%red ou 100% black, nada de híbridos. Ora eles são ambos cf.cantonensis, enquanto que os taiwan são cantonensis sp., e a questão é, misturas dentro do mesmo grupo de cf. cantonensis (exemplo: crystal red e black tiger) e nomesmo grupo de cantonensis sp. (exemplo: panda taiwan bee e red ruby taiwan be) não ocorrem híbridos?

Envio-te um gráfico. Pelo que julgo entender, a descedência do cruzamento de CRSxCBS, nascem todos CBS(F1) mas, com gene red. Se cruzares F1xF1 vais ter 50% de CBS com gene red, 25% sem gene red e 25% de CRS sem gene Black.

Em relação a esta às outras questões, não serei a melhor pessoa para te responder. Pode ser que o experts possam vir á dar uma ajudinha, iol

 

gallery_17545_1301_5603.jpg
Link to post
Share on other sites

Ou seja, misturas entre cantonensis não vão provocar alterações da aparêncioa do exemplar em si mas sim nas possibilidades de descendência.

 

Quando vendo um CRS por exemplo que está há muitas gerações num aquário com outros cantonensis, ele tem menos valor pela possibilidade de ter descendência de outras variedades? E é eticamente obrigatório indicar que o camarão pode ter genes de outros cantonensis?

 

Ou estou enganado de base e algumas misturas entre cantonensis criam híbridos cuja aparência não corresponde a nenhuma variedade definida?

Edited by barrel_stuf
Link to post
Share on other sites

Arlindo, isso só acontece se ambos forem homozigoticos - mesmo gene, ou dominante ou recessivo. Na segunda hipótese são somente heterozigoticos dominantes. Falta a hipótese de cruzamento heterozigotico (CBS com gene vermelho - não manifestado) x homozigotico recessivo (CRS).

 

É eticamente correcto indicar se existe algo importante na ascendencia desses exemplares. Nestes casos, aos camarões que têm apenas um gene, ou preto ou vermelho sem Snow ou Golden, chamam-se Pure "red/black" Line e são muti, mas muito mais caros que os ditos normais.

 

Att

 

 

RF

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Um red é sempre puro, mas um black pode ou não ser puro. Dizes que os puros valem mais? Ao vender um red é sempre puro, mas e ao vender um black?

Link to post
Share on other sites

Errado, um red não é sempre puro, em relação aos CBS, não têm esse gene mas podem ter outros. Existem muitas vezes no sangues dos CRS, sangue Golden e/ou Snow White.

 

A questão aqui dos PRL ou PBL (pure red line ou pure black line) é mais vocacionada para o sangue não desejado de Golden/Snow (baixa/média qualidade) que supostamente "estraga" as cores, principalmente os brancos.

 

É claro que nos PBL não pode existir, além dos óbvios, sangue "red".

Edited by Ricardo.Fonseca
  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Gostei bastante de ler este tópico, aprendi algumas coisas que me serão muito úteis, pois tenciono colocar CBS e CRS ambos com gene taiwan na minha bateria de 3 aquários.

 

Obrigado a quem contribui para o conhecimento.

Link to post
Share on other sites