Gene Taiwan/Lei de Mendell - Genética e cruzamentos (taiwan, hibrídos)


Tiago Sabino

Recommended Posts

Não sabes, ou confias num criador, ou podes ser enganado.

 

Só o saberás através da sua descendência. Uma coisa são F1 (primeira geração) que têm forçosamente os genes, e outra são os descendentes desses F1 que podem ou não ter esse gene.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente os criadores mais conceituados aqui do fórum indicam a sua geração (F).

Editado por Rodrigo Guimarães

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Era interessante verificar que cruzamentos foram feitos e registar aqui. Por exemplo como obter blue boltz (golden fraquinhos são melhores para realçar o azul)? Como obter pandas grade SSS.

 

Tibee e pintobee: Os cruzamentos e descendências, quais as estirpes cruzadas.Pois tiger há muitos e as descendências devem ser muito diferentes.

 

Cumps

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Era interessante verificar que cruzamentos foram feitos e registar aqui. Por exemplo como obter blue boltz (golden fraquinhos são melhores para realçar o azul)? Como obter pandas grade SSS.

 

Tibee e pintobee: Os cruzamentos e descendências, quais as estirpes cruzadas.Pois tiger há muitos e as descendências devem ser muito diferentes.

 

Cumps

 

 

A ideia é muito boa, mas isso é a galinha dos ovos d’Ouro acho que quem tem a "receita" não a dá, a título de curiosidade já andei a procura na net e nunca encontrei nada.

 

Também pode não haver um cruzamento especifico, os mais experientes é que poderão explicar como é que esses cruzamentos mais complexos funcionam!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom esquema Arlindo ;) , está fácil de entender e bem explicito , embora seja um pouco complicado perceber qual o número de percentagens que se obtem.

 

 

mendellawtaiwan.jpg

Esta questão da lei de Mendel, é familiar para quem está habituado a reproduzir crystal por exemplo com gene de golden/snow, pois mesmo não controlando as gerações(F1, F2, F3...) e não sabendo quem é que tem gene e quem não tem, acabam por nascer sempre vários camarões todos brancos(Golden/Snow), os criadores mais experientes podem confirmar o que digo..

 

Acho que é preciso esclarecer/reforçar alguns pontos, os Taiwan bee são uma mutação que surgiu dos crystal não é nenhuma variante diferente, logo a descendência de cruzamento com os Crystal não altera o padrão e isso é visível para quem ja fez este cruzamento, é uma mutação recessiva tal como os CRS...

 

Porem a meu ver e pela experiência que tenho tido e relatado aqui pelo forum, quando se cruza um crystal com um taiwan, a descendência crystal fica com as cores mais intensas, noto isso principalmente nos crystal black ao qual o preto fica, na maior parte dos indivíduos, completamente opaco sem aquelas manchas de transparência, o que revela ser uma maneira mais fácil de apurar essa característica dando a essa linhagem cores sólidas.

 

Da mesma forma que os Golden/ Snow são usados para aumentar o grade/quantidade de branco, quando se cruzam com crystal, estes têm é de ser de boa qualidade, se juntarmos golden e snow de grade baixa, os chamados Skeleton, podem tornar os brancos dos crystal um pouco mais baços, mas se forem de boa qualidade aumentam consideravelmente o grade e isso está mais que provado.

 

 

Ou seja, misturas entre cantonensis não vão provocar alterações da aparêncioa do exemplar em si mas sim nas possibilidades de descendência.

Certo a % muda no caso de recessivos e dominantes.

 

 

Os originais Caridina cf. cantonensis var. bee ja se ramificaram num grande número de camarões que se foram apurando de várias formas e também surgiram várias mutações. Entre eles pode se cruzar sem qualquer problema, pelo que o que apenas modifica é a cor, tonalidade e o padrão no caso dos grades.

 

Dos originais Caridina cf. cantonensis var. Tiger, ja se fizeram vários apuramentos e ja surgiram várias mutações, pelo que esta variedade tem várias populações selvagens com cores diferentes, que estão a seguir a selecção feita pela natureza, como é o exemplo dos Super Tiger.

Quando vendo um CRS por exemplo que está há muitas gerações num aquário com outros cantonensis, ele tem menos valor pela possibilidade de ter descendência de outras variedades? E é eticamente obrigatório indicar que o camarão pode ter genes de outros cantonensis?

 

 

Tem menos valor um crystal que pode dar descendência Taiwan bee? Acho que se tivesse menos valor ninguém os cruzava ;).

 

Sim claro que é eticamente correcto afirmar que genes tem a ascendência dessa colónia de camarões, qualquer criador que se preze, se tiver feito uma mistura ou souber que os seus camarões não são puros deverá dizer ou relatar em público que a sua colónia é assim...da mesma forma que quem vende red cherry com gene de wild..

 

 

Ou estou enganado de base e algumas misturas entre cantonensis criam híbridos cuja aparência não corresponde a nenhuma variedade definida?

 

 

Acho que estas a confundir quando referes misturas entre cantonensis..

 

Estas enganado, só se cruzares com as variedades dos cantonensis , ou seja descendentes dos bee com tiger's. Ai sim é que a aparência muda completamente, tornam-se os chamados tibee, esse cruzamento tornar-se-á um pouco instável mas contudo controlável com os cruzamentos certos entre os indivíduos pretendidos da colónia, ou seja seleccionando as características que se quer..isso sim chama-se apuramento puro e duro.

 

 

Errado, um red não é sempre puro, em relação aos CBS, não têm esse gene mas podem ter outros. Existem muitas vezes no sangues dos CRS, sangue Golden e/ou Snow White.

 

Os CRS só geram Golden's :tapfoot: os Snow White são os brancos dos CBS :tongue:. Os CBS é que podem dar Snow white e golden, dependendo se têm gene de red ou não.

 

O gene branco manifesta-se normalmente assim:

CRS- Golden

CBS- Snow White

Panda/King kong - Blue Bolt

Red Wine/Red Ruby - Red Bolt

 

Abraços

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Era interessante verificar que cruzamentos foram feitos e registar aqui. Por exemplo como obter blue boltz (golden fraquinhos são melhores para realçar o azul)? Como obter pandas grade SSS.

 

Tibee e pintobee: Os cruzamentos e descendências, quais as estirpes cruzadas.Pois tiger há muitos e as descendências devem ser muito diferentes.

 

Cumps

 

 

A ideia é muito boa, mas isso é a galinha dos ovos d’Ouro acho que quem tem a "receita" não a dá, a título de curiosidade já andei a procura na net e nunca encontrei nada.

 

Também pode não haver um cruzamento especifico, os mais experientes é que poderão explicar como é que esses cruzamentos mais complexos funcionam!

 

 

 

 

Também acho boa ideia, perguntem aos criadores que estão a vender Pintobees e depois contem o que eles vos disseram ;).

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

La está, quem sabe como se faz não o diz!

 

Pelo menos ja aprendi algumas coisas novas, com a resposta do Fábio! Quem sabe, sabe! Não sabia a origem dos Blue Bolt e Red Bolt, e já agora os Shadow são fruto do cruzamento de Blue bolt com Panda/King Kong?


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É só para dizer que estou cá para ler.lol.

Grande tópico sem duvida e umas explicações muito boas. Força nisso

 

Cumps

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho boa ideia, perguntem aos criadores que estão a vender Pintobees e depois contem o que eles vos disseram ;).

Boas

 

Pois imagino.Como dizem o "segredo é alma do negócio" mas como "vejo por ai" (noutros fóruns) camarões tibee tão estranhos pergunto:

 

O que já alguém cruzou e o resultado?

 

Cumps

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então conta lá Fábio lol.

Aqui ou em Sintra lol, conta comigo lá na linha da frente.

Aquela Senhora alemã que lhe roubaram o 2o Prémio do Campeonato onde foste, já deixou no ar o que tinha feito.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu comprei ao Fábio Silva uma colónia composta por 3 casais CBS S com 50% de hipótese gene Taiwan e na 1ª fornada saíram 3 king kongs ou seja eram mesmo os dois pais (caso seja tudo da mesma femea ) com gene .. e ja andam ovadas outra vez :D

 

logo se queremos entrar em camarões de qualidade temos de comprar a quem os tem e dá garantias disso ;)

 

depois cabe a cada um mante-los o melhor que sabe e manter a mesma responsabilidade se vender descendência ..

 

cumps

Editado por kami333
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico, com informação e conteúdos preciosos :)

 

 

 

La está, quem sabe como se faz não o diz!

 

Pelo menos ja aprendi algumas coisas novas, com a resposta do Fábio! Quem sabe, sabe! Não sabia a origem dos Blue Bolt e Red Bolt, e já agora os Shadow são fruto do cruzamento de Blue bolt com Panda/King Kong?

 

 

Já é bom ter criadores experientes a ajudarem nos fóruns e é claro que cada criador tem as suas experiências e segredos não se pode pedir a papinha toda feita penso eu :) mas não acredito que o segredo seja a alma do negócio como diz o ditado e o Pedro.Soares :) acho que o segredo é mesmo a divulgação dos seus camarões ( os que querem mostrar claro ) e a sinceridade e a ajuda que dão aos menos experientes.

 

Cumprimentos

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

;) li com bastante atenção ja percebi mais qualquer coisa eheh ;) bom tópico um obrigado ao Ricardo e

Fábio e restantes que percebem e estao sempre dispostos a ajudar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

boas!

 

sou bastante leigo ainda na area dos camaroes, entao vou aproveitar o topico para ver se esclareço algumas duvidas!

 

eu tenho crystal black com gene taiwan, neste moemento eles estao a reproduzir-s no aquario e ja la anda no meio pelo menos 1 crystal red, eles vao-s continuar a reproduzir e a nascer uns com gene taiwan e outros crystal red e crystal black puros (pelo que percebi da tabela), agora passado 1 tempo ja vai tar 1 granda salganhada no aquario, quando eu os quiser separar como é que eu sei quais sao os puros e quais sao os com o gene taiwan?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

sou bastante leigo ainda na area dos camaroes, entao vou aproveitar o topico para ver se esclareço algumas duvidas!

 

eu tenho crystal black com gene taiwan, neste moemento eles estao a reproduzir-s no aquario e ja la anda no meio pelo menos 1 crystal red, eles vao-s continuar a reproduzir e a nascer uns com gene taiwan e outros crystal red e crystal black puros (pelo que percebi da tabela), agora passado 1 tempo ja vai tar 1 granda salganhada no aquario, quando eu os quiser separar como é que eu sei quais sao os puros e quais sao os com o gene taiwan?

 

cumps

 

 

Boas Marco

 

É estranho nasccer-te 1 Crystal Red sendo os progenitores Crystal Black,mas pode ter sigo por os CBS terem gene CRS,não serem puros.

 

Quanto a tentar separar os CBS dos CBS com Gene,é uma tarefa ímpossivel,pois não existe maneira de saber quais são os que tem gene e os que não tem.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Nascerem Crs numa colónia de Cbs é o mais normal nos tempos e criaçoes q correm.

 

Os Crs sao recessivos, logo podes ter Cbs com gene e ao cruza-los nascem Crs.

 

Perfeitamente normal. Nao seria nada normal se foss€m pure black line.

 

Att

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Nascerem Crs numa colónia de Cbs é o mais normal nos tempos e criaçoes q correm.

 

Os Crs sao recessivos, logo podes ter Cbs com gene e ao cruza-los nascem Crs.

 

Perfeitamente normal. Nao seria nada normal se foss€m pure black line.

 

Att

 

RF

 

Ricardo eu disse aquilo,apenas pela experiência que tenho no meu aquário de CBS com gene taiwan...

Nunca nasceu nenhum CRS no meu aquário e por isso pensei que não era "normal".

 

Queres dizer então que o que eu tenho são Pure Black Line?

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Não é bem assim^^ Pure Black Line é CBS apenas com gene Preto, sendo que o Preto e o branco são mais opacos que os normais cbs, pelo menos é o que percebo pelas fotografias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Não é bem assim^^ Pure Black Line é CBS apenas com gene Preto, sendo que o Preto e o branco são mais opacos que os normais cbs, pelo menos é o que percebo pelas fotografias

 

Pois Rui,eu também ainda só vi Pure Black Line em fotos e realmente tem o branco e o preto bastante opacos,mas pela resposta do Ricardo o que entendi é que é perfeitamente normal nascerem crs dos cbs,só se forem Pure Black Line é que não nascem.

 

Ora,tendo eu cbs sem gene Taiwan e com gene,já com vários nascimentos (f3) e nunca ter tido 1 único nascimento crs,pelo que o Ricardo diz penso que os meus cbs sejam puros.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os Pure Black Line são Crystal Black não portadores de gene golden. Isto significa que se os reproduzirmos selectivamente nunca sairão golden e/ou snow white. Eles têm cores mais sólidas mas penso que a caracteristica principal é a nivel genético e não macroscópico. O mesmo acontece com os Pure Red Line.

 

Se estiver errado alguém que me corrija por favor.

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os Pure Black Line são Crystal Black não portadores de gene golden. Isto significa que se os reproduzirmos selectivamente nunca sairão golden e/ou snow white. Eles têm cores mais sólidas mas penso que a caracteristica principal é a nivel genético e não macroscópico. O mesmo acontece com os Pure Red Line.

 

Se estiver errado alguém que me corrija por favor.

 

Cumprimentos.

 

Boas Alexandre

 

Pelo que percebi tens razão e como já tive alguns nascimentos Golden e/ou Snow White,então quer dizer que não são Puros.

Mas como se explica a ausência de qualquer nascimento crs no meu aquário,tendo já vários nascimentos de várias fêmeas?

 

Acho que ainda não percebi muito bem...

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pure Black Line, só têm gene da cor preta, sem vermelho dos crs, dos golden, sem snow white (preto), sem taiwan ou shadow, em suma, linhagem preta (cbs) pura.

 

Abracos

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais