Aquarium Par 38 LED


Tozé Nunes

Recommended Posts

Boas, gostava de saber a vossa opinião sobre este novo tipo de iluminação e se será uma alternativa às T5 que usamos nos nossos aquários plantados.

 

 

Para começar, tendo em conta aquilo que fui lendo, tem muito de promissor e se dúvidas houvesse sobre a sua utilidade em ambientes húmidos basta dizer que tem sido testado para crescimento de corais em substituição dos projectores de halogêneo.

 

Mas para saber do que se trata nada como umas imagens:DSC_0263.jpg

dimmable_cree_led_aquarium_par38_PD_PAR3

 

 

Basicamente são lâmpadas que se ligam à corrente de casa por um normal casquilho E27 e com a possibilidade de terem 12 Leds de 1W que dão 1200 Lm envolvidos num dissipador de alumínio. Existem diversas assemblagens de

leds desde os quentes 3500K, 6000K, 10000K até aos 18000K usados para salgados

 

Além de uma enorme poupança energética permite ser montado em diversos tipos de candeeiros, basta usar as imensas hipóteses que há no mercado:

DSC_0226-Stitch.jpg489059826_365.JPG12g-par38-bottom.jpg

628aeb79.jpg

 

 

 

Desculpem isto não ser muito técnico, agradeço que corrijam os prováveis erros que existam fruto da minha ignorância, em minha defesa posso dizer que não sou electricista ou coisa parecida daí achar que pela facilidade de montagem sem precisar de usar transformadores, dissipadores, balastros eletrónicos ou reflectores façam deste tipo de iluminação uma aposta de futuro.

A minha dúvida prende-se com o facto de ainda não ver plantados com este tipo de iluminações.

 

Qual a vossa opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MUITO interessante!

Preço unitário????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás que procurar:naughty:

mas existe estes e estes

Já agora queria acrescentar que existem uns que permitem modelar a potência - em inglês dimmable - que abre ainda mais as possibilidades de utilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser um tópico a seguir. Ando a ver com irei iluminar o meu nano para CRs e gostava de lhe por LEDs que dessem para manter plantas com alguma exigência de preferência, mas como também percebo pouco deste tipo de iluminação, fico á espera do que os intendidos na matéria têm para dizer.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse site tem que se comprar em grandes quantidades...
gostava de os ver a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse site tem que se comprar em grandes quantidades...

gostava de os ver a funcionar.

Os chineses apenas exigem um mínimo de 5 , pelo preço que pedem até é interessante.

 

Se descobrires quem tenha cá disso para ver é que era bom, antes isso que pagar para ver :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, ficamos à espera do feedback quando chegarem, só não gostei foi do ângulo dos leds - 30º parece-me demasiado curto. as que tenho visto vão desde os 60º até aos 90º, há fabricantes que colocam um filtro tipo colmeia - honeycomb - para maior difusão da luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu notei que têm poucos lumens.., as fitas de SMD 5630 têm (anunciados...) 1200 lumens.
Não fosse os 14W por metro, e já teria escolhido definitivamente a iluminação para a minha bateria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a ignorância mas isso substitui as t5 ?? É que estou a construir um aquario e assim ficava bem mais barato

Boas, estas lâmpadas são uma alternativa aos projectores de halogeneo usados em salgados para crescer corais, em principio será ainda mais fácil para doces, a bem ver os leds são o futuro da iluminação de aquários, daqui por poucos anos já ninguém usará fluorescentes, a diferença destas lâmpadas é o facto de se ligarem por um simples casquilho E27 igual aos que temos em casa para lâmpadas "normais". em vez de andar a comprar fitas e depois ligar a transformadores.

 

Eu notei que têm poucos lumens.., as fitas de SMD 5630 têm (anunciados...) 1200 lumens.

Não fosse os 14W por metro, e já teria escolhido definitivamente a iluminação para a minha bateria...

Por acaso tinha-me escapado a parte dos lumens. Mas o preço :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estas lâmpadas são uma alternativa aos projectores de halogeneo usados em salgados para crescer corais, em principio será ainda mais fácil para doces, a bem ver os leds são o futuro da iluminação de aquários, daqui por poucos anos já ninguém usará fluorescentes, a diferença destas lâmpadas é o facto de se ligarem por um simples casquilho E27 igual aos que temos em casa para lâmpadas "normais". em vez de andar a comprar fitas e depois ligar a transformadores.

 

Por acaso tinha-me escapado a parte dos lumens. Mas o preço :naughty:

 

Podes ligar as fitas a 220v directo. So tens de adquirir o devido transformador.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os leds são o futuro da iluminação de aquários, daqui por poucos anos já ninguém usará fluorescentes, a diferença destas lâmpadas é o facto de se ligarem por um simples casquilho E27 igual aos que temos em casa para lâmpadas "normais". em vez de andar a comprar fitas e depois ligar a transformadores.

 

Podes ligar as fitas a 220v directo. So tens de adquirir o devido transformador.

 

cumps

 

:eusathink::?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tipo de flora que vais ter, se queres plantas de fácil/média dificuldade é um sim convicto, se pretenderes montar um plantado à séria com plantas de grau de dificuldade alta é que reside a dúvida se os leds que há neste momento servem ou não. mas tendo em conta que o pessoal dos salgados já os utiliza para crescer corais penso que mais facilmente se consegue manter plantados.

 

As uv são lâmpadas que trabalham externamente e servem para filtrar a água, não confundir com a iluminação usado nos aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

à uns tempos comprei uma lâmpada idêntica no lidl, 3W 90º de feixe, no entanto pelo menos para iluminação ambiente (não tenho ainda nenhum aquário portanto não posso fazer comparações nesse aspecto) não dá uma luz muito forte, tenho-a no quarto dos pequenos a servir de "luz de presença", com uma pesquisa rápida pela net parece que debita 180 lumens mas não tenho a certeze, na lâmpada não faz qualquer referência e a temperatura da cor é de 3000K. de tempos a tempos aparecem no lidl à venda se alguém quiser experimentar é ir procurando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando falava de uv falava daquelas meias azuis que se metem a iluminar o aquario :)

Então se eu nao for aplicar plantas só decoração rochosa e troncos os Leds são boa opção ...

 

Claro que sim, podes na mesma ter umas plantas, fica muito mais bonito e oxigenam a água além de servirem de abrigo aos vivos, existem umas quantas plantas que até às escuras sobrevivem ;)

ja ha t5 de leds de ligaçao direta a 220v .e varios tipos de lampadas de leds com varios angulos de abertura

 

 

Falas destes tubos certo?

T8LED.jpg

A diferença destes tubos para os par 38 é que enquanto os primeiros espalham a luz pelo comprimento do tubo ( p. ex. 288 leds que gastam 18W em 120 cms) os par 38 emitem a luz mais concentrada.Ou seja, é a diferença entre emitir 1200 lm em 120 cm ou em 10 cms ( e apenas por 12W)! Aparte isso penso que os tubos apenas existem em tamanhos das t8 tradicionais e que não estão preparados para ambientes fechados tipo as tampas das nossas calhas. Atenção que para substituir as t8 por esses tubos implica retirar o balastro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

, antes de mais quero referir que acabei de adquirir a minha nova bateria (em fase de montagem por falta de material que ainda nao chegou) e antes de encomendar a minha calha T5 2x39 w, pesquisei bastante e fui a praticamente todos os armazens de lampadas e sites para até optar por T5...

Aquilo que me interessava era comprar um fita de leds 5000 e qualquer coisa, ou uma de 3250 ou la o que é, nao me lembro do numero certo mas são os 2 standards que há. Diferenças entre as duas fitas:

1 - a de 3000 tem 600 LEDs normalmente enquanto que a de 5050 tem 300 LEDs;

2 - MAS, os LEDs de 5050 emitem 3x mais lumens para a mesma wattagem (teoricamente, pois têm o triplo da área.

- Mas sei que conseguia comprar a de 5050 por cerca de 30 € neste site: http://www.miniinthebox.com e até tens uns portes acessiveis e em algumas coisas ate oferecem. Depois é preciso comprar o transformador pois a voltagem das fitas é de 12V normalmente. Aí gastam-se cerca de 15-20 €.
- Resumindo, gastava 50 € para comprar a fita que depois era só colar num suporte ao meu gosto, (no meu caso era uma calha em aluminio brutal que ja tinha em casa).

Assim, pelas tabelas que encontrei, comprava uma fita que ia ser equivalente a 120 W de T5 :D altamente! (as contas sao feitas atraves dos lumens por cada watt, tanto em T5 como em LED, para haver uma comparação) por apenas 50 € .

E agora vocês perguntam porque nao comprei?

Quando estava mesmo para comprar decidi ir a foruns americanos ou la o que era (estavam em ingles) e eles lá estão um pouco adiantados em relação a nos nesta area porque tem mais facilidade em adquirir os LEDs. Encontrei por la conversas em que se dizia:

"Para manter um aquario com plantas low tech ou para reefs os leds chegam bem"

E depois encontrei mais coisas a falar de mas experiencias entre os LEDs e as plantas. Peixes e inverts tudo bem, embora algumas especies de peixes atrofiem pelo que percebi.

Depois de saber que havia mas experiencias entre LEDs e plantas fui saber o porque, e descobri que os LEDs, mesmo tendo a mesma temperatura de cor que as T5, por exemplo 6500 K, podem nao emitir radiação na mesma gama que as lampadas T5, e aí está o problema!
A Luz branca que vemos é uma mistura de todas as cores, e podem adicionar mais de uma cor ou menos de outra.
Para alem disso, e é esta a principal razao!!!, os LEDs não aquecem muito - Porque?!??! - porque nao emitem radiação UV ou Iv, ou seja, radiação que se encontra fora do espectro vizivel e nos nao reparamos, e nao vemos diferença na cor entre um LED 6500 K e uma lampada T5 de 6500 K. Mas é certo que as T5 aquecem mais, porque têm um espectro mais abrangente que alcança essas gamas do espectro invisivel aos nossos olhos, mesmo que muito pouco.

O que é certo é que as plantas sentem, por isso conluo que para:

Reef (nao percebo muito dessa area mas foi o que li);
Plantas Low Tech
Inverts

Peixes (nao sei se estou a mandar alguma calinada aqui, nao garanto que alguns nao se passem dos carretos)

Os leds sejam uma boa opção, mas é um risco para quem quer ter plantas que sejam mais dificeis de manter, e como não há ainda muita experiencia nessa área e não encontrei quais sao as plantas que é arriscado manter com LEDs e quais as plantas que nao sao e etcs....decidi nao arriscar o meu investimento e comprar uma calhazita T5 2x39 W...O preço de investimento sai parecido, claro que depois gasto mais mas pronto.
Para além disso a fita quando morre tem que se comprar uma nova, apesar de ter muito mais tempo de duração...

Depois de saber isto cada um faz como quer (:

Espero ter ajudado e desculpem se cometi alguns erros! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não concordo com o que tu dizes.

 

Primeiro a 3528 e 5050 não são diferentes pelo que tu disseste. A 5050 gasta 0.24W/Led, e a 3529 gasta 0.08/Led. 3 vezes menos consumo, daí dizerem que a 5050 imite aproximadamente 3 vezes mais luz. Mas também consume 3 vezes mais. Portanto escolher entre 3528 e 5050 vai depender do que se quer, porque ambas têm consumos e emissões diferentes.

 

Depois, o número de leds também não é como tu dizes. As fitas de Led são feitas com um determinado número de Leds, seja 60, 120, 300. Não interessa. Quanto mais Leds tiver por metro mais consumo e mais Luz vai dar. Portanto para fazer comparações mais vale fazer Led a Led, não comparar fitas.

 

Outra coisa, preços: O preço vai depender de várias factores: Quantidade de Leds por metro, tipo de Led, Cor, Fabricante, etc. Mas arranjas mais barato que 30€ de certeza assim como os transformadores arranjas mais barato.

 

Agora sobre os espectros. Os Leds aquecem, e não é pouco. Basta ver que todos os High Power Leds precisam de coolers/dissipadores. A diferença nos consumos é que não imitem radiação em algumas zonas do espectro pouco uteis.

 

Sobre a utilidade dos leds. "Para um low tech ou reefs chega bem" Esta frase não faz sentido se formos falar de intensidade luminosa. Os reefs precisam de muito mais luz que um plantado. Mas os reefs usam high power leds (hpl), não usam fitas smd.

 

Os Leds funcionam bem em reefs, está mais que provado. Em low tech praticamente tudo funciona bem. Em plantados Leds também funcionam bem. Tem que ser bem projectados, assim como os reefs. Tenho ideia (não a certeza mas é facil de confirmar) que os Leds imitam bastante bem a luz natural do sol. Portanto seriam uma optima opção para plantados. Mas precisam de hpl, e calcular a cena bem.

 

Rendimentos bons, também é com os hpl, e mesmo assim ainda não é uma tecnologia muito desenvolvida, mas que compensa o investimento incial.

 

Portanto, ideia geral, os leds são tão boa fonte de iluminação como T5. Agora não podem comparar fitas com leds a sério.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que arranjo mais barato mas eu estava a falar do meu projecto em si...e para a quantidade de watts que pretendia, acho que esclareci bem isso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais