Amazonicus - 211 l - primeiro tanque


Manuel Tavares

Recommended Posts

Olá a todos,
Já ando há algum tempo para colocar aqui o meu tanque, e não vai passar de hoje.

Acima de tudo por agradecimento por toda a informação que encontrei disponível neste forum que me ajudou apenas com leitura de muitos posts a evitar erros comuns de iniciante. Espero que a minha curta experiência também possa servir de ajuda e referência para quem esteja a começar.

// Genesis

Durante vários anos foi-se formando um desejo de ter um aquário. Fui comprando livros sobre peixes e fui lendo, e pesquisando. Percebi cedo que mais do que um hobby, era uma actividade que iria envolver bastante estudo devido aos diversos tipos de variáveis envolvidos ( química, luminosidade, fertilização, etc). De tal forma que quando cheguei ao ponto de decidir se comprava ou não um aquário, já tinha uma ideia definida do básico da aquariofilia, que tipo de aquário pretendia, que tipo de fauna, flora e decoração. Foi um processo maturado.

Decidi avançar para o maior tanque que podia adquirir com base na relação espaço físico disponível/preço com o intuito de recriar um tema amazónico ( américa do sul ), pela facilidade e disponibilidade de espécies, variedade, informação e compatibilidade de parametros da água. Pensei inicialmente num biótopo sul americano como referência para peixes < 15 cm, com cardumes de várias espécies e plantas da área, mas posteriormente acabei por não seguir rigorosamente este conceito.

Vi imensos vídeos no youtube de aquários, concursos de aquascaping, hardscape, biotopos, etc, que me ajudou bastante a perceber o que pode ser feito neste hobby e o que gostava e o que não gostava.

Bem, chega de blablabla....


// Equipamento

- Aquário Kit Ciano Emotions120 - 118,5 cm x 36,8 cm x 61 cm ( Comp x Larg x Alt ) = 211 L + Móvel
( + Aquário Aquatlantis Start 55l - Quarentena / atualmente Love Suite Ramirezis)
- Iluminação T5 - 2x39 W IPX7 (8500ºK + 6500ºK)
- Termostato 1x Jaguer 200W
- Filtro TETRA EX1200

// Materiais

- Substrato fértil - JBL Aquabasic Plus 5 ( 2 x 5l)
- Areão Flamingo - Brown white 1-3mm (2x 8kg)
- Areão - Dekoline Carat 4 - inca red (5kg)
- Troncos - 1x teca + 1x RedMoor + 1x Jati
- Pedras - 1x petrified wood + 3x Freak + 4 basaltos ( adicionados posteriormente para suster flutuação dos troncos)
- Folhas Catappa nano da JBL

// Flora (por ordem de entrada)

Echinodorus ozelot red
Echinodorus tennelus
Echinodorus osiris rubra
Microsorum pteropus minor (thin leaves)
Microsorum pteropus "mini"
Anubias nana
+
Vallisneria nana
Hygrophila polysperma
Vallisneria gigantea
+
Limnobium laevigatum ( Obrigado Dg12)
+
Eleocharis acicular
Cryptocoryne spp (???)
+
Limnophila sessiliflora "Ambulia"
Anubias barteri

// Fauna (por ordem de entrada e atual)

Physas :smile2:
Corydoras sterbai = 6 ( + 11 recém nascidos)
Rodóstomus Hemigrammus rhodostomus = 6
Cardinais - Paracheirodon axelrodi = 12
Tetras Limão - Hyphessobrycon pulchripinnis = 8
Carnegiela strigata = 8
Mikrogeophagus ramirezzi
Ancistrus dourado = 1
Planorbis (azuis e vermelhos)

Início da montagem - Setembro 2012


// Comentários

Relativamente à referência inicial do biótopo amazónico, apenas fui rigoroso na escolha da fauna. Por conselho de um funcionário de uma das lojas onde comprei artigos moderei a minha preocupação com o valor de Ph, e tenho-o próximo dos valores da água da torneira, que se encontra por volta dos 7 e qualquer coisa ( Testes Sera). Na escolha da flora, depois de uma lista inicial exclusivamente amazónica deixei-me ir para algo mais "comunitário", um pouco mais denso do género plantado. Porque na minha pesquisa os aquários de biótopo amazónico não são muitos plantados, e eu queria um resultado diferente.

A escolha do substrato fértil foi para não me preocupar com a questão das fertilizações. A escolha dos areões foi talvez a parte menos feliz. Tive uma preocupação inicial com o tipo de areão versus as corydoras, mas a minha ideia inicial de colocar um areao decorativo por cima do outro não resultou. Seria talvez a única coisa que faria diferente.

Após 4 meses deste hobby, com várias posturas de Ramirezis pelo meio, embora sem sucesso, um aparecimento de íctio sem baixas ( tratamento com Esha Exit em 2 sessões), e só tenho a relatar uma baixa de um Cardinal, que apareceu com o abdomen furado (mistério ).

// Fotos do progresso

#1 - Primeiro ensaio com os troncos.

2012-09-05%2016.42.58.jpg

#2 - Ensaio com o substrato e areao colocado com troncos e pedras

2012-09-06%2013.32.13.jpg

#3 - Composição final com início do enchimento com água

2012-09-06%2016.35.15.jpg

#4 - Aquário cheio e troncos a flutuar

2012-09-09%2013.13.12.jpg

#5 - A bela mixórdia de substrato e areões ( para mim o meu flop principal)

2012-09-08%2016.36.21.jpg

#6 - Primeiras plantas colocadas

2012-09-13%2016.06.32.jpg

#7- Plantação principal feita

2012-10-05%2019.14.35.jpg

#8- Introdução de basaltos na base dos troncos.

2012-11-07%2009.28.03.jpg

#9 - Aquário com 3 meses (início de Dezembro)

_DSC0395.JPG

#10 - Aqua Janeiro 2013

_DSC0471.JPG

Fica o meu aqua apresentado.

Fico à vossa disposição se quiserem comentar, criticar ou perguntar alguma coisa.

Obrigado Aquariofilia.net e votos do melhor ano de 2013 possível.

Manuel

Editado por Manuel Tavares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, gosto bastante.

Espero que postes bastantes vezes e com muitas fotos, pois tens um aqua muito porreiro.

 

Bom 2013

Cumpz. Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, gosto bastante.

Espero que postes bastantes vezes e com muitas fotos, pois tens um aqua muito porreiro.

 

Bom 2013

Cumpz. Tiago Dias

 

Obrigado Tiago,

 

Coloquei uma foto de ontem no post inicial, embora há poucas horas atrás efectuei alguma manutenção e umas pequenas alterações no aqua. De qualquer forma a maior revolução e evolução (acho que) já passou.

Tenho ainda fotos dos "protagonistas" que posso colocar. Quando tiver oportunidade e se se justificar coloco mais fotos.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ok já vi, esta com bom aspeto. Estas a gostar do aqua? No outro dia vi um desse a venda e acheio lindo. mas custa um bocado.

 

Estou, apesar de ter tido entretanto alguns desgostos. Perdi alguns peixes e entretanto adicionei outros.

Em relação ao aqua, acho-o é um pouco estreito. Foi o compromisso que fiz face ao preço vs dimensão. Gostava que fosse mais largo para ter mais área circundante aos troncos, mas não me parece que os peixes se importem muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente quando se perde peixes é chato, mas o mais importante é saber a causa das suas mortes.

 

Como já disse adorei o aquário, é um pouco estreito, mas para o local onde o poderia coloar é a medida certa. Essa profundidade limita um pouco o layout, mas existem soluções engrançadas para das mais aspecto de "profundidade". No teu caso os teus troncos são grandes e ocupam muito desse espaço disponivel. Podes encher o aqua até ao limite máximo. bom projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.