Turfa - Duvida


Recommended Posts

Boas a todos.

Tenho aqua de 240L.

 

Vai alojar discus.

 

PAra baixar o ph adicionei turfa ao filtro.

Comprei caixa da SERA e coloquei um terço da caixa no filtro.

Disseram-me na loja que chegava já que a caixa dava para 800L.

 

Fiquei com a agua amarela. Já sabia e até gosto

 

Agora baixar o ph é que nao, pois este mantem-se nos 7.5 iniciais.

 

Tenho turfa há 1 semana no filtro.

E normal?

Devo esperar mais tempo ou adicionar mais turfa?

 

Já agora quanto tempo dura o efeito?

 

Obrigado a todos desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é a dureza da água?

Se for muito dura não vai baixar + que 0,1/ 0,2 e vai levar algum tempo, pois a água deve ter muito " poder tampão ".

Eu tenho a água da companhia com PH que conforme a altura do ano vai dos 7.2 aos 7.8 e durezas por vezes de 30 garanto que só com turfa no filtro não vai baixar nada de especial.

Mas na opinião de muitos 7,5 é bom pra Discus. Na minha opinião se colocar madeira na montagem e turfa no filtro o PH no aq. no futuro andará nos 7,2 o que nem é mau desde que os discus sejam bem ambientados.

Deverá é ter em atenção nas TPA`s e aí poderá ter problemas...pois se os parametros da mesma forem diferentes não irá correr bem, com os Discus.

Deverá ter a água descansada com turfa para tentar baixar um pouco o PH e a dureza e ir sempre controlando os parametros, só você com o tempo verá que quantidade de turfa precisará.

Deverá fazer TPA´s nesse aq. de 25% a 40% dependendo do nº de discus. Tenho um de 240L ( o da minha assinatura ) e estou neste momento a fazer 2/3 TPA´s por semana de 30/40L cada, tenho neste memento 8 Discus, 5 adultos e 3 juvenis mas não sou ex. são demais. Estou a preparar um aq. de 400L.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda nao pensei nas estirpes de discus que vou colocar.

Estava a pensar em selvagens

Por isso necessitava de ph mais baixo.

 

Primeiro queria testar muito bem os paramtros e as TPA para nao haver grandes oscilaçoes.

 

So depois é que vou ver se tenho condiçoes ou nao para os ter.

Senao coloco hibridos.

 

Já está a ciclar ha quase um mÊs mas nao me importo de esperar outro se necessario.

 

Tenho troncos e anubias.

 

Existe mais algum truque nao quimico que possa usar?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" Existe mais algum truque nao quimico que possa usar?"

 

Se pesquisar encontrará, mas na minha experiência se a dureza da sua água for alta não iram resultar.

Já usei o Discus Buffer da Seachem mas como a minha água tem muita dureza o PH volta a subir passado algum tempo. E é pior estas oscilações do propriamente um PH alto.

È de Vila do Conde certo ? Tem aí perto em Gaia alguns bons criadores, contacte algum deles e pergunte os parametros que eles têm os Discus.

Agora para Selvagens, na minha opinião com essa agua esqueça, selvagens ph de 6/ 6,5 e durezas baixas e em Biótipos.

Atenção esta é somente a minha opinião, espere a ver se mais alguém opina.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As formas que conheço para baixar PH:
-> Folhas amendoeira

-> Troncos

-> Turfa no filtro, ou na agua repousada

-> Certos substratos (p. ex. Aquasoil Amazonia)

 

As 2 primeiras hipoteses têm um efeito muito ténue.

O substrato é muito caro para um aquario grande, e apenas faz sentido para quem quer ter plantas á séria.

 

Assim sendo a turfa é a melhor aposta. Para não teres conseguido baixar o PH com 1/3 da caixa, ou tens uma agua muitissimo dura, ou tens algum elemento no aquario, que te manda o PH para cima (rochas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas nao tenho.

Apens troncos e anubias.

Pode ser o aquario na galeria de fotos e videos dos ciclideos sul americanos

 

Entao pode ser pela agua dura.

Vou colocar um terço de turfa no bidao a repousar com 20L de agua.

Fica a repousar um dia.

E depois TPA com essa agua.

Parace soluçao.?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas nao tenho.

Apens troncos e anubias.

Pode ser o aquario na galeria de fotos e videos dos ciclideos sul americanos

 

Entao pode ser pela agua dura.

Vou colocar um terço de turfa no bidao a repousar com 20L de agua.

Fica a repousar um dia.

E depois TPA com essa agua.

Parace soluçao.?

 

Obrigado

 

Não,

 

Precisas de mais agua. 20L nem que fosse agua osmose (KH=0), teriam efeito nulo, misturados com 240L de agua.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O objectivo é:

Colocar 24horas agua em repouso com turfa 20L. Fazer TPA com essa agua.

Passados 2 dias repetir procedimento e assim sucessivamente.

´Mesmo depois de ph estabilizar.

Pois com ph estavel 6.5 de adicionar agua torneira vai subir ligeiramente e isso é mau para os selvagens.

 

Ou seja o objectivo é fazer sempre TPA com agua de repouso 24h com turfa.

 

Vai ser proximo passo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já fez o teste, ou seja colocar os 20L com a turfa 24H e medir o PH e a dureza?

Pergunto isto pois penso que em 24H não irá baixar de 7,5 para 6,5, além que a água irá ficar muito cor de chá.

No futuro ainda devá ter em atenção que a turfa irá perdendo as suas caracteristicas perdendo o efeito de baixar a dureza da água ou terá que ir fazer medições da água das TPA´s com regularidade. Como lhe disse tenho uma água parecida com a sua, resolvi o "problema" arranjando outra "fonte", neste caso vou buscar a água a outro lado.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai buscar agua a fonte?

Tenho fonte de agua potavel perto de casa e provavelmente tem ph baixo.

Nao me transtorna ir buscar 50L de agua potavel para a semana.

E Faço TPA com essa agua.

 

Parece emlhor soluçao.

Assim tb nao fico com a agua muito amarela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Àgua de uma fonte não há problema desde que seja segura, normalmente a água é analizada?

Só tem de ter em atenção aos nitratos que por vezes são altos.

Eu uso água da rede só que tenho de ir buscar a casa de um familiar, tem um PH de 7 e dureza 4 bigsmile.

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui hoje buscar agua da fonte.

Ph a rondar os 4.5.

Trouxe 50L.

Agora tenho ph a 6.5.Ainda não sei como o vou estabilizar. pois se for com agua torneira sobe.

Se for com agua fonte desce.

Estou a pensa colocar meio meio. Assim tambem contorno o problema da temperatura. É que agua da fonte vem gelada.

Assim misturo fonte e torneira quente. Fico com temperatura mais próxima aquário. e com ph tb mais estavel.

Tenho tempo para testes.

OS selvagens só veem se tudo estiver 100%.

 

Obrigado ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui hoje buscar agua da fonte.

Ph a rondar os 4.5.

Trouxe 50L.

Agora tenho ph a 6.5.Ainda não sei como o vou estabilizar. pois se for com agua torneira sobe.

Se for com agua fonte desce.

Estou a pensa colocar meio meio. Assim tambem contorno o problema da temperatura. É que agua da fonte vem gelada.

Assim misturo fonte e torneira quente. Fico com temperatura mais próxima aquário. e com ph tb mais estavel.

Tenho tempo para testes.

OS selvagens só veem se tudo estiver 100%.

 

Obrigado ajuda

Veja se a água da fonte tem nitratos em excesso ( + que 5/10)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem meia hora após TPA com agua fonte e fiquei c o ph claramente a 6.5. Hoje fiz nova avaliação ph e esta novamente a 7 7.5.

Será que a agua ontem ainda não estava totalmente diluída? E hoje esta mais?

A turfa não deveria fazer efeito e manter o ph baixo?

Fiquei confuso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Veja se a água da fonte tem nitratos em excesso ( + que 5/10)

Hoje fui a fonte buscar agua novamente.

 

E nao é que o senhor tem razao.

Tem nitratos.

Vi numas tiras da Tetra e a cor condizia com o valor 20.

 

Quando já se via a luz ao fundo do tunel, afinal era um comboio e pimba...

 

O ph esse sim está a descer gradualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui a fonte buscar agua novamente.

 

E nao é que o senhor tem razao.

Tem nitratos.

Vi numas tiras da Tetra e a cor condizia com o valor 20.

 

Quando já se via a luz ao fundo do tunel, afinal era um comboio e pimba...

 

O ph esse sim está a descer gradualmente.

Esqueça lá o Sr que esse está no céu.

Pois, até que se fosse pra um plantado 20 de nitratos nem era muito mau pois a flora consomia-os agora pra sua montagem NÂO dá é muito, aceitavél seria até 10.

Se estivesse no seu lugar pra já esquecia os selvagens e procura outras opções com lhe tinha dito anteriormente tens bons criadores aí perto em Gaia.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueça lá o Sr que esse está no céu.

Pois, até que se fosse pra um plantado 20 de nitratos nem era muito mau pois a flora consomia-os agora pra sua montagem NÂO dá é muito, aceitavél seria até 10.

Se estivesse no seu lugar pra já esquecia os selvagens e procura outras opções com lhe tinha dito anteriormente tens bons criadores aí perto em Gaia.

cumpr.

 

Sérgio Vale

Agora pensando alto:

 

A da torneira não tem nitratos.

A da fonte tem 20.

A da torneira tem ph7.5/8

A da fonte tem ph de 4.5/5.

E se fizer TPA com metade de agua de cada?

 

Outra opçao seria colocar aquelas plantas flutuantes

Elas nao me estragam a estetica, fazer sombra discus, e consomem muito os nitratos certo?

 

Só nao me lembro do nome da planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Planta tem esta: Limnobium laevigatum, por curiosidade o membro deste tópico ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208554 ) costuma ter pra venda, e tem razão consomem nitratos tb irei usar na minha próxima montagem.

A dedução tem lógica mas esqueceu-se que as TPA`s servem para eliminar tb os nitatos logo deveremos colocar água ( tpa´s) com 0 de nitratos. Porque além dos 10 que ira estar a colocar tb terá aqueles que os discus irão produzir no aq.

Agora, posso dizer já vi relatos de pessoas que tem discus em aq. com valores elevados de nitratos e dizem que não têm problemas, teoricamente é errado.

Pra ser sincero não sei a quanto estão no meu aq. mas posso medir e depois colocar aqui, e independentemente do valor a que estão está tudo bem com eles, a última vez que medi estavam entre 10 e 20, mas é um plantado low-tec logo existe consumo deles.

cumpr.

 

Sérgio vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho o seguinte: adicionar Tetra pH Minus 1cc por cada 5L a agua que repousou pelo menos 24h num garrafao.

Ir mudando a agua com esta tratada e verificar a estabilidade final ao fim de +- um mes.

Verificar tambem o PkH.

Agua da fonte pode ser uma fonte de problemas, depende.

 

Porque o Tetra? Tem um acido mais forte que a Seachem por exemplo e corta + o efeito tampao de algo que esta a fazer subir o pH.

 

Penso que os Discos que valem a pena sao so os "Axelrodii", por isso respondi a este topico, pois detesto todos os de fantasia. Mas nao precisam ser selvagens, podem ser F1 ou ate de criacao em aqua, acho eu, que nao dao tantos problemas e sao praticamente iguais.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho o seguinte: adicionar Tetra pH Minus 1cc por cada 5L a agua que repousou pelo menos 24h num garrafao.

Ir mudando a agua com esta tratada e verificar a estabilidade final ao fim de +- um mes.

Verificar tambem o PkH.

Agua da fonte pode ser uma fonte de problemas, depende.

 

Porque o Tetra? Tem um acido mais forte que a Seachem por exemplo e corta + o efeito tampao de algo que esta a fazer subir o pH.

 

Penso que os Discos que valem a pena sao so os "Axelrodii", por isso respondi a este topico, pois detesto todos os de fantasia. Mas nao precisam ser selvagens, podem ser F1 ou ate de criacao em aqua, acho eu, que nao dao tantos problemas e sao praticamente iguais.

Também adoro os discus que falou.

Ainda nao sei bem onde os vou conseguir e o preço, mas sem duvida que serão esses.

 

O problema do ph parece estar a ficar resolvido. Hoje já nao esta tao baixo como logo apos as TPA. MAs esta mais baixo do que quando comecei este tratamento com agua da fonte.

 

PEnso que o efeito tampao começa a ser quebrado.

 

Sempre fui renitente em adicionar quimicos.

Sempre tive a noçao que era mais prejudiciais do que beneficos.

Estarei errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre fui renitente em adicionar quimicos.

Sempre tive a noçao que era mais prejudiciais do que beneficos.

Estarei errado?

 

Sempre que possivel deve evitar-se usar quimicos.

Mas cuidado com a agua de fontes, pois pode conter metais pesados ou pesticidas, por exemplo.

A agua da torneira e um produto de consumo humano, nao e propria para peixes mas e segura e fica bem condicionada se houver um filtro ja maduro no aqua. Problema resolvido.

O acido cloridrico e basicamente o que os produtos de aquariofilia usam, nao e toxico nas doses indicadas. Mas e importante evitar variacoes bruscas repetidas do pH, dai nao ser bom juntar diretamente no aqua: nunca o faco excepto se for necessario um 'arranque' uma unica vez, de preferencia sem peixes.

Deixar estabilizar tudo antes de colocar peixes delicados - ou simplesmente caros - e bem prudente a fim de evitar maiores desgostos!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.