Sugestões para um update de aquario


João Pereira

Recommended Posts

boa noite,

 

tendo um aquario a sensivelmente 3 ou 4 meses, um aquario de (se nao me engano) aprox 20lts, tem uma lampada fluorescente branca, tem umas plantas artificiais, um termoestato de 100w regulado para os 25º, bomba de ar e agua e filtro (symec - algodao de filtro). o proprio aquario tem duma lateral um compartimento para colocar os acessorios respetivos, isto é(termoestato, algodao e a bomba de agua...suponho eu...mais uma vez). o aquario é composto somente pelas plantas artificiais e por areia fina no fundo do mesmo. tenho 2 neons, 2 limpa fundos, 2 guppies, e um platy. o PH está normal a rondar os 7...7,5, a agua a 24/25º, faço TPA de 20 a 30% semanal, mudo o algodao de 2 em 2 semanas, se tiver mto sujo. limpo o fundo(fezes e restos de comida, etc...todas as semanas).enfim...

 

o que pergunto é?

 

- como posso fazer os testes de nitritos, nitratos e amonio?

- sera que a bomba de ar é necessário!?visto que a bomba de agua ja cria algum fluxo na agua...

- que plantas naturais e de facil manutenção posso arranjar para colocar no aquario?nao gosto mto das artificiais(somente para por algo no aquario, para nao tar tao nu!

- estou um pouco apreensivo com o barulho que as maquinetas fazem, havera algum modo ou modelo que faça menos barulho??

- quero fazer um aquario ligeiramente maior, a ideia é para fazer um ambiente 3D, tem em mente um aquario tipo com 60x30x30, é bom?faço maior?

- e luz?da-me ideia e sinceramente nao gosto mto da luz fluorescente mas visto que é peça integral do aquario ainda nao mudei...ideias??

 

peço a vossa opiniao, nao quero estar a por o pe na poça e dps de algum trabalho, ter que mandar o trabalho para o lixo.quero fazer algo que alguma logica e que fique ideal para os nadadores.

 

aguardo novidades

cmpts e ja agora desejo de bom ano, boas entradas para 2013, sorte neste novo ano que se avizinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devias fazer maior. Porque 60*30*30 não dá para grande coisa. Depois se isso ficar bem vais querer por outras cenas e não vai dar. Para além disso o fundo 3D vai ocupar espaço.

 

A bomba de ar não é necessario. Os filtros em relação ao barulho, eu durmo a 1m de um filtro eheim e não o oiço. Está dentro do móvel, mas mesmo fora quase não se ouve. Podes sempre isolar tudo, se o filtro for externo.

 

A luz podes por leds, se o aquário não for muito grande metes duas tiras de led coladas em cima e tens o problema resolvido. Não é dificil de montar, menos consumos e não é caro.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

1ª- Em qualquer boa loja consegues arranjar kits ou em separado de testes depende do que se quer gastar

2ª- A bomba de ar não é necessário, mas há quem utilize porque gosta de ver o efeito das bolhinhas

3ª- Plantas de fácil manutenção eu sou um maluco pelas anubias mas há muitas mais

4ª- Em relação ao aquário há um lema: quanto maior melhor (até na carteira lloll) e os fundos 3D é uma questão de gosto pessoal.

5ª- Em relação ao barulho já tive um fluval e agora tenho um eheim e garanto-te que nos dois casos poderia dormir ao lado deles na boa

6ª- Em relação á luz depende da flora que introduzires mas para baixa manutenção 0,5W/L acho suficiente, e ainda tens a opção de leds.

 

Cumps

Bom Ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hei, boa...obg.

yah o meu filtro faz um pouco de barulho e depois ca em casa a noite é td mto silencioso inclusive o frigorifico e et consigo ouvir o filtro a trabalhar e é interior, o que é exterior é a bomba de ar(um pco barulhenta tb). pensei num aquario perto de 1mt mas dps julguei-o mto grande e nao conseguir preenche-lo!!

os leds sao uma boa ideia, das-me alguma ideia de modelo ou pode ser um normal??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ruibruna. obg pelas dicas

 

pois, primeiro que td terei que ver que dimensão ficara o aquario e depois sim, terei em atenção as vossas dicas, parece-me e como sou recente nisto , os eheim uma boa escolha!

 

vou averiguar as tuas "amigas" anubias, para testar nao parece mal, tb nao gosto de mta mistura por isso uma ou duas especies chega.

o que me aconselhas de leds??

o fundo 3D, vi uma cena marada na net com esferovite, cimento, pinturas, efeitos, etc que no final fica brutal...como sou um pouco bricolas nesse tipo de coisas...vou experimentar!!

 

abc e bom ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

malta,

 

hj arranjei 2 guppies pranhas...td indica que entretanto terao os rebentos, o que pergunto é: será que podem estar as 2 na mesma maternidade ou tenho que separa-las??elas nao comerao os bichinhos??

 

a outra guppie ja faleceu, hj de manha quando fui ver o aquario ja estava morta! :(

 

abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.