Ajuda (Filtro Externo vs DIY)


Recommended Posts

Boa tarde Pessoal!

Preciso de uma ajuda a decidir se é mais rentável comprar ou fazer um filtro externo!

O meu aquário leva 250L.

Não queria gastar muito dinheiro e gostava que o filtro não consumisse muita energia!

 

Se for para comprar um andei a ver este:

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-ecco-pro-300.html

 

Podem surgir mais que eu agradeço :naughty:

 

 

Se for para fazer, já andei a ver alguns que foram feitos aqui lo fórum.

Bastaria comprar uma bomba que fizesse 1000L/h? Chega?

 

Aproveito também para perguntar uma coisa! Essa bomba que faz 1000L/h irá reduzir esse valor depois de estar instalado no filtro DIY?? Ou não é nada significativo?

 

Qual seria a filtragem L/h ideal para o meu aquário?

Tou aberto a mais sugestões, digam de vossa justiça (baseado nas opiniões e experiências pessoais)

 

Obrigado :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Antes de mais parece-me que esse filtro é muito curto para o teu tanque!!!

Na questão do diy cada caso é um caso!! Eu jamais me ponha com aventuras porque não tenho jeito nem paciência e como tal não me arriscaria a chegar a casa e ter a água toda espalhada pela casa!!!

Tu é que tens que avaliar, e vai dando umas voltas pelos classificados que vai sempre aparecendo umas coisas a bom preço!!!

O meu aquário também leva 250L e tenho um Eheim professionel 3 2073 que faz 1050L/H.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com um aqua de 250 Lts. o aconselhavel é um filtro que faça entre 800 e 900 L/H, o ideal 1000 L/H.

Se queres optar por um DIY podes sempre colocar uma bomba de 1000 ou 1200 LH, a nivel prático fará a mesma função que um filtro dito "profissional" mas claro que um EHEIM em condições ( http://www.pet4you.net/en/fishes/filtration/external-filters/more-than-600l/eheim-profissional-3-2080.html ) fará um trabalho impecavel =)

 

Abraço!

weed3tr6.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos la ver se percebi!

Para o meu aqua (250L) o ideal é um filtro que me faça pelo menos 1000L/h, certo?

 

RuiBruna em relação a ser eu a fazer, poderei essa hipótese pois eu tenho algum jeito para trabalhos manuais, por isso se ficasse mais em conta e a qualidade de desempenho do filtro DIY fosse a mesma que um de compra iria por mãos à obra!

 

Mas PedroR se eu fizer um filtro DIY e ficar bem construído com eu já vi por aqui no forum, ele irá ser tão bom como um filtro que se compre numa loja, certo? ou é sempre preferível comprar um?

 

Obrigado pelas respostas :character0050:

(Podem dar mais opiniões, pois serão sempre bem vindas :naughty: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba vai perder caudal com a altura, tens algumas que a 1m chega a perder quase metade. Provavelmente os consumos da bomba vão ser maiores que os do filtro. Mas também dá mais margem de manobra. Podes inventar, ter mais matérias filtrantes (acho mais importante as materias filtrantes que o caudal), etc. Podes fazer um préfiltro gigante e assim reduzes em muito a limpeza.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ver e os consumos da bomba e ate não são superiores a filtros externos relativamente baratos (media gama).

Encontrei uma bomba que faz 1000L/h e consome 16w, pois o pior e se acontece isso que disseste (jacjac) de ela a 1m perder caudal =/

 

Desculpa a ignorância mas o que é um pré-filtro jacjac? Explica-me como funciona!

 

Obrigado :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perder vai perder de certeza. Podes procurar os gráficos na net de perda de caudal com a altura.

 

Em relação ao pré filtro, é como o nome diz um filtro antes do filtro. No meu caso por exemplo, estou a construir uma sump, e a minha ideia é ter várias esponjas antes de chegar às matérias filtrantes biológicas. Acho (ou espero) que me ajude nas limpezas. Quando for para limpar, tiro só as esponjas e não mexo no resto(de vez em quando lá terei que ir limpar o resto mas menos vezes que o normal). Quanto mais volume de filtro tiveres melhor é, mais matérias, mais bactérias, mais possibilidades de inventar. Por exemplo podes por o termoestato dentro do filtro (uma ideia, teria que se pensar) para não ficar dentro do aquário.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perder vai perder de certeza. Podes procurar os gráficos na net de perda de caudal com a altura.

 

Em relação ao pré filtro, é como o nome diz um filtro antes do filtro. No meu caso por exemplo, estou a construir uma sump, e a minha ideia é ter várias esponjas antes de chegar às matérias filtrantes biológicas. Acho (ou espero) que me ajude nas limpezas. Quando for para limpar, tiro só as esponjas e não mexo no resto(de vez em quando lá terei que ir limpar o resto mas menos vezes que o normal). Quanto mais volume de filtro tiveres melhor é, mais matérias, mais bactérias, mais possibilidades de inventar. Por exemplo podes por o termoestato dentro do filtro (uma ideia, teria que se pensar) para não ficar dentro do aquário.

 

Obrigado pelas dicas!

Andei a ver e não consegui encontrar nada referente ao caudal da bomba vs altura =/

Se houver por ai alguém que perceba deste assunto não hesite a comentar

 

obrigado :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É determinado experimentalmente pelo fabricante da bomba. Se procurares no google por "eheim pump chart" nas imagens aparecem te logo gráficos. Normalmente vem na caixa da bomba, mas isso também depende da marca, há umas que não trazem. Para encontrar na net às vezes pode dar uma trabalheira. Podes usar isto para calcular as perdas http://www.reefcentral.com/calc/hlc2.php

 

Mas se fores para uma eheim compact1000(deve dar uns 650l a 1m suponho) acho que te safavas. Com um filtro bem feito e com bastante volume.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.