User novo, aquário velho, hobbie novo!


Legaleyes

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Obrigado Manuel Tavares :) Por acaso também gosto muito da pedra maior mas acontece que não tinha bem noção do aquario quando as fui procurar e fica um bocado grande lá dentro... Não sei ainda muito bem como a colocar mas hei-de arranjar uma maneira :P

David as pedras já estão lavadinhas e fervidas. Fervi cada uma delas cerca de 3 horas :D:D:D.Só a grande se desfez um bocadinho no inicio mas porque também andei a forçar as esquinas a ver se elas não estavam frágeis. As pequenas estão impecs!

Tenho no entanto umas questões a colocar e gostava que alguém me ajudasse :)

1- Posso ir montando o aquário (sem água) ou convém fazer tudo no mesmo dia?

2- Em relação à água vou usar de garrafão e deixar repousar abertos durante 24h. Acham que é pouco?

3- Assim que concluir a montagem do aquário e começar o ciclo, quais as principais preocupações a ter?

4- Quando sei que o ciclo acabou?

Obrigado mais uma vez pelas respostas. Estou a começar a ganhar aqueles nervos de iniciante :P mas vai correr tudo bem :)

Cumprimentos,
Alexandre Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! ;)

 

1 - Quanto a montar o aquário 'aos bocados' penso que não há problema... Mas espera outras respostas, porque não tenho a certeza se haverá algum problema em deixar o substrato ao ar livre.

 

2 - Que água vais usar? não irá ficar cara? Vais precisar de cerca de uns 10 garrafões de 5lt...

 

3 - NOs, são os mais importantes a ter em atenção. O pH não se deve alterar muito, e caso seja preciso, e ela suba um pouco, colocas umas pinhas de amieiro :)

 

4 - O ciclo normalmente estará completo em 4-6 semanas. Tudo depende...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Vou tentar responder aos teus pontos, com base na minha pouca experiência e pelo processo e os problemas que já ultrapassei, fica a ressalva :)

 

1- Não vejo nenhum problema em ires montado o aqua sem água. No meu caso foi o que fiz, altura que fui ensaiando a disposição dos troncos e pedras do meu aqua. Só avancei para a colocação da água quando decidi a disposição dos elementos. Primeiro enchi metade com o intuito de colocar as primeiras plantas ( dá jeito quando precisares de colocar plantas de tapete), e acabei enchendo o aqua. Se não o fizeste ainda, já li que é importante encher o aqua vazio para testar se verte ou não. Eu arrisquei :P

 

No inicio quando encheres o aqua com o substrato e tudo o resto, a água ficará turva meio esbranquiçada, que depois passará.

 

2- A água de torneira é aconselhada a ficar de repouso pelo menos 24horas pelo que sei por causa da presença de cloro. Ao fim desse tempo desaparece. Eu por norma tenho a água em repouso pelo menos 48horas. Se vais usar água de garrafão de compra, se é o que percebi, não precisas desse repouso, por não apresentar cloro. Mas como o David também referiu no post acima, não é a melhor solução económica. Se é por questões de Ph existem melhores soluções compatíveis com a água da torneira ( turfa, por exemplo).

 

3- Para iniciares o ciclo podes proceder de várias formas. Existe um post muito bom neste forum que podes e deves ler já que te responde às tuas dúvidas > http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

4- O ciclo termina quando não tens valores nem de Amónia nem de Nitritos, e apenas encontras valores de nitratos. Mas segundo li é apenas uma fase ainda ligeira do ciclo, pois este só ao fim de vários meses a maturar é que chega a um equilíbrio e eficácia estável. O meu ciclo foi iniciado com colocação de bactérias que vinham no Kit do aqua e comida. Fui testando a água sempre tendo valores de zero nos três parametros principais, apesar de ter algas e caracóis com fartura. Fui esperando mas como nunca mais via resultados decidi avançar com a colocação de dois peixes ( 2 corydoras), e atenção, coloquei dois com base na litragem de cerca de 200 l do meu aqua. Para um aqua pequeno só colocaria um. A colocação de peixes deverá ser progressiva para que haja uma adaptação biológica à matéria orgânica produzida ( restos de comida e dejectos). Atenção ao excesso de comida = algas + caracóis com fartura :D

 

O nervoso e ansiedade é normal, mas é muitas vezes culpado de alguns erros. Eu cometi alguns devido a isso ( flutuação dos troncos, algas a mais, etc).

 

A pedra triangular é grande demais? Experimenta primeiro mas existe sempre a possibilidade, depois de o "bichinho" crescer, de arranjares um aqua maior, sobretudo quando esse te parecer muito pequeno.

 

Se quiseres espreita o meu aqua, coloquei fotos do meu processo.

Boa sorte, calma e bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.