Little steps big dreams!Um começo ao contrário :-)


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Depois de uma ausência forçada deste fórum, devido ao facto de ter arranjado emprego (finalmente) e a ter o tempo para a aquariofilia reduzido às tpa e afins,regresso para vos "cravar" ajuda outra vez... mas desta vez por uma razão muito melhor...

O meu namorado ofereceu-me a melhor prenda de natal de sempre... um aquário aquatlantis de 236 litros :)

 

Um dos meus defeitos em aquariofilia sempre foi a incapacidade de ver um grande aquário vazio...

Não se assustem já, eu não tenho o aquário já cheio de peixes, mas quero ter e preciso de sugestões pois as opções são mais que muitas, e não tenho conhecimentos aprofundados em muitas espécies e nem tudo o que aparece no google é verdade, por isso agradeço imenso a vossa ajuda a encontrar uma fauna equilibrada...

 

Como tinha um pequeno aqua de 15 litros que serviu de maternidade (já ciclado) com um betta que resgatei há algum tempo, enchi o aquario novo com alguma agua e coloquei o filtro, água, areão e duas plantas falsas que estavam no outro aqua e o betta, tenho os testes e farei medições diárias por isso acho que minimizei o risco por isso penso que desta forma poderei acelarar o ciclo sem prejudicar o peixe.

 

O aquário já vinha com:

 

biobox

bomba easy flux 600 ((650lt/h) acho muito fraca tem de ser trocada assim que possivel )

Termostato 200w

2 lampadas daylight 30w ( a ser trocada mas não é prioridade, por enquanto não quero plantas exigentes)

móvel

 

Preciso adquirir:

 

substrato

areão

flora

fauna

e uma bomba melhor

 

Preciso de ajuda/sugestões/opiniões e todas serão bem vindas!

 

Ah!boas festas a todos!

 

 

Samanta Figueiredo

 

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Tenho feito os testes diariamente(excepto ontem que não deu mesmo) e tem estado tudo dentro dos parâmetros, vou fazer hoje uma tpa de cerca de 10% e outra igual no fim de semana, penso que será suficiente esta regularidade, no entanto pelo sim pelo não vou deixar o filtro do aqua pequeno que contem as matérias cicladas a funcionar em simultâneo com o outro pelo menos um mês...

 

Em relação á fauna ainda estou em averiguações mas gostava de discus no entanto tenho receio em relação a compatibilidades queria muito ter um cardume de bótias yoyo e não sei se seria arriscado junta-los, o que acham?

 

Tenho estado a procura de uma bomba de litragem maior mas tenho que visitar umas lojas aqui na margem sul para ver se encontro alguma promoção interessante senão encomendo online que os preços não variam muito de loja para loja( por aquilo que tenho pesquisado)...

 

Ah! Espero que tenham todos tido um feliz Natal!!!E que tenham um excelente 2013!

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://alojaimagens.com/images/jvv8mdiueomxaqoneda.jpg

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samanta... Não sou a pessoa mais experiente para te conseguir ajudar em algumas matérias, mas julgo não ser necessário estar a fazer os testes todos os dias!! Pessoalmente sou da opinião de retirar as plantas artificiais e o areão colorido!! Julgo que o termostato também é insuficiente para a capacidade do aquário (tens 200W para 236L), sou da opinião de teres mais 1 de pelo menos 50/75W ou então1 de 100 W!! Julgo que vai permitir menor consumo, menor "esforço" do termostato e maior equilíbrio na temperatura. A filtragem também é insuficiente para um aquário dessas dimensões, a acrescer a exigência da fauna que gostavas de introduzir. julgo que o melhor será mesmo um filtro externo!!

 

O tipo de substrato vai depender da tipo de flora que vais querer introduzir, existem plantas que não necessitam de substrato, basta areão, rochas, .. Se optares por introduzir substrato fértil, não esquecer que vai interferir no ciclo nas 1ª semanas após ter sido introduzido. Quanto ás plantas deixo aqui um link que te pode ajudar a escolher plantas de fácil manutenção e ao gosto pessoal.. http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=6

 

É a minha opinião pessoal, mas esperar que alguém mais experiente te consiga ajudar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samanta... Não sou a pessoa mais experiente para te conseguir ajudar em algumas matérias, mas julgo não ser necessário estar a fazer os testes todos os dias!! Pessoalmente sou da opinião de retirar as plantas artificiais e o areão colorido!! Julgo que o termostato também é insuficiente para a capacidade do aquário (tens 200W para 236L), sou da opinião de teres mais 1 de pelo menos 50/75W ou então1 de 100 W!! Julgo que vai permitir menor consumo, menor "esforço" do termostato e maior equilíbrio na temperatura. A filtragem também é insuficiente para um aquário dessas dimensões, a acrescer a exigência da fauna que gostavas de introduzir. julgo que o melhor será mesmo um filtro externo!!

 

O tipo de substrato vai depender da tipo de flora que vais querer introduzir, existem plantas que não necessitam de substrato, basta areão, rochas, .. Se optares por introduzir substrato fértil, não esquecer que vai interferir no ciclo nas 1ª semanas após ter sido introduzido. Quanto ás plantas deixo aqui um link que te pode ajudar a escolher plantas de fácil manutenção e ao gosto pessoal.. http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=6

 

É a minha opinião pessoal, mas esperar que alguém mais experiente te consiga ajudar!!

O areão colorido so ai esta temporariamente para ajudar a fazer a ciclagem porque vem de um aquario ja ciclado e as plantas plasticas a mesma coisa não são de maneira alguma para manter, sei que ficam horriveis mas é só para ajudar no ciclo.

 

Tenho 2 termostatos de 25 w que posso colocar se necessário mas aquario esta numa zona quente e não tenho visto necessidade, se quando os dias ficarem mais frios verificar que está em esforço ligo os outros.

 

Quanto á filtragem é que estou mais preocupada mas quero comprar uma bomba de pelo menos 1200 l/h, a biobox tem muito espaço para matérias filtrantes por isso penso que com uma bomba melhor seria o suficiente ate ter saldo para um externo em condições.

 

Faço os testes diariamente porque tenho um peixe no aquario para acelarar o ciclo e não quero correr riscos, caso acuse algo retiro-o imediatamente para o outro aqua.

 

Ainda não decidi se vou colocar substrato fertil quero plantas de fácil manutenção e não um plantado...

 

Agradeço imenso a tua opinião Ricardo

 

Criticas construtivas são sempre bem vindas :)

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sinceramente, não gosto desse areão colorido e podias arranjar plantas verdadeiras, pois ajudam no equilíbrio do aquário. A Biobox se aumentasses a bomba seria melhor, mas no teu caso eu apostava num ou dois filtros externos, pois nem sempre encontras um com a vazão necessária. O termóstato podias arranjar mais um de 100w ou 200w, assim caso um falhasse tinhas outro para ajudar a manter a temperatura (coloca um em cada canto do aquário, para a temperatura ser homogênea). Quanto a fauna podes ver neste site: http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornamentais_em_aquarios.php Tens informação para a maioria dos peixes.

No mesmo site tens informação para as plantas

http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php

 

Depois de teres uma ideia da fauna vê se consegues ter esses peixes neste site : http://www.aqadvisor.com/

 

Boa sorte

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão apenas está ai para ajudar na ciclagem nem sequer tapa o fundo do aqua, apenas o coloquei temporariamente pois vinha de um aquário ciclado, eu sei que é horrivel e não vou mante-lo as plantas a mesma coisa...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa só li a tua mensagem depois de ter escrito a minha. Ainda bem que vais fazer isso. Eu neste momento não tinha comprado um filtro interior. Comprava um filtro de mochila ou mesmo um de balde. Quando limpas o filtro ele larga sujidade para a água e ocupa espaço precioso do aquário

 

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sinceramente, não gosto desse areão colorido e podias arranjar plantas verdadeiras, pois ajudam no equilíbrio do aquário. A Biobox se aumentasses a bomba seria melhor, mas no teu caso eu apostava num ou dois filtros externos, pois nem sempre encontras um com a vazão necessária. O termóstato podias arranjar mais um de 100w ou 200w, assim caso um falhasse tinhas outro para ajudar a manter a temperatura (coloca um em cada canto do aquário, para a temperatura ser homogênea). Quanto a fauna podes ver neste site: http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornamentais_em_aquarios.php Tens informação para a maioria dos peixes.

No mesmo site tens informação para as plantas

http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php

 

Depois de teres uma ideia da fauna vê se consegues ter esses peixes neste site : http://www.aqadvisor.com/

 

Boa sorte

Cumps

Sim um filtro externo seria muito melhor mas vai ter que ser mais lá para a frente... por enquanto o meu orçamento apenas permite uma bomba melhor quero ver se arranjo uma ai com uns 2000l/h que já dava para remediar enquanto não há orçamento para o externo.

 

O termostato por enquanto não está em esforço porque o aquario esta num sitio quente da casa, no entanto se for necessário tenho alguns fracos que posso usar para ajudar a manter a temperatura, mas vou ver se encontro um para o caso deste avariar.

 

Vou ver os links

 

Thanks pelo feedback :)

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa só li a tua mensagem depois de ter escrito a minha. Ainda bem que vais fazer isso. Eu neste momento não tinha comprado um filtro interior. Comprava um filtro de mochila ou mesmo um de balde. Quando limpas o filtro ele larga sujidade para a água e ocupa espaço precioso do aquário

 

Cumps

 

Eu não comprei o filtro, o meu namorado ofereceu-me o aquario e já trazia este filtro incluido, agora tenho que tentar melhora-lo dentro do orçamento.

Já não me posso queixar muito...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que não compras-te estava a dar o meu exemplo hehehe

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que não compras-te estava a dar o meu exemplo hehehe

E concordo contigo mas agora vai ser muito dificil.

No entanto a biobox tem muito espaço o que é possitivo e com uma bomba de qualidade penso que fique ok, pelo menos ate poder comprar um externo em condições...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao layout acho muito despido e essas pedras coloridas prefiro nem comentar, mas como ainda estás no inicio podes alterar essas coisas.

No caso da filtragem no meu aquário que é mais pequeno tambem tenho uma biobox no canto tal como a tua, para o meu é suficiente pois leva cerca de 80lts, agora para essas dimensões acho um pouco curto. Não sei se aquilo que tens no outro canto é uma bomba de circulação, não consigo perceber pela foto. No meu caso a biobox vinha com uma bomba de 350 l/h e para melhorar a circulação meti outra bomba com a mesma potência mas ligada a um tubo que desagua na outra extremidade do aquário, assim melhorei bastante a circulação e como são 2 bombas fracas a mandar água em locais diferentes o caudal não é muito agressivo para os peixes e plantas.

Em relação ao termostato devias arranjar mais 1 porque em dias muito frios esse pode não dar conta do recado.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bhlarc!

Agradeço a opinião, no entanto se tiver algo de mais construtivo a acrescentar agradeço, o aqua ainda não está finalizado nem ai ficar com o que lá tem dentro de momento, daí solicitar a vossa opinião...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao layout acho muito despido e essas pedras coloridas prefiro nem comentar, mas como ainda estás no inicio podes alterar essas coisas.

No caso da filtragem no meu aquário que é mais pequeno tambem tenho uma biobox no canto tal como a tua, para o meu é suficiente pois leva cerca de 80lts, agora para essas dimensões acho um pouco curto. Não sei se aquilo que tens no outro canto é uma bomba de circulação, não consigo perceber pela foto. No meu caso a biobox vinha com uma bomba de 350 l/h e para melhorar a circulação meti outra bomba com a mesma potência mas ligada a um tubo que desagua na outra extremidade do aquário, assim melhorei bastante a circulação e como são 2 bombas fracas a mandar água em locais diferentes o caudal não é muito agressivo para os peixes e plantas.

Em relação ao termostato devias arranjar mais 1 porque em dias muito frios esse pode não dar conta do recado.

 

Cumps.

Daniel

Thanks Daniel, como já disse a unica finalidade das pedras fluorescentes é ajudar na ciclagem depois saem dai.

O que tenho na outra extremidade é um filtro pequeno que esta a dar mais circulação ao aqua e a ajudar no ciclo pois veio de um pequeno aqua já cilcado.

Tenho feito umas pesquisas e as bombas acima dos 2000l/h são um pouco caras talvez a tua ideia das duas seja uma excelente ideia alem de ser menos dispendioso poderia ser melhor em termos de circulação da agua, thanks.

O termostato é fraco mas tenho tido atenção a isso e por enquanto está a ser suficiente qualquer coisa ligo mais 1 ou 2 de 25 w que tenho aqui mas tenho que ver um para o caso de esse avariar ou ficar mesmo muito frio, mas o aqua está numa zona quente da casa por isso não está no topo da lista de prioridades, agora quero resolver primeiro a questão da bomba e queria um areão em condições, onde posso comprar areão em conta e com qualidade? Tenho procurado mas são todos muito caros... e devo precisar ai duns 20 kg...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu comprei na altura que montei o meu areia de silica, ficou em 8€ um saco de 25Kg.

Mas caso queiras algo diferente tens ai a bons preços em certas lojas, tem é de se procurar bem, se vais a lojas de centros comerciais ou a lojas especializadas em aquariofilia é sempre um bocado mais caro. Se fosses aqui da zona de SIntra recomendava-te algumas lojas.

Em relação á bomba, para além das mais potentes serem muito caras pode acontecer o que me aconteceu a mim, de inicio meti uma de 700L/h na biobox e aquilo vibrava muito e como tenho o aquário na sala o barulho era insuportável, a opção de 2 bombas mais fracas acabou por se tornar mais agradável aos ouvidos e á carteira, pois ficou por metade do preço da outra.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma coisa um bocado importante, a ciclagem do aquário serve para que as bactérias se alojem tanto no filtro como em todo o aquário, areão, pedras, troncos, etc. Por isso se estás a ciclar com essas pedras e depois as vais tirar para trocar só te vai atrasar o ciclo.

Enquanto não metes os peixes aconselho-te a esqueceres a bomba para já e fazeres um layout mais definitivo, pelo menos no caso do areão e pedras ou troncos que queiras intruduzir no aquário porque para já a carga orgânica na água é pouca e a bomba desde que faça circulação dá para o gasto, pelo menos não gastas já o dinheiro na bomba.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Samanta,

 

Antes de mais não sou muito experiente neste hobby, embora já tenha lido muita coisa.

Iniciei em Setembro com um aquario de 200l que já passou por todo o processo. Apesar da minha pouco experiência penso poder-te ajudar com alguma coisa.

E não me vou queixar das plantas de plástico nem do areão colorido :tongue:

 

Acho que te antecipaste e deixaste-te ir pela ansiedade e excitação do ter aquário novo e encheste-o logo com o intuito de o ciclar. Pelo menos já sabes que não verte.

Existem um conjunto de decisões que já podias ter definido à partida antes de dares início ao enchimento de água e ciclagem.

- que tipo de substrato vais querer?

- a nível de fauna pretendes ter um comunitário ou só de uma zona específica?

- que tipo e género de plantas?

- vais querer elementos decorativos naturais ( pedras, troncos, decorações)?

 

Para colocares o substrato é preferível não teres água no aqua.

 

No meu caso optei por colocar substrato fértil e outro inerte, para não me preocupar tanto com fertilizações no futuro e para me dar mais opções na escolha das plantas.

A seguir tratei das decorações ( pedras e troncos) e ensaiei a composição, tudo a seco. Só quando fiquei satisfeito com a disposição dos elementos é que enchi o aqua com água, e coloquei algumas plantas. Só depois deste processo é que me preocupei com o ciclo.

 

Dica económica - em Monsanto a maioria das pedras são basaltos, pedras que não alteram os paramétros da água. Depois de fervidos e escovados ficam bem no aqua. Eu comprei umas pedras para o meu, mas hoje só teria colocado basaltos. Resultam muito bem, e tens muitos à escolha em tamanhos e formas.

 

Em relação à fauna, eu tomei uma opção por espécies da mesma área geográfica (amazonas), por ser mais fácil em termos de pesquisa como em compatibilidades ao nível dos parametros de água e temperatura, que para o meu nível de conhecimentos era o indicado. Escolhe uma espécie que queiras mesmo ter ( bótias yoyo? / discus??) e depois pesquisa por espécies compatíveis. Os bótias são asiáticos e os Discus originalmente de afluentes do amazonas ( apesar de serem criados na Ásia). É um processo que acho que ajuda muito.

 

Segundo aspecto é considerares que o teu aqua tem três níveis horizontais, ou seja zona inferior, zona média e zona superior. Depois escolhes espécies que ocupem as três zonas.

 

Quanto a plantas, se tiveres decidido por uma zona específica, podes ver que plantas são dessa zona e o que te agrada. Depois é considerares que o que aqua tem três níveis verticais, frente, zona intermédia e fundo, e depois é fazeres uma selecção de plantas segundo este critério ( que terá a ver com a dimensão das plantas ).

 

Para terminar, sendo que já tens um betta , e gostava de ter uns bótias, já vejo um indicador asiático. Ah, e atenção às dimensões dos peixes em adultos, não estou a par destes botias yoyo mas sei que os bótias palhaço crescem bastante.

 

Assim que tomares algumas escolhas que te indiquei será mais fácil para o pessoal aqui do forum te ajudar com sugestões ( peixes, plantas, decorações).

 

Boa sorte e mãos à obra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma coisa um bocado importante, a ciclagem do aquário serve para que as bactérias se alojem tanto no filtro como em todo o aquário, areão, pedras, troncos, etc. Por isso se estás a ciclar com essas pedras e depois as vais tirar para trocar só te vai atrasar o ciclo.

Enquanto não metes os peixes aconselho-te a esqueceres a bomba para já e fazeres um layout mais definitivo, pelo menos no caso do areão e pedras ou troncos que queiras intruduzir no aquário porque para já a carga orgânica na água é pouca e a bomba desde que faça circulação dá para o gasto, pelo menos não gastas já o dinheiro na bomba.

 

Cumps.

 

 

Olá Samanta,

 

Antes de mais não sou muito experiente neste hobby, embora já tenha lido muita coisa.

Iniciei em Setembro com um aquario de 200l que já passou por todo o processo. Apesar da minha pouco experiência penso poder-te ajudar com alguma coisa.

E não me vou queixar das plantas de plástico nem do areão colorido :tongue:

 

Acho que te antecipaste e deixaste-te ir pela ansiedade e excitação do ter aquário novo e encheste-o logo com o intuito de o ciclar. Pelo menos já sabes que não verte.

Existem um conjunto de decisões que já podias ter definido à partida antes de dares início ao enchimento de água e ciclagem.

- que tipo de substrato vais querer?

- a nível de fauna pretendes ter um comunitário ou só de uma zona específica?

- que tipo e género de plantas?

- vais querer elementos decorativos naturais ( pedras, troncos, decorações)?

 

Para colocares o substrato é preferível não teres água no aqua.

 

No meu caso optei por colocar substrato fértil e outro inerte, para não me preocupar tanto com fertilizações no futuro e para me dar mais opções na escolha das plantas.

A seguir tratei das decorações ( pedras e troncos) e ensaiei a composição, tudo a seco. Só quando fiquei satisfeito com a disposição dos elementos é que enchi o aqua com água, e coloquei algumas plantas. Só depois deste processo é que me preocupei com o ciclo.

 

Dica económica - em Monsanto a maioria das pedras são basaltos, pedras que não alteram os paramétros da água. Depois de fervidos e escovados ficam bem no aqua. Eu comprei umas pedras para o meu, mas hoje só teria colocado basaltos. Resultam muito bem, e tens muitos à escolha em tamanhos e formas.

 

Em relação à fauna, eu tomei uma opção por espécies da mesma área geográfica (amazonas), por ser mais fácil em termos de pesquisa como em compatibilidades ao nível dos parametros de água e temperatura, que para o meu nível de conhecimentos era o indicado. Escolhe uma espécie que queiras mesmo ter ( bótias yoyo? / discus??) e depois pesquisa por espécies compatíveis. Os bótias são asiáticos e os Discus originalmente de afluentes do amazonas ( apesar de serem criados na Ásia). É um processo que acho que ajuda muito.

 

Segundo aspecto é considerares que o teu aqua tem três níveis horizontais, ou seja zona inferior, zona média e zona superior. Depois escolhes espécies que ocupem as três zonas.

 

Quanto a plantas, se tiveres decidido por uma zona específica, podes ver que plantas são dessa zona e o que te agrada. Depois é considerares que o que aqua tem três níveis verticais, frente, zona intermédia e fundo, e depois é fazeres uma selecção de plantas segundo este critério ( que terá a ver com a dimensão das plantas ).

 

Para terminar, sendo que já tens um betta , e gostava de ter uns bótias, já vejo um indicador asiático. Ah, e atenção às dimensões dos peixes em adultos, não estou a par destes botias yoyo mas sei que os bótias palhaço crescem bastante.

 

Assim que tomares algumas escolhas que te indiquei será mais fácil para o pessoal aqui do forum te ajudar com sugestões ( peixes, plantas, decorações).

 

Boa sorte e mãos à obra.

 

Obrigado a todos,

 

Não vos respondi mais cedo porque agora que estou a trabalhar só consigo aqui vir ao domingo, no entanto já comecei aos poucos a organizar-me.

Já coloquei 7 kg de areão preto(1/2 mm) juntamente com as pedras fluorescentes e as plantas plasticas para que as bacterias comecem a aderir ao areão defenitivo e encomendei mais 7kg que vou colocar no próximo fim de semana e retirar as fluorescentes, penso que 14kg e pouco mas assim que colococar os outros 7 fico com uma noção melhor de quantos mais vou precisar...

Optei por não colocar substrato porque só vou colocar plantas de manutenção fácil e como é o meu primeiro aquário grande e tenho experiencia apenas com especies de peixes pequenas( o que não quero neste aquário), quero focar-me mais nos peixes do que nas plantas, quando tiver mais experiencia e maior orçamento logo monto um plantado.

A nivel de fauna estou a pensar num comunitário, mas o betta vai ter que regressar ao seu pequeno aquario de 15 litros, pois não posso deixa-lo neste nem no de 22 que tem os guppys pois tem um temperamento um pouco complicado é um antisocial...alem disso limitava-me um pouco a seleção das espécies...

Quero ter os botias yoyo (são os que crescem menos no max 12cm) e ancistrus albinos que são de zonas diferentes mas compativeis em termos de parametros ou seja fica já por terra a mesma área geográfica, mas quero que sejam todos compativeis mesmo não sendo da mesma zona daí ter questionado em relação aos botias e discos em termos de parametros não há questão nenhuma agora em compotamentais não sei...

Algo que me dificulta muito a vida é que as lojas normalmente tem todas as mesmas especies o que torna dificil não so encontrar especies diferentes das mais comuns mas adquiri-las tambem.

 

O proximo passo é arranjar as pedras e um tronco engraçado(fogo!são caros!!!!),as pedras acho que vou seguir a dica económica agora o tronco é mais dificil eu até tenho videiras não sei é trata-lo e tenho receio de fazer avaria...

 

Enquanto vou andando com o layout,(eu sei que devia ter sido antes de encher o aqua mas como disse é esse o meu defeito, todos temos um), vou procurando uma bomba, dando uma vista de olhos nas plantas que serão o passo seguinte e pensando na fauna que será o ultimo passo...

 

Ainda está horrivel mas está menos fluorescente :)

http://s1272.beta.photobucket.com/user/Samanta_Figueiredo/media/P301212_1110_01_zpsb9841af1.jpg.html

 

Agora algo que eu queria sugestões e ideias era mesmo com algumas espécies compatíveis de zona média e superior e visto que de fundo serão os botias e os ancistrus e com plantas para o fundo queria umas que fossem altas para taparem a biobox quando crescessem e criar uma especie de gruta com pedras no espaço por baixo da biobox e as plantas na frente mas como queria umas fáceis de manter e não tenho quase nenhuma experiencia com plantas estou com alguma dificuldade.

 

Aos poucos ainda vai ficar um excelente aquário e agradeço a todos os que possam contribuir com a vossa sabedoria, experiência e ideias.

 

Ah!E um Feliz Ano Novo a todos!

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta, a tua biobox não está colada com silicone?

E que recentemente comprei um aqua e ele vinha com a mesma coldada com silicone, com o aqua vazio foi dificíl tirar, além de deixar udo sujo, agora imagino com o aqua cheio.

 

 

Cumpz, e não deixes de postar pois parece que vais ter um bom aqua.

 

Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta, a tua biobox não está colada com silicone?

E que recentemente comprei um aqua e ele vinha com a mesma coldada com silicone, com o aqua vazio foi dificíl tirar, além de deixar udo sujo, agora imagino com o aqua cheio.

 

 

Cumpz, e não deixes de postar pois parece que vais ter um bom aqua.

 

Tiago Dias

 

Sim vem colada com silicone, mas não vou retira-la como tem muito espaço para materias filtrantes vou apenas colocar uma segunda bomba porque esta é claramente insuficiente, penso que será o suficiente ate poder comprar um filtro externo em condições. quero colocar algumas pedras a fazer uma pequena gruta a aproveitar o espaço entre a biobox e o fundo e quero colocar umas plantas altas na frente para que fique um pouco mais camuflada, por enquanto vai ter que ser...o Sr Peter Steps Rabitt anda a dificultar-me a vida...

 

Thanks, se tudo correr bem,vai demorar mas vai ser um excelente aqua :)

Editado por Samanta Figueiredo

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Agora algo que eu queria sugestões e ideias era mesmo com algumas espécies compatíveis de zona média e superior e visto que de fundo serão os botias e os ancistrus e com plantas para o fundo queria umas que fossem altas para taparem a biobox quando crescessem e criar uma especie de gruta com pedras no espaço por baixo da biobox e as plantas na frente mas como queria umas fáceis de manter e não tenho quase nenhuma experiencia com plantas estou com alguma dificuldade.

 

Aos poucos ainda vai ficar um excelente aquário e agradeço a todos os que possam contribuir com a vossa sabedoria, experiência e ideias.

 

Ah!E um Feliz Ano Novo a todos!

 

Olá Samanta,

 

Começando pelas plantas, o site da Tropica é uma boa referência (http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx) sobretudo porque consegues resultados agrupados por diversos aspectos. Podes ver no link a listagem de plantas de fácil manutenção.

A maioria das lojas tem bastante oferta em plantas de manutenção fácil. Algumas destas não são de colocar no substrato mas de fixar em pedras ou troncos. Neste link tens a listagem por uso (http://www.tropica.com/en/plants/use.aspx).

 

Atenção aos preços nas lojas. Neste forum tens ofertas e vendas de podas ou plantas por parte de membros com preços mais baixos.

 

Quanto a peixes ... assim o teu leque de escolha fica bem amplo. Com base nos valores referência dos botias yoyo (pH: 6.5 - 7.5; Hardness/Dureza: to 12 dGH; Temperatura: 24-30 C) experimenta procurar neste motor de busca > http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=2

 

Resultados para PH 7.0, Dureza 12 dH e Temperatura 28C

> http://www.aqua-fish.net/index.php?cur_lang=2&count=no&secured=&section=2&find=1&order_by=alphabet&asc=&find_name=&velkost_min=not&velkost_max=&ph_min=71&ph_max=&temp_min=14&temp_max=&dh_min=13&dh_max=&mierumilovna_druh=not&mierumilovna_ine=not&miesto=not&rozmnozovanie=not&povod=not

 

São apenas três parâmetros, apesar de muitos resultados convem afinares em tamanhos e comportamentos.

 

Já agora, tens outro site com um simulador porreiro (http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AqVolUnit=L&AqTempUnit=C&AqLengthUnit=cm) onde podes ir simulando a população do teu aqua. Colocas os valores do filtro e dimensões do teu aqua. Depois adicionas especies com o respectivo número de peixes. Em baixo vais tendo feedback com informação acerca de incompatibilidade ou cuidados a ter.

 

Basicamente, ainda tens muito que pesquisar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra dica, depois de ver a foto que colocaste.

Se colocares uma cartolina preta atrás do aqua, a biobox não se deve notar tanto.

 

Bioboxes coladas com silicone ... enfim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.