Compostos azotados


Lucky strike

Recommended Posts

Boas.

É do conhecimento científico que o Azoto é yalvez o macro mais importante das plantas.

 

A fertilização de macros faz-se com coisas do género nitratos de potassio, fosfato de potassio e afins.

 

Corrigam-me se estou errado, mas estes compostos vao ser hidrolisados, para haver disponibilidade de azoto "puro" para as plantas.

 

Isto significa que se colocarmos no áqua compostos azotados, como por exemplo certas proteínas (albumina por exemplo), as bactérias do aquário vão obter o azoto partindo a albumina e decompondo-a?

 

á alguém ouviu falar disto?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É do conhecimento científico que o Azoto é yalvez o macro mais importante das plantas.

 

A fertilização de macros faz-se com coisas do género nitratos de potassio, fosfato de potassio e afins.

 

Corrigam-me se estou errado, mas estes compostos vao ser hidrolisados, para haver disponibilidade de azoto "puro" para as plantas.

 

Isto significa que se colocarmos no áqua compostos azotados, como por exemplo certas proteínas (albumina por exemplo), as bactérias do aquário vão obter o azoto partindo a albumina e decompondo-a?

 

á alguém ouviu falar disto?

 

Admitindo que exitem bactérias no aquário que decomponham essas proteinas, porque raio havias tu de querer meter proteinas no aquário quando podes meter nitrato de potássio?! E quando ao fosfato e ao potássio?

 

Os próprios peixes e a comida fornecem uma certa dose de nitratos e fosfatos, mas para um plantado nunca é suficiente.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns nutrientes eu arrajo gratuitamente, nomeadamente,fosfatos, KCL, cloreto de calcio... agora os macro, nomeadamente esse AZOTO, base de todo o ser vivo... esse não arranjo. Tão pouco vi nas lojas os fertilizantes azotados. Vi muita fertilização com oligo elementos... mas não com compostos nitrogénio.

 

Será uma pena ter as plantas limitadas ao crescimento pelo azoto. Se a albumina for efectivamente degradada em azoto, sem dai resultar sub produtos muito nocivos, seria uma excelente opção. Mas enfim...

 

Neste momento, a luz é mesmo o principal problema.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns nutrientes eu arrajo gratuitamente, nomeadamente,fosfatos, KCL, cloreto de calcio... agora os macro, nomeadamente esse AZOTO, base de todo o ser vivo... esse não arranjo. Tão pouco vi nas lojas os fertilizantes azotados. Vi muita fertilização com oligo elementos... mas não com compostos nitrogénio.

 

Será uma pena ter as plantas limitadas ao crescimento pelo azoto. Se a albumina for efectivamente degradada em azoto, sem dai resultar sub produtos muito nocivos, seria uma excelente opção. Mas enfim...

 

Neste momento, a luz é mesmo o principal problema.

 

Por acaso a base de todo o ser vivo é o carbono... mas adiante! :tongue: Ainda não percebi onde ias arranjar a albumina... é muito mais fácil arranjar nitrato de potássio.

 

A melhor solução é comprar um conjunto de sais de fertilização como este: http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/ei-starter-kit.html e fazeres os teus próprios fertilizantes. Se for um aquário pequeno ou low-tech, tens fertilização para muito tempo.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectivamen-te estive a ver o kit do link e parece-me bastante razoável, não sendo caro. Em relação aos kits de fertilização, serem ou não razoáveis... bem... é tudo uma questão de terem os nutrientes, porque parece-me dificil haver azoto ou potassio de boa qualidade e outro de má qualidade. Mas... é a minha opinião.

 

Quanto à albumina... é vulgarmente utilizada em situações em que é necessário aumentar a osmoralidade do sangue de alguém, promovendo uma deslocação de líquido do espaço inter-celular em direção ao espaço intra-vascular, e daí, obtendo as vantagens e desvantagens daí decorrentes.

 

E basicamente eu arranjo disso. xD

 

E sendo a albumina, uma proteína, uma vez fraccionada, iria originar azoto (ou talvez não). Mas enfim... é talvez uma ideia rebuscada.

 

Quanto a outras substâncias como, KCL, cloreto de calcio, sulfato de magnésio, entre outras... são fáceis de arranjar. Inclusive, tenho a possibilidade de arranjar fosfatos na sua forma iónica.

 

Mas... não consigo arranjar nitrogénio. :(

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a inventar demasiado.

 

A degradação das moléculas orgânicas iria primeiramente resultar em amónia e só depois ser convertida em nitritos e nitratos. Mas o que tu não queres no teu aquário é amónia. É de evitar a todo o custo. Para além disso, irá ser difícil dosear para atingir determinado nível de nitratos.

 

É muito mais fácil de comprar os sais para os quais as contas já estão mais que feitas...

KNO3

KH2PO4

 

Se usares a função de pesquisa aqui do fórum vais ver que existem um sem número de tópico sobre onde os comprar.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois efectivamente... a ideia da albumina não resultaria. primeiro porque para acrescentar 20g de albumina teria de acrescentar 100 mL de solução e depois 20g de proteína correspondem certamente a muito menos Azoto. Já para não falar na questão da amónia, que bem lembras-te.

 

Bem... lá terei de comprar os sais.

 

Obrigado GM.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais