2º Aquário [Um novo começo]


Paulo J. Santos

Recommended Posts

Olá a todos, não sou totalmente novo aqui no fórum, apenas em termos de participação. Sempre gostei de aquariofilia pelo que me registei aqui no forum há algum tempo e fui lendo tópicos, aquários e pesquisando informações.

 

Comprei um aquário pequeno quando saí de casa dos meus pais (30L) e no início deste ano mudei de casa e como fui para um espaço maior e como a minha primeira experiência tinha corrido bem, decidi dar aos meus peixes um novo espaço. Aproveitei uma promoção e comprei um Rekord 800 da Juwel.

 

Sempre fui feliz com o desenvolvimento que o aquário levou, muito raramente perdi um peixe e grande parte dos peixes que tenho ainda são do meu primeiro aquário, estão comigo há mais de 2 anos. Mas claro com este novo, comprei uns quantos logo no começo e são os que se mantém até agora.

 

Estou há alguns meses a querer mudar alguns aspectos no aquário e foi por isso que decidi abrir este tópico para vos pedir ajuda. Apesar da pesquisa que tenho feito, gosto sempre mais de ler a vossa opinião e conhecer a vossa experiência.


Ora actualmente tenho:

 

Material:

 

Aquário Juwel Rekord 800 - 81 x 36 x 45 cm [110L]

Filtro - EHEIM CLASSIC 2213 BIO PLUS

Termostato - 100 Watts

Iluminação: JEBO LUMINÁRIA QUADRUPLA T5 [39Wx4 T5]

 

Hardscape:

 

JBL Aquabasis PLUS

JBL Manado

 

Plantas:

 

Por enquanto nenhuma, a aguardar CO2.

 

Peixes:

 

Não sei o nome de todos, ao todo são 30.

 

1x - Corydora

3x - Neon chineses

3x - Neon "verdadeiros"

2x - Tubarões (de espécies diferentes mas não sei o nome)

6x - Guppis

4x - Zebras

 

E deve-me faltar algum que não me lembro do nome :)

 

Sei que devia ter mais peixes "trabalhadores" mas como estava a pensar mudar o setup, não queria castigar mais peixes com a mudança.

 

Fertilização:

 

TPA - 15 litros por semana

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

É aqui que entra o meu pedido de ajuda. Depois de ter criado este tópico já adquiri o substrato, filtro e a calha de iluminação.

 

Entretanto tenho um tronco Redwood que já comprei para inserir no novo setup e queria aproveitar uma bonsai que morreu no inicio do ano e incluia-la também neste setup.

 

Fico eternamente grato a quem me puder dar aqui umas luzes e responder ou complementar a minha dúvida restante:

 

1 - Sistema de CO2 - Já andei a ler tutoriais de DIY e em termos de preço esta deve ser a via mais económica mas como tenho pouco tempo para procurar materiais e deslocar-me andava à procura de uma solução já pronta a instalar, um kit. Ando aqui de volta dos classificados à procura de uma oportunidade mas entretanto encontrei este kit: AQUAGRO EXPERT SET, alguém usa? Recomenda? Será que dá para o que quero? A ideia de ter que deitar a botija fora e depois mandar vir outra é possivelmente um contra.

 

Obrigado a todos pelo vosso tempo e ajuda, o novato agradece todas as opiniões. Sei que estou errado em imensas partes mas não custa pedir ajuda.

 

Antes:

 

Antes_zps9eee063f.jpg

 

Antes_1_zps53d666b5.jpg

 

Depois:

 

AquarioNovo_zps612655da.jpg

 

AquarioNovoLado_zps68b4646b.jpg

 

As marcas de calcário tem sido uma luta constante, mesmo tendo já lavado o aquário e tendo tirado grande parte, ainda tenho um bom caminho pela frente.

 

Ainda não tratei também de decorar nada, apenas meti aquele tronco para refugio de um dos tubarões que o adora.

Editado por Paulo J. Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemianthus, será que se aguenta bem? Não

Light demands: > 1 Watt per liter
Level: Advanced
Um tapete verde exige muita, luz, fertilizantes, experiência anterior com sucesso na manutenção de aqua com plantas e 0.5W de luz por litro. Se fores por aí o provável resultado é acabares com o chateado e com o aqua todo verde. Se queres uma planta pequena para a frente escolhe Sagittaria subulata
SERA FIL BIOACTIVE 130 a 57.40€, devo aproveitar? Sim
Sistema de CO2 Recomendam algum? Vê o meu post sobre isso.

 

Iluminação - As tuas e mais http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=722&pageNum_AquarioRS=0&idcat=5&cat=&subcat=&menu=6 vais necessitar de 2 lampadas também liga apenas uma de inicio e depois logo se vê

 

bom solo para as plantas, que recomendam? turfa em rama ou em placa

 

Fauna - Já pensás-te em tudo

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Pedro! Vou ter em conta todas as tuas sugestões.

 

Infelizmente a calha que vinha com o meu aquário não tem espaço para incluir mais lâmpadas, nem para adaptar as que me mostraste. A única solução deve passar por comprar uma calha nova e esquecer esta se quero manter a ideia do aquário plantado.

 

Estou aqui é às "cabeçadas" porque o aquário tem 81CM de comprimento e todas as calhas que tenho encontrado na Internet não encaixam nem são ajustáveis a estas dimensões.

 

Entretanto, em vez de avançar com o SERA FIL BIOACTIVE 130 acabei por encomendar um EHEIM CLASSIC 2213 BIO PLUS.

 

EDIT: Depois de alguma pesquisa, encontrei as calhas JEBO 935mm T5 39W X 4 que rondam os 110€ e pelo que li são ajustáveis. Ninguém conhece outra marca que seja mais em conta?

Editado por Paulo J. Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tópico actualizado:

 

Comprei a calha de luz, filtro e substrato e já lavei o aquário e fiz o processo todo de mudança. Não perdi nenhum peixe, aproveitei as cerâmicas e 30% da água que já tinha do meu sistema anterior. Actualizei o primeiro tópico com fotografias para conseguirem acompanhar a evolução.

 

Só me falta agora o kit CO, já andei a ler tutoriais de DIY e em termos de preço esta deve ser a via mais económica mas como tenho pouco tempo para procurar materiais e deslocar-me andava à procura de uma solução já pronta a instalar, um kit. Ando aqui de volta dos classificados à procura de uma oportunidade mas entretanto encontrei este kit: AQUAGRO EXPERT SET, alguém usa? Recomenda? Será que dá para o que quero? A ideia de ter que deitar a botija fora e depois mandar vir outra é possivelmente um contra.

 

Estou com vontade de começar a incluir plantas no aquário mas queria primeiro ter esta questão tratada...

 

Aguardo opiniões :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.