Iluminação insuficiente: URGENTE!!!


Recommended Posts

Comprei recentemente um aquário de dimensões 80 comprimento 30 largura e 40 altura.

Tem actualmente uma tampa, na qual está incorporado um tubo fluorescente T5 de 24W. Ou seja, para mais de 90L, tenho apenas 24W, o que é manifestamente insuficiente.

 

Visto que queria acrescentar mais plantas, o meu objectivo seria ter 50-60W no total.

 

ESTOU DESANIMADO PORQUE NÃO ENCONTRO SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA.

 

Vi as rampas de iluminação da aquaeden T5 mas o problema é que acho que depois a tampa não iria fechar. Tenho o problema da evaporação que seria enorme (aquário a 26ªC e temperatura da sala 24-25ªC) e tenho 2 gatas que de certo iam saltar lá para dentro e afogarem-se sem antes me matarem os peixes (que ainda não tenho, pois tá a ciclar ainda).

 

Vi um projecto DIY com uma calha em madeira, mas a nível de instalações eléctricas NÃO PERCEBO NADA!

 

Alguém me pode ajudar com uma solução? um sitio onde comprar calhas/tampas com as mesmas dimensões, mas com possibilidade de incorporar várias lâmpadas.

 

Deixo aqui a foto para tentar dar uma ideia do problema.

 

http://imageshack.us/photo/my-images/855/dscn0559i.jpg/

 

Agradeço toda e qualquer sugestão possível, desde lojas onde possa comprar calhas (tenho orçamento até 150€) até uma solução mais do tipo DIY, sabendo que em instalações eléctricas sou uma nulidade.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema são as gatas e a evaporação... Para ai só conheço soluções DIY... eu tenho um problema parecido, mas o meu aquário é pequeno, o que complica ainda mais... :D

 

supostamente tens a temp da sala quase á mesma temp do aquario! a evaporação ñ seria assim tanta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho aquario de 54L e tenho o mesmo problema. tenho apenas 11w.

já pensei em colar daquela fita que pareçe aluminio, sempre refletia mais a luz, será que ajudava?

em termos de leds, quais os leds que podemos usar no aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda. a solução dos leds não é solução, porque não dá para os plantados que quero fazer (nomeadamente tapete de musgos) e efectivamente as soluções das rampas impossibilitam-me de tapar o aquário.

 

É pena esta situação, porque começo mal no hobby da aquáriofilia.

 

Mas enfim... vou pegar no meu tempo livre a tentar fazer uma tampa em madeira. Se não conseguir, há que juntar € para um áqua novo.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o teu aquário é da mesma dimensão do meu, e durante algum tempo tive-o apenas com 18w T8 e para certas plantas era suficiente.

Podes comprar uma régua T5 com a mesma potência, estanque e adaptar ai, existem umas estreitas que dão de certeza para o espaço que ai tens, e já vêm montadas é só ligares á electricidade por isso a nivel eléctrico não tens de te preocupar, arranja é uma forma de a prender á tampa e está feito.

A tampa do meu só dava para uma, e era pouco prática pois era integral, acabei por fazer uma e meti 2 T8 de 18w e as plantas estão excelentes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda agora andava aqui a pesquisar uma soluçao para mim. e num dos posts vi um membro que utilizou uma regua t5 (comprada na aquaden,acho eu) e colou-a na tampa.

e fui ver e eles tem varias medidas é só veres se tem para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda agora andava aqui a pesquisar uma soluçao para mim. e num dos posts vi um membro que utilizou uma regua t5 (comprada na aquaden,acho eu) e colou-a na tampa.

e fui ver e eles tem varias medidas é só veres se tem para ti.

 

Boas,

 

Tiago isso interessa-me. Será que pode colocar o link desse post?

 

Obrigado

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei recentemente um aquário de dimensões 80 comprimento 30 largura e 40 altura.

Tem actualmente uma tampa, na qual está incorporado um tubo fluorescente T5 de 24W. Ou seja, para mais de 90L, tenho apenas 24W, o que é manifestamente insuficiente.

 

Visto que queria acrescentar mais plantas, o meu objectivo seria ter 50-60W no total.

 

ESTOU DESANIMADO PORQUE NÃO ENCONTRO SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA.

 

Vi as rampas de iluminação da aquaeden T5 mas o problema é que acho que depois a tampa não iria fechar. Tenho o problema da evaporação que seria enorme (aquário a 26ªC e temperatura da sala 24-25ªC) e tenho 2 gatas que de certo iam saltar lá para dentro e afogarem-se sem antes me matarem os peixes (que ainda não tenho, pois tá a ciclar ainda).

 

Vi um projecto DIY com uma calha em madeira, mas a nível de instalações eléctricas NÃO PERCEBO NADA!

 

Alguém me pode ajudar com uma solução? um sitio onde comprar calhas/tampas com as mesmas dimensões, mas com possibilidade de incorporar várias lâmpadas.

 

Deixo aqui a foto para tentar dar uma ideia do problema.

 

http://imageshack.us.../dscn0559i.jpg/

 

Agradeço toda e qualquer sugestão possível, desde lojas onde possa comprar calhas (tenho orçamento até 150€) até uma solução mais do tipo DIY, sabendo que em instalações eléctricas sou uma nulidade.

 

 

O aquário tem 30 cm de largura. Ao colocares um calha por cima ela vai ocupar grande parte do espaço superior, vão sobrar 7/8 cm de cada lado, não passa nenhum gato por ai. Além do que duvido um pouco que o gato se metesse dentro de água, logo os gatos.

Qt à evaporação, é alguma, mas olha que não é grande problema e nem nunca tive humidade nas pareces por causa disso.

A minha opinião é que esse receios tem pouca razão de o ser! A sério!

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lucky strike
"nomeadamente tapete de musgos"

Ultimamente devem estar na moda os tapete de musgos...Deve ser para aí a 20ª vez que vou escrever isto:

Os "tapetes" requerem 1W por litro de iluminação, CO2, fertilização intensa, etc . Esta luz é dificil de controlar mesmo por quem já tem experiência com plantas e 0.5W / litro. O mais provável de acontecer é acabar com o aquário todo cheio de algas e chateado porque não correu bem. Se quer colocar plantas na frente do aquário a Sagittaria subulata é a mais indicada para começar.

 

A tampa parece ter pouco espaço mas na foto não é perceptivel uma calha T5 parece-me uma boa solução se não sabe nada de electricidade, eventualmente deitada (horizontal) se o espaço até à água for pouco.
Com ajuda: 2 suportes estanques, um balastro (colocado por fora na parte de trás da tampa) e uma lampada T5 são a solução mais "fina" dentro da tampa, foi assim que fiz a transformação do meu 2ª aqua de 60 cm.

Tiago Martins
"eu tenho aquario de 54L e tenho o mesmo problema. tenho apenas 11w. já pensei em colar daquela fita que pareçe aluminio, sempre refletia mais a luz, será que ajudava?"

 

"Fita de aluminio para exaustão de esquentadores" Claro que ajuda e é a melhor solução, escurece em algumas zonas com o tempo mas aumenta bastante a eficiência das lampadas, já esperimentei pintar mas o resultado é inferior: Ao fim de uns tempos a tinta fica verde com a acumulação de humidade e os pingos que caiem da tampa não me parecem ser água muito "limpa" embora não criem problemas por ser pouca quantidade fico na dúvida...porque é que formam uma pelicula na superficie.

 

A fita não chega se queres ter plantas vou recomendar-te a colocação de uma 2ª lampada

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Não tenho muita experiencia mas vou dar a minha colherada e a minha sugestão na mesma e peço que me corrijam se estou enganado.

 

Porque não colocar (substituir essa lampada) por PLLs, talvez 2 de 36w seja muito para o espaço , mas penso que pelo menos uma de 36w.

 

Mas reparei que o aqua tem 80 cms logo tambem poderá colocar uma PLL de 55W assim já nao seria nada mau.

 

Não sei se será boa ideia mas é uma opiniao que pode ser trabalhada em conjjunto com todos para ajudarmos.

 

cumprimentos

Editado por rgccvieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala com o ramirezi da aquaeden

Vai a area dele nos psyrocinios e procura na iluminção ele tem lampadas t5 de 39w

Ja la comprei .preço em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.