Novo Membro Lago + ou - 3000 litros


Bin Laden

Recommended Posts

  • Replies 122
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

Porreiro excelente trabalho da tela.

Penso ou não estou a ver bem, fizeste os buracos para instalar a bomba até aos filtros biologicos ou tapas com a pedra rustica?

Se poderes faz um esboço do esquema de fultragem e bomba. E que bomba vais colocar no teu lago?

Aonde arranjaste essa pedra calcária?

Eu não quero ser chato mas estou a gostar do teu trabalho, eu quando construi o meu nem conseguia dormir pensar no lago lago. LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando

Epá eu na sei desenhar no computador nem tenho forma de fazer um scan de um desenho feito a mão.

De qualquer forma eu antes de encher vou tirar umas fotos aos pormenores.

Uma das bombas chegou hoje, é uma Gardena FP 1000 que vai bombear água ao filtro das plantas e fazer também a função de repuxo, isto se der sem baixar muito o caudal.

Vou optar por fazer também filtragem mecânica, usando um barril idêntico ao filtro barril 3000 da Cubos.

Para isso optei por adquirir mais uma bomba, mas esta optei pela marca Laguna, modelo Powerjet Max-Flo 2200.

Ficando assim a Gardena bombeando agua ao filtro de plantas e criando um pouco de oxigenação fazendo repuxo e a Laguna bombeando agua ao Filtro Barril.

 

Em relação a pedra calcaria vais direito a estrada de Tornada, passando o corte para Chão da Parada segues em frente, passas a Agrorecta e fica mais a frente um pouco antes das antigas Bombas da Cipol do teu lado direito.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando

Epá eu na sei desenhar no computador nem tenho forma de fazer um scan de um desenho feito a mão.

De qualquer forma eu antes de encher vou tirar umas fotos aos pormenores.

Uma das bombas chegou hoje, é uma Gardena FP 1000 que vai bombear água ao filtro das plantas e fazer também a função de repuxo, isto se der sem baixar muito o caudal.

Vou optar por fazer também filtragem mecânica, usando um barril idêntico ao filtro barril 3000 da Cubos.

Para isso optei por adquirir mais uma bomba, mas esta optei pela marca Laguna, modelo Powerjet Max-Flo 2200.

Ficando assim a Gardena bombeando agua ao filtro de plantas e criando um pouco de oxigenação fazendo repuxo e a Laguna bombeando agua ao Filtro Barril.

 

Em relação a pedra calcaria vais direito a estrada de Tornada, passando o corte para Chão da Parada segues em frente, passas a Agrorecta e fica mais a frente um pouco antes das antigas Bombas da Cipol do teu lado direito.

 

Ui grande investimento em bombas!

Olha o meu lago é de 2000litros e comprei 2 bombas Einhell 1750 l/h e um esterelizador UV jebo 13W

e cheguei à conclusão que só preciso de uma bomba e não precisa de trabalhar todo o dia, é que as plantas fazem bem o seu serviço. :chores007:

Sei onde fica esse estaleiro da pedra clacária. obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, desculpa que te diga mas um grande investimento tens tu, mas é na conta da eletricidade todos os meses com essa bomba Einhell a consumir 50w

As minhas duas bombas juntas consomem menos do que só uma da Einhell.

Gardena consome 11w e a Laguna 32w

Ainda não cubiquei o meu lago mas julgo ter mais de 3000 litros até ao ladrão, do ladrão para cima ainda tenho 12 centímetros

Antes de encher tiro a numeração do contador é mais fácil :cool2:

E no que diz respeito a filtração, podes ter um lago com 2000 litros de agua e uma filtração de 1750 l/h e ser suficiente para uma dúzia de kinguios e cascudos e não é suficiente para se tiveres o mesmo numero de carpas.

Que segundo a regra, no teu lago não deverias de ter mais do que 3 carpas adultas.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "AquaMysterio"

 

Ainda não sei quando vou encher o lago! Esta altura ainda não é a melhor…

Não consigo arranjar plantas aquáticas para o meu filtro de plantas, e também ainda não consegui arranjar os passa muros para aplicar no filtro barril.

Estou cheio de vontade de encher o lago e ver se a queda de água do filtro de plantas vai resultar sem ter nenhum problema de nível.

A pedra Rústica já está aplicada e agora fica a faltar encher os espaços com um pouco de massa de areia fina.

 

Preciso ainda de ir comprar silicone de aquário para colar as duas pedras que vão servir de passagem da água do filtro de plantas, para o lago.

A pedra foi toda colada com Weber Flex M, mas como naquele sítio é só tela o cimento cola não agarra muito bem e prefiro colar com silicone.

 

11vr1xz.jpg

 

1582uc4.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá fixe a pera e por dentro não leva?

 

Olha vê aqui este bacado a trabalhar à grande.

http://sic.sapo.pt/Programas/boatarde/article1560700.ece

 

Tenho de lá ir à loja dele.

Olha aqui perto conheces algem, que tenha carpas brancas e vermelhas?

Tenho 4 carpas preteadas queria arranjar mais 2 ou 3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, ainda não fui a nehuma Petshop e não sei o stock das lojas aqui da cidade.

Mas tens várias lojas que talvez tenham, uma na Rua do Restaurante “Canas”, outra ao lado da Igreja e depois também há no Bricomarche e Mecolavinia

E respondendo a tua 1ª pergunta, só leva pedra por fora.

A Pedra foi ontem betumada com cimento e areia fina.
Após cheia com cimento foi lavada à trincha e esponja a fim de tirar o excesso de cimento
Trabalho muito demorado de se fazer, duas pessoas 4 horas de trabalho.

 

5mmwl2.jpg

 

15znrz8.jpg

 

24lm0cm.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fui a essas Petshop's todas não têm nada de carpas koi.

 

Pois… então se nenhuma dessas tem eu próprio estou tramado!!

Eu queria pelo menos umas 4 carpas, talvez opte para começo por uns Goldfish

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu projeto tem estado parado e não tenho vindo a atualizar nos últimos dias.

Mas o pouco tempo que tive já terminei de ajeitar o meu pequeno jardim, coisa simples apenas 2 rebentos de palmeira que o meu vizinho cortou da Palmeira que tinha no quintal dele, e que eu introduzi dentro de vasos e uma Oliveira que já tinha, cobri a terra com uma manta anti-ervas que comprei numa casa de bricolage e depois espalhei 6 sacos de casca de pinheiro.

Ontem andei a transplantar um Jarro que encontrei num terreno aqui perto de casa e comprei uns Bolbos de Jacinto que os introduzi dentro de água.

Lavei muito bem as raízes para eliminar a terra preta que traziam agarrada e utilizei um vaso com furos no fundo onde introduzi o jarro lá dentro e apenas enchi com argila expandida e pus brita por cima para a argila não começar a flutuar.

Também já recebi as minhas bombas e já comprei a Barrica para o filtro e agora fica a faltar os passa muros que tenho encomendado desde a última semana de Dezembro, e em princípio só para o meio da próxima semana é que os vou receber. Só então posso fazer o meu filtro réplica "Cubos 3000”

Desci agora lá abaixo para tirar umas fotos que não tirei ontem.

 

25akc44.jpg

 

noedk1.jpg

 

rgwjgy.jpg

 

71snwl.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de ir dar uma voltinha fora de estrada de jipe e encontrei uma quantidade enorme de papiros na margem de um rio e resolvi colher alguns.

Como no meu jipe ando sempre prevenido com pá, machado e outros acessórios comuns a prática do todo-o-terreno, peguei na pá e toca de escavar.

Trouxe um molho de Papiros e uma outra que também lá estava no meio mas em muito menos quantidade e penso que se chama Cavalinha.

Fiz uma lavagem as raízes para eliminar toda a terra preta que traziam agarradas e retirei todos os caracóis que encontrei, espero não ter-me escapado nenhum.

No fundo de um vaso coloquei seixo de rio a fim de fazer algum peso introduzi as plantas argila expandida e cobri com brita.

 

Continuo a espera dos passa-muros, já vai para mais de um mês, sem eles não posso fazer o filtro e encher o lago.

 

123w4fk.jpg

 

29o3alv.jpg

Editado por Bin Laden

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito porreiro, não sei se seria capaz de me dedicar a um projeto destes, mas uma coisa tenho a certeza deixaria tudo preparado para um sistema de video subaquatico para poder ver a evolução e comportamento do mesmo :D , com paciencia ainda fazia streaming aqui para o forum :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sargopt"

Isso do sistema de vídeo é muito a frente...

 

Ontem fui comprar umas floreiras em cimento para esconder a barrica que vai servir de filtro e hoje foi dia de começar a cimentar as foreiras e ver o resultado.

Para a biqueira pus uma telha meia cana velha que o meu vizinho me deu, dando assim um aspeto mais rustico.

Depois quando houver tempo e paciência é para forrar a pedra rustica.

 

a9g6x.jpg

 

1tahqc.jpg

 

2q8wsg8.jpg

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei no Max-Mat mas também há no AKI e Bricomarche!

Tanto pode ter o nome de Argila Expandida como Leca e geralmente está na secção de construção Civil

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 


O tubo PPR Azul é onde vou conectar a mangueira que vem da bomba que está situada na parte mais funda do lago.

 

Por sua vez esse tubo na outra ponta leva mais uma ponta de mangueira que liga ao filtro Barril.

 

 

Vim agora para cima e acabo de encher o lago.

 


Andei a passar os cabos das bombas e tive azar com um dos tubos que ficou por baixo da betonilha, devia de ter entrado algum lixo e obstruiu-me a passagem.

 


Por agora ficou ligada exteriormente a uma tomada e Infelizmente amanhã vou ter de perder um bocado de tempo e fazer instalação por fora junto ao muro do lago, o que não vai ficar nada bonito de se ver.

 


Amanhã tiro fotos a alguns pormenores.

 



http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

 

O tubo PPR Azul é onde vou conectar a mangueira que vem da bomba que está situada na parte mais funda do lago.

 

Por sua vez esse tubo na outra ponta leva mais uma ponta de mangueira que liga ao filtro Barril.

 

 

Vim agora para cima e acabo de encher o lago.

 

 

Andei a passar os cabos das bombas e tive azar com um dos tubos que ficou por baixo da betonilha, devia de ter entrado algum lixo e obstruiu-me a passagem.

 

 

Por agora ficou ligada exteriormente a uma tomada e Infelizmente amanhã vou ter de perder um bocado de tempo e fazer instalação por fora junto ao muro do lago, o que não vai ficar nada bonito de se ver.

 

 

Amanhã tiro fotos a alguns pormenores.

 

 

 

 

Estou ansioso por ver o lago cheio!

Aguardo pelas fotos e boa sorte com esse contra-tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projeto Lago + ou – 3000 litros concluído, fica a faltar a fauna e algumas plantas flutuantes


Hoje de manhã após introduzir detergente de loiça dentro do tubo de eletricidade lá consegui passar a guia e o cabo elétrico da bomba que alimenta o tanque das plantas e que faz o repuxo.


Até agora penso que esteja tudo a funcionar corretamente,
Não há vazamentos nem problemas de nível na saída de água do taque pequeno para o grande.


Vou esperar uns 5 dias para ciclar e introduzir os primeiros peixes.

 

2jczymf.jpg

 

az6jjl.jpg

 

xol45u.jpg

 

1zyk95x.jpg

 



http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207870

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.