iluminação


Emanuel Gomes

Recommended Posts

boas a minha questão é a seguinte eu mandei vir para um aquario de 1,00 metro aproximadamente 120litros brutos uma iluminaria da JEBO LUMINÁRIA QUADRUPLA T5

90-103 CM 4 x 39W T5 na pet 4you e disseram-me que para um aquario plantado não precisava de lampadas para fazer fotossintesse pk já tinha iluminação suficiente, são 4 lampadas de 39w cada uma.sera que xega mesmo?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39w x 4 para 120l?

ou fazes injeção de co2 e injetas fertelizante com fartura e compras plantas de cresciento rápido ou então vais ter algas por todo o lado.

é demasiado.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 1,3w/lt é os watts que ficarás com essa Luminária, são watts a mais, poderá causar como diz o "cmam" algas por todo o lado.

 

o meu aquário é de 80cm, e é de 130lt (brutos mas devo ter 120lt uteis), tenho 2x24w, tenho plantado e até a data sem qualquer problema, mas tb as plantas não são exigentes.

 

se não meteres plantado 2*39w chegam perfeitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok a calha tem 2 botoes dá para ligar só 2 lampadas já agora com o substrato da jbl manado 10litros tenho que misturar com o areão ou fica por baixo do areão?quanto ao co2 faço co2 caseiro mt bom e barato.para as algas já me preveni com protalon.muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jbl manado é substrato inerte, ou seja, é como se fosse areia só que é diferente na cor e na textura.

Não é para por debaixo da areia. Para pôr debaixo da areia compra o jbl aquabasis plus, esse sim é substrato fértil e deve vir por baixo do jbl manado.

10 litros para 1 metro de comprimento é pouco porque o manado é muito leve e ao mínimo movimento brusco sobre o substrato ele voa por todo o lado, se tiveres pouca altura o substrato que estiver por baixo fica em contacto com a água o que pode vir a ser um desastre.

 

 

estás a ir no caminho errado ao usar o protalon. As algas são consequencia de algo e se elas existem é porque tem sentido de existir por isso tens de atacar a causa e não a consequencia.

 

Para teres uma ideia, eu atualmente tenho plantas de dificuldade dita elevada e tenho um aquário de 180l com 2 lâmpadas de 39w. Também tenho uma calha de 4 lâmpadas mas cedo percebi qe 2 chegam perfeitamente.

O que intressa não são os watts como os vendedores querem fazer vender porque eles apenas indicam a potência e não a luminosidade. para teres uma ideia mais exata segue a medida de lumens que é mais precisa, no teu caso, cada lâmpada tem 3500lm que é muita coisa.

Para te dar um exemplo, uma lâmpada t5 de 39w tem 3500lm enquanto uma de halogéneo de 40w tem 410 ou coisa parecida. Se seguisses a regra do watt então mais valia usar uma lâmpada de halogéneo, o que como te mostrei está errado.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.