Pseudotropheus Zebra


_Dominic_

Recommended Posts

Esta não percebi????!!!!

 

M. estherae?...... então mas não era Metriaclima zebra!!!!!

 

_Dominic_,..... geralmente as femeas nos mbunas têm cores menos vistosas, que os os machos, salvo nas variedades (O), e (OB), as barbatanas dorsal/anal, são tambem mais pontiagudas, como em maior parte dos ciclidios, e observar o comportamento dos peixes, é também uma grande ajuda.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a forma mais eficas e mesmo pegar nos peixinhos e viralos de barriga para cima.

se for maxo tem dois pontinhos ..

se for femea tera o.

mesmo assim e preciso que ja tenham desovado.

e muito enganoso especialmente nas variedades Orange

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vai pr' aqui uma grande confusão :D os chamados pseudotropheus zebra xpto foram quase todos reclassificados, senão todos, em que saiu o nome zebra devido a haver muitos p. zebra qualquer coisa, inclusive a maior parte foi reclassificada em maylandia e mais tarde em metriaclima, os p. que se mantêm ainda como pseudotropheus são os eleongatus e pouco mais.

Estas confusões são provocadas pelos sites "manhosos" que não actualizam a informação ou que andam desfazados da evolução ou ainda que "tratam" os CAs por nomes que não lembra ao diabo :lol: Se pegarem num livro mais ou menos actualizado verão que poucos "zebras existem" e os que existem são quase todos sp. (não descritos). Sendo assim quando se fala num pseudotropheus zebra podemos estar a falar, erradamente, numa grande variedade de espécies que hoje em dia nada têm a ver com a descrição antiga ( no qual está incluido o estherae).

Para quem tem dúvidas de identificação de espécies aconselho a comprar o livro da Aqualog que tem quase todas as espécies descritas com fotos dos machos e das fêmeas. A net tem muita informação mas nem sempre é de confiança, existe boa e má informação por isso devemos ter o cuidado de não consultar só um site, mas sim vários e depois saber seleccionar os que estarão menos mal.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se se sabe do que se está a falar, porque não ajudar??? Eu também não sabia desse facto, da alteração para Metriaclima! Mas sei bem o que é, ou seja, era, um Pseudotropheus Zebra. Ou será que estou enganado?

 

O que é certo é que seja ele Metriaclima ou Pseudotropheus Zebra, a pergunta era como se distingue o macho da fêmea, e ambos :shock: se distinguirão da mesma forma, ou não?

 

Desculpem-me, mas há respostas que não lembram a ninguém!!!

 

_Dominic_, deixando-os crescer verás bem a diferença, o macho é muito mais bonito e colorido que a fêmea, além disso, terá mais Egg-Spots, isto se a fêmea tiver alguma. A Fêmea também é muito mais submissa e o macho muito territorial. Quando adultos, não há nada que enganar, é só olhar para eles e a diferença é abismal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop, acho que não houve confusão, apenas não tinha percebido a mudança do restritivo especifico, zebra, para estherae.

 

 

Estou completamente de acordo, quando se diz que é dificilimo encontrar M. estherae, ou M. zebra, geneticamente intactos, e puros, principalmente por cá, vai por aí uma grande mexordia :shock:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se se sabe do que se está a falar, porque não ajudar??? Eu também não sabia desse facto, da alteração para Metriaclima! Mas sei bem o que é, ou seja, era, um Pseudotropheus Zebra. Ou será que estou enganado?

 

O que é certo é que seja ele Metriaclima ou Pseudotropheus Zebra, a pergunta era como se distingue o macho da fêmea, e ambos  :shock:  se distinguirão da mesma forma, ou não?

 

Desculpem-me, mas há respostas que não lembram a ninguém!!!

 

_Dominic_, deixando-os crescer verás bem a diferença, o macho é muito mais bonito e colorido que a fêmea, além disso, terá mais Egg-Spots, isto se a fêmea tiver alguma. A Fêmea também é muito mais submissa e o macho muito territorial. Quando adultos, não há nada que enganar, é só olhar para eles e a diferença é abismal.

 

Boas Regal,

1º parágrafo: estás enganado :?

2º parágrafo: já vi que não fui suficientemente explicito :( peço desculpa se não me fiz entender :lol:

3º parágrafo: as respostas são consoante se interpretam :wink:

4º Não sei a que te referes, o p. zebra não existe logo não é possível distinguir o que não existe, ou há :?:

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Granda salganhada...

 

O Género Metriaclima descrito em 1997 não foi taxonómicamente aceite, pois bate com as descrições anteriormente feitas por Meyer & Foerster em 1984 para o sub-género Maylandia.

 

Metriaclima é considerado sinónimo de Maylandia.

 

A ultima informação que tenho sobre isto é de 2002.

Se estiver errado, e alguém tiver documentação actual... fico agradecido pela correcção.

 

 

Quanto á distinção entre macho e femea... penso que ja de disse o essencial.

 

Tudo se torma mais complicado, quando o mercado aparecem sobretudo variedades de aquario, frutos de uma mistura de varios fenotipos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyz,

Eu escrevi este topico em casa do Dominic (meu primo), eu vou dar um site onde esta lá esta especie,http://joaocb.planetaclix.pt/,vão a peixes, e procurem nessa lista pseudotropheus zebra.O meu é azul e com riscas pretas de resto aquelas caracteristicas são igualzinhas ao peixe que eu tenho aqui.Eu penso que dentro do pseudotropheus zebra existe muitas especies, o red-red,o blue-blue,etc;será que está certo?

Vou tentar postar aqui uma foto dele(maq. emprestada :lol: )para ser mais facil.

CumpZ.

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heyz,

Eu escrevi este topico em casa do Dominic (meu primo), eu vou dar um site onde esta lá esta especie,http://joaocb.planetaclix.pt/,vão a peixes, e procurem nessa lista pseudotropheus zebra.O meu é azul e com riscas pretas de resto aquelas caracteristicas são igualzinhas ao peixe que eu tenho aqui.Eu penso que dentro do pseudotropheus zebra existe muitas especies, o red-red,o blue-blue,etc;será que está certo?

Só se for noutro planeta, neste não é de certeza :lol::lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha ai coisas nesse link que por sinal muito incompleto, que me parecem pouco correctas como por exemplo a parte que diz que eles gostam permanecer em grutas. Eles nao gostam de permanecer uzam-nas para se esconderem dos outros maxos mas nao e por gosto.

Penso eu de que...

corrijam se estiver errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais