1ª postura


Ines Rhodes

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Ía eu a chegar a casa ao fim da tarde quando derrepente olho para o aquário e vejo o meu casal de escalares a pôr a sua primeira postura e a guardarem aquela área. Estava tudo a correr bem até que a fêmea começou a comer uns quantos ovos (provavelmente porque estava em stress de toda a minha família estar em volta do aquário a ver o acontecimento). Entrei em pânico e pensei em retirar alguns ovos, o problema é que ele os colocaram na face frontal do filtro, mas ainda assim o fiz, com cuidado, coloquei alguns numa maternidade noutro aqua (40L): o aqua dos meus alevins de viviparos. De seguida a fêmea regressou ao local e comeu freneticamente os restantes ovos que ainda estavam no filtro.

Os ovos parecem fecundados pois estam transparentes, mas ainda tenho de ir comprar o azul de metileno :s

Quanto à alimentação, tenho uns quantos sacos de ovos de artémia, mas gostava de experimentar um alimento líquido que comprei que diz que é próprio para peixes ovíparos e que contém 10% de artémia (da JBL). Será que devo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava tudo a correr bem até que a fêmea começou a comer uns quantos ovos (provavelmente porque estava em stress de toda a minha família estar em volta do aquário a ver o acontecimento). Entrei em pânico e pensei em retirar alguns ovos, o problema é que ele os colocaram na face frontal do filtro, mas ainda assim o fiz, com cuidado, coloquei alguns numa maternidade noutro aqua (40L): o aqua dos meus alevins de viviparos. De seguida a fêmea regressou ao local e comeu freneticamente os restantes ovos que ainda estavam no filtro.

 

É natural que eles "comam" os ovos que não ficam no sitio pretendido... Na realidade eles não os comem, apenas o apanham com a boca e posteriormente costem-os para o sitio certo. Será que não foi isso que aconteceu com a tua fêmea? Já o ir mexer nos ovos pode stressar mesmo os peixes e fazer com que os comam (a ideia é colocá-los todos na boca para os preteger... mas como são muitos acabam por os engolir).

 

Os ovos parecem fecundados pois estam transparentes, mas ainda tenho de ir comprar o azul de metileno :s

 

O azul de metileno não é essencial. É só para evitar que os ovos ganhem fungos. Uma boa areação do local e a retirada dos ovos brancos também funciona.

 

Quanto à alimentação, tenho uns quantos sacos de ovos de artémia, mas gostava de experimentar um alimento líquido que comprei que diz que é próprio para peixes ovíparos e que contém 10% de artémia (da JBL). Será que devo?

 

Nunca tive sucesso com a artémia liquida. Não mexe, não comem. Aconselho-te a eclodir artémia porque desperta o instinto de predador dos bichos e é muito nutritiva.

 

Mais uma pergunta: qual é o período de uma postura a outra? Para que da próxima vez tente com o método do "dossier verde" ;)

 

Isso varia muito com os próprios peixes e com as condições da água. Se as condições forem boas, 2 ou 3 semanas e têns uma nova postura.

 

Boa sorte,

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

As novidades são que os ovos não deram em nada, até parece que houve uma espécie de aborto porque começaram a deitar o conteúdo todo e era branco embora os ovos continuassem escuros...

Mas irei fazer mais tentativas quando o verao começar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 10 escalares num aquário de 250 l e ainda nada....

 

Com 10 escalares em 250l estás à espera de criação?! Eu diria no máximo 5 até formarem casal e depois ficar só com o casal, caso contrário dificilmente terás criação.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Foi com grande surpresa minha que ontem quando cheguei a casa, me deparei com uma postura de um casal, numa planta (anubia) e os pais a protegerem a area....

Solicitava agora a vossa ajuda no seguinte:

Tenho 2 aquarios "livres" - 1 com ampulárias e outro com 3 barbos tigre.

O problema é que ambos se encontram com a luz danificada.... posso colocar os barbos junto das ampulárias e mudar o casal juntamente com a planta para o outro aquario (+- 70litros)??

O meu receio é que devido a falta de luz, os pais comam os ovos...

 

Agradeco desde já toda a ajuda

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais