Corais sem vitalidade


miguelpinho

Recommended Posts

Bom Dia,

 

Os meus corais não estão lá com grande vitalidade. Aparentemente um peixe anjo bicolor andou a morder a minha sinularia green que já esteve bem bonita.

Já retirei este peixe e coloquei à venda numa loja, mas os corais não apresentam grande vitalidade.

 

Tenho dois Sarcophyton que mantêm-se "carecas" um está meio fechado (este foi colocado após retirar o peixe anjo bicolor) e outro parece desmaiado.

 

Os meus parametros são:

 

Aquário 120*60*60

 

Sump 100*45*35

 

Escumador Bubble Magus Curve 9 ( o copo fica verde escuro quase preto)

 

Temperatura 25º

NH4 - 0

NO2 - quase 0 (0,05)

NO3 - 10mg/l (baixo)

PO4 - quase 0 (0,05)

Ca - 380

KH - 10.5

Mg - 1320

Salinidade - 1022

Luz 4x39 (T5) - 8 horas por dia e 10horas de moonlight (uma hora antes e outra depois das T5

 

Já tive algas castanhas mas estão a desaparecer... ciclo normal

 

Coloco um suplemento para vitalizar as algas coralinas da Red Sea

 

E suplemento de iodo para os corais

 

mais nada.

 

O que há de errado?

 

Que devo fazer?

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Neste momento tenho uma calha com 4x39w que para o meu aqua de 120x60x60 é curta, bem sei. Mas julguei que os corais moles localizados por baixo da calha se iriam aguentar (principalmente os Sarcos e o zoanthus). Neste momento vou colocar uma segunda calha emprestada de 4x39w assim duplico a luz no aqua.

 

Cumprimentos e mais uma vez Obrigado por me responderem.

Miguel Pinho

Editado por miguelpinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

 

O ideal para 120cm seriam as calhas com lâmpadas de 54w, mas o que eu queria saber, era mesmo que tipo de lâmpadas tens e as suas caracteristicas no aspecto de:

 

- As lâmpadas são todas iguais?

- Qual o valor da temperatura da cor?

- As lâmpadas são novas?

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitor,

 

Neste momento tenho na calha apenas lampadas novas. Blau 15.000k mais uma de 10.000k e duas actinias. Rececentemente troquei a de 10.000k por uma Blau Blue.

 

Fiz uma experiência no fds. Coloquei um zoanthus num aquário pequeno com água nova, uma bombita a circular água e junto a uma janela e.... Abriu. :)

 

No próximo fim de semada vou trocar a água do aquário pequeno por água do meu aquário ao mesmo tempo que vou adicionar mais uma calha com duas ATI Blue Plus e duas ATI Aquablue Special ficando com 8x39w (2x ATI Blue Plus + 2xATI Aquablue Special + 1x Blau 15.000k + 1x Blau Blue + 2x actinias)

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

A minha pergunta tinha a ver com a cor das fotos colocadas(muito azuladas), mas agora sei que foi propositado :naughty:

Fazes testes ao iodo? Porque adicionas esse suplemento?Quantas vezes fazes TPas e que quantidade de água?

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a fazer 7 a 10% de tpa por semana. Parei de usar iodo, dava 1 gota por cada 200l. Aliás parei com tudo só faço trocas de água.

Quanto à recirculação tenho duas bombas de 5.500l/h

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Assim não me ocorre mais nada que esteja a provocar essa situação.!! Verifica com outra marca de testes se os fosfatos estão realmente no nível correcto.O kh poderia estar mais baixo, mas não acho que seja por aí.

cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Parece que estou metido num grande sarilho. Acho que descobri porque os meus corais morrem e vou passar a relatar.

 

Quando montei o aquário, tudo estava a correr bem até que de repente os poucos corais que tinha começaram a morrer.

Mudei lampadas fiz testes e nada até que em conversa com um rapaz que tem uma loja descobri o problema. Com medo de haver retorno na bomba de retorno, tive a infeliz ideia de colocar uma válvula anti-retorno em latão...

 

O latão é uma liga que tem 70% de cobre.... vai daí "BUMMM"

 

Já ando a fazer mudas de água. O problema é que apesar de o teste de cobre à água dar nulo o mais certo é haver ainda resideos de cobre na rocha viva e na areia.

 

Se alguém tiver alguma ideia milagrosa para me dar agradecia.

 

Cumprimentos

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso para a água de reposição, o problema não tem solução. A única coisa a fazer ou é esquecer os corais, camarões, nassários e os restantes invertebrados ou retirar a rocha e a areia e colocar nova areia e nova rocha viva.

 

Abraço

Miguel Pinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais