a minha infeliz historia de inicio


cristao

Recommended Posts

Em primeiro bom dia a todos os membros,

 

Entrei neste mundo á poucos dias e já preciso de alguma ajuda.

Passo a contar a minha historia.


Sempre fui 1 pessoa que adora todo o tipo de animais, mas infelizmente como moro num apartamento sem varandas a escolha não é muito vasta, optei então por entrar no mundo da aquariofilia , para tal desloquei-me a 1 loja que existe na minha zona (Almada, mais propriamente em Vale Figueira ao pé da Seaside e espaço casa), e recomendaram o seguinte:

 

- Aquario 10L

- Filtro de agua TETRATEC 300

- 2 peixinhos ( 1 cometa e 1 Shubunkin)

- as pedrinhas ( coloridas) , 2 flores plastico e 1 casinha decorativa para o fundo do aquario

- comida e 1 embalagem de AquaSafe

 

Ora a senhora disse-me o seguinte, 1º lavar bem as pedras e as plantas com agua bem quente, sem detergente , assim como passar por agua quente o aquario... depois encher o aquario com agua e colocar 5ml de Aquasafe misturar e ligar o filtro de agua e esperar 1 hora até colocar os peixes, entretanto colocar o saco deles dentro do aquario para que agua do saco fique á temperatura da do aquario. o filtro visto ter regulador de intensidade , recomendou ficar a meio...

 

quanto é muda de agua, mudar metade da agua de 2 em 2 semanas e mudar totalmente a agua de 2 em 2 meses, lavar os filtros com a agua do aquario e substituir os filtros sempre que mudarmos a agua toda, ou seja de 2 em 2 meses...sempre que tirar os peixes da agua, colocar num saco com a agua do aquario.

 

Com isto tudo gastei 80 e tal euros...

 

até aqui tudo ok, sou inexperiente e pareceu-me que a pessoa percebia disto, logo segui todas as instruções de "montagem" do aquario.

 

Passado 1 hora e picos coloquei entao os 2 peixinhos no aquario, ao principio pareciam bem, respiração que eu axo normal e muito curiosos com a nova casa...até que passado 2-3 horas começaram a ficar estranhos, 1 deles começou a refugiar-se debaixo do filtro, o outro ficava parado no fundo do aquario até que passado pouco tempo foi para 1 posição vertical ao lado do filtro... este passado 8-9h acabou por morrer, o outro continuava no mesmo sitio...

 

o que fiz a seguir foi, e ao ler alguns fóruns foi colocar noutro aquario que tenho antigo de 2l ( daqueles quadrados de plastico azul) agua nova com aquasafe, pois li que ás vezes eles vem doentes e quando assim é deve-se retirar os sobreviventes pois a agua pode estar contaminada...fiz isso, mas ele mantem parado, respira, mas agora nada de lado... obviamente que sei que ele nao vai sobreviver...

 

custa-me que isto tenha acontecido, e primeiro com a vossa ajuda gostava de saber o que fiz mal, segundo o que fazer para que isto nao volte a acontecer... comprei os peixes correctos para este aquario??? hoje vou comprar 1 termometro para ver a temp da agua do aquario de 10l e um medidor de ph, só como curiosidade e ver como estava...será das pedras? terem algum produto por serem ás cores?

 

ja li que 10l nao é suficiente para estes peixes, o que primeiro me faz confusão como 1 dono de 1 loja diz que "dá" para 5 ou 6 peixes, alias ele queria que os trouxesse eu é que axei muito...


Agradeço os vossos comentários


Thanks.

LC
,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, infelizmente parece que nas lojas têm uma ideia muito diferente do pessoal aqui do forum, para eles é um negócio e para nós uma paixão.

Eles querem é vender o material e os peixes, e muitas vezes quem está atrás do balcão nem conhecimentos tem da área.

 

Lê aqui pelo forum e encontras informação suficiente para te iniciares, antes de introduzires os peixes tens de fazer o ciclo do azoto de forma a que se criem as condições ideais para os peixes, só após esse periodo podes meter peixes.

Em relação aos peixes, e visto que não possuis termostato têm de ser de água fria, mas ai não te posso ajudar muito pois nunca tive desses, uma coisa já li, crescem bastante e fazem muita porcaria por isso 10 litros pode se tornar curto em pouco tempo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde ja as primeiras respostas...

 

realmente depois de andar pelo forum a ler outras testemunhos vejo que o facto nao fazer o ciclo de azoto é na maioria das vezes "Mortífero" ... penso que a solução e visto o meu aquario ser pequeno, será mesmo optar por peixes mais pequenos , mas pelo que li os peixes mais pequenos são a maioria de agua quente pelo que teria de comprar 1 termostato... 1 aquario de 10l nao será pequeno demais para ter 1 termostato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou entao opta por 4/5 tanictis que sao de agua fria : )

 

Magikarp, estou farto de te ver escrever em vários locais que são peixes de água fria e que não precisam de termostato.

A temperatura ideal para estes peixes é entre os 16 e os 22 graus.

Por vezes a temperatura em casa é inferior, como tal convém ter um termostato.

Além disso, este tipo de peixe de águas menos tropicais condicionam muito o resto da fauna para se colocar, pois terão de ser outros peixes com as mesmas caracteristicas de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como ainda nao deitei a agua fora do aquario e tenho o filtro a funcionar vou medir a temperatura da agua hoje pois ja comprei o medidor... mas ja percebi que seja agua "fria" ou quente um termostato nao faz mal a ninguem e permite caso a temperatura desça manter a agua a 1 certo nivel...

 

andei a ver aqui no Parque da Nações na loja da gare do oriente , os produtos para medir os niveis de NO2, NO3 e da amónia só que achei caro...e ja vi na net que existem kits que tras esses 3 mais os de PH e dureza da agua...vou tentar comprar desse para começar então o ciclo de azoto do aquario.

 

para ja vou manter as plantas artificias e a casinha de decoração... pois axo que ele é pequeno demais para colocar plantas naturais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar o termostato a qualquer altura.

Aconselho a retirares as plantas de plástico e colocares já verdadeiras.

As de plástico sujam o aquário, acumulam algas, etc.

As verdadeiras ajudam a estabilizar o aquário, reduzir os níveis de amónia e consomem todos os nutrientes que vão sendo deixados pelos dejectos dos peixes.

Um dia que venhas para os lados de Lisboa/Alfornelos posso-te oferecer umas podas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Magikarp, estou farto de te ver escrever em vários locais que são peixes de água fria e que não precisam de termostato.

A temperatura ideal para estes peixes é entre os 16 e os 22 graus.

Por vezes a temperatura em casa é inferior, como tal convém ter um termostato.

Além disso, este tipo de peixe de águas menos tropicais condicionam muito o resto da fauna para se colocar, pois terão de ser outros peixes com as mesmas caracteristicas de água.

 

Jorge falo simplesmente pelas expriencia que tenho e sei que tanictis vivem bem e ate se reproduzem em aguas bastante mais frias do que 16graus!

Como por exemplo num lago de um clega meu que ja passou por alguns invernos e os peixes estao bem.

Quando sao casos de pessoas que nao tem termostato, eu falo em tanictis e apenas tanictis nada mais. Decerteza que num aquario com uma litragem tao reduzida nao diria a ninguem para colocar qualquer outro peixe.

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Um dia que venhas para os lados de Lisboa/Alfornelos posso-te oferecer umas podas.

 

Agradeço desde já a oferta Jorge... ja agora que tipo de plantas podem ser mais adequadas para um aquario 10l, andei por aqui a ler e cá está parece-me que com o meu aquaria nao consigo fazer muito...mas para já nao posso investir num maior, nem queria, quero 1º aprender e depois entao aos poucos aumentar a "casa" ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites. O que aconteceu contigo já aconteceu com muita gente e vai continuar a acontecer, eu conheço muitas lojas que têm material e peixes muito bons mas infelizmente não pescam nada do assunto porque na verdade só querem é vender mais...Aconselho sempre a toda gente que antes de comprar o aqua e os peixes pesquisam na net a informação, os artigos sobre ciclo, sobre os aquários e sobre o equipamento e decoração. Podes usar o areão mais fino e só usares plantas naturais pequenas que não absorvem nutrientes só pela raiz. Cuidado com decorações que vais meter porque existem muitos que alteram o ph, isto é nesse aquário provavelmente mantinha o mesmo ph mesmo com as trocas diárias. Tens de ter paciência, ou pede alguém da tua zona que te dê a agua e uma esponja já com as bactérias alojadas...em poucos dias tinhas já o ciclo composto. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Agradeço desde já a oferta Jorge... ja agora que tipo de plantas podem ser mais adequadas para um aquario 10l, andei por aqui a ler e cá está parece-me que com o meu aquaria nao consigo fazer muito...mas para já nao posso investir num maior, nem queria, quero 1º aprender e depois entao aos poucos aumentar a "casa" ;)

 

Coloca plantas de baixa necessidade.

Mesmo assim podes fazer um aquário engraçado.

Tens peixes e/ou camarões que dá para fazer algo giro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem medi o PH esta a 6,7 e a temperatura estava a 20 graus, baixissima...a sala tava a 24-25 graus de temp ambiente...quando acordei hoje tava a 19...baixou 1 grau de noite...vou ter mesmo de ter um termo para controlar a temperatura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dando algumas novidades, consegui trocar a "amostra de aquario de 10l" por 1 de 40 litros na mesma loja, paguei mais 8,99 pela diferença e eles aceitaram...isto depois de prometer que ia lá comprar os restantes peixes...nao me apanham lá mais...

 

ja comprei todos os testes, esta semana vao me arranjar umas plantas e dispensar substrato e no proximo fim de semana vou montar e começar o ciclo.


Numa primeira fase vou por 1 Guppy e depois aos poucos coloco mais peixes, mas tou a pensar só ter guppys com este aquario inicial...se correr tudo bem lá para o verão faço 1 update para um de maior capacidade :)

 

obrigado a todos os que ajudaram e assim que tiver tudo montado posto umas fotos para verem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Jorge falo simplesmente pelas expriencia que tenho e sei que tanictis vivem bem e ate se reproduzem em aguas bastante mais frias do que 16graus!

Como por exemplo num lago de um clega meu que ja passou por alguns invernos e os peixes estao bem.

Quando sao casos de pessoas que nao tem termostato, eu falo em tanictis e apenas tanictis nada mais. Decerteza que num aquario com uma litragem tao reduzida nao diria a ninguem para colocar qualquer outro peixe.

 

Os Tanichtis albonubes sao peixes que vivem perfeitamente em agua fria interior. Penso que no nosso pais ha muita gente que os conserva em lagos exteriores, sem qq problema.

Sao peixes originarios de alta montanha, nao sao peixes tropicais, embora agora nao sei porque teimem em os considerar tropicais.

Ha tambem uma variedade adulterada com caudas mais longas, na minha opiniao horrivel, que ja pode ser diferente, tal como exemplares de cultura sempre habituados ao habitat e temperaturas artificiais.

 

Tambem nao entendo esta moda do ciclo sem peixes, pois apos uma semana de repouso devem introduzir-se alguns peixes (1 ou 2) para iniciar o verdadeiro ciclo.

Deitar amonia num aqua parece-me um processo estranho e perigoso, ate porque a maior parte da amonia nao e pura. Nada como uma ciclagem natural: sem custos absurdos.

 

Conselho gratuito: montar o aqua, deixar passar uma semana e depois colocar 2 ou 3 peixes pequenos.

Para principaintes um aqua nunca deve ter menos de 50cm de frente, ideal 60cm ou 60L no MINIMO. Tambem nao se deve comecar com aquas muito grandes.

 

Esse aquario 10L serve para camaroes, um (1) Betta, um par de Killes ou outros peixes especializados o que nao e o que um principiante pretende.

 

40L da para Guppies mas nao mais que um macho ou dois e um par de femeas para cada macho: quando muito 40L da para uma boa maternidade mas nao para meter la dentro uma caixa de plastico...

 

Para peixinhos dourados, nao muitos, ha que ter 200L ou melhor ainda um lago. Se forem carpas 1000L para cima.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem medi o PH esta a 6,7 e a temperatura estava a 20 graus, baixissima...a sala tava a 24-25 graus de temp ambiente...quando acordei hoje tava a 19...baixou 1 grau de noite...vou ter mesmo de ter um termo para controlar a temperatura...

 

Com essas temperaturas Guppies adultos nao necessitam de aquecimento.

A 25 graus vivem para ai um ano, a 20 graus podem viver 2.

 

Um segredo: na Natureza a temperatura dos rios tambem varia e baixa de noite, alem da estacao das chuvas nos climas tropicais.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Gabriel pelos comentarios, vou ter isso da temperatura em conta, ja tinha lido em varios sitios isso, mas tambem ja li que a temperatura deles é entre 22 e 30 graus... por isso estava a pensar manter 1 temp do aquario a 21-22... mas cá esta, só depois de ele montado posso ver a temperatura :)

 

quanto ao ciclo estava a pensar fazer mesmo isso, passado 1 semana colocar 1, analiso os valores 1º's mas pelo que tenho lido 1 ciclo natural é sempre o mais indicado e como é obvio nao irei usar qq aditivo, nem mesmo para a agua pois vou retirar a agua necessaria e deixar o cloro desaparecer naturalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Gabriel pelos comentarios, vou ter isso da temperatura em conta, ja tinha lido em varios sitios isso, mas tambem ja li que a temperatura deles é entre 22 e 30 graus... por isso estava a pensar manter 1 temp do aquario a 21-22... mas cá esta, só depois de ele montado posso ver a temperatura :)

 

quanto ao ciclo estava a pensar fazer mesmo isso, passado 1 semana colocar 1, analiso os valores 1º's mas pelo que tenho lido 1 ciclo natural é sempre o mais indicado e como é obvio nao irei usar qq aditivo, nem mesmo para a agua pois vou retirar a agua necessaria e deixar o cloro desaparecer naturalmente.

 

Muito bem, basta 24 ideal 48h de repouso num garrafao sem tampa e a agua da torneira pode ser adicionada ao aquario.

O que falta na agua da torneira e o muco natural, mas com um filtro maduro as bacterias nitrificantes produzem esse muco necessario ao conforto dos peixes a longo prazo (protege as guelras).

Atencao: limpar o filtro so com agua retirado do aquario ou bem 'velha'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.