O meu primeiro aquário


ManDe

Recommended Posts

Ora boas. Então decidi juntar-me ao mundo da aquariofilia. Já há mais ou menos um mes que tenho o meu aquário, mas não tive a hipótese de o apresentar. Ora aqui vai.

 

Material

Aquário Aquatlantis 55l - 55 x 30 x 34.8 cm
Filtro e Termostato miniBiobox 2 (devo de estar em erro, mas acho que o filtro é 80l/h; termostato EasyKlim75)
Iluminação - 12.2 W

Hardscape

Areão

Pedras

Tronco Falso

Parâmetros

Não tive oportunidade de realizar testes.

Plantas

Artificiais


Peixes

3 Tetra Neon (sei que é pouco, estou a pensar em adquirir mais)
4 Guppy's (1 macho e 3 femeas)
2 Corydora albino
1 Comedor de algas chines

3/4 Physa acuta (ou algo parecido)

TPA's a cada cerca 2/3 semanas.

 

Primeiro Layout:

 

142esfn.jpg

 

Layout atual:

 

29cq9eg.jpg

 

Desculpem a qualidade das fotografias, foram tiradas com o telemóvel, portanto não se ve a bicharada.

Editado por ManDe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

Aumenta o número de neons para 5 ou 6 e a mesma coisa para as corydoras, pois são peixes de cardume. Os guppys é melhor tirares, pois os neons vão roer-lhes as caudas e num instante ficas também com centenas de guppys, poir reproduzem-se facilmente. Troca o CAE (comedor de algas chinês), por um otto. Quando crescem tornam-se agressivos e mandam-te a ti comer as algas

O filtro desconfiu muito que seja 80l/h

Tenta arranjar plantas naturais! Ve aqui nos classificados

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mensagem dupla

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas sugestões. Nao tenho notado muita agressividade entre neons e guppys, aliás, os neos andam a bulha entre si. O comedor de algas chinês foi uma experiência para ver o quão eficaz ele é na limpeza. Tem andado de volta das pedras a limpá-las, vamos ver como fica. Os corydoras é que estão um espetáculo. Também não acho que tenha peixes a mais, pois não são peixes adultos.

Plantas só se for aquelas que não precisam de substrato, mas também que não sejam muito caras. Alguma sugestão? Tenho um bocado de musgo de java que um amigo me deu, mas tem andado espalhado pelo aquario.

Em relação ao filtro era o que já suspeitava. Pareceu-me ter visto 80l/h na caixa, mas se calhar enganei-me.

 

Ah e em relação aos guppys, tenho tido azar, pois tive 3 femeas gravidas e acabaram por morrer. Uma das tres que tenho agora deve estar prestes a "parir". Será mesmo necessário maternidade? É que com maternidade depois não tenho sitio pra por tanto guppy, mas sem a maternidade comem-me os alevinos todos.

Editado por ManDe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um bocado de musgo de java que um amigo me deu, mas tem andado espalhado pelo aquario.

 

Ah e em relação aos guppys, tenho tido azar, pois tive 3 femeas gravidas e acabaram por morrer. Uma das tres que tenho agora deve estar prestes a "parir". Será mesmo necessário maternidade? É que com maternidade depois não tenho sitio pra por tanto guppy, mas sem a maternidade comem-me os alevinos todos.

 

Podes fixar o musgo onde quiseres que ele se fixe, com linha por exemplo...

 

Quanto aos Guppys... Com uma maternidade vais conseguir salvar uma boa parte deles... Caso contrário vão ser alvos fáceis e vão ser comidos pelos outros peixes... Contudo se parir no aquario pode ser que escapem alguns que se escondam nas pedras!!!

 

Gostava mais do 1º layout :naughty:

Editado por Ric@rdo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, muitas pessoas dizem que gostam mais do primeiro, mas achei que tinha poucos sitios para os alevinos se esconderem, no caso de alguma guppy parir, portanto fiz esta experiência. As guppys exploram os buracos das pedras de vez em quando, e os neons gostam de estar no canto inferior direito, onde não há nada, ou então estão num buraco atrás do tronco falso. No primeiro layout podem observar-se três plantas que encontrei perto da minha casa, submersas. Meti-as no aquáriio, cresceram quatro dedos em pouco mais que tres dias. Depois comecaram a ficar amarelas, as folhas, portanto pensei que não eram plantas aquáticas e retirei-as.

 

E quanto aos guppys, como já disse, não tenho onde por todos os alevinos que nascerão na maternidade, portanto se calhar vou deixas as guppys no aquário.

Editado por ManDe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ManDe

 

Parabéns, o aqua ta porreiro,

Quanto ao layout, pra disfarçar a biobox eu teria colocado as pedras e as plantas a frente deste mas como o fundo é preto não ha grandes chatisses. ;)

Mas claro, pensaria em mudar esses plásticos para plantas verdadeiras, de baixa manutenção.

 

Pensa nisso,

 

Boa continuação, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ManDe

 

Parabéns, o aqua ta porreiro,

Quanto ao layout, pra disfarçar a biobox eu teria colocado as pedras e as plantas a frente deste mas como o fundo é preto não ha grandes chatisses. ;)

Mas claro, pensaria em mudar esses plásticos para plantas verdadeiras, de baixa manutenção.

 

Pensa nisso,

 

Boa continuação, Claire M.

Obrigado pela dica, mas tens alguma sugestão de plantas desse tipo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje adquiri mais 3 tetra neons, e foi-me oferecido Musgo de Java.

 

Fotos tiradas de uma maquina:

 

Vista de frente

 

t9v6ug.jpg

 

Os Neons

 

2mqiziu.jpg

 

Os Guppys

 

2ntuxxj.jpg

 

Corys

 

2cda8hv.jpg

 

O comedor de algas

 

2yvt8g3.jpg

 

O novo musgo, atado a uma pedra

 

w1wfvq.jpg

 

Gostaria de ouvir (ler) as vossas opiniões e sugestões!

Editado por ManDe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por exemplo, sessiflora limnophila é exatamente o que tens ai em plastico.

feto de java nas rochas...

 

=) boa continuação

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosses de lx, ou se vieres por cá um dia desses posso te arranjar um pouco de feto de java = microsorum pteropus

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela oferta ;)

 

Mais uma coisa, os Neons escondem-se muito atrás daquele tronco falso, mas quando apago a luz, passado dois minutos comecam a sair para fora e nadar normalmente. É normal? Pelo contrário, os guppys nadam sempre à superfície. Disseram-se a hipótese de estarem com falta de oxigénio, mas eles nunca metem a boca de fora, estando cerca de 1 cm da superfície. Também é normal?

 

Por enquanto a situação dos guppys está resolvida, estão entretidos em explorar o musgo ;)

Editado por ManDe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do principio que os parâmetros da água estão bons penso que seja normal.

Tinhas-os em pouca quantidade, adquiriste mais 3 hoje logo, é normal estarem stressados, e ainda tens poucos na minha opinião, 10 é um bom numero.

Também são pequeninos ainda, pelo o que parece da foto... então parece-me normal estarem mais escondidos.

 

No meu entender, se quando a luz apaga eles vem pra frente é porque estão um pouco assustados/stressados ainda.

 

eles vão aprender a andar em cardume e ai já vão andar pelo aquário com mais confiança perante as outras especies. não te preocupes.

mais uma vez friso se e só se os parâmetros da água estão bons.

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o termostato é Eheim? se for em principio tem duas escalas de temperatura.

uma pra atual e uma pra temperatura que queres. ves que temperatura tens e poes a escala vermelha nessa temperatura e depois regulas a escala azul perante isso.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o termostato é Eheim? se for em principio tem duas escalas de temperatura.

uma pra atual e uma pra temperatura que queres. ves que temperatura tens e poes a escala vermelha nessa temperatura e depois regulas a escala azul perante isso.

Não, o termostato é este.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então não sei, não conheço este equipamento. vê no folheto informativo ou vê se tem duas anilhas de rotação, se só tiver mesmo uma, olha, baixa a temperatura ver se consegues uma temperatura mais amena...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o termostato é este.

 

O meu termostato é igual a esse, mas normalmente não me regulo pela temperatura dele.. Fui ajustando de forma a que a temperatura que marca no termómetro fosse a que pretendia 26ºC.. Mais logo posso ver, mas julgo que o termostato estará a cerca de 24ºC.

 

O meu termómetro é dos mais básicos que existem tipo http://www.anamilandia.com/product.php?id_product=1233 , mas a temperatura bate certinha quando comparada com um termómetro electrónico que tenho.

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosses de lx, ou se vieres por cá um dia desses posso te arranjar um pouco de feto de java = microsorum pteropus

 

Claire, se essa oferta for eventualmente extensível a outros membros... eu ia "pedinchar" um pouco de feto de java.... :rolleyes:

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim Henrique, para alem dessa tenho outras plantas, só não ofereci ao ManDe pois este não tem substrato fértil, não ia adiantar.

manda-me MP que te dou uma listinha do que por ai tenho.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.