[ajuda] Novato que já fez muita asneira


xerox

Recommended Posts

Olá sou novo nisto mas já fiz a minha dose de asneiras...

Ofereceram-me um aquário de 70L , já com filtro
Comprei um termostato e uma bomba de ar...

Meti areao , enchi com agua da torneira liguei o termostato e pronto peixes lá para dentro ...
Começaram a morrer-me os peixitos e então fui comprando e comprando mais , mas eles continuavam a morrer...


Bem entre tanto comprei-lhe umas plantinhas artificiais, comecei a mudar a agua ( mais ou menos 10L) de duas em duas semanas e a meter umas vitaminas e a coisa lá melhorou , á mais de um mês que não me morre peixinho nenhum .

Bem , agora quero saber o que devo de fazer para as coisas se manterem assim , já sei que fiz muita asneira mas pronto a inexperiência e as pressas dão nisto.

Actualmente tenho:

20 Guppis
3 Molly balões dalmata
3 Molly prata
1 Espada
2 Helenas
3 Corydoras
1 Peixe vidro
4 Barbos

Manutenção

Mudo 10L de 15 em 15 dias
Alimento os peixes duas vezes por dia
meto 14 gotas de esha optima de 15 em 15 dias
Lavagem dos constituintes do filtro de 15 em 15 dias


Equipamento

filtro interno "elite jet-flow 100 com capacidade até 100 L
termostato "aqua pro AH302" com capacidade até 110 L
Bomda de ar " HI-TECH 2800cc" com válvula de segurança

já agora disseram-me que os guppi's se reproduziam rapidamente, mas até agora ainda nada ...
Eu até comprei umas plantinhas artificiais próprias para os alvelinos se esconderem mas o problema é eles não nascem .

Obrigado

Editado por xerox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas começaste por nao fazer o ciclo do azoto levando os teus peixes a morrer.

 

Neste momento ja deve estar estabelizado.

Não sei se forçosamente terás de lavar o teu filtro de 15 em 15 dias que estarás a matar as bacterias que ja criaram no teu aquario o que destabiliza o teu aquario, podes trocar 10 litros por semana que nao perdes nada

 

em relação a peixes os guppys ate ja podem ter criado e nao teres dado conta porque os pais e o resto desses peixes todos comem os pequenos.

Precisavas de mais corydoras porque sao peixes de cardo-me e de mais espadas para nao estar sozinho.

banner10.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem.. o problema pode ser a comida, o filtro ou a agua:

Comida: podes tratar duas vezes por dia, mas nao podes por demasiada comida.

Filtro: Quando o limpares, a esponja tens que lavar a parte com agua do aquario para nao matar as bacterias que la de instalam(transformam a amonia(mata os peixes) em nitrito e por sua vez em nitrato) e se lavares com agua da torneira o cloro vai matar tudo.

Agua: a agua tem que ser repousada uns 2 dias antes de a meteres no aquario. ao meteres directamente no aquario, o cloro e os metais pesados nao vai ser bom para o aquario. fazendo isso nao necessitas de produtos nenhuns. e podes continuar com as tuas mudas de 15 em 15 dias, penso que é o suficiente.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um isso da agua ter de ser do aquário não sabia...

Já li que elas podem não se reproduzir por causa do ph , caso seja o que tenho de fazer ?

 

Tens testes de PH à venda. Sabes também que o PH ideal para guppys é entre 6.6 e 7. Medes o PH e caso necessario compras produtos proprios para subir ou baixar o mesmo.

 

eu tambem sou novato na coisa, e já cometi muitos erros.

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens testes de PH à venda. Sabes também que o PH ideal para guppys é entre 6.6 e 7. Medes o PH e caso necessario compras produtos proprios para subir ou baixar o mesmo.

 

eu tambem sou novato na coisa, e já cometi muitos erros.

 

espero ter ajudado

 

mede primeiro o ph da agua, depois tens alterativas melhores a estes produtos que só vão fazer com que o ph seja instavel o que é pior para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como por exemplo o meu aquário nao tem iluminação :S
ou melhor tem mas são lâmpadas dos chineses XD

e não queria por plantas naturais porque eu raramente posso tratar dele apenas ao sábado e ao domingo :S

 

ps: comprei mais uma coridora, de quantas preciso ?

já tenho 3, este novo é albino e é estranhamente mais activo do que os outros ... e tem o habito de nadar no meio do aquário, os outros mal saem do fundo ...

Editado por xerox
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens testes de PH à venda. Sabes também que o PH ideal para guppys é entre 6.6 e 7. Medes o PH e caso necessario compras produtos proprios para subir ou baixar o mesmo.

 

eu tambem sou novato na coisa, e já cometi muitos erros.

 

espero ter ajudado

O ph óptimo para os guppys é a volta de 7,2 - 7,3 que é ligeiramente alcalino. embora cada peixe tem a capacidade de adaptação ao ambiente com ph diferente. Não uses os químicos, isso é uma ferramenta só no ultimo caso...tpa para baixar ou levantar o ph...mas é necessário escolher bem a decoração que o problema normalmente é dai ou do excesso da comida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ouvi falar em folhas de amendoeira da índia... pinhas de amieiro n sei... mas mesmo que baixes o pH vai manter a dureza...

Ja mediste o gh?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas olha eu fiz a mesma asneira que tu arranjei o aquário e toca a meter peixes la para dentro, lol começaram a morrer tb a minha solução foi ir a um aquário de um amigo e trouxe a aqua do tpa dele e meti no meu o que acelerou logo td visto que o dele ja estava com a ciclagem feita e rico em bactérias. o filtro fiz um com um externo com um canister e usei a bomba do filtro interior esta td impecável, o problema foi quando meti substrato para o plantado que foi uma trabalheira pois tive de esvaziar o aqua todo , usei uma banheira de bebe para por essa agua e os peixes, quando montei td e pos a agua passados uns dias o ph estava altissimo e sempre a subir td por causa do substrato, bem meti co2 caseiro e resolvei o problema o proximo passo e meter alguns troncos para tentar fazer tampão do gh.

 

bem enfim estes inicios atribulados fazem com que se ganha alguma experiência rápido, boa sorte com o resto cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem discordar do que vou dizer mas pra mim... 7.5 ou 7.3 é a mesma coisa...

os peixes tao vão levando com ph's diferente de fornecedores para loja etc... a cada tpa a mesma coisa...

se consegues um ph constante de 7.5 acho que nem te devias meter em stresses com isso

 

ja agora dos peixes que tem qual é o peixe que pede esse tal 7.2 a 7.3?

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.