Novo Projecto "Great Malawi"


sergio7alves

Recommended Posts

Na minha opniao esta muito artificial e nao muito funcional para ciclideos...

Com os intrusos que ai tens quando os ciclideos forem grandes nao vao estar ai muito tempo...

 

como te aconselhei a uns tempos, devias ler mais sobre ciclideos, tens ai um belo aquario para um bom projecto

 

JoaoRRM - Plantas e ciclideos è deitar dinheiro à rua porque acabam todas comidas

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Os "intrusos" pertencem aos meus princípios de inicio neste lindo hobby, e como tal tenho pena de os tirar, e até porque o meu filhote de 20 meses adora o gurami anão, chama-lhe de tigger ( influências do "winnie the pooh") lol.

Em relação ao Tropheus irá ser retirado, penso que serão estes os ditos "intrusos"...

Plantas acho que vou ficar por aqui, uma vez que se colocar mais os habitantes irão dar cabo delas, experiência anterior deu na desertificação total, entupimento dos filtros, folhas e plantas inteiras a flutuar...

Quanto ao background foi uma escolha minha e como o "passado" me tinha aconselhado a utilizar rocha cá da zona não encontrei nada que me interessa-se porque no final parecia-me um amontoado de pedregulhos com zonas de difícil manutenção, quem sabe com tempo não encontro algo que realmente goste do resultado final...

Aguardo por opiniões e criticas... mais vale uma critica construtiva do que um elogio destrutivo...

Obrigado a todos os que têm participado neste meu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio, se estimas mesmo muito esse gurami terás de o tirar o mais rapidamente possível, senão dentro de pouco tempo já não terás nada para estimar... Tenta arranjar um aqua para ele e outros como ele, mas não o juntes com esses malawi ;)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... vou ter mesmo que arranjar um novo lar para ele... mas até agora ninguém se tem metido com ele, pacifico e mete-se no canto dele... e os ciclideos parecem não lhe ligar nenhuma... vamos ver, ao 1º sinal de agressão separo-o..

Obrigado "jcd_aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse primeiro sinal pode ser um dia que um se lembre de acasalar e quando o vais a tentar resgatar ja o vez a boiar.

 

Recordo-te que os malawi precisam de muito territorio e no teu aquario vejo apenas uma ilha e logo ao centro, assim que um peixe toma conta dela a vida dos outros vai ser um inferno.

 

aconselho a leitura.

 

http://www.ciclideos.com/o-lago-malawi-a83.html

 

http://www.ciclideos.com/o-aquario-de-mbunas-a85.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que entendi vou ter de arranjar uma formula de incluir mais rochas no centro do aquário ou pelo centro por forma a proporcionar mais esconderijos... vou procurar aquelas rochas perfuradas ou colocar em conjunto com outras de forma harmoniosa... obrigado "passado" pelo conselho ;)

Como o aquário tem 50 cm de profundidade e o background ocupa unicamente 5 cm não será difícil ocupar o centro com rochas.

Tenho a certeza que aos poucos chego lá e com a vossa ajuda torna-se muito mais fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compres daquelas rochas perfuradas, eles precisam de território e não de esconderijos. Arriscas-te a nunca os veres por estarem lá enfiados, se bem que suspeito que nesse background também vais ter alguns que nunca os verás :?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes um território pode ser apenas um calhau que eles reclamam como seu, que eles lá escolhem por uma infinidade de razões que eles lá sabem (acasalamento, posição no aquário de dominância ou submissão, etc...) :)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a tua explicação posso colocar outro tipo de rochas, com uma disposição indiferente, quer tenham ou não esconderijos.

Ex.: Aquelas "Jogas" arredondadas que se vêem nas praias mesmo que estejam amontoadas servem...

Pelas imagens que tenho pesquisado pela net em biotopos do Malawi vejo que os autores colocam as pedras amontoadas (umas em cima de outras) sem um propósito de criam esconderijos, sem uma preocupação paisagística.

Estarei correto no meu pensamento?

Como este exemplo: http://www.ciclideos...mbunas-a85.html;

Outro exemplo que não entendo como perfeito para biótopo Malawi: http://www.ciclideos.com/malawians-t113.html;

Consegues me dar uma explicação lógica para este tipo de arranjo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

A explicação lógica é muito simples, já pesquizaste ou viste alguns vídeos do lago Malawi?

O fundo do lago é rochoso, a natureza não está com preocupações paisagísticas, é rocha e ponto final.

Os esconderijos e territórios são os peixes que os fazem e encontram, por isso são mbunas (peixes das pedras), daí as escavações que acontecem em qualquer aquário com esta fauna.

 

Deixo-te mais um exemplo dum aqua de mbunas do Malawi, o meu:

 

IMG_0966_zpsf269dd65.jpg

Editado por compoc05

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas compoc05,

Desde já os meus parabéns pelo teu aquário e pelos esclarecimentos prestados.

Já fiquei com uma ideia melhor sobre os territórios e escoderijos dos mbunas.

Mas para uma recriação do habitat natural será anti-natura colocar as rochas com uma disposição harmoniosa?

Eu vou ser sincero, o arranjo tridimensional de pedras sobrepostas ao acaso não é muito a minha "onda".

E se fizermos uma coloção ao nosso gosto, mão humana entenda-se, os peixes não acabaram por se adaptar ao seu novo habitat tendo em conta que a maior parte dos nossos peixinhos são nascidos e criados em "quadrados de vidro".

Pergunto isto porque tal como nós os animais têm uma tendência natural de se adaptarem ao meio em que vivem, ou em que são inseridos.

Será que estou a entrar em discussões aprofundadas demais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Na minha opinião, os animais, neste caso peixes, não têm tendência natural de se adaptarem ao meio em que vivem, são obrigados a isso, cabe-nos a nós tentar recriar ao máximo o habitat natural deles e dar-lhes as melhores condições possíveis.

No aquário claro que as pedras são colocadas ao nosso gosto, embora para mim o ideal se possível, era pegar na quantidade de pedras disponível e simplesmente mandar lá para dentro, o problema é que aquilo tem vidros...

Haverá várias formas de colocação das pedras, tem muito a ver com a inspiração e jeito de quem as está a colocar e claro, com o tipo de pedras que se tem.

Eu dei-te o exemplo do meu, mas há por aí aquários muito melhor conseguidos, tivesse eu umas pedras ainda maiores e já tinha remexido aquilo tudo pela enésima vez!!!!.......

Quanto ao teu fundo 3D, vou ser sincero, não gosto, eu não colocaria num aqua meu de mbunas, acho tudo muito artificial.

Sou da mesma opinião do passado, com o cenário que se vê nas fotos e umas pedras a condizer, ficava de certeza muito melhor.

Tens tudo para fazer um excelente projecto Malawi. Ah e Malawi é só Malawi, caso contrário é adulterar o título do tópico...

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelos vossos conselhos...

Com certeza que vou seguir as vossas guidelines...

Estou aqui para melhorar e aprender..

Como já referi vou ocupar em todo o comprimento e na zona central com pedras que ainda este fim de semana penso em ir ao Gerês, mais propriamente ao Rio Caldo em Lobios (lado espanhol) lá buscar.

Vamos dar um jeito nisto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.