O meu lago de 30.000L


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Aqui podem encontrar imagens do meu primeiro projecto - um lago de 30.000 litros na zona de Coimbra.

 

Março de 2010:

 

2010ae.png

 

 

2010b.png

 

2010c.png

 

2010d.png

 

2010ef.png

 

2010fx.png

 

2010g.png

 

2010h.png

 

2010ij.png

 

2010jt.png

 

2010k.png

 

2010lpj.png

 

2010m.png

 

2010ng.png

 

 

Sistema de filtração da marca OASE:

 

 

2010o.png

 

2010pa.png

 

 

1 semana depois, foi finalmente possível encher o lago!!!

 

 

2010q.png

 

2010s.png

 

2010rr.png

 

2010tv.png

 

 

e 2 anos depois (primavera 2012)... o resultado tão desejado:

 

 

2012bx.png

 

2012aa.png

 

2011s.png

 

2012cu.png

 

 

e por último os meus Kois:

 

 

2012dn.png

 

2012f.png

 

2012ge.png

 

2012he.png

 

 

Espero que tenham gostado e fico aguardar o vosso feedback!!! Qualquer dúvida é só perguntar!

 

Obrigado!

Editado por cos177
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esta mesmo muito bonito! Adorei. Parabéns pelo projeto

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

optimo, estou a ponderar um projecto dentro do mesmo género, conselhos e dicas?

 

Olá nulix,

 

É necessário ter muita paciência e não desesperar ou desistir! Vale mesmo muito a pena ter um lago no seu jardim!

 

O mais importante é conseguires planear tudo o que é necessário para ter um lago bonito sem algas e peixes saudáveis... e posso dizer-te que há sempre mais alguma coisa a acrescentar ao orçamento e existem materiais que são indispensáveis como p.ex. um filtro UV.

 

Deves escolher bem a localização do lago, mais sombra do que sol, porque senão vais ter sempre problemas com algas... o meu está debaixo de sol das 11H. até às 18H. é demasiado tempo, costumo usar o SERA POND Crystal Clear que arranca literalmente as algas da tela.

 

Se utilizares tela em PVC, tem o cuidado de não ter árvores por perto! Pois as raízes mais tarde ou mais cedo rasgam o plástico!

 

No caso de colocares carpas Kois no teu lago, deves lembrar-te que as mesmas vão crescer rapidamente e por isso tens de seleccionar um sistema de filtração não só tendo em conta o volume do lago, mas também consoante a quantidade de Kois que tencionas colocar no lago. Há sites que te ajudam nesta parte. Ao sistema de filtração deves acrescentar um filtro UV que é muito eficaz no combate às algas.

 

1/3 da superfície do lago deve estar povoado por plantas aquáticas. Estas devem ser plantadas em cestos próprios para lagos com areia e cobertas com seixos. Não uses de forma alguma terra para plantas e até mesmo as que são para lagos, tem sempre nutrientes, o que acaba por alimentar as algas... As plantas aquáticas demoram mais tempos a desenvolver na areia, mas passado uns meses as raízes ganham força e furam pelos cestos o que é bom porque assim filtram a água! Quanto mais plantas melhor.

 

Quanto aos peixes, no caso de optares por carpas Kois, não deves colocar muitas carpas no primeiro ano, pois tens de esperar para observar o crescimento das mesmas e ver se o sistema de filtração tem capacidade para o numero de carpas que estão no lago. Já li em vários sites que recomendam 1 m3 por carpa Koi...

 

Acho que no geral, são estes pontos que deves ter em atenção, mas deve haver mais! Espero ter ajudado

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia " cos177 "

parabéns pelo sucesso, está muito bom, parece um projecto feito por um paisagista, tudo bem eleborado.

a explicação dada ao " nulix " está muito esclarecedora com bons conselhos e dicas importantes, penso que todos aprendemos um pouco.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Cos, está aí um excelente trabalho. o que mais gosto é que o lago está num excelente sitio, com uma excelente "envolvencia" (ao contrario do meu p.e. que foi construído num quintal nas traseiras). Parabéns pelo projecto e pelo bom gosto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pena que tenho de não ter um quintal...

Está muito bom :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas a todos,antes de mais parabéns pelo lago, um jardim com lago parece logo outro jardim.

Mas não há comentários negativos? talvez faltem aqui os outros veteranos nisto ,onde muitos até trabalham com lagos directamente e executam projectos.

 

bem então aqui vai: a tela deveria ter sido escondida ,e não deixar a tela a vista nas margems, é fundamental par mim esconder a tela para não dar ar artificial ao lago.

uma margem feita em degrau bastava:

tal como ja expliquei varias vezes neste fórum.

tela.jpg

 

Outra coisa que não percebi ,é para que é o sistema de filtragem tão alto ,especialmente vulnerável ao sol e as vistas, especialmente na entrada ada casa. podia ter sido escondido ou ate enterrado com um alçapão.estar tão alto causa esforço as bombas e menor rendimento..

 

Há outras coisas bem pensadas ,como separar as plantas do lago ,para os peixes não as danificarem(o mini lago em betão). mas deveria estar densamente plantado, aquele pondo deverá ser o pulmão do lago, mas atenção ao filtro uv que está no filtro. se a agua do filtro uv é a mesma que está a ir para as plantas em vez de voltar para o lago,as plantas vão ressentir-se.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá tmaster,

 

As criticas são sempre bem-vindas, existem sempre aspectos a melhorar.

 

Quanto à margem, não fiz em degrau, porque seriam necessárias pedras maiores para poder assentar no degrau e depois preencher-las com cimento para ficar com ar mais natural. Na altura não houve tempo para tratar desse pormenor, mas já várias pessoas me têm dito que a tela à vista não fica lá muito bem...

 

Quanto ao sistema de filtragem estar tão alto, o único inconveniente é mesmo a perda de eficiência por cada metro que este se encontra acima do nível de água. Mas o local foi escolhido por termos um ponto de água ali perto, o que torna tudo mais fácil quando é a hora da limpeza, e depois também não convém enterrar, porque quando se limpa, pode-se descarregar a água suja através de um ralo que se encontra no fundo do filtro. Já tenho uns arbustos em volta que quando crescerem,tapam o sistema por completo.

 

E por último, o mini lago em betão, acredita que está densamente plantado, só no primeiro ano de plantação é que não... mas agora crescem plantas por todos os cantos. A água que corre para o mini lago em betão, é a que sai do sistema de filtragem sim, mas até agora não tenho tido problemas, as plantas tem crescido bem e desenvolvido raízes bem fortes que andam à superfície da água.

 

Mas pronto, nem tudo é perfeito, e acho que é comum em todos querermos sempre alterar coisas que ficaram menos bem ou que gostaríamos de ver diferentes... Falo por mim, pois se fosse hoje nunca teria utilizado tela, mas sim teria feito o lago todo em betão hidrófugo, com dois ralo de fundo e depois colocaria um revestimento elastic sobre rede de fibra de vidro e por fim uma camada de topcoat. Hoje em dia na Alemanha os lagos levam este preparo e fica um trabalho excepcional e para a vida!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O meu é de betão e o proximo que quero fazer será em tela. a tela é mais versátil ,rápida e se calhar acaba por sair mais barata, não temos de andar a armar ferro,etc. dá para fazer as margens inclinadas como eu quero fazer e talvez não dure para sempre mas dura uns anos...

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

E umas fotos para atualizar?

Que profundidade tem o lago?

Em todos os sites que vi que vendem telas aconselham o lago a ter no máximo 1m de profundidade, esse parece a ter bem mais

Está espetacular

Link to comment
Partilhar nas redes sociais