Recommended Posts

Boas,

 

De inicio tive alguns problemas com o ph que estava muito elevado, fruto sobretudo da água que utilizo e que sai da torneira com um ph de 7,5. Como teimava em não baixar optei por utilizar nas TPA's 1/4 de água de garrafão com ph de 6.

 

Progressivamente o ph foi baixando para 7 (pela cor estava entre 6,5 e 7) e manteve-se nesses valores durante algum tempo.

 

Ultimamente, derivado da estabilização da água e terem deixado de morrer peixes sem que entendesse o porquê optei por fazer TPA's de 15 em 15 dias em vez de semanalmente e não fazia testes à 3 semanas ou quatro.

 

No Domingo, qual foi o meu espanto, quando resolvo fazer os testes, vejo que tenho um ph abaixo dos 6.

Fui logo testar a água da torneira, não fosse o ph estar mais baixo, mas o resultado manteve-se igual ao que tinha medido, ou seja nos 7,5.

 

O que não entendo, porque mesmo usando água engarrafada na proporção que uso, de apenas 1/4 não deveria ter valores tão baixos.

 

Entretanto desde Domingo que tenho feito TPA's pequenas, apenas com água da torneira para ver se aumento um pouco o PH mas sem provocar choques nos peixes, e sempre que meço antes da TPA, o ph está abaixo de 6 e após uma hora já está nos 6, no outro dia repeti e a mesma coisa.

 

Deixo os valores medidos ontem:

PH - menos de 6 (talvez 5,7)

GH - 5 (estável desde à 3 meses, no inicio da montagem estava em 14, foi baixando progressivamente)

NO2 - 0mg/l

 

Existe uma coisa que sei que provoca a descida do ph, na altura que montei o aquário comprei um substrato para as plantas, que pelos vistos era próprio para camarões, mas devido á minha ignorância e como queria um substrato fértil de superficie deixei estar, no outro dia estive na loja onde o comprei e reparei que faz descer o ph, mas apenas meti uma embalagem de 1,5lts para um aquário de 80 Lts logo no inico da montagem em Maio de 2012, por isso acho que não deve ter sido disso.

 

O que poderá ter provocado uma descida tão grande do PH e para valores tão baixos?

 

Cumps.

Daniel

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não são valores baixos. São normais...

 

 

Boa tarde,

Possivelmente tens o KH a 0 e por isso o ph não é constante, sendo facilmente alterado por vários factores (substrato, água, CO2...).

Cumprimentos.

 

É muito provável e logo, as variações de pH não indicam nada. Faz um favor a ti próprio e arruma o teste de pH num sítio bem longe. Preocupa-te apenas na manutenção do aqua (TPAs, aspiração de fundo, limpeza de vidros, etc.) Os peixes sofrem mais se andares sempre a alterar a água à procura da água "ideal".

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente tenho o KH a 0º , não sabia que isso influenciava o ph :sorry: .

Já estive a medir o que tenho nos garrafões de reposição e está a 1º, qual é o valor ideal?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixo um artigo que vai ajudar-te: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-chem.html

 

Algumas dicas:

Normalmente a água da torneira trás co2 dissolvido, quando o co2 desaparecer o ph vai subir;

Aconselho a fazeres experiencias em baldes, garrafões… e não diretamente no aquário para não stressar os peixes, quando tiveres a certeza dos resultados, podes aplicar no aquário.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok portanto em princípio tens água mole. Ideal para a grande maioria dos peixes à excepção dos grandes lagos africanos e mais uns quantos. Se escolheres peixes de águas moles (e por consequência ácidas) não vais ter problemas nenhuns. O que queres melhor? Arruma os testes...

 

E como disse acima. Com um dKH desses o pH não quer dizer absolutamente nada!

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok portanto em princípio tens água mole. Ideal para a grande maioria dos peixes à excepção dos grandes lagos africanos e mais uns quantos. Se escolheres peixes de águas moles (e por consequência ácidas) não vais ter problemas nenhuns. O que queres melhor? Arruma os testes...

 

E como disse acima. Com um dKH desses o pH não quer dizer absolutamente nada!

 

Abraço

 

GM

Boas, então não preciso de me preocupar com o PH?

A água que uso para as TPA's fica normalmente 48h em repouso antes de a usar, e foi essa mesmo que medi, o PH está a 7,5 e o KH a 1º.

Os peixes que tenho são neons, platys, rasboras alerquim, corys e butterfly loaches mais alguns red's.

 

Já agora, estou a pensar montar um aquário nano para os red's, mas depois queria introduzir CRS ou outros do género, talvez uns blue tiger se tiver os € :), com este tipo de água acham que preciso daqueles substratos para baixar o PH e o KH?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens água óptima para a tua fauna. Apenas as platy é que ficam um bocado de fora mas são peixes resistentes. Embora não saibas a TDS em princípio tens água boa para os camarões também.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens água óptima para a tua fauna. Apenas as platy é que ficam um bocado de fora mas são peixes resistentes. Embora não saibas a TDS em princípio tens água boa para os camarões também.

 

Abraço

 

GM

 

Boas, realmente os platys são resistentes, tanto que tenho para lá pelo menos 20 alevins :).

Já agora o que é TDS?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente existe teste para medir isso não é?

Apenas tenho os de PH, KH, GH, NO2 e NO3 a ver se vejo isso, mas para já vou apenas montar o Nano para os red's e depois logo vejo o que meto lá mais, talvez mais uma espécie de camarões.

 

Obrigado pela ajuda, fiquei mais descansado e a ver se volto a fazer as TPA's semanais, mas ainda tenho uma pequena dúvida, se fizer as TPA's apenas com água da torneira, depois de estar em repouso e com um ph de 7,5 como tenho não vai provocar nenhum choque nos peixes, é que mudar 15 ou 20% da água ainda deve aumentar um bom bocado o PH?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim existem instrumentos que medem. Mas não é problemático se não os tiveres. O teus teste de GH e KH já nos dão uma ideia de que terás água mole (TDS baixo).

 

Podes fazer TPA à vontade. Em águas moles o pH não quer dizer nada e vou-te explicar porquê. O pH é um racio entre H+ e OH-. Mas não diz quantos H+ ou OH- tens. Apenas diz a quantidade relativa de cada um (em relação ao outro).

 

Agora imagina um cenário em que tens uma água mole (TDS baixo). Isto quer dizer que vais ter poucos H+ e OH-

 

H+ = 2

OH- = 2

racio = 1

 

Entretanto fazes qualquer coisa que aumenta a acidez (aumentar o número de H+).

 

H+ = 4

OH- = 2

racio = 2

 

Agora imagina que tens águas duras

H+ = 50

OH- = 50

racio = 1

 

E fazes qualquer coisa que aumenta a acidez

 

H+ = 52

OH - = 50

racio = 1.04

 

Ou seja em ambos os casos apenas acrescentaste 2 H+. Só que no caso da água mole, isto equivale a um aumento do racio em 100%, em quanto que no caso da água dura isto apenas equivale a um aumento de 4%.

 

Ou seja, as flutuações de pH em águas moles são muito fáceis de acontecer. É muito instável. E portanto não indica nada. No caso da água dura, para mudares significativamente o pH tem que ocorrer uma grande alteração na química da água. E neste caso o pH poderá indicar então que algo se está a passar.

 

Deu para perceber?

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma vez obrigado pela explicação, não fazia a mínima ideia.

Sendo assim, o que poderá ser preocupante de futuro será alguma variação do KH, correcto?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Alterações na salinidade (TDS, KH, GH) é que podem são complicadas pois mexem com a regulação osmótica dos peixes.

 

Abraço

 

GM

Por acaso a única coisa que se manteve estável desde o ínicio foi o KH, sempre no zero, o GH foi descendo progressivamente até atingir os valores da água que sai da torneira 5º, que se mantém à algum tempo, julgo que tinha uma pedra que não devia ser inerte, tirei-a e o GH baixou, ou então foi coincidência.

Agradeço mais uma vez a ajuda prestada pois foi bastante esclarecedora.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.