O meu " menino"!


pfso

Recommended Posts

Após tantos anos a pedir um aquario decente á minha mae, ela decidiu oferecer-me um! Gostava de ter maior, no entanto o orçamento e o espaço nao esticam ,por isso optei por comprar este aquario!

A minha ideia inicial é manter um aquario que me exiga pouco em termos de custos e manutençao, pois nao sou grande "expert" por estas andanças e tenho muitas lacunas neste hobby que eu tanto adoro!!!

Portanto, espero contar com a vossa ajuda!

 

 

Aqui fica o setup:

 

Dimensoes: 70x60x70

 

Filtro: JBL 1501 greenline

 

Aquecimento: Eheim Jagger 200w

 

Iluminaçao: 2x24w

 

Substracto:

 

JBL Aqua basis plus

JBL Manado

 

Flora:

  • Anubia nana
  • Microsorum pteropus "Narrow Leaf"
  • echinodorus amazonense
  • Vallisneria gigantea
  • 3 especies nao sei o nome

Fauna:

  • 3 corydoras paleatus (ainda tou a espera que o aquario fique ciclado)
  • 1 casal de escalares zebra (ainda tou a espera que o aquario fique ciclado)

( brevemente gostaria de por uma quantas corydoras sterbai, 4 discus juvenis e uns ottos, no entanto ja me tive a informar e parece que vou ter de despachar os meus esclares por causa dos discus)

 

 

 

 

Entao aqui vao as fotos :

 

 

cimg0260xt.jpg

 

 

 

A ver a posiçao pretendida para os troncos....

 

cimg0316tp.jpg

 

 

 

A colocaçao dos fetos de java e das anubias( as anubias depois mudeias de sitio, pois durante a montagem o meu primo fez me o favor de destruir -me tudo ao por-me os tubos do filtro

 

cimg0330u.jpg

 

 

Visto que nao tinha nenhum borrifador para as plantas nao me secarem, decidi recorrer ao ferro de passar a roupa xD

 

cimg0335b.jpg

 

 

 

O começo da montagem...

 

cimg0342t.jpg

 

 

 

 

Depois de ter retirado as anubias do tronco e as ter substituido por mais fetos de java...

 

cimg0411l.jpg

 

 

 

 

uns dias depois.....

 

 

cimg0484a.jpg

 

 

 

cimg0467y.jpg

 

 

cimg0496e.jpg

 

 

 

cimg0465ktd.jpg

 

 

cimg0489y.jpg

 

 

cimg0469g.jpg

 

 

Comentem o aquario( o hardscape, o material, a flora,etc....).

Conto com a vossa ajuda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os problemas ja começaram, nao sei se repararam nas fotos acima, mas os meus troncos estao a ganhar uma especie de muco branco e preto e nao sei o que é !

Alguem pode ajudar a resolver a situaçao??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito giro, só uma duvida, esse filtro não será demasiado forte para esse Aqua?! O 901 dava e sobrava.. Abraço

 

 

Inicialmente era para comprar o 901,mas antes de comprar fartei me de ler topicos aqui no forum e cheguei á conclusao( acho eu a mais correcta) que o 1501 era o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ao ciclo do azoto, estou com muitas duvidas!! Tenho o aquario totalmente montado ha uma semana, a unica coisa que fiz foi por sera florena.

Neste momento o que será mais indicado fazer? Tenho que fazer mudanças diarias da agua? Se sim, qual a quatidade que devo mudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pfso

 

Sobre os troncos é normal...quando fizeres tpa com a magueira isso sai tudo!

Espero que tenhas tratado os troncos pois nao podem ir assim para o aquario.

Outra coisa, ja vi que queres colocar discus...cuidado com isso...no meu vou colocar para ter apenas 1casal...no teu caso nao sei mas depois eles crescem.

Sobre o ciclo é pelo menos um mes.

Convem fazeres testes apenas no inicio ja que nao tas habituado e lê bastante pois tens aqui no forum muita coisa que te vai ajudar!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sobre o que deitas-te no aquario...o sera florena...

"Fertilizante com ferro, minerais e oligo-elementos paras todas as plantas aquáticas. SERA florena não contém nitratos nem fosfatos e garante um crescimento saudável e luxuriante das plantas"

Se é o teu primeiro aquario cuidado como fertilizas ou vais ter isso com algas!

Eu acho que quando uma pessoa nao tem experiencia e vai começar a fertilizar vai dar asneira...no meu caso tive bastante ajuda aqui no forum, ve os meus topicos do meu aquario anterio tem la muita coisa, e no forum tambem tens.

Como disse, basta leres...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pfso

 

Sobre os troncos é normal...quando fizeres tpa com a magueira isso sai tudo!

Espero que tenhas tratado os troncos pois nao podem ir assim para o aquario.

Outra coisa, ja vi que queres colocar discus...cuidado com isso...no meu vou colocar para ter apenas 1casal...no teu caso nao sei mas depois eles crescem.

Sobre o ciclo é pelo menos um mes.

Convem fazeres testes apenas no inicio ja que nao tas habituado e lê bastante pois tens aqui no forum muita coisa que te vai ajudar!

abraço

 

Obrigado....

Os troncos comprei-os na loja e meti-os directamente no aquario. Haverá algum problema????

Eu ja tive dois aquarios antes deste , tive um de 90 l e outro de 45l.Mas nunca tive grande sorte com as plantas porque usava areia de silica e a luz era fraquita e as plantas de raiz morreram-me todas.

Em relaçao aos tpa, devo fazer algum antes de completar o1º mes?Ainda nao fiz nenhum....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sobre o que deitas-te no aquario...o sera florena...

"Fertilizante com ferro, minerais e oligo-elementos paras todas as plantas aquáticas. SERA florena não contém nitratos nem fosfatos e garante um crescimento saudável e luxuriante das plantas"

Se é o teu primeiro aquario cuidado como fertilizas ou vais ter isso com algas!

Eu acho que quando uma pessoa nao tem experiencia e vai começar a fertilizar vai dar asneira...no meu caso tive bastante ajuda aqui no forum, ve os meus topicos do meu aquario anterio tem la muita coisa, e no forum tambem tens.

Como disse, basta leres...

 

 

Para já vou fertelizar com o que tenho por cá. tenho sera florena e florenette A.

Achas que é a melhor opcçao? Eu nao quero gastar muito dinheiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é o teu primeiro aquario cuidado como fertilizas ou vais ter isso com algas!

 

Oh Fábio, já devias saber que as algas não têm relação com a fertilização...

 

pfso: Eu gosto bastante do teu aqua.

Ora o que tu tens é um aquário low-tech (sem CO2). Acho que deves seguir o conselho do Ganilhos e arranjar um fertilizante completo (por exemplo o TPN+) com o qual fertilizas uma vez por semana.

 

As TPA podes ir fazendo algumas pequenas neste momento, mas depois são de evitar. Isto porque vão criar instabilidade. Desde que não tenhas o aquário sobrelotado, não precisas de TPA pois as plantas e o filtro dão conta da purificação da água.

 

Se souberes inglês, aconselho-te a leitura deste artigo

 

O muco no tronco é normal. São fungos que se estão a alimentar dos taninos e compostos orgânicos libertados pelo tronco. Basta passar o dedo ou com um tubo quando fizeres a TPA. Com o tempo também desaparecem.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Fábio, já devias saber que as algas não têm relação com a fertilização...

 

pfso: Eu gosto bastante do teu aqua.

Ora o que tu tens é um aquário low-tech (sem CO2). Acho que deves seguir o conselho do Ganilhos e arranjar um fertilizante completo (por exemplo o TPN+) com o qual fertilizas uma vez por semana.

 

As TPA podes ir fazendo algumas pequenas neste momento, mas depois são de evitar. Isto porque vão criar instabilidade. Desde que não tenhas o aquário sobrelotado, não precisas de TPA pois as plantas e o filtro dão conta da purificação da água.

 

Se souberes inglês, aconselho-te a leitura deste artigo

 

O muco no tronco é normal. São fungos que se estão a alimentar dos taninos e compostos orgânicos libertados pelo tronco. Basta passar o dedo ou com um tubo quando fizeres a TPA. Com o tempo também desaparecem.

 

Abraço

 

GM

 

Muito obrigado, ajudaste bastante!!! :smile2:

Entao que quantidade de agua devo mudar e de quanto em quanto tempo??Em relaçao á fauna quero pouca coisa( 4 discus, 6ottos,10 corydoras sterbai e talvez uns neons)

Diz -me só o seguinte: esse tal TPN+ faz a fertilizaçao apenas das folhas,certo?

Abraço....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter o ciclo feito deves fazer um mínimo de fertilizações. Uma vez a cada 6 meses. Claro que tens que ir repondo a água que se evapora...

 

Se entrentanto vires que tens que fazer TPA por qualquer motivo, mais vale fazer frequentemente pequenas quantidades (10%) do que grandes. Ou seja, o que deves evitar é fazer grandes trocas de água de uma só vez. Isto vai variar bruscamente as condições e introduzir muito CO2. Para além de afectar os peixes, são as algas que aproveitam o súbito aumento de CO2 pois as plantas demoram tempo até se adaptarem.

 

O TPN+ da Tropica é um fertilizante líquido completo (macro e microelementos). Sim, a absorção pelas plantas é feita a partir das folhas. Que é o que faz sentido pois tens a grande maioria das plantas agarradas ao tronco. Uma vez por semana (a dose recomendada) deverá ser suficiente. Se notares algumas carências, duplicas a dose.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Martins eu sei que nao tem nada a ver mas se andares a fertilizar á maluca para alem dos peixes morrerem as algas vao vir, de uma forma ou de outra!

O que aconselho é esquecer fertilização por agora pois o aquario nem precisa, low-tech sem grande coisa para manter, nem co2 há por isso nao vejo o porquê de fertilziar!

 

Depois do ciclo ai pode sim fertilizar como tu disseste, antes nao vejo necessidade!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martins eu sei que nao tem nada a ver mas se andares a fertilizar á maluca para alem dos peixes morrerem as algas vao vir, de uma forma ou de outra!

 

Isto não faz muito sentido faz? Ou tens fé que os nutrientes causam algas, ou então acreditas nas experiências que demonstram que não há relação. Logo, se algas vêm ou deixam de vir não tem nada a ver com fertilização.

 

E não é por não ter CO2 que as plantas não precisam de nutrientes. Precisam é de menor quantidade. Por isso aconselhei uma fertilização semanal e não 3x por semana. Ao fim do mês são 4 vs 12 fertilizações. Faz diferença ou não?

 

Além de que um aquário com peixes, não tem todos os nutrientes necessário. Logo as plantas vão ter carências. Com carências ficam com folhas podres o que liberta amónia e aí podes ter a certeza de que vêm algas.

 

Os fertilizantes não são aliens com fórmulas horríveis. São a comida das plantas. Sem comida não há vida...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do ciclo ai pode sim fertilizar como tu disseste, antes nao vejo necessidade!

 

Depois do ciclo porquê??? Têm que passar fome durante 1 mês?

 

Os bebés quando nascem também não têm desenvolvida a flora intestinal. Será melhor não os alimentarmos? Ou se calhar só lhes damos água... o resto (proteínas, carbohidratos, lípidos) eles não precisam, certo? Não faz sentido. A não ser que queiram começar um aquário logo com deficiências...

 

Até na ADA eles começam logo a fertilizar...

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, entao deixa me ver se entendi.....

Ate completar o ciclo,apenas reponho a agua que se evapora de resto nao faço nenhum TPA.

Em relaçao ás mudanças de agua apenas faço de 6 em 6 meses, so faço alguma caso seja necessario.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa estar a chatear,mas eu ainda tenho montes de duvidas e antes de fazer asneiras prefiro aconselhar me com alguem que perceba do assunto!

As pastilhas que eu tenho da Sera posso nestes entretantos ir fertelizando as raizes das minhas valisnerias, amazonenses e da "relva"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra questao.....

quando posso introduzir a equipa de limpeza??? ottos e corydoras... ou voces aconselham-me outro tipo de peixes?

Obrigado pela ajuda que me têm dado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

sim está tudo explicado naquele artigo. De início deves fazer algumas TPA para eliminar a amónia que vai aparecer até o ciclo estar concluído. A partir daí é que não precisas de TPA com tanta frequência pois as plantas limpam a água.

 

Podes fertilizar com as pastilhas sim.

 

Quanto à introdução de peixes, eu esperaria 1 mês. Ottos e coys parecem-me bem. Também podes por uns amano...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica-me uma coisa ,por favor.

Eu ao fazer tpa estou a retirar amonia,ou seja tambem estou a retirar nitritos??Isso nao será prejudicial ao ciclo??

 

Portanto, eu ao introduzir mais agua no aquario nao estou a influenciar a quimica da agua??

 

Só nao entendo como é que ha criaçao de amonia se eu nao tenho peixes nenhuns......

 

Desculpa mas sou muitooooo ignorante neste assunto.

 

Já agora obrigado pela paciencia :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje quando fui ver o aquario reparei que estava a surgir uma praga de caracois. Ja dei uns quantos aos meus escalares mas ainda ha para lá mais alguns. Que devo fazer??? Esta especie é prejudicial para as plantas??

 

Aqui fica a foto....

 

cimg0524k.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alem disso, começaram -me a surgir umas algas que parecem algodao!

 

Como devo resolver este problema??

 

A introduçao de peixes esta fora de questao, visto que ainda está a completar o ciclo,certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu nunca queres nitritos nem amónia. Por isso fazes a TPA para diluir. Não te preocupes que não "estragas" o ciclo.

 

Há sempre produção de amónia dentro de um aquário. Tudo o que morre é degradado e deita amónia. O substrato fértil liberta amónia. etc...

 

Isso é uma Physa. Tira depressa antes que ponha ovos ou nunca mais controlas a praga...

 

Faz TPA para reduzir a quantidade de amónia. As algas são normais nesta fase inicial em que o aquário ainda não está maduro.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,obrigado!!

 

Amanha vou entreter me a mata-los :medieval_mace:

 

Faço uma mudança parcial de agua cerca de 10%?? Quando volto a fazer outra??

 

Nesta altura achas que nao vale a pena estar a chatear-me com as algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.