Conversão doce para salgado (120x55x70)


Perneta

Recommended Posts

Boa tarde caros amigos de hobby.

 

Tenho um Aquario Rena de 420L (120x50x70cm)com movel, que é um aquario doce comunitario com alguns discos.

Queria iniciar-me nos salgados mas o orçamento é limitado. Gostava que me ajudassem a iniciar-me neste mundo maravilhoso sem muitos custos, aproveitando o material que tenho e ir comprando aos poucos o que posso.

 

Assim, além do anterior tenho um aquario parado com 100L (80x35x35) (sump?) e outro de 60L (57 x 30 x 35)(refugio?).

 

O Rena tem 2 calhas com 2 lampadas T8 (90cm?) que penso podia fazer o upgrade para lampadas t5.

Tem um filtro externo rena XP3 que julgo nao ter grande (ou nenhuma) utilidade para salgado (bomba de retorno?).

 

Fizeram-me um orcamento aqui na madeira de 130 euros para furar o aquario e colocar coluna seca e tubagens. Acham bem?

 

Para ciclar com rocha morta, que mais material necessitaria?

 

Bomba de retorno: com que output necessitaria? Aconselharam sicce silent 5.0; estou a achar muito forte. nao acham?

 

Escumador: um bubble magus seria suficiente? o 5.5 curve ou o 7? foi-me aconselhado o neos zen compact 200 mas estou a ter dificuldade em das quase 600€ só para o escumador.

Qual a litragem de escumador que recomendam para este sistema (500L +-)?

 

luz compraria 4 lampadas t5 agora e mais tarde entao faria um upgrade de uma calha. o que acham?

 

Bombas de circulação: sicce wavesurfer e voyager 8 por 300€ foi o orçamentado. estou a achar caro.

recomendam uma só bomba ou duas de cada lado? qual a melhor opção.? num aquario a ciclar necessitaria numa fase inicial? senao daqui a 2/3 meses comprava a mp40.

 

O objectivo é ter um pouco de studo. SPS's só mais tarde, quando melhorar o material.

 

ajudem um novato cujo sonho é ter um reef mas neste momento está perdido com tanta informação que já encontrou e só tem hipoteses se for low cost. :)

 

(outra possibilidade seria começar no de 80x35x35 e o de 60L para sump mas nao me está a seduzir muito).

 

Desde já obrigado pelas vossas opinióes e sugestoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou tentar dar uma ajuda:

 

1 - a sump quanto maior melhor (aumenta e litragem e permite colocar mais equipamentos)

2 - 130€ para a coluna seca e tubagens parecem-me demasiado, se tiveres jeito para a bricolage ate tu podes fazer isso.

3 - essa bomba de retorno parece-me bem e podes regular se for demasiado forte

4 - esse bubble magus são fracos para esse litragem, deverias por um para 1500/2000l

5 - na iluminação podes optar por 6x54w

6 - a circulação depende muito da carteira, 2 bombas é sempre melhor, podes por 2 Sunsun e depois então trocas para a Vortech

 

Se fosse eu começava mesmo pelo aquario de 120cm porque rapidamente vais querer um maior e depois tens que gastar dinheiro duas vezes...

 

Abraço e força com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...