O MEU AQUA LOW TECH "UNITED COLORS OF AQUA"


KXPT

Recommended Posts

Ora viva caros companheiros,

 

Como não ando nisto há muito tempo e ainda muito pouco sei, mas gosto e interesso-me, resolvi publicar o meu AQUA aqui neste forum.

 

Tudo começou com um pequeno aqua de 15 lts para o meu filho. Ele queria e eu gosto, então começámos com pouco para não abusar. pouca decoração, toda artificial poucos peixes, acima de tudo guppyes e os restantes e fundamentais limpavidros e limpafundos.

Mas o bichinho foi crescendo e a vontade de mudar aumentando. E pronto neste verão resolvi comprar um Aqua maior.

 

Ora pois cá está ele, vou tentar pôr tudo para que possam ver bem e comentar.

 

Setting:

 

Aquário:

AQUA 80 Light da CIANO com as seguintes características:

Devo dizer que hesitei bastante na compra, pois tem uma biobox e eu não gosto disto, para além de estéticamente não ser muito bonito, ocupa espaço do aqua; mas como já trazia o material todo e o valor estava em conta lá foi.

 

- Caixilho em plástico anti-choc

- Cantos polidos

- Tampa com dobradiças

- Dose API® Crystal 2 para uma água cristalina

e sem cheiro

- Iluminação 18 W economizadora de energia c/ balastro electrónico.

 

Dimensões

- Referência AQM540201

- Referência Reino Unido AQM540801

- Cor preta

- Dimensões: C80xL30xA48 cm

- Volume útil: 85 L

- Espessura do vidro: 6 mm

- Peso: 19 kg

 

Equipamentos incluídos:

- Filtro biologico

- 1 sistema de iluminação 18W c/ balastro electrónico

- 1 bomba de água 260 L/h

- 1 aquecedor 100 W

- 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI

- 2 amostras gratuitas de condicionadores de água API®

(Stress Coat®/ Stress Zyme®)

- 1 dose API® Crystal 2

 

 

Depois foi pensar na decoração. Como os € não abundam e para iniciar com um grande aqua, escolhi apenas plantas artificiais, mas a minha intenção é aos poucos ir substituindo as plantas por naturais. Contudo devo dizer que não coloquei substrato por baixo do areão. Vi um substrato que se pode usar em conjunto com o areão, mas era caro. Logo penso sobre isto e quando decidir logo vos peço ajuda.

Arranjei umas pedras (pretas) que tinha no jardim, apanhadas na ribeira perto da minha casa, mais umas brancas mesmo de jardim e outras tipo vulcânicas e já está! Por agora chega. Depois a imaginação fez o resto.

 

Algum tempo depois achei que a bomba/filtro não era suficiente para oxigenar a agua e arranjei uma bombinha de ar com 2 saídas que me ajudou para 2 coisas: oxigenar a água e para usar um aspirador que funciona com a bomba de ar (agora não sei o modelo, logo ponho aqui). E foi o investimento extra peixes que fiz. Ah claro que uso água da torneira e cada vez que faço TPA ponho o Sera ToxiVec.

 

Como não gostava de ver a Biobox, arranjei um tronco de videira que fui buscar à florista da minha mãe e coloquei no áqua para tentar disfarçar. Devo dizer aqui que este tronco já tinha bastante tempo de existir e que apenas o lavei bem e esfreguei com água a ferver e durante bastante tempo. Já vi aqui no forum pessoal a falar de um pequeno fungo branco que aparecia no tronco e que trazia problemas, a mim apareceu igualmente, mas informei-me e 2 ou 3 dias a seguir já os CAE tinham tratado do fungo e nunca mais apareceu nada.

 

É claro que a minha intenção é trocar a flora por natural, mas tudo a seu tempo.

 

Bom vamos então á fauna:

 

2 Corydoras (1 já veio do outro aqua)

2 CAE (chinise algae eater), 1 veio por engano da sra. da loja e so vi quando estava em casa, mas olha acabou por ficar. Sei que podem crescer até 25cms, para já só 1 está grande, o que já tinha também no outro aqua, mas a ver vamos se a coisa se complicar lá terei que oferecer a alguém.

3 Guppyes (1 macho e 2 fémeas)

4 Neons

4 Nariz de Bêbado

5 Molly (2 pretas fémeas, 1 branca fémea, uma dalmata macho e uma laranja que julgo ser fémea)

4 Platty (1 macho e 3 fémeas)

 

Ora entretanto as Molly, as Platty e as Guppy já tiveram crias e daí resultou o seguinte:

 

4 Guppy (os outros devem ter sido devorados, pois não havia maternidade)

14 Molly (principalmente brancas, já são demais...tenho que ver o que fazer)

5 Platty (laranjas e pretos muito bonitos)

 

Entretanto e como é obvio tive que reactivar o outro aqua de 15 lts para fazer de berçário/maternidade isto se queia salvar algumas crias. Neste momento já estão só 3 platty neste aqua, pois os outros já eram grandinhos e pu-los no grande. Mas como disse atrás já são muitos e tenho que reestruturar isto ou vender ou trocar na loja por comida por exemplo...

 

Bem como o testamento já vai longo, vou tentar por aqui as fotos e videos do aqua para poderem ver!

 

Agradeço todos os comentários positivos e negativos, pois assim é que conseguimos evoluir, mas com críticas construtivas!!

 

Pessoal como são algumas fotos fica o link do imageshak para poderem ver. Vou é tentar por aqui um video.

 

http://imageshack.us...3/img2576l.jpg/

 

 

Video - Já tentei e não consigo, logo vejo isto, é pena porque com o video via-se bem o aqua, as fotos não são lá muito boas...

 

Obrigado e fico à espera dos vossos comentários

 

Abraços

Editado por KXPT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

O aquário está bonito, certamente a aquariofilia vai fazer ganhares o vício de tentares conseguir melhor e pesquisar nova informação.

 

Deixo alguns alertas:

Os CAEs (chinise algae eater) são os melhores limpa algas que conheci mas são extremamente agressivos e territoriais, vão acabar por se matarem ou matarem outros peixes;

Os peixes crescem conforme o tamanho do aquário;

Compra materiais em lojas online (muitos artigos são mais baratos).

 

 

Cumprimentos.

Editado por fmnl54321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

O aquário está bonito, certamente a aquariofilia vai fazer ganhares o vício de tentares conseguir melhor e pesquisar nova informação.

 

Deixo alguns alertas:

Os CAEs (chinise algae eater) são os melhores limpa algas que conheci mas são extremamente agressivos e territoriais, vão acabar por se matarem ou matarem outros peixes;

Os peixes crescem conforme o tamanho do aquário;

Compra materiais em lojas online (muitos artigos são mais baratos).

 

 

Cumprimentos.

 

Olá companheiro

Obrigado pelo comentário. Eu sei por experiencia própria o problema dos CAE. No Aqua mais pequeno tive um de coloração amarela que estava a crescer e como o aqua era pequeno começou a chupar literalmente a flora das scamas da Corydora, coitada já estava toda esfolada, tive que me desfazer dele. Estes tenho os 3 porque 1 foi por engano, pois a ideia era só 2. mas deixa ver como corre a coisa!

 

Obrigado

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh pessoal desculpem lá a pergunta, mas quantas fotos conseguem ver, é que fiz o upload de cerca de 50 fotos no imageshack e quando carrego neste link so me aparecem 4 ou 5 e alé disso uma de outro upload muito antigo que tinha feito.

 

Digam de vossa justiça para que possa corrigir se o erro for mesmo do upload ou do meu pc.

 

Abraço

 

Problema resolvido - Era mesmo um problema comigo!

Editado por KXPT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boa tarde. achei interessante este topico e bem explicado...gostei visto ter iniciado tb a pouco tempo por causa da mha filha e aos pouco temos feito uns pequenos ajustes.tb tenho um aquario pequeno, plantas artificiais e poucos peixes mas ja ando a pensar em outros feitos.

um aquario maior,

novas maqunas,

novos peixes,

plantas naturais,

um backround 3D

enfim...

 

tb tem k ser aos poucos, ta mal para todos.

outra coisa..caso saiba ajudar...neste momento tenho 2 guppies gravidas e estao na mm maternidade!é aconselhavel?? o que deverei fazer??

 

aceito sugestoes e ideias...mais um hobbie interessante para ocupar o meu pouco tempo.

 

abc e aproveito para desejar um bom ano a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado e fico à espera dos vossos comentários
Claro que o que vou dizer tu já pensas-te mas:

Aumenta as corys para 5 pois são peixes de cardume.

Retiravas os CAE'S e metias 2 ancistrus ou 4,5 ottos( negros, afinnis)

Pesquisava plantas que se deêm no teu aqua (anúbias, fetos de java, Microsorum windelov...)

E claro está postava fotos que é o que nós gostamos hehehe

 

 

tb tem k ser aos poucos, ta mal para todos.

outra coisa..caso saiba ajudar...neste momento tenho 2 guppies gravidas e estao na mm maternidade!é aconselhavel?? o que deverei fazer??

Não é muito aconselhado o uso de maternidades pois estas stressam mesmo muito as fêmeas. Se aqua-maternidade era o indicado. 10l chegava.

 

 

Cumpz e Boas entradas Tiago Dias.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Algum tempo depois achei que a bomba/filtro não era suficiente para oxigenar a agua e arranjei uma bombinha de ar com 2 saídas que me ajudou para 2 coisas: oxigenar a água e para usar um aspirador que funciona com a bomba de ar (agora não sei o modelo, logo ponho aqui)."

 

KXPT - consegues por fotos para ver esta tua solução??!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caro João Pereira,

 

desculpa o tempo que levei a responder a este tópico, mas o trabalho e as férias de natal e ano novo (escola), não me deixaram outra alternativa senão estar off por uns tempos.

 

Em resposta ao último post assim que poder vou meter aqui uma foto para verem o que é. Mas básicamente como o meu Aqua, tem BIOBOX com já preparada com um tubinho para fazer a ligação de ar se quisesse. Aproveitei e comprei uma bomba de ar normal, tens várias nas lojas e liguei. Pus um tubo enterrado no areão e um difusor na ponta debaixo de umas pedras com buracos junto à vegetação traseira e ai está bolinhas!!! Fica com oxigenação, como também pus na ligação dos tubos um regulador de fluxo, dá para regular a quantidade de bolhas e oxigénio na água.

Quanto ao aspirador é um aspirador normal de vacuo que se liga á bomba de ar com um tubinho e depois tem um recipiente tipo de pano para onde são aspiradas as impurezas do aqua.

 

Vou tentar (ainda não tive tempo para isso), tirar uma foto e colocar aqui para que percebam o funcionamento.

 

Quanto ao meu AQUA, entretanto já fiz algumas alterações. Na ultima grande limpeza aproveitei e coloquei o substrato por baixo do areão. Agora só faltam as plantas, retirei também algumas das pedras brancas pois apeasar de serem bonitas ficam muito rapidamente com verdete e os limpavidros não as conseguem "aspirar".

Em termos de peixes, uiuiui.... Já tive mais criações de platty e de guppies, agora tenho "gente a mais no AQUA", mas já está a ser tratado. Falei com o senhor aqui de uma loja perto que me fica com eles.

 

Entretanto tive outra experiência muito engraçada, pois o meu irmão que também tem um AQUA foi de férias para fora e como vai ficar algum tempo fora, pediu-me para ficar com os peixes dele. E que peixes....

Tem um casal de Bettas (lindos por sinal) e um Ancistrus. Os Bettas tive que colocar o macho dentro da maternidade pois senão julgo que jáo não teria Guppies e mais alguns outros.... a femea está com os restantes e é linda, rapidamente se adaptou ao novo ambiente. A minha maior duvida é se quando voltar ao Aqua original não vai ser diferente!!!! O ancistrus preto com manchas cinza é lindo e esta semana que está no meu AQUA já fez mais trabalho que os meus CAES todos juntos! Portanto também já decidi se na loja me quiserem os CAE troco por ancistrus, pois já estou farto de ve-los a lutar e limpar nada!!!!

 

Assim que poder ponho aqui mais fotos das actualizações.

 

Já agora tenho andado a pesquisar plantas para o aqua e como não gostava de mudar muito o ambiente, quero plantas muito identicas às artificiais que tenho. Alguem conhece boas lojas online que possa conseguir estas plantas, é que tenho visto lojas aqui mas ninguem tem estas plantas.

 

Obrigado

Cumprimentos

Editado por KXPT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.