Reef Old Village II


Joao_T

Recommended Posts

Olá a todos,
O antigo aquario Reef Vila Velha foi desativado para dar espaço a um novo projeto, desta vez com um layout minimalista e um sistema ULNS, povoado predominantemente por SPS.
Com esta mudança os corais naturalmente ressentiram-se mas parece que agora o sistema estabilizou e os corais começaram de novo a abrir as cores, espero nas próximas semanas ter muitas melhores cores.

Setup:
Aquário - 135c x 75l x 60a
Sump - 85c x 60l x 35a Detalhes
Escumador - ATI BubbleMaster 250
Bomba retorno - Eheim power compact 3000 futuramente irei trocar pela nova bomba da ReefSet
Calha 8x54w - Lightwave Detalhes
Circulação - vortech mp40es + 2x Tunze 6055 com multicontrolador 7096
Doseadoras - Grotec - Tec III NG
Balling - Fauna Marin
Reposição - Cubo de 40x40x40 Com repositor TMC
Osmose , Aquili de 4 Estágios
Reactor de Biopellets
Monitorização - Seneye

Por fim quero agradecer ao meu amigo Ricardo Prata pela ajuda e disponibilidade total para a montagem deste novo sistema. Um muito Obrigado. 77.gif

Seguem-se então as fotos que é o que o pessoal gosta não é verdade!? 113.gif

10727731.jpg

20984339.jpg

37514882.jpg

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Muitos parabéns o teu aquário esta magnifico, simples e clean, não há duvidas nenhuma que já fica para uma referencia para o pessoal :thumbup3: . Em relação aos peixes vais por mais ou ficas por aí....

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Muitos parabéns o teu aquário esta magnifico, simples e clean, não há duvidas nenhuma que já fica para uma referencia para o pessoal :thumbup3: . Em relação aos peixes vais por mais ou ficas por aí....

 

Cump

 

Obrigado rwcl, em relação aos peixes, faltam pelo menos 2 entradas obrigatórias!! Um lineatus e um Diacanthus, depois devo fechar o plantel!!!

 

 

Muitos Parabéns, está muito fixe. Bem vindo de volta.

 

Obrigado Vodka7, tinha de voltar!! O primeiro sistema foi para aprendizagem, tinha alguns logo de inicio e portanto fui obrigado a desativá-lo e iniciar-me num outro.

 

 

Muito fixe!

Gosto muito de ver aquários minimalistas. O que tens no sump numa cesta?

 

Olá Pedro, obrigado, o que tenho naquela cesta são 5L de siporax, como agora só tenho cerca de 20Kg de rocha no sistema tive que compensar com siporax.

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá João,

 

Eu sabia que já tinha visto o teu tópico por aqui...

 

Antes de mais, deixa-me dizer-te que gosto muito do layout e de toda a filosofia minimalista e eficiente por trás do projecto. Acho que estás num excelente caminho.

 

Talvez tivesse subido uns 10cm a ilha do lado esquerdo para se destacar em relação à do lado direito mas a forma dela é única e, por si só, reforça bastante o ponto focal do aquário.

 

Em termos de material, tudo impecável e agora é aguardar que a coralada se adapte e o sistema ganhe mais maturidade biológica para o siporax começar a fazer o seu trabalho.

 

Referiste o uso de reactor de biopellets; a ideia que tenho é que acaba por ser um método demasiado potente e de difícil controlo em aquários recentes/pequenos com pouca carga orgânica, acabando por fazer um " strip" dos nutrientes demasiado abrupto ou agressivo, com óbvias consequências para os corais...

 

Já estás a usar as biopellets ou por outra, achas que nesta fase se justifica o uso das mesmas?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Ia agora perguntar-te no teu post o porquê de não usares as biopellets no teu sistema uma vez que optaste pelo vodka...

 

Eu usei logo de inicio porque uma vez que fiz um "reset" ao antigo sistema de um dia para o outro e o antigo sistema ja tinha os biopellets, deixei ficar de maneira a manter manter os nutrientes baixos.

De facto os biopellets têm o problema de controlo e que não é facil chegarmos a um meio termo, eu neste momento apenas tenho 100mg dentro do reactor e mantenho os nitratos a 1ppm e fosfatos a zero. Em vez de aumentar os biopellets optei por colocar o siporax, e espero que me ajude a baixar ainda mais os nitratos.Vou complementar agora com zeovit para não ter o problema de falta de nutrientes para os corais porque alguns ja estão palidos e corro o risco de entrarem em RTN.

 

Obrigado pelo comment, a ideia era mesmo fazer um sistema simples e muito clean, tao clean que até na sump raspo os vidros :P doideira eu sei :P Mas a ideia principal deste sistema é ser um ULNS a 100% e é esse o caminho que irei seguir...

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Doideira ou não, eu também me identifico com ter as coisas todas limpas e organizadas. Acho que dá outro aspecto e motivação ao hobbie.

 

Pois, por isso é que perguntei; numa fase inicial, acho que pode fazer mais mal que bem e é preciso ter alguma parcimónia no seu uso mas admito que à medida que o sistema vai maturando biológicamente, e tendo em conta que se trata de um sistema com um volume elevado de água, começa a fazer sentido e pode trazer vantagens substanciais, principalmente na alimentação dos peixes e, por conseguinte, na alimentação dos corais.

 

Sugiro que alimentes mais a peixarada e vejas a reacção dos corais em termos de coloração. Pode ser uma alternativa aos aditivos suficientemente eficaz para contrabalançar a ausência de nutrientes e palidez dos corais. Nessas condições que tens agora, eu até mantinha esses Nitratos residuais.

 

Fotos actualizadas, não há? :)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho tido o cuidado a alimentar bem os peixes, até queria levantar um pouco os fosfatos mas tem estado sempre a zeros.

O que me tem chateado ultimamente é o verdete que tem aparecido nos vidros passado apenas 1 dia ou 2 depois de limpar...é estranho não ter nutrientes e ganhar esta película nos vidros num curto espaço de tempo...

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Finalmente vejo o teu aqua, gostei mesmo muito - parabéns.

 

Tem um ar muito leve e sóbrio.

 

Fico a aguardar novidades.

 

Abraço

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá João,

 

Finalmente, tão aguardadas fotos.

 

Isso parece estar com bom aspecto. Há corais que agradecem claramente a excessiva redução de nutrientes mas há outros que um bocadinho de "nhanha" não levavam a mal.

 

Isso está mesmo na reserva! Granda maluco!

 

Como é que estás a compensar isso ( se é que estás a compensar ;) )?

 

Resta-me dizer que essas fotos souberam a pouco! A única maneira de compensares seria partilhares uma geral, sem a condição de esperar quase dois meses após o pedido! :cool2:

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olà joao,

 

Realmente valeu a pena tanta espera!

Tens aí umas peças de fazer inveja a muito boa gente!

Tal como o andré, tou curioso como controlas isso, bem calculo eu a julgar pelas cores!

Isso é o que eu chamo andar no fio da navalha! :D

Parabens amigo, està com muito bom aspecto.

Cmpts

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Obrigado pelos comentários, epa as fotos sao ranhosas, como os corais estão um bocado longe, e a minha lente é uma 18-55mm, não consigo tirar nada de jeito. prometo mais umas fotos brevemente.

Sim os nutrientes estão no limite e tento compensar a mais ou a menos com comida, neste momento também estou a dosear 3 produtos da zeovit, vitalizer, pocci-glow e amino. Entretano vou experimentar criar phytoplakton e dosear.

A sump é o quanto mais limpa melhor!!! mesmo este fim de semana saiu tudo lá de dentro e limpei a fundo!!

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso do teu aqua, manda vir essas fotos, q estas souberam a pouco.

 

Att

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Olá João,

 

Isso está-se a compor muito bem!

 

Belas peças que juntaste à tua colecção. A SSC é bruta!

 

Estás a conseguir resolver a falta de nutrientes? Pelo menos os corais já parecem um pouco mais carregados na cor. É bom sinal. :)

 

Para quando uma geral?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Isso está-se a compor muito bem!

 

Belas peças que juntaste à tua colecção. A SSC é bruta!

 

Estás a conseguir resolver a falta de nutrientes? Pelo menos os corais já parecem um pouco mais carregados na cor. É bom sinal. :)

 

Para quando uma geral?

 

 

Abraço

 

Ola André!

 

Sim os corais estão a começar a ficar com cor mais carregada, a shortcake ja está muito mais rosa que esta da foto, nao sei se nao gosto de a ver mais esverdeada do que como está agora :P

Foi simples resolver a falta de nutrientes, parei as biopellets e carreguei com comer para corais e phyto e mais congelado para peixes, controlando apenas com TPA´s a cada 10/15dias, os fosfatos estão nos 0.03 e nitratos subiu um pouco para os 5ppm mas nada preocupante.

 

Umas fotos tiradas à pressão no telemovel:

 

h85j.jpg

 

qnzi.jpg

 

f5yw.jpg

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não se consegue o melhor dos dois mundos em relação a nutrientes, uns ficam mais bonitos e outros definham...

 

Boa a coralada, a geral está para breve?

 

Gostei imenso das dos primeiros posts.

 

Abc

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

Nao é bem isso, num sistema é impossivel teres zero nutrientes, pois passado algum tempo os corais entram mesmo em RTN. Por isso é sempre necessário haver nutrientes ou pelo menos alimentar como deve de ser os corais, mais dificil é encontrar-se o equilibrio, mas isso sao outro quinhentos.

De facto a SSC estava com uma cor mais palida no entanto sobresaía mais os verdes que os rosa mas tenho plena consciencia que o coral não estava bem de saude pois não lhe estava a fornecer os nutrientes necessários!! Neste momento tem uma cor mais carregada e o dobro da extensão de polipos.

 

Vou tirar uma geral em breve, mas aviso já que houve alterações no ultimo mes:

 

Upsss...

mnyf.jpg

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.