1º Aquario Salgado


Eduardo Campos

Recommended Posts

Boas,

 

Após vários meses de pesquisa e sem nenhuma experiência com aquários á excepção de um Betta :character0050: , decidi aventurar-me com um salgado pois as cores e as variedades dos peixes fascinam-me. Venho aqui deixar o meu setup de aquário salgado que montei recentemente para os vossos comentários.

 

- Aquario juwel RIO 180 c sump ( Volume total + ou - 220 litros)

- Escumador Bubble Magus NAC 7

- 1 x T5 High Lite Juwel Blue 45W - 1 x T5 High Lite Juwel Marine 45W

- 2 x bombas de circulação Tunze 6025

- Aquecedor juwel 200W

- 20kg RV

- Bomba de retorno Eheim 2000+

- RO Kit Aquili RO NPS

 

Tenho o aquario ha cerca de 5 semanas, esteve cerca de 3 semanas somente com agua salgada, após este periodo inseri a rocha viva e a areia (nao viva) e complementei com bacterias. Desde que inseri a rocha nunca vi ammonia ou nitritos, tendo apenas 10mg nitratos. Estou neste momento a fazer um ciclo de 8 horas de luz por dia, estao a aparecer algas e inseri 2x Trochus e um Strombus,

 

A ideia seria começar por FOWLR e depois mais para a frente adicionar nos corais.

 

Os níveis actuais são os seguintes:

 

 

Ph- 8,2

Ammonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 10mg

KH - 6

Fosfatos - 0

 

Achei estranho nao ver o ciclo do Azoto,mas pode ser devido á rocha viva estar bem maturada. Pelo que ando a pesquisar apenas o KH esta um bocadinho abaixo do que devia estar e gostaria de saber a vosso opinião do que se pode fazer pois a maioria dos peixes e invertebrados requer um Kh entre 8 e 12 dKH.

 

Obrigado

Editado por Eduardo Campos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eduardo!

 

De facto o ciclo deveria ter aparecido, mas pode ser sinal que a bicharada da rocha não morreu... e logo o ciclo do azoto não se verificou.

 

Agora é aguardar mais umas semanas para o ciclo bacteriano se comece a instalar... deixa passar a fase das algas para introduzires os peixes.

 

Em relação ao aquário ter estado 3 semanas só com água não adianta nada... os ciclos só começam com a introdução da areia e da rocha.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

A rocha foi comprada a um membro do forum e desde o primeiro dia que se viu bicharada e alguns pequenos corais ( e aptasias :bad-words: ) aguentaram-se. Na fase das algas, presuponho que tenho que "recrutar" a equipa de limpeza para as controlar..certo?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

As medidas do aqua são 101 x 41 x 50 cm, e tenho tambem uma sump com mais 60 lts por baixo onde tenho o escumador e o equipamento.

 

Relativamente á luz para FOWLR é suficiente claro que no futuro para outros corais terei que trocar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais