Substrato com ou sem "terra"


potav

Recommended Posts

Acho de mau tom esse tipo de comentários, argumentar é sempre mais produtivo... ainda por cima com esse número de posts...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tão de mau tom como não ler os posts anteriores ou nem pensar antes de responder, induzindo a pessoa em questão em erro? Ou vais dizer que substrato fértil é preciso para Anubias, Fetos de java e musgo de java que nem sequer devem ser enterrados... Em caso afirmativo, então peço-te que justifiques o teu raciocínio, s.f.f.

 

E já agora: mesmo plantados densos, com plantas exigentes, não precisam de substrato fértil para nada. Ajuda, mas não é essencial. Toda a fertilização pode ser feita via coluna de água como prova este artigo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais peço desculpa ao potav pelo off-topic, mas a boa educação é um valor cada vez mais desprezado.

 

Não ia responder ao teu post, mas afinal vou.

 

Não percebeste o que eu disse: o teu comentário foi de mau tom, não me conheces de sítio nenhum para te dirigires a mim dessa forma.

 

Li os post anteriores, onde deu para ver o tipo de discurso que utilizas, o que escrevemos diz muito acerca de nós. A minha opinião é tão válida como a tua, e se o potav entender, posso explicar-lhe porque é que recomendo o substrato fértil.

 

Espero bem que o assunto fique encerrado.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Vamos lá a ter calma. Não é preciso zangas.

 

Só quero ficar elucidado sobre o assunto.

 

O GMMartins diz que o fértil é inútil, ...........apesar de eu ter explicado as minhas intenções em meter plantas pouco exigentes "enterradas" no substrato (inerte ou fértil+inerte) e não querer usar fertilizantes líquidos na água.

 

O Bruno Cruz e o DMachado são de opinião contrária.

 

Gostaria de perceber estas divergências de opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falta calma por estes lados...

 

Acho que em primeiro lugar se coloca uma pergunta: queres montar um plantado de 240L com plantas pouco exigentes porque:

 

1 - não ligas às plantas e dás maior importância aos peixes

2 - gostas de plantas mas tens medo do trabalho que possam dar (fertilizações, CO2, podar, qualidade da luz etc)

3 - gostas de plantas mas tens medo do arranque do aquário com os problemas todos de algas, cianobactérias, diatomáceas e o diabo a 4

4 - outra (e qual?)

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso amigo,

 

Dou mais importância aos peixes. Mas gostava de ter plantas para ornamentar o aquário e não queria muitas "chatices", nem grandes despesas, com elas.

 

assim:

 

"1 - não ligas às plantas e dás maior importância aos peixes" - NÃO E SIM (gosto de plantas mas prefiro os peixes)

"2 - gostas de plantas mas tens medo do trabalho que possam dar (fertilizações, CO2, podar, qualidade da luz etc)" - SIM (tenho medo do trabalho...)

"3 - gostas de plantas mas tens medo do arranque do aquário com os problemas todos de algas, cianobactérias, diatomáceas e o diabo a 4" - SIM (tenho medo do arranque....).

 

Entendeste a minha ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

Começar o post a falar de falta de educação é realmente uma maneira fácil de manipular o "jogo" remetendo a suposta falta de educação para a outra pessoa (eu). Mas não faz mal, que eu tenho as costas largas... Eu gostava era de saber como avalias o tom (nem sequer usei ponto de exclamação)... que se for de alguma é coisa é de desespero por, na minha opinião (que é tão válida como a tua), estarem a recomendar o que não faz sentido (no caso apresentado).

 

Mau tom é usar negrito para enfatizares que não te conheço de lado nenhum... E aliás, partindo da tua premissa, induz-se que se te conhecer posso-te tratar como quiser... que bonita essa premissa. E tu conheces-me para saberes o tipo de pessoa que sou pela maneira como escrevo? Eu também vejo pelo teu aquário que misturas peixes de águas moles (Discus) com peixes de águas duras (platy). O que é isto diz de ti?

 

Mas muito mais importante do que a maneira como este ou aquele escreve (sendo que 90% das pessoas neste fórum nem sequer mete o "h" quando conjugam a terceira pessoa do singular do verbo haver no presente do indicativo) se têm mais ou menos posts, se está inscrito há mais ou menos tempo ... a minha opinião foi fundamentada com um artigo científico. Deixa portanto de ser apenas uma opinião pessoal para estar baseada em dados concretos, recolhidos de forma precisa, usando o método científico. E a tua?

 

Se leres bem os meus tópicos vais ver que me pauto frequentemente por dar sugestões baseadas em dados concretos, artigos científicos, testes comprovados e que sou fundamentalmente contra "clichés" e banha da cobra. Simplesmente, não gosto de acompanhar o rebanho. Devo ser a ovelha tresmalhada. Mais ainda assim, ajudo muitíssima gente neste fórum e tenho praticamente todos os dias MPs de pessoas a pedirem-me conselhos. Mas não... não tenho perfil de papagaio e não estou para estar sempre a dizer a mesmíssima coisa. Assim, às vezes sai de forma mais crua.

 

Potav: Continuo a dizer que não precisas, nem vais beneficiar, de substrato fértil no teu caso. Mas também não faz mal se o puseres. Tens cabeça para pensar... faz como achares melhor. Se tiveres outra questão que possa ajudar, é com muito gosto. Para voltar a repetir que já aqui disse várias vezes, não contes comigo.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, vamos ao que interessa: substrato fértil ou não, a minha opinião.


Sendo perfeitamente possível manter um aquário sem substrato fértil, ou mesmo sem substrato e sem plantas e sem mais nada, só vidro (cubos de reprodução por exemplo), é no entanto recomendado, como já foi aqui dito, utilizar substrato fértil num plantado.


Se gostas dos peixes, deves ter em atenção o meio em que eles vão estar e tentar dar-lhes um ambiente o mais natural possível, mesmo que muitas vezes seja diferente do ambiente de origem. Pelo menos, acho que os animais merecem isso.


Quanto ao arranque do aquário, acho que muitas vezes o que se passa é ter a iluminação dimensionada para um volume de plantas/consumo de nutrientes elevado, e quando se dá o arranque as algas tomam conta de tudo. Aconteceu no meu caso quando passei de uma T8 de 36W manhosa para duas T5 com 78W - BBA até perder de vista, andei com duas chapas a bloquear parte da luz durante umas semanas valentes e a puxar pelas plantas com CO2...


Atenção que se tiveres bastantes peixes e plantas em pequeno número, ao instalar uma iluminação mais forte, porque gostas de ver bem os peixes, as algas disparam. Obviamente podes fazer mais TPAs, mas aí o trabalho aumenta.


A melhor solução para ter muito menos problemas com algas é ter uma massa de plantas que consuma os nutrientes e não dê (tanto) espaço às algas.


No caso do meu aquário, e do nano de camarões que tinha, o substrato fértil, além de ficar barato, tem-se demonstrado muito bom para receber plantas seja de grande exigência seja de pequena exigência, tenho de tudo. Não discuto se é melhor que os ADAs, etc etc porque nunca tive nenhum aquário com esses substratos. Nem hei-de ter.


Recomendo-o pela estabilidade que dá, permite às plantas um crescimento e propagação rápidos e nada de proliferação de algas. Podes ter mais ou menos plantas de início, mas o substrato está lá para o futuro e permite-te expandir a faceta de plantado do aquário, se te der vontade. Querendo colocar algumas plantas mais "difíceis", tens substrato para isso.


Repara que tenho no meu aquário dois discus com uns 15cm, e são para mim o mais importante ali. Mas também adoro as plantas e o efeito que dão, acompanhar a sua evolução, e sei que ajudam a manter os níveis de nitratos e fosfatos mais controlados, além de embelezarem o aquário.


Se tiveres paciência, lê este post que já tem mais de 4 anos e que foi a base do tratamento do meu substrato: http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/library/52554-how-mineralized-soil-substrate-aaron-talbot.html

Não fiz exactamente como ali está, mas no meu tópico tens lá a "receita", é simples, e há outras receitas que também funcionam bem. O dry-start do Tom Barr é parecido com este método, se não me engano.


Aguarda por mais opiniões, não há-de faltar quem queira contribuir com experiências válidas.


Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Parece que o assunto ficou por aqui, potav chegaste a decidir alguma coisa?

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá,

 

Já tenho o aqua a funcionar sem substrato fértil. Só inertes (sílica branca, areia preta e areão vermelho). 5 estrelas, está tudo a funcionar na perfeição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais