Duvida um bocado parva para quem ja está nisto á anos, termostato.


Recommended Posts

Boa noite meus caros,

 

tenho uma duvida meio parva, tenho num cubo de trinta por trinta um termostato de 25 watts.

 

Ele tem servido sempre, mas ultimamente tem estado muito frio, e tenho o termostato a 27 graus e a temperatura não sobe dos 20 graus.

 

Agora o que eu penso que seja. O meu quarto está virado para norte e é um bocadinho frio. Ainda não medi a temperatura exterior para ver se está assim tão baixa.

 

 

O que acham que pode ser?

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O teu aquário tem 27 litros certo? Esse termostato supostamente devia chegar, mas como dizes que o local onde ele está é geralmente frio, devias pensar em aumentar o termostato para um de 50watts. Pode ser também que o termóstato esteja num local de pouca circulação de água, o que faz com que só a zona em volta dele esteja quente e a outra fria. O meu antes acontecia isso, agora que mudei de lugar já está normal.

 

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente. Eu prefiro este como tenho camarões é para ter pelos 22/24 graus.

Ah outra coisa uso um filtro de esponja, por isso a agua não tem muita circulação. VOu tentar mudar para outro lado do quarto vamos la ver se dá

 

Obrigado

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja tive o mesmo problema no meu aquário igual ao teu e que também é de camarões!

Mudei o termostato para um de 75w e acabou-se o problema, pelo sim pelo não mais vale jogar pelo seguro e comprar sempre um termostato um pouco mais potente do que o que precisamos pois além de aquecer a água mais depressa, este tem menos dificuldades a manter a temperatura...

Normalmente faz-se 1watt para cada litro de água, logo tens um aqua de 27 litros e o termostato é de 25, o que da para concluir de imediato que é insuficiente para a litragem que tens...

E ainda por cima no inverno em que as temperaturas descem bastante...

Outra coisa, quanto maior a circulação, mais tendência a água tem para arrefecer mais depressa...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o pior Fabio é que sei essa regra. Mas como quero meter a agua apenas a 22/24 graus por isso é que fui para um termostato mais pequeno.Mas hoje vou comprar um de 75 watts, só espero é depois conseguir manter a temperatura a 22/24 e que não suba demasiado

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o pior Fabio é que sei essa regra. Mas como quero meter a agua apenas a 22/24 graus por isso é que fui para um termostato mais pequeno.Mas hoje vou comprar um de 75 watts, só espero é depois conseguir manter a temperatura a 22/24 e que não suba demasiado

 

tb ñ é preciso tanto! dependendo do termostacto, um de 75W é para aquario de até 80/100l. se for para manter sempre nesse aquario, um de 50W serve mais q bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termo de 25W devia ser suficiente, só se estivesse o tempo todo ligado e a temperatura não subisse, é que deve passar para um mais potente.

Quanto a meter um de 50, 75, 100 ou 1000 a água nunca deve passar da temperatura para que o termo está regulado, para isso é que serve a regulação, enquanto a temperatura não chega ao valor marcado o termo deve ficar ligado, qualquer que seja a sua potência.

 

O teu de 25W está sempre com a luz acessa?

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema também é a divisão onde o aquário está ser fria!

Vou dar um exemplo, o meu aquário de 72 litros tinha inicialmente um termostato de 75w, o mesmo estava sempre ligado e só me aquecia a água até 20º, fui trocar para um termostato de 100w e este sempre ligado e só me aquecia a água até 24º (eu queria uma temperatura de 26º), e acabei com um termostato de 150w num aquário de 72 litros! Agora tirem as vossas conclusões, um de 150w dava para 150 litros, mas é o ideal para o meu aquário devido à temperatura do local onde se encontra o aquário, este tem de fazer mais esforço para aquecer a água...

No meu de 27 litros (cubo de 30cm) tenho um de 75w, pelo menos assim não me preocupo com a temperatura, pois está menos tempo ligado do que um mais fraquinho e aquece-me a água de certeza...

Portanto nem sempre nos podemos guiar somente pela litragem do aquário mas também pela temperatura ambiente do local onde o aquário se encontra (ainda por cima no inverno em que as temperaturas descem bastante).

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho o problema contrario, num aqua de 30l tenho um termo de 50w, eheim jagger, na rodela azul marca 20 no termometro marca 26...

 

Pedro

 

Isso porque a divisão onde se encontra o aquário é quente... Se fosse fria de certeza que ja era ao contrário...

E também o termostato é mais potente e a regra de 1watt por litro é ultrapassada nesse caso...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho o problema contrario, num aqua de 30l tenho um termo de 50w, eheim jagger, na rodela azul marca 20 no termometro marca 26...

 

Pedro

 

ñ sei se é o caso mas o meu antigo termostacto tb estava assim mas pq estava estragado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o problema contrario, num aqua de 30l tenho um termo de 50w, eheim jagger, na rodela azul marca 20 no termometro marca 26...

 

 

Pedro, o teu termostato está mal calibrado. A roda azul é ajustável (tem uma pequena patilha que deve ser puxada de forma a ajustar o marcador sem variar o ajuste de temperatura), e deves calibrá-la de forma a que marque 26 com esse ajuste de temperatura.

 

Nice então vou trocar o de 25w por um de 50w que tenho nas minhas tartarugas

 

Como já aqui foi dito, se o termostato não tiver capacidade para aquecer a água, então vai estar sempre ligado. Se liga e desliga normalmente sem atingir a temperatura, pode ter a ver com a circulação ou pode ter a ver com o ajuste. Há termostatos sem ajuste (principalmente os de pequena dimensão) e é natural que a temperatura varie entre o verão e o inverno.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, o teu termostato está mal calibrado. A roda azul é ajustável (tem uma pequena patilha que deve ser puxada de forma a ajustar o marcador sem variar o ajuste de temperatura), e deves calibrá-la de forma a que marque 26 com esse ajuste de temperatura.

 

:drool3::thumbup3: :thumbup3: Obrigado ele já está no aqua a bastante tempo não me chateia nada eu geralmente verifico sempre pelo termostato e não pelo valor indicado, mas já agora fica correcto...

 

Obrigado

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O de 25 watts estava sempre ligado, ultimamente, mas no verão estava impecavel. Mas já resolvi a situação, comprei um de 75watts e liga e desliga e finalmente tenho a temperatura a vinte e três graus como sempre quis. Com o de 25 watts ou me dava 24 ou me dava 22 nunca os vinte de três.

Problema resolvido pessoal.

 

Sinceramente eu ja devia de saber isto :P

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem, pelo menos assim jogaste pelo seguro e não precisas de te preocupar mais com a temperatura e tamném ja tens termostato caso queiras montar um aquário maior, logo é so vantagens...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá boa noite, estava a navegar pelo fórum e vi esta questão que me deixou intrigado e gostaria de saber se é normal o meu termostato estar ligado durante 5 minutos e depois desligar e voltar a ligar passado 8 minutos e assim sucessivamente.
P.S.: Montei o meu 1º aquário há uma semana, por isso sou muito novo nestas andanças.



Material:

  • Aquário Hexapor (Hexagonal) 33 cm x 29 cmx 44 cm - 32 dm3;
  • Filtro Sera Fil 60 com módulo de expansão para ficar com volume de filtração igual ao Sera Fil 120 = 350 cm3 (7Watts / 380 L/h);
  • Termostato Sera 50 W – 26ºC;

O aquário está no meu quarto e a temperatura ambiente ronda os 15ºC agora no Inverno, e a temperatura da água marca nos termómetros entre 25,3 º C e 26º C, por isso eu calibrei bem o termostato e ele faz bem o seu trabalho, agora gostaria mesmo de saber se é normal o seu tempo de funcionamento.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.