CO2 caseiro - A Grande Batalha :)


Ric@rdo

Recommended Posts

starwars

Bem pessoal, nas ultimas semanas tenho andado numa grande batalha a tentar produzir o bem dito do CO2 caseiro!!

Mas tenho tido algumas dificuldades... Já andei a sondar o Forum, google, youtube e afins.. conclusão ainda saí mais confuso!!

 

Fiz um sistema DIY e utilizei a receita do fermento biológico + bicarbonato de sódio + açucar

:microwave:

 

1ª tentativa e bolhas nada!! Aumentei as doses e tentei eliminar o factor temperatura... Obtive umas bolhas, mas nada de muito significativo! Mas mesmo assim durou cerca de 1 semana..

 

Fiz nova receita e continuei com os mesmos resultados... Mas descobri que o Biarbonato de Sódio estava fora da validade!! Há quase 1 ano loool. Probavelmente influencia o resultado final?

 

Já me aconselharam a receita da gelatina, mas as receitas que tenho falam de 4 pacotes de gelatina!! O k me parece 1 exagero..

Será que me podiam partilhar as vossas experiências e receitas?

 

É necessário retirar o CO2 durante a noite? Devido ao baixo consumo?

 

 

Num futuro próximo vou optar por um outro sistema, mas para já queria ver se conseguia manter com o caseiro!

 

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o que uso é 250g de açucar, uma colher de sobremesa de fermento de padeiro, uma de bicarbonato e um litro de agua morna. Dura me entre 1 a duas semanas com uma bolha por segundo. Julgo que não é mau.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu antes de ter o pressurizado fazia a de gelatina (com os 4 pacotes dos mais baratos como é obvio) e durava-me cerca de 1 mês sempre a debilitar bolhas!! Sempre usei essa sem problemas.

Mas agora com o pressurizado, não quero outra coisa! :naughty:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Esta é a que uso:

 

 

 

 

Estou usando uma Garrafa de 2L e um difusor de CO2 Boyu C170 nela...
A receita seguinte está durando em torno de 25 dias, tocando o difusor normalmente. Quando não consegue mais pressão para o difusor eu substituo a garrafa e a velha coloco em uma pedra porosa, a qual ainda continua produzindo por mais uns 10 dias.
A minha receita é a seguinte:
1ª parte
3 caixas de gelatina (As Royal trazem 2 pacotes cada caixa, basta usar 1 caixa e meia :D )
1 Colher de Chá de Bicarbonato de sódio
300g de açúcar cristal.
1200ml de água.
Prepare a gelatina com uns 700ml de água, dissolva bem pois a mistura vai ficar bem saturada.
Retire do fogo a panela e adicione o açúcar na água quente da gelatina, dissolvendo-o.
Misture o restante da água fria e depois o bicarbonato. Quanto mais quente a água mais espuma faz o bicarbonato.
Deixe descansar um pouco para a espuma do bicarbonato baixar.
Coloque na geladeira por uma noite, Aproximadamente umas 9 horas.
Eu não deixo a gelatina ficar muito dura. As vezes deixo a garrafa deitada, ou faço um furo no meio da gelatina com um cano, para a solução penetrar até o fundo.
2ª parte
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
1 Colher de chá de fermento
300g de açúcar
Dissolva o açúcar em 250ml de água "morninha" (pq se colocar morna é perigoso colocarem quase quente.. hehe), adicione o fermento e o bicarbonato. Eu uso aqueles Quick Shack para bater tudo isso, como se fosse um coquetel.
Coloque essa mistura dentro da garrafa.
Se precisar complete a garrafa com água "morninha", mas deixe um espaço para a espuma.
Eu uso como parêmetro um dedo abaixo da início do afunilamento da boca da garrafa. (nossa.... hehe)
Eu uso uma garrafa de 2L ligada a uma garrafa de 600ml a qual uso como contador de bolhas e como uma forma de escape, caso dê a loca na gelatina e gere muita espuma, então a espuma vai ter que encher a garrafa de 600 antes de passar para o aquário, assim dá tempo de ver o que aconteceu.
Espero que seja útil para alguém.
Sobre a gelatina, morango é minha preferência.. não escolha uma marca muito vagabunda... hehe, já vi diferença na produção... não sei se foi coisa da minha cabeça.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...