Principiante (Duvidas/Ajudas)


MAPc

Recommended Posts

Boas pessoal.

Tou a pensar em me iniciar num aquario de agua salgada, ainda pouco sei ou quase nada mas tambem tenho tempo para aprender pois o projeto e para se ir fazendo e nao para se fazer.

Tou a pensar em fazer um aquario com 80x50x50 cerca de 180lts, o movel tambem serei eu a faze-lo com alguma ajuda de conhecidos...

 

Vou colocar uma pergunta de cada vez e assim que estiver esclarecido volto a colocar outra para que nao hajam aqui varios tipos de respostas e perguntas tudo ao mesmo tempo.

 

Qual a iluminacao melhor\aconselhavel para um aquario com estas medidas?

A ideia e ter alguns peixes nao muitos e corais moles apenas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois em relaçao aos leds foi o que pensei lol...

mas 4x24 acho suficiente nao sei pois nao pretendo nada de muito exigente...

Ja agora algum site onde haja calhas baratas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não há nenhuma medida exacta... Simplesmente adaptas ao teu projecto desde que os tubos lá caibam é na boa.

A meu ver quanto mais pequena melhor...

Aqui no forum tens vários exemplos.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal...

Venho actualizar um pouco este meu topico.

Ja construi o movel ( mais tarde ponho fotos) e ele foi construido para um aquario de 70*40*55 ( que ainda hei-de comprar ou fazer) ja agora se me quiserem mandar orcamentos para um aquario com estas dimensoes por PM estao a vontade.

Agora questoes...

 

- Em relaçao a sump, tenho um aquario plantado de agua doce com 60*30*30 que ainda nao sei se irei aproveitar para a sump se o vou vender junto com o resto dos componentes ( se houver interessados avisem que envio fotos).

A minha ideia era vende-lo e fazer uma sump pois tambem la tenho dois bocados de vidro para aproveitar...

Alguem me pode ajudar com um esquema de como devera ser construida uma sump para o meu aquario? quantas divisoes deve ter? e com a disposicao dos aparelhos necessarios.

 

- Em relaçao ao escumador tenho lido que deve ter X vezes a litragem do aquario, ja agora qual aconselham?

Tenho pensado num NAC 3 acham suficiente?

 

- Em relaçao a bomba de reposicao qual aconselham? o movel tem 83cm de altura nao sei se interessa saber...

 

- Em relaçao ao wavemaker qual aconselham?

 

Desculpem tanta pergunta mas é so para me ir orientando aos poucos com o que devo comprar/procurar para a construcao...

Abraços....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... vou tentar ajudar...

 

Sump: eu aproveitava esse aquário... dividia em 2 compartimentos sendo na que cai a água do aquário fosse o maior para levar o escumador.... na outra divisória seria para a bomba de retorno e penso que 15cm de comprimento bastaria. Usava para dividir os 2 compartimentos com o chamado corta-bolhas com 3 vidros.

 

Escumador: sinceramente isto é um vicio terrível... aposto que em menos de 1 ano e meio quererás uma coisa maior... logo, aproveitava para um escumador melhor que o NAC3... apostava talvez no NAC5 curve.

 

Bombas de reposição... qualidade vs preço ia para uma Sicce Sycra Silent 2.5... não te esqueças que terá que subir 83cm + 55cm...

 

Wavemaker... as sunsun mesmo a de 3000l/h será muito forte para esse aquário... precisarias de 100cm... como melhor opção recomendava 2 x tunze nanostream 6025...

 

Atenciosamente,

 

Pedro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedrolena, antes de mais obrigado pela ajuda.

Em relaçao a sump secalhar vou fazer ja que tenho aqui em casa algum vidro e assim uso-o para a sump e vendo o aquario que sera mais facil vender.

Em relaçao ao escumador acho que pela diferenca de preco ficava melhor servido com o NAC 5 (ja agora alguem me pode dar sites com materiais baratos a venda?)

Wavemaker aqui na loja ao pe de mim aconselharam a tunze 6045 o que achas?/acham?

em relaçao ao material que aconselharem so peço que seja barato (lol) bom e tambem muito importante...silencioso...pois como e para um aquario de sala e onde a minha filha muito dorme o material nao convem fazer muito barulho...

Assim que puder meto fotos do movel nao esta esquecido....

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais