Aquários plantados vs aquários com plantas


Jorge N. Ferreira

Recommended Posts

Vejo muita gente a dizer que quer fazer (ou que tem) um aquário plantado.

Vejo, muito esporádicamete, a dizer que têm um aquário com plantas (e normalmente é quem tem plantas de plástico).

 

Qual é para vós a diferença?

Há?

Não há?

 

Está aberta a discussão :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião de quem não percebe muito disto, um "aquário plantado" é um ambiente todo ele dedicado, virado e focado nas plantas. Se existirem peixes nesse aquário, repito "se", são secundários. Um aquário com plantas é um ambiente em que os peixes são o objecto da nossa dedicação, aquilo a que realmente é o motivo principal do nosso interesse, mas colocamos plantas para proporcionar um ecossistema equilibrado, um bom e natural ambiente para os peixes viverem.

 

Em resumo, um "aquário plantado" é para quem é mais apreciador de plantas mas colocou lá uns peixes, um "aquário com plantas" é para quem é mais apreciador de peixes mas colocou lá umas plantas.

 

That's just my two cents...

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu gosto de pensar de acordo com a distinção feita pelo elorga mas isto não escrito em lado nenhum. Ou seja, na pratica um aquário plantado é um aquário com plantas e vice versa. Ou seja, será que esta classificação em aquários plantados e aquários com plantas tem algum benefício? E onde é que está a linha de separação? Um aquário plantado tem uma metodologia diferente?

 

Acho que deixei mais perguntas do que respostas :fart004:

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Esta é a minha opinião. Um aquário plantado é um aquário com plantas verdadeiras e vivas, às quais nos dedicamos para agradar aos peixes para que eles se sintam num sítio mais natural. Um aquário com plantas podem ser de plástico, que não exigem tenta dedicação. Um aquário plantado tem plantas vivas que proporcionam um ecossistema equilibrado para os peixes. Um aquário com plantas, normalmente são de plástico e nunca são em grandes quantidades. Há quem pense que as duas frases signifiquem o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha modesta opinião, acho que a diferença reside na quantidade e variedade das mesmas, se as plantas assumem um papel preponderante no layout do aquário, seja por motivos estéticos ou para melhorar o habitat dos peixes ai considero um aquário plantado, se tem 2 ou 3 plantas, plantadas de forma aleatória, passa a ser um aquário com plantas.

Plantas artificiais, a meu ver, são peças de decoração, nunca diria que possuia um aquário com plantas se estas fossem de plástico.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Daniel...

 

Um Plantado, é um aquario que tem varias especies de plantas, onde as plantas são o focus do Layout, por norma ainda pudemos dividir o plantado em plantados Low-tech e Hi-tech, onde a diferença está nas condições que damos à plantas.

 

Um Hi-tech tem plantas mais exigentes, que necessitam de >0,75W/L de iluminação, CO2 pressurizado, fertilização liquida, etc...

 

Um Aquario com plantas, é um aquario que tem poucas plantas, e de pouca exigencia...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Na minha humilde opinião, aquários plantados e aquarios com plantas são coisas dispares...
Aquario com plantas, é o que abunda por cá, aquários com a maior enfase na fauna, o objectivo é manter os peixes, as plantas estão somente lá para decorar, e ir consumindo os nutrientes produzidos pelas excrementes dos peixes. Neste tipo de aquários existe uma preocupação em meter plantas para lhe dar um ar mais bonito, mas não raras as vezes, as plantas não estão no seu melhor, tanto pelo necessidade de dar importancia ás caracteristicas da água que a fauna necessita, como pela inexperiencia do aquariofilo em manter plantas. Aqui claramente as plantas são moldadas aos peixes.

Já o Aquario Plantado está no espectro contrario, há uma clara enfase nas plantas, sendo a fauna deixada para segundo plano, não raras vezes os peixes são escolhidos para não obstruir a observação das plantas, e muitas vezes estão lá para acentuar a beleza das plantas. Nestes aquários a primazia da manutenção é somente as plantas, o aquariofilo fará o seu melhor para manter as plantas em excelente condição, sendo a fauna, não raras vezes descorada, não havendo grande investimento em termos de tempo comparativamente á manutenção das plantas. Aqui contrariamente ao aquario com plantas, são os peixes que são moldados ás plantas e suas necessidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais