Construir aquário 120 ou 150x60x60


DMACHADO

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a planear a construção de um aquário com 120x60x60 ou 150x60x60.

 

Quero mandar fazer dois furos de 40mm (?) no fundo para a filtragem e a aplicação de tampas talvez seja feita a aproveitar travessas francesas.

 

Nesta calculadora de aquários e para o 150x60x60 o vidro de 12mm dá-me um factor de segurança de 3.9, e para o de 120X60X60 o vidro de 12mm dá-me 4.3 de factor de segurança.

 

Tenho orçamento só para os 5 vidros de 12mm para o aquário de 150 na casa dos 160 euros e extra-claro na casa dos 310 euros. Isto sem as tampas que serão de plástico cristal - esqueçam o calor, vai ser totalmente iluminado a LED.

 

O aquário de 120 penso que não precisaria de travamentos, no entanto quero receber opiniões para ambos os casos, especialmente o de 150.

 

É de aplicar travessas francesas? de que espessura e largura?

 

Agradeço opiniões e sugestões para o planeamento deste aquário.

 

Cumprimentos.

____________________________________________________________________________________________

EDIT: quanto à filtragem e circulação de água:

 

Estou a pensar numa sump de 75 litros com refúgio de invertebrados incluído, e colocar o meu eheim 2215 a fazer de bomba apenas com lã de vidro no interior, isto a seguir à sump.

 

Serão dois furos de 40mm no fundo, e utilizarei uma coluna seca com "silenciador" (durso?).

 

No aquário uma powerhead de 600lts/h para assegurar a boa circulação.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde
a minha opinião vai para o aquário de 150, , eu tive um de 120cm e acabei por mudar para um de 160x60x60 tem vidro de 10mm com travessas francesas sem problemas.
com 12mm e travessas francesas nunca irá acontecer nada. (em relação á barriga claro).
as travessas francesas devem no mínimo ser da mesma espessura dos vidros, já soube de dois membros do forum que tinham travessas francesas de espessura diferente e partiram.
segundo os entendidos na fabricação de aquários, a deficiencia deveu-se ás traves com espessura mais fina e não aguentou a pressão (citei)
bom é apenas a minha opinião com vontade de ajudar
cumprimentos
afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também estou mais inclinado para o de 150, a fazer o esforço por pouco mais tenho mais 100 litros de água disponíveis. E realmente os 12mm valem bem o descanso que dão...

 

Vou pesquisar a questão da mesma espessura para o travamento, obrigado.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estive a verificar a calculadora de aquários e também o site da casa do nemo, recomendam vidro de 12mm sem travamentos, factor de segurança 3,9.

 

No entanto, aplicando um factor de 1,[cagaço], estou a pensar usar uma solução interessante para reforçar, nem que seja psicologicamente, e apoiar também as tampas: travamento francês parcial, nos vãos maiores do vidro:

 

2.JPG

 

3.JPG

 

Opiniões?

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O silicone está a ficar muito bem. Podes fazer os travamentos no fundo do aquário, é claro que adicionalmente aos de cima. A única vantagem de fazeres assim é o facto de utilizares menos vidro em cima ficando "esteticamente melhor".

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que te induzi em erro, este não é o meu, ainda não comecei a construir...

 

É um exemplo do que estou a pensar fazer... e não estava a pensar em travamentos no fundo...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há uns dias pedi 2 orçamentos para um aq. de 1500x450x600 em 12 cm e em 10 cm com travamentos ( travessas francesas ), Existia alguma diferença de valores entre o aq. em 10 cm e em 12 cm, perguntei se em 10 cm era seguro ou não valia a pena arriscar e foi-me dito por ambos que era 100% seguro em 10 cm.

Este é um projeto que estou a preparar como tal ainda não tenho feedbak do aq.

cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais