Aquario pequeno "verde"... preciso de ajuda.


5t0rm

Recommended Posts

Bom, como o título indica, tenho um pequeno aquário que está constantemente "verde"... Preciso de ajuda para acabar com esta praga.

 

Desde já gostaria de esclarecer que gosto bastante de aquários, mas infelizmente não tenho tempo para me dedicar a mais um hobby, portanto assumam à partida que não faço ideia do que estamos a falar.

 

Começo pelo início... há uns meses atrás ofereceram à minha filhota um peixe "olho de telescópio" que inicialmente estava metido num globo. Na altura achei que o globo não seria o ambiente mais agradável, pelo que arranjei um aquário pequeno (30L) para meter o pobre animal. Foi por aí que começaram os problemas, atirei-me à tarefa de tentar criar um ambiente mais saudável para o peixe, mas depois começaram os problemas. A água fica baça rapidamente, as algas "verdes" aparecem ao fim de 15 dias de forma bastante visível e o peixe em si... não me parece muito saudável.

 

Basicamente falo de um aquário de 28L, de agua fria, com areão no fundo (cerca de 2cm) e um filtro interno Elite Stingray. Cheguei a ter uma pedra difusora com uma bomba de ar, mas não me pareceu que fizesse grande diferença pelo que acabei por retirar.

 

Gostava de compreender o que posso fazer para manter o aquário limpo por mais tempo e garantir que o peixe (já batizado de Afonso) tenha o ambiente que merece.

 

Obrigado pelos vossos comentários

Editado por 5t0rm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Afonso, assim para já, precisa de um aquário de pelo menos 100 litros.

Tens fotos do aquário para ver o que se passa?

O aquário apanha sol?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Esse aquario tem luz?

 

De quanto em quanto tempo fazes uma TPA?

 

Que tipo de algas estamos a falar? podes descrever ou melhor, tirar uma foto?

 

As algas dependem de muitos factores para o seu aparecimento, pode ser excesso de amonia, excesso de luz, excesso de Fosfatos... mas para parceber o que se passa é necessario mais informação.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Afonso, assim para já, precisa de um aquário de pelo menos 100 litros.

Tens fotos do aquário para ver o que se passa?

O aquário apanha sol?

 

Pois... por uma recomendação aqui do forum fui ao site aqadvisor e vi que o bichinho está apertado... não sei como resolver isto. Não tenho outro aquario nem espaço livre para o colocar.

Fotos do problema não tenho uma vez que o estive a limpar este fim de semana. Tento colocar mais tarde.

Não apanha sol diretamente, pode apanhar luz solar durante umas horas mas está a uns 4 ou 5 metros da janela.

 

Boas...

 

Esse aquario tem luz?

 

De quanto em quanto tempo fazes uma TPA?

 

Que tipo de algas estamos a falar? podes descrever ou melhor, tirar uma foto?

 

As algas dependem de muitos factores para o seu aparecimento, pode ser excesso de amonia, excesso de luz, excesso de Fosfatos... mas para parceber o que se passa é necessario mais informação.

 

Sim, o aquario tem uma barra de LED com uns 15 cm. A luz apenas é ligada durante 3 a 4 horas ao final do dia.

Tipicamente tento fazer TPA de 20% a 30% de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas.

Não consigo descrever muito melhor o problema... é o tipico verde de agua parada. Passadas umas semanas começam a aparecer e depois vão-se agarrando ao vidro, ao filtro, às pedras... enfim. Não tenho fotos do aquario antes de limpar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não apanha sol diretamente, pode apanhar luz solar durante umas horas mas está a uns 4 ou 5 metros da janela.

 

 

É mais do que o suficiente para as algas proliferarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso as leds não são azuis? As algas adoram as leds azuis...

 

Mas acho que o problema esta mesmo na TPA, esse peixe e muito porcalhão, e 25l de agua e muito pouco para tanto "coco" ainda mais quando o próprio filtro e fraquinho. De certeza que tens amónia no aquário.

 

Começa a fazer TPAs todas as semana e vais ver que reduzes drasticamente as algas..., coloca também o filtro de modo a que movimente a agua a superfície, isso vai não so ajudar a combater as algas como vai oxigenar a agua.

 

Para as green spots, ou seja as algas nos vidros, podes comprar um neretrina, ou seja um caracol que come as algas dos vidros.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso as leds não são azuis? As algas adoram as leds azuis...

 

Mas acho que o problema esta mesmo na TPA, esse peixe e muito porcalhão, e 25l de agua e muito pouco para tanto "coco" ainda mais quando o próprio filtro e fraquinho. De certeza que tens amónia no aquário.

 

Começa a fazer TPAs todas as semana e vais ver que reduzes drasticamente as algas..., coloca também o filtro de modo a que movimente a agua a superfície, isso vai não so ajudar a combater as algas como vai oxigenar a agua.

 

Para as green spots, ou seja as algas nos vidros, podes comprar um neretrina, ou seja um caracol que come as algas dos vidros.

 

Obrigado pela ajuda. Aproveito para colocar umas perguntas

Achas que devo manter a pedra difusora com a bomba de ar?

Substituir o filtro por algo mais potente? Recomendas-me algum? (no limite de 25 a 30€)

 

PS: os LED são brancos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Então cá vai a minha sugestão.

 

Relativamente ao filtro, procura um de cascata, existem alguns a preços simpáticos, vê nos patrocinadores do fórum.

 

No que diz respeito ao layout, eu pessoalmente gosto de ver os aquários o mais naturais possíveis...

 

Eu retirava essa concha, pois e de agua salgada, e colocaria um tronco pequeno com uma anubia ou feto de Java agarrado, dava logo um ar mais natural...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Então cá vai a minha sugestão.

 

Relativamente ao filtro, procura um de cascata, existem alguns a preços simpáticos, vê nos patrocinadores do fórum.

 

No que diz respeito ao layout, eu pessoalmente gosto de ver os aquários o mais naturais possíveis...

 

Eu retirava essa concha, pois e de agua salgada, e colocaria um tronco pequeno com uma anubia ou feto de Java agarrado, dava logo um ar mais natural...

Quero aproveitar para agradeçer ao CyberJ pelas dicas.

 

Hoje fiz as alterações e ficou assim:

p1140365m.jpg

p1140366v.jpg

p1140367d.jpg

 

Gostei muito do resultado final. Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

comprei um parecido para a minha avó. Vinha esponja e um cartucho com lã e carvão. Tirei o cartucho e coloquei lã e siporax mini

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema?

Aquário pequeno, falta de filtragem, e de TPA.

A luz é um problema secundário.

Tenho o meu aquário ao lado de uma porta janela, e não tem nada de verde.

A luz do Sol, é um mito, se a água estiver com os níveis ideais, mas em 30l é impossível.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

após 5 dias das "mudanças" o Afonso (nome técnico) mudou radicalmente de comportamento...

Normalmente costumava andar pelo topo do aquario e desde ontem que reparo que está muito parado e "colado" ao fundo do aquario...

 

Agora reparei numas manchas brancas no dorso, na barriga e antes da cauda... o que se terá passado e o que devo fazer?

 

p1140382.jpg

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não dar para ver muito bem, parece uma infecção bacteriana, provavelmente causada por um défice no sistema imunitário derivada ao stress das ultimas mudanças....

 

Tenta fazer um tratamento com eshe 2000. Mas confirma se o produto e apropriado para peixes de agua fria, pois de agua fria percebo pouco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.