Casal de Escalares!! e Criação!


Sara Batista

Recommended Posts

Boas tenho agora um casal de escalares que pôs ovos e estes eclodiram muito bem, tinha mais de 50bebes! mas estes foram morrendo ao longo do tempo.. por causa dos valores dos nitritos, pois eu não os consigo baixar!!faço troca de agua 2x por dia de 10%, uso bionitrivec e acondicionador da agua, neste momento já só tenho 4sobreviventes! e como mesmo assim os valores nao descem os passei para uma maternidade para o aqua maior, lavei por completo o aqua onde estavam e voltei a la por o casal, mas agora o casal parece k não se anda a dar bem, atiram-se um contra o outro a darem-se "beijos" mas parecem me ser de grande intensidade! Será que me poderiam dar alguma dica em relação aos bebes como fazer com que sobrevivam? :l e o casal o que se estara a passar com eles?

 

tenho um aqua de 43l, neste momento os niveis da agua estão todos bons. Também pensei ser do filtro.. mas o filtro o tinha "tapado" com um meia de vidro pois se não chupava os bebes.. dentro do filtro tenho o algodão que vou mudando de 2 em 2dias..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho agora um casal de escalares que pôs ovos e estes eclodiram muito bem, tinha mais de 50bebes! mas estes foram morrendo ao longo do tempo.. por causa dos valores dos nitritos, pois eu não os consigo baixar!!faço troca de agua 2x por dia de 10%, uso bionitrivec e acondicionador da agua, neste momento já só tenho 4sobreviventes! e como mesmo assim os valores nao descem os passei para uma maternidade para o aqua maior, lavei por completo o aqua onde estavam e voltei a la por o casal, mas agora o casal parece k não se anda a dar bem, atiram-se um contra o outro a darem-se "beijos" mas parecem me ser de grande intensidade! Será que me poderiam dar alguma dica em relação aos bebes como fazer com que sobrevivam? :l e o casal o que se estara a passar com eles?

 

tenho um aqua de 43l, neste momento os niveis da agua estão todos bons. Também pensei ser do filtro.. mas o filtro o tinha "tapado" com um meia de vidro pois se não chupava os bebes.. dentro do filtro tenho o algodão que vou mudando de 2 em 2dias..

 

Por partes:

 

Tens escalares num aquário de 43l?! E eles fizeram criação?! E eclodiram?! Uau! :huh:

 

O problema das crias de escalar não são os nitritos, nem o filtro, o problema é a comida. A menos que cries artémia, provavelmente não vais conseguir alimentá-los e eles vão morrer.

 

Quanto aos nitritos, eu apostaria no filtro ser demasiado fraco. Quando dizes que tinhas tapado o filtro com uma meia faz-me lembrar um filtro interno... e esses não primam pela eficiência. De qualquer forma com trocas de água 2x por dia, começo a duvidar do resultado desses teus testes. Bionitrivec e acondicionadores são só para gastar dinheiro. Mais vale investir num bom filtro.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim os escalares criaram =) então os nitritos estão no máx a vermelho, tenho conseguido manter em laranja, ao meio :l os testes sei k nao estão errados pk o aqua maior esta bom! e sim o filtro é interno, mas já agora.. existem filtros externos para a capacidade deste aqua? e depois não irá sugar os bebes?? no meu aqua maior tenho um filtro externo, eu tenho dado de comer aos pequenos, de uma comida mesmo para bebes, em pó verde, e não artemia, e sim tenho gasto imenso € em produtos para os tentar salvar :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim os escalares criaram =) então os nitritos estão no máx a vermelho, tenho conseguido manter em laranja, ao meio :l os testes sei k nao estão errados pk o aqua maior esta bom! e sim o filtro é interno, mas já agora.. existem filtros externos para a capacidade deste aqua? e depois não irá sugar os bebes?? no meu aqua maior tenho um filtro externo, eu tenho dado de comer aos pequenos, de uma comida mesmo para bebes, em pó verde, e não artemia, e sim tenho gasto imenso € em produtos para os tentar salvar :(

 

Se os nitritos (NO2) estivessem no máximo, acho que os teus peixes estariam mortos! Não estarás a medir antes os nitratos (NO3)?

 

Eu tenho um eheim 2211 para um aquário de camarões mais ou menos dessa litragem. Com o uso da flauta, não faz grande corrente. Quanto ao sugar os bebés, usa-se o mesmo método que para os camarões: uma esponja no tubo de sucção. Mas tens os filtros de cascata que também podem ser uma boa opção.

 

As comidas em pó podes esquecer. Eu também cometi esse erro e foi só gastar dinheiro. A artémia liquida que também se vende para alevins, também podes esquecer. Há quem diga que teve bons resultados, mas eu nunca consegui que lhe tocassem. Se não mexe, eles não comem! O ideal é mesmo eclodir artémia. Acabei por comprar uma sistema destes: http://www.pet4you.n...de-artemia.html. É o mais simples que encontrei e resulta muito bem para uma postura de escalares. Só precisas do prato, de ovos de artémia (os que vêm com o prato normalmente não eclodem) e sal (o de cozinha serve). Depois é uma questão de seguir as instruções que vêm com o prato.

 

e em relação ao casal?? é normal o que se andam a fazer??

 

Sim. Os meus também ficavam "chateados" quando perdiam os pequenos. Passado algum tempo voltam ao normal.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... tenho que te dizer isto:

 

Acho o aquário muito pequeno para escalares...

 

Os escalares precisam de um aquário com bastante altura, senão correm o risco de ficar deformados.

 

E para um casal é necessário espaço. Nesta fase em que estão "desentendidos", num aquário tão pequeno é capaz de não ser bonito e podem até magoar-se

 

Fica o alerta.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei que não é o ideal, eu andei a procura durante muito tempo daqueles tipo 50x50x50 e não encontrei em nenhum lado :S em relação ao filtro eu tenho o de cascata tbm aqui em casa, mas depois não sugara os bebes a mesma? posso po-lo descansada? e sim é o NO2 .. é que nesse aqua da-me esses valores, e depois vou medir no aqua grande e esta bom! por isso presumo k o pequeno este mal.. e depois tbm me dizem que os caracois não se dão com No2 mas eles aparecem no aqua.. não percebo mesmo :l vou mudar o filtro interno pelo de cascata e ver o que faço em relação a comida :l

 

Muito obrigado e Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei que não é o ideal, eu andei a procura durante muito tempo daqueles tipo 50x50x50 e não encontrei em nenhum lado :S em relação ao filtro eu tenho o de cascata tbm aqui em casa, mas depois não sugara os bebes a mesma? posso po-lo descansada? e sim é o NO2 .. é que nesse aqua da-me esses valores, e depois vou medir no aqua grande e esta bom! por isso presumo k o pequeno este mal.. e depois tbm me dizem que os caracois não se dão com No2 mas eles aparecem no aqua.. não percebo mesmo :l vou mudar o filtro interno pelo de cascata e ver o que faço em relação a comida :l

 

Muito obrigado e Cumprimentos

 

Sim... um cubo de 50x50x50 seria o ideal para um casal de escalares.

 

Para evitar que o filtro sugue os alevins, usa-se uma esponja própria para colocar no tubo de sucção. Uma coisa assim deste género:

 

s_MLB_v_T_f_3241826072_102012.jpg

 

Para desenrascar, podes sempre colocar lá a meia de vidro... mas vai-te entupir o filtro muito facilmente, tens que ter atenção a isso.

 

Quanto ao nitrito, é estranho. A menos que o aquário seja montado de novo e ainda não tenha feito o ciclo, não me parece muito normal. E se os escalares reproduziram, não pode estar tão mau assim! :)

 

Qual é o teste que usas? Não terá já passado de validade? E qual é o valor ao certo em mg/l ou ppm que te dá (a escala do teu teste pode ser muito pequena e uma cor forte pode não ser nada de muito grave)?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...para primeira alimentação ainda antes de artémia há quem aconselhe fazer um infusório.

Podes ler mais um pouco aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71539

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o teste ainda não passou da validade, e os testes e produtos que tenho são da Sera. O aqua já fez o ciclo pois fui retirando agua do meu aqua maior e por isso a agua esta boa, dai até nascerem caracois no aqua do casal.. Ora bem neste preciso momento (sendo que ontem mudei e lavei o aqua por completo pois o valor estava em 5.0mg/l ) tenho tudo em ordem, o valor se encontra em 0.0mg/l

 

Vou fazer eclodir artemia e ver se consigo estabilizar os valores e ver se não é de fome que estão a morrer. Mas já agora.. se não fossem da comida não teriam já morrido todos na mesma altura?? :S A postura foi dia 1 de Novembro e eclodiram dia 3 de Novembro, se fosse de fome não deveriam estar mortos ha muito tempo?? :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio sim..deveriam mas nista de aquariofilia já aprendi que nunca tenho certezas de nada.

Tenho cá um discu que nunca o vi comer...mas já cá anda quase há 3 meses por isso alguma coisa deve comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o teste ainda não passou da validade, e os testes e produtos que tenho são da Sera. O aqua já fez o ciclo pois fui retirando agua do meu aqua maior e por isso a agua esta boa, dai até nascerem caracois no aqua do casal.. Ora bem neste preciso momento (sendo que ontem mudei e lavei o aqua por completo pois o valor estava em 5.0mg/l ) tenho tudo em ordem, o valor se encontra em 0.0mg/l

 

Essa parte de "lavei o aqua por completo" causa-me alguns arrepios na espinha! :) Por acaso terás o aquário sem areão? Ora se bem percebi, tens um filtro interno (que já só por si tem pouca capacidade para matérias filtrantes) com algodão que mudas de 2 em 2 dias, fazes TPA's de 10%, 2x por dia, se não tiveres areão... bem... onde é que é suposto estarem as bactérias nitrificantes?! A falta de uma colónia de bactérias a funcionar correctamente explica esse teu problema de nitritos. Para uma boa filtração biológica, precisas qualquer coisa onde as bactérias nitrificantes se vão acumulando (normalmente dentro do filtro, que é por onde toda a água passa) para fazer o seu trabalho de eliminar a amónia e os nitritos. Se tiveres constantemente a trocar e a limpar tudo, nunca vais conseguir uma boa filtração biológica.

 

Que tal umas fotos para perceber melhor esse teu aquário e te poder ajudar melhor?

 

Vou fazer eclodir artemia e ver se consigo estabilizar os valores e ver se não é de fome que estão a morrer. Mas já agora.. se não fossem da comida não teriam já morrido todos na mesma altura?? :S A postura foi dia 1 de Novembro e eclodiram dia 3 de Novembro, se fosse de fome não deveriam estar mortos ha muito tempo?? :S

 

Sim, e de facto já morreram bastantes. Agora há sempre um ou outro que é mais activo, que morde em tudo o que encontra e que vai acabando por comer alguma coisa.

 

Eu tive uma postura de ramirezis (que têm o mesmo problema de alimentação que os escalares) em que gastei uma embalagem de artémia liquida da JBL e que no fim só consegui salvar 1! Porquê? Bem.... ao contrário dos outros, aquele comia tudo o que via! :)

 

O que é certo é que se lhe deres artémia recém eclodida quase os consegues ver a crescer de dia para dia. E sai muito mais barato que essas comidas xpto para alevins.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim antes tinha areia, mas acabei por retirar por pensar k podia estar a fazer os nitritos! :l já mudei o filtro, coloquei agora o filtro cascata, faz 500l/h, e pus um bocadinho de algudão tbm, na ponta "forrei" com a meia :l vou ver se consigo akela esponja para por, já pus artemia a eclodir, amha esta pronta. Vou tirar umas fotos então, como é que depois ponho aqui as fotos? :s Então devo colocar de volta a areia? e se calhar por uma planta? o meu problema também é o coco deles.. como eu tenho k "tapar " a entrada do filtro não consegue limpar o coco e este vai acumulando, como posso resolver esse problema?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim antes tinha areia, mas acabei por retirar por pensar k podia estar a fazer os nitritos! :l já mudei o filtro, coloquei agora o filtro cascata, faz 500l/h, e pus um bocadinho de algudão tbm, na ponta "forrei" com a meia :l vou ver se consigo akela esponja para por, já pus artemia a eclodir, amha esta pronta. Vou tirar umas fotos então, como é que depois ponho aqui as fotos? :s Então devo colocar de volta a areia? e se calhar por uma planta? o meu problema também é o coco deles.. como eu tenho k "tapar " a entrada do filtro não consegue limpar o coco e este vai acumulando, como posso resolver esse problema?

 

Cumps

 

Eh-pá! Tanta pergunta!!! :tongue:

 

Em primeiro lugar, precisas estabelecer uma colónia de bactérias. Existe um produto à venda próprio para isso. São umas bolinhas de material poroso, que se metem no filtro e onde as bactérias se vão acumulando (tipo isto: http://crystalred.eu/produto/1222/eheim-substrat-pro1-l/).

 

Se tiveres espaço no filtro de cascata para isso seria o ideal, porque toda a água vai passar por lá e as bactérias vão "limpá-la" de amónia e nitritos. Mas cuidado quando lavares o filtro, porque essas bolinhas não podem ser lavadas com água fria da torneira (mata as bactérias). Normalmente são lavadas com água retirada do aquário nas TPA's.

 

Agora se o filtro não der para colocar essas tais bolinhas, elas também podem ser colocadas pelo fundo do aquário ou num saquinho de rede num local por onde onde a água circule, mas o efeito vai ser menos eficiente, uma vez que nem toda a água por lá passa.

 

Se não quizeres nada disto, o próprio areão acaba por servir para as bactérias se estabelecerem (menos eficiente, mas afinal de contas, existem destas bactérias em todo o lado). Não te aconselho muito a areia, porque a maior parte delas sobe o ph (e os escalares não gostam) e porque é muito fininha e acaba por não haver grande circulação de água pelo meio. Procura um areão inerte (que não altere o ph), qualquer coisa do género de pedrinhas. Podes por uma planta, podes por uma rocha maiorzita, podes por um tronco (depende muito do gosto, do t€mpo e dos materiais disponíveis)... todo isso vai acabar por acumular bactérias que ajudam na filtração biológica e dão alguma sensação de conforto aos peixes.

 

Quanto à limpeza do coco... a única solução é ir aspirando de vez em quando.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um video do aqua, como é que o posso por aqui? :l

 

Hummm... vídeos não sei. Mas fotos podes ler este post que explica tudo: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entretanto fiz um video mas não o consegui por aqui, mas a situação alterou-se. Como tinha pouco espaço no meu aqua decidi dar 3 dos meus escalares a uma colega minha que tinha um aqua maior, e fiquei com 2 casais, o casal que tinha no aqua grande, e o tal casal que tinha no aqua mais pequeno, sendo estes o que tiveram os bebes (entretanto só tenho 1 ! mudei a comida e sinceramente acho que foi isso, já está mais resistente), neste aqua pequeno tenho o sobrevivente e tenho mais bebes, sendo estes Plattys, como são todos do mesmo tamanho dão-se todos bem. Em relação ao aqua grande 80l, tenho os 2 casais que se davam bem com mais 3escalares (os que dei) mas os casais mal os juntei meu deus! como se deram mal :( o macho que sempre viveu no aqua grande atacou horrivelmente o outro macho, no fim de pouco tempo estavam todos a atacar-se excepto pela fêmea do aqua grande. Desliguei as luzes para acalmarem os animos e isó amaha se vão voltar a ver. Alguma sugestão de como devo fazer para evitar que se matem? :(

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma sugestão de como devo fazer para evitar que se matem? :(

 

Pois... a única solução que eu vejo é... comprar mais um aquário! :tongue:

 

Para conseguires 2 casais de escalares no mesmo aquário teria de ser mesmo muuuuuito grande. Já tive no meu de 120x60x50 e sempre que um dele resolvia ter uma postura, encostava os outro 2 num canto atrás de um tronco. Não é muito aconselhável. Para um aquário de 80l aconselho-te a ficares só com um casal.

 

Por estranho que pareça, os escalares quando são muitos dão-se todos razoavelmente bem. Agora 3 ou 4 escalares com 2 a formar casal, dá porrada para os outros. 2 casais no mesmo aquário é mesmo pedir problemas!

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti apostava num só casal... É muito giro ver o casal a tratar dos ovos e a passear os putos de um lado para o outro. Com 2 casais ou mais escalares, mesmo que se entendessem, nunca ias conseguir isso.

 

Enfim... não se pode ter tudo, tens que pensar no que queres fazer com o aquário.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais