Mais uma morte de forma estranha - ajuda


Ana Carvalho

Recommended Posts

Olá

 

Hoje morreu mais um peixe e foi um dos que mais gostava!! Estou a começar a ficar desanimada!!!

 

 

Setup: Aquário Aqua Ligth 60 (60x30x41) (http://anamilandia.c...id_product=3122) que tinha como equipamento incluído:

- Filtro biologico - 1 sistema de iluminação 14W - 1 bomba de água 260 L/h - 1 aquecedor 50 W - 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI - 2 amostras gratuitas de condicionadores de água API® (Stress Coat®/ Stress Zyme®) - 1 dose API® Crystal 2

 

Com o tempo fui colocando, para além do que já tem, outros filtrantes como cerêmicas e "Lã de vidro" para ajudarem a filtrar (disseram-me que o filtro eta muito fraco e para não o ter que deitar a baixo uma vez que é uma biobox optei por esta solução).

Até agora (depois de ter tido um mau começo devido ao não cumprimento do ciclo) não tenho tido problemas com filtro (faço TPA´s todas as semanas)...

 

Decoração: - 1(a) gruta;- 1 tronco;- Cascalho branco grosso;- 1 Planta artificial (que tiro quando as plantas verdadeiras crescerem)

 

Lista de peixes: - 1(a) corydora bronze - Pleco - 4 Mollys - 2 Platys

 

Lista de Plantas: - 1(a) Valisnéria - 2 tipos de musgo de java - 1 Tronco de Videira -- Não possuo substrato fértil nem CO2, faço fertilização líquida 1x semana e coloquei umas pastilhas nas raízes da Valisnéria

 

 

Valores: PH – 7,5; Amónia – 0; NO2 – 0,3; NO3 – 15; Temperatura – 26º

 

Agora o problema...

Na semana passada morreu me uma corydora que andava à duas semanas muito parada (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=206268)

 

Ontem reparei que o meu platy (ainda muito jovem) estava um pouco parado e sempre ao de cima. Na altura, não tinha qualquer sinal aparente e porque todos os outros estavam a ter um comportamento normal, decidi esperar pelo dia seguinte (podia estar num dia mau).

 

Hoje, quando o fui ver já estava morto!! Não morreu da mesma maneira que a corydora (que estava sempre no fundo do aquário) mas também não sei a causa! Os valores de uma semana para outra não variam muito apenas o ph (que estava a 6 e voltou ao normal 7,5) e a temperatura (que estava a 24 e após ter falado aqui no forúm coloquei a 26).

 

De acordo com os valores não vejo razão para esta morte e se é falta de oxigênio os outros peixes não deveriam sentir????

 

Fico à espera de novidades!! Por favor ajudem-me!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o teu ciclo esta descontrolado.

nao devias de ter no2

isso deve-se a descontrole do ciclo.

adiciona umas bacterias durante uns dias ate te terminar o frasco e vai medindo os valores e observando o comportamento dos peixes.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... é tudo muito vago para ter certezas, mas vamos por partes:

 

Valores: PH – 7,5; Amónia – 0; NO2 – 0,3; NO3 – 15; Temperatura – 26º

 

Tudo o que não seja 0 nos nitritos (NO2) reflecte um problema na filtração biológica (ou introdução de novos habitantes e a colónia de bactérias ainda se está a adaptar, ou destruição da colónia de bactérias, normalmente pela lavagem dos materiais do filtro directamente com água da torneira, ou simplesmente um filtro muito fraco para a fauna existente). Se bem que um valor de 0,3 pode apenas ser erro de medição.

 

Ontem reparei que o meu platy (ainda muito jovem) estava um pouco parado e sempre ao de cima. Na altura, não tinha qualquer sinal aparente e porque todos os outros estavam a ter um comportamento normal, decidi esperar pelo dia seguinte (podia estar num dia mau).

 

Peixes à superfície e com um respirar ofegante significa falta de oxigénio. Há peixes mais sensíveis do que outros à falta de oxigénio, motivo pelo qual pode afectar uns e não outros.

 

Como é a saida da água do filtro para o aquário? Está a criar agitação na superfície? A oxigenação do aquário é feita principalmente pela agitação da superfície, que é onde se dão as trocas gasosas com a atmosfera. Se não houver agitação, não vai haver oxigenação suficiente.

 

Os valores de uma semana para outra não variam muito apenas o ph (que estava a 6 e voltou ao normal 7,5)

 

Ui!!! Estás a falar de uma variação de ciclídeos americanos para camarões do sulawesi!!! :tongue:

 

A escala de ph é logarítmica... portanto uma pequena variação significa uma grande diferença de acidez. O que é que está a causar esta variação? Qual é o ph da água da tua torneira? O que é que tens no aquário que faça alterar o ph? Porque é que o ph estava a 6, se dizes que o normal é 7.5?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

vamos então responder por partes...

 

j - santos, sempre tive um pouco de No2 (0,1) pois sempre considerei que a àgua não está totalmente transparente mas segundo o teste não há problema pois são valores muito baixos!!! Desta vez, estava mais colorida e eu considerei um 0,3 (é uma tabela de cores que a cor mais baixa é 0,1 e de seguida 0,3). Quando chegar a casa coloco mais bactérias...

 

Micro-chip, para além do qque referi ao j-santos, não inseri nenhum novo habitante no último mês e os materiais filtrantes lavo sempre com a àgua do próprio aquário (todas as semanas lava a esponja e a lã de vidro, só as cerâmicas é que não lavo periodicamente e quando as lavo não lavo o resto), coloco sempre todas as semanas bactérias. O filtro é um pouco fraco mas até agora não tinha tido problemas...

 

Quanto à saída de água... a bomba está quase no máximo e existe movimentação de água (com bolinhas e tudo), às vezes até acho que está forte demais porque sempre que eu coloco comida ela manda-me tudo para o fundo.

 

Quanto ao ph, sempre o tive a 7,5 só que na semana passada (porque tinha um peixe com um comportamento estranho) fiz o teste e deu-me 6. Aqui no fórum consideraram que o comportamento poderia ter sido disso (até hoje não percebi porque estava assim pois não tinha mudado nada e eu aumente gradualmente para 7 (início da semana tinha 6 e no fim da semana ficou a 7 após TPA´s). Esta semana ele está novamente a 7,5 mas eu desta vez não fiz nada!!!! Não sei o ph da minha torneira mas mo meu aqua tenho cascalho e um tronco... Mas sempre o tive a 7,5!!!

 

Cyber J, eu sei que a variação do ph é morte certa por isso é que eu nunca me preocupei em tentar baixar o meu ph pois ele era sempre constante até à uma semana a trás... Hoje vou ver como é que ele anda!!!

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloco sempre todas as semanas bactérias. O filtro é um pouco fraco mas até agora não tinha tido problemas...

 

Hummmm... a loja agradece! :tongue:

 

Eu se fosse a ti investia antes num filtro de cascata ou externo. Não é suposto colocar-se bactérias todas as semanas. A colónia de bactérias tem de se estabelecer por si só, caso contrário estás a deitar dinheiro ao lixo. No início até que pode fazer jeito, para dar uma ajuda a estabelecer a colónia de bactérias, mas mesmo isso eu acho que não é a melhor solução. Até porque se o aquário não produzir amónia e nitritos suficientes para as bactérias, elas vão morrer... se por outro lado produzir em excesso, elas vão-se multiplicar sem ser necessário adicioná-las (bactérias nitrificantes existem em todo o lado).

 

Quanto à saída de água... a bomba está quase no máximo e existe movimentação de água (com bolinhas e tudo), às vezes até acho que está forte demais porque sempre que eu coloco comida ela manda-me tudo para o fundo.

 

O facto de fazer bolhinhas não é necessariamente bom. A forma mais eficiente é quando há uma grande agitação da superfície sem a quebrar. Ou seja, só ondinhas. Se reparares as bolhinhas entram na água e voltam à superfície sem serem absorvidas.

 

Não sei se tens a saida da bomba directa ao aquário ou se usas uma flauta (eu gosto da flauta... quebra a pressão e agita melhor a superficie)... de qualquer forma tenta colocar a saida abaixo da linha de água ligeiramente apontada para cima.

 

Quanto ao ph, sempre o tive a 7,5 só que na semana passada (porque tinha um peixe com um comportamento estranho) fiz o teste e deu-me 6. Aqui no fórum consideraram que o comportamento poderia ter sido disso (até hoje não percebi porque estava assim pois não tinha mudado nada e eu aumente gradualmente para 7 (início da semana tinha 6 e no fim da semana ficou a 7 após TPA´s). Esta semana ele está novamente a 7,5 mas eu desta vez não fiz nada!!!! Não sei o ph da minha torneira mas mo meu aqua tenho cascalho e um tronco... Mas sempre o tive a 7,5!!!

 

Uma descida de ph de 7.5 para 6 assim sem motivo aparente não me parece normal. Como está o teu kh? Um kh elevado significa uma grande capacidade da água para neutralizar qualquer ácido introduzido, fazendo com que o ph volte sempre a uma valor alto. Já um kh baixo faz com que a água do aquário varie facilmente o ph conforme o ph da água introduzida nas TPA's.

 

Tenta perceber como é que varia o ph do teu aquário entre TPA's (se a água tem tendência a ficar mais ácida ou mais alcalina ou igual). E mede o ph da água da tua torneira. Eu tive um problema com o ph da água da torneira que andava por volta dos 6.5 (o que era óptimo para os meus escalares) e de repente a água da torneira passou para ph 7.3 o que me causou alguns trantornos nas TPA's.

 

Já agora, como é que subiste o ph dos 6 para os 7? Só com TPA's ou com produtos quimicos?

 

O cascalho, se for calcareo, pode fazer subir o ph. Tira uma pedra e coloca-lhe uma gota de limão. Se fizer espuma, é calcareo.

 

Muita coisa? Bem vinda à aquariofilia!!! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais