Medir Potássio


nunastro

Recommended Posts

Boas.

 

Isto é de certeza um pergunta de um verdadeiro nabo....mas ca vai ela na mesma :unsure:

 

Estive a ver o site da Seachem e eles têm uma ferramenta para calcular as doses a usar. Em todos pedem o valor actual. Li algures que se consegue fazer um cálculo do potássio pelos valores de Nitratos e Fosfatos, é verdade, e se sim como se faz ?

 

http://www.seachem.c...se_planted.html

 

 

Aproveito o tópico para perguntar se não existirão doseadores automáticos de fertilizantes no mercado.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. O que há é ratios de consumo. Ou seja, as plantas só consomem x de potássio por y de nitratos... Mas é impossível saber quanto tens de 1 só com o valor do outro.

 

O potássio é relativamente benigno portanto não te preocupes muito. Se meteres mais não faz mal.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Há-os mas são caros.

 

Eu defino caro como sendo algo que é supérfluo, portanto se podes dosear diariamente quando vês o aqua, quando alimentas os peixes ou antes de te retirar, como justificar o dispêndio de fundos que poderiam servir para a aquisição de mais peixes ou plantas?

Há bombas peristálticas que podem ascender às várias dezenas de €, há outras DIY e há as mesmo fraquinhas, mas dificilmente atingirás concentrações letais, duplicando ou mesmo triplicando fertilizações diárias, desde que garantas TPA's regulares.

 

Porque não dissolveres os teus próprios fertilizantes e fazeres tu mesmo a fertilização?

E já que estás a interrogar, porque não questionar a veracidade ou necessidade de obter resultados de testes colorimétricos em que tantas variáveis influenciam a interpretação?

 

Aqui o Fórum tem um membro distinto (Tom Barr) que afirma a total e completa abstenção de testes para a correcta fertilização, desde que se saiba a concentração dos elementos adicionados, providenciando uma semanal TPA de pelo menos 50 %.

 

Ora, se tens de trocar água e se o preço dos fertilizantes é irrisório em comparação com o do tal doseador, para quê complicar o que é tão simples?

Fertilizas por excesso, restabeleces as concentrações ao trocar os 50% de água semanalmente e se alguém te perguntar a percentagens disto ou daquilo respondes: "As necessárias para manter as algas longe".

 

Para saber as concentrações recomendadas podes consultar várias fontes, eu sigo o método E.I. (Estimative Index) mas não em todos os meus aquas.

Mantenho alguns aos quais só acrescento água, mas esses têm terra dos vasos (mineralizada) e por conseguinte não tenho de fertilizar, mas isso sou eu, que podendo me esquivo das obrigações chatas.

 

Não te esqueças é do mais importante, o fertilizante principal é o CO2, sem ele nada feito, ou na pior das hipóteses, tudo desfeito!

Disso e do facto que a Seachem vende fertilizantes...

 

Claro que discutir valores e apontar concentrações e falar de percentagens é por alguns tido em grande conta, mas há que advogue que a maior prova de desconhecimento é quando começamos a falar de números...

 

Por isso pesquisa, não acerca de doseadores de fertilizantes, mas antes de esquemas de fertilização se quiseres uma resposta mais completa à questão que levantaste, ou então espera que alguém te responda de uma maneira que sirva as tuas pretensões.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mitra é Mitra, mas o chato é que tem razão.

 

Alias, tanto o Baby como o GM...mas mitra é o Baby :doofywave:

 

Segue o que eles dizem e deixa-te de equipamentos que não te servem para nada, alias, o calculo de racios nas plantas e tão útil como na estatística, não serve para nada, porque só funciona em 99 % dos casos mas por pouca sorte ficamos a pertencer ao intervalo dos 1 % .

 

Um abraço

 

PS: Baby...a HC enraizou no tronco ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baby...a HC enraizou no tronco ?

 

Ainda não, mas quando aquilo tiver luz vai enraizar.

 

Vou instalar 4 T8, mas para já só tem duas, porque estou a servir de nanny a uns Discus que ficaram sem-abrigo.

 

Já tentei umas pinnatifida mas estão ligadas à máquina... Tenho que dedicar mais tempo aquilo, palavra de Mitra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

babykhan,muito obrigado pela resposta :)

 

Ha uns tempos fui de férias, e quase em cima da hora, lembrei-me que os peixes tinham de comer durante a minha ausência biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn: biggrin.png' alt=':biggn:'>. Resultado....fui a correr comprar um doseador para comida, sem tempo para pensar muito bem no que ia comprar...e, enfim, a coisa até se fez e resolveu-se. Era precisamente para evitar isto que estava, desde já, a pensar antecipadamente.

 

Não te esqueças é do mais importante, o fertilizante principal é o CO2, sem ele nada feito, ou na pior das hipóteses, tudo desfeito!

Disso e do facto que a Seachem vende fertilizantes...

 

C02 está presente. Só não percebi o comentário em relação à Seachem.

 

Confesso que "isto" da fertilização está a demorar mais tempo a entrar do que é habitual o resto das coisas entrar. Ainda não atinei bem com o sistema, pelo que o que tenho feito é fertilizar com as doses indicadas (ditas 'beguiner' ).

 

Já li vários tópicos em vários foruns (inclusive neste) sobre o método EI. E ainda não percebi bem. Vou continuar a marrar até lá chegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais