Passagem para salgado ajuda nos materiais


xumman

Recommended Posts

Boas...

 

queria pedir a vossa ajuda visto tar "farto de agua doce" e querer me aventurar nos salgados...

 

quem passa na area de Doces ja deve ter reparado que os meus aquas é sempre de monsters.. e como tal não pretendo mudar....

queria ajuda para que equipamentos devo comprar e quais aconselham nem muito caro nem muito barato... como os peixes que tenciono por comem os corais o layout vai ser so rocha...

o material que ja tenho

Aqua:2.40x55x60

Sump 1.20x50x50

bomba de retorno 3000Lth

2 jagers 300W

 

a fauna ade ser Peixes Dragões moreia pufers tubarão tudo que fique grande

 

pesquisei so o escumador pareceu me bem o bubble magus nac77 é bom não é que outros aconselham.....

 

abraço e desde ja obrigado por terem lido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha xumman, acho que tiveste uma optima ideia se o teu objectivo são monsterfish. há fauna absolutamente espetacular, o dificil é as lojas terem, porque o mercado é pequeno, além disso a fauna é cara. Mas como o mercado de água salgada tem vindo a crescer pode ser que tenhas sorte. Já vi fotos de peixes absolutamente fascinantes, espetaculares não apenas pelo tamanho que atingem, mas pelas formas, cores, por mais exigente que sejas, existe o que queres.

 

atenção que na nossa costa também existe fauna absolutamente espetacular e monstruosa, não fossem peixes marinhos! tenho um bodião cujo potencial ultrapassa os 60 cm e eu nem queria peixe tão grande, neste momento tem apenas a volta de 15 cm.

 

a cor dos bodiões varia e ao contrario do da imagem o meu é esverdeado.

labrus_bergylta.jpg

 

 

mas seria interessante pessoal com peixes espetaculares grandes dos tropicos. Nao devem ser muito exigentes em temperaturas como em água doce. logo poupas no termoestato.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim pelo que tenho visto os peixes aguentam temperaturas mas baixas.. mas os que não podem faltar no meu aquário é peixe dragão moreia e talvez o tubarão e o pufer que incha cheio de picos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim pelo que tenho visto os peixes aguentam temperaturas mas baixas.. mas os que não podem faltar no meu aquário é peixe dragão moreia e talvez o tubarão e o pufer que incha cheio de picos..

 

Boas

 

Na minha opinião o aquário devia de ser mais largo, pois acho 55 cm insuficientes, principalmente para um tubarão.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião o aquário devia de ser mais largo, pois acho 55 cm insuficientes, principalmente para um tubarão.

 

Cumpts

 

também preferiaque fosse mais largo mas ja comprei assim e a diferença não é muita mas 55 é de altura..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também preferiaque fosse mais largo mas ja comprei assim e a diferença não é muita mas 55 é de altura..

Boas

 

Ok, pensei que as medidas colocadas estavam por esta ordem : comp x larg x alt .... Mesmo 60 cm acho pouco , uma vez que os exemplares de tubarão mais pequenos passam os 60 cm de comprimento ...

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Hemiscyllium ocellatum

Chiloscyllium punctatum

Heterodontus portusjacksoni

pode ser opção, se bem que o problema será a alimentação e a dificuldade de adaptação e manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemiscyllium ocellatum

Chiloscyllium punctatum

Heterodontus portusjacksoni

pode ser opção, se bem que o problema será a alimentação e a dificuldade de adaptação e manutenção.

 

Boas

Hemiscyllium ocellatum - Tamanho máximo até 1 mt . Aquário mínimo de 700 lts

Chiloscyllium punctatum - Tamanho máximo até 1,10 mt . Aquário mínimo de 800 lts

Heterodontus portusjacksoni - Tamanho máximo de 1,50 mt . Aquário mínimo 3500 lts

 

Já não falo na especificidade de alimentação e qualidade da água que estes animais necessitam. Existe um aqui referido com hábitos nocturnos e que pode viver em cativeiro até 25 anos.!!! Será que as pessoas estão preparadas para viver tanto tempo assim com um animal que só podem observar praticamente á noite, ou quando se chatearem é só deita-lo ao rio??

 

Quando referi as medidas do aquário(largura), foi a pensar que um animal de 1mt vai ter que dar a volta num espaço de 60 cm e eu acho que os tubarões não fazem marcha atrás :eusathink:

Continuo a achar que esse aquário não serve para tubarões :thumbdown2:

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o primeiro ocorre em poças de maré, o que demonstra ser robusto em aquário, se calhar é a opção mais válida do que citei, mas o fishbase diz mesmo que ultrapassa um metro, mas parece versatil.

 

Uma coisa concordo contigo, com tanto peixe interessante, não sei para que ir para tubarões, até porque os tubarões clássicos só dão para aquários públicos. Mas pode ser que hajam espécies mais pequenas e aptas a aquário, é questão de procurar.

 

moreias, parece uma coisa muito a maneira e já vi fotos de umas espetaculares. E, peixes tipo cobra dão-se bem em aquários mais pequenos que peixes normais do mesmo tamanho, até porque o seu tamanho total é influenciado e parece mais impressionante que o que realmente é por causa da forma do peixe.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a maior dificuldade será obteres os peixes e a sua alimentação que pode ser muito especifica. As opções são muitas, tens que investigar bem. para poupar podes fazer um aquario sem rocha viva, visto que vais para monsterfish, se bem que rocha fique sempre bonito.

 

uma opção para aquarios só de peixes marinhos é um filtro wet/dry com uma esponja para ser limpa semanalmente ou de duas em duas semanas, carvao activado e bioballs por sua vez ligado/com a um escumador. com isto tornas desnecessario gastar dinheiro em rocha.

 

 

O teu aquário está bom para marinho.

 

 

NOTA QUE: se queres rocha, nao precisa que toda a rocha seja viva, apenas alguma o deve ser. o resto pode ser morta ou calcaria de antigos corais.

A rocha tem muitas funções em aquário, além de filtragem e todo o resto para a vida marinha, estabiliza o pH (por ser calcaria), podes ter area de coral em substituição, também inicia o ciclo e tras os microorganismos marinhos necessarios para tal, podes em alternativa comprar bacterias de recife em frasco.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço todo o tempo que dispensaram para me ajudar para este topico mas falando com a troika 2 (maria) do investimento para o salgado cortou me logo as pernas... ficando para uma proxima....

 

abraço e muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais