Novo Aqua de Camarões (48L)


fernandes_a_p

Recommended Posts

Aquário: 61x28x28 - 48L

 

Iluminação: 36W (ainda a considerar a adição de LED’s c/cerca 5W)

 

Aquecimento: EHEIM Jager 50 (50W)

Filtração: EHEIM Aquaball 2208 (480 l/h)

 

Substrato: Aqua Nature Black (1-3mm) + jbl Aqua Basis II

 

Hardscape: tronco + pedras??

 

Flora: ??

 

Fauna: Camarões

 

Fertilização:??

 

Estamos a começar a montagem, postaremos seguidamente as evoluções.

Aceitamos ideias sobre a flora e a fauna. Temos algumas ideias que iremos explicitar depois.

Sobre o hardscape...ainda vamos decidir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

São muitos '???', mas vamos lá por partes:

 

1 - O tamanho do aquário é já decente, e o sistema de filtragem e aquecimento são bons. O substrato é bom também.

2 - Os camarões serão quais?

3 - Um tronco seria bom, e as pedras também, desde que sejam aconselhadas para uso em aquariofilia.

4 - Quanto a flora, como é um aquário para invertebrados, aconselharia apenas musgos, anúbias e fetos. Há muita qualidade e até por aqui no fórum se encontra muita coisa a bom preço.

 

 

O mais importante é esquematizarem de como o aquário irá ficar (posicionamentos e tudo). Esse é o 1º passo. Depois retomamos daí.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário: 61x28x28 - 48L

 

Iluminação: 36W (ainda a considerar a adição de LED’s c/cerca 5W)

 

Aquecimento: EHEIM Jager 50 (50W)

Filtração: EHEIM Aquaball 2208 (480 l/h)

 

Substrato: Aqua Nature Black (1-3mm) + jbl Aqua Basis II

 

Hardscape: tronco + pedras??

 

Flora: ??

 

Fauna: Camarões

 

Fertilização:??

 

Estamos a começar a montagem, postaremos seguidamente as evoluções.

Aceitamos ideias sobre a flora e a fauna. Temos algumas ideias que iremos explicitar depois.

Sobre o hardscape...ainda vamos decidir.

 

Viva!

 

Quanto à flora, vamos começar pelas espécies da casa:

 

- Monosolenium tenerum

- Anubia barteri

- Hydrocotyle verticillata

- Microsorum pteropus

- Riccia fluitans

 

com fertilização por CO2 caseiro e Plant Growth Premium Fertiliser (Tropica)

 

Quanto a fauna, estamos a considerar:

 

- Neocaridina heteropoda (Red cherry)

- Caridina cf. cantonensis (Crystal black)

- Caridina cf. babaulti (Green ou Indian zebra)

 

com possível adição de caracóis.

 

 

Aqui fica o início da montagem:

 

- o aquário

fotografia0003.jpg

 

- colocação do fertilizante de fundo, seguido do areão negro

fotografia0007u.jpg

fotografia0009u.jpg

 

- filtro + termóstato

fotografia0010v.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Esse filtro vais ter que levar uma protecção ou vai aspirar os camarões todos.

Eu utilizo uma meia de vidro de senhora.

Atenção aos parâmetros da água. Os red cherries são "tanques de guerra" mas os outros não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente como diz o Jorge... Esse filtro sem uma meia de vidro vai sugar as crias todas :(

 

Quanto à adição de caracóis, cuidado para não exagerar na alimentação... Os planorbis por exemplo, criam que nem coelhos, e quando falecem mexem muito nos parâmetros da água... Tenham isso em atenção!

 

E quanto ao CO2, seja caseiro ou não, não aconselho com invertebrados... Mas isso é a minha opinião.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Esse filtro vais ter que levar uma protecção ou vai aspirar os camarões todos.

Eu utilizo uma meia de vidro de senhora.

Atenção aos parâmetros da água. Os red cherries são "tanques de guerra" mas os outros não.

Exactamente como diz o Jorge... Esse filtro sem uma meia de vidro vai sugar as crias todas :(

 

Quanto à adição de caracóis, cuidado para não exagerar na alimentação... Os planorbis por exemplo, criam que nem coelhos, e quando falecem mexem muito nos parâmetros da água... Tenham isso em atenção!

 

E quanto ao CO2, seja caseiro ou não, não aconselho com invertebrados... Mas isso é a minha opinião.

 

cumps, David

 

Boas,

 

desde já agradecemos as sugestões:)

 

- O filtro vai ser revestido na altura em que colocarmos água no aquário.

 

- Em relação a camarões, só ainda temos experiência com 3: os multidentata, os red cherry e a sua variante selvagem, sendo que os dois primeiros temos mantido com sucesso desde há uns anos e a variante selvagem já por cá anda há uns meses a fazer avarias.

Neste aquário, os red serão os primeiros habitantes e só mais tarde introduziremos os restantes.

 

- Quanto a caracóis, estamos mais inclinados para os neritinas, uma vez que não se reproduzem em aquários de água doce e a nossa experiência tem sido bastante positiva. Em relação a outros caracóis, tivémos em tempos idos - depois vieram os helenas e trataram-lhes da saúde: a todos...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer das formas, não convém juntar os 3 tipos de camarões. O aquário é relativamente pequeno, e a variante red cherry cruza-se com os wild, dado serem da mesma espécie. E ao misturar os multidentata, não terão tanta facilidade de reproduzir como os acima referidos, reproduzindo-se muito menos que o habitual devido a falta de espaço... :(

 

Com helenas consegue-se controlar uma praga de caracóis, mas tem que se ter cuidado para eles tmb não virarem praga :D

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer das formas, não convém juntar os 3 tipos de camarões. O aquário é relativamente pequeno, e a variante red cherry cruza-se com os wild, dado serem da mesma espécie. E ao misturar os multidentata, não terão tanta facilidade de reproduzir como os acima referidos, reproduzindo-se muito menos que o habitual devido a falta de espaço... :(

 

Com helenas consegue-se controlar uma praga de caracóis, mas tem que se ter cuidado para eles tmb não virarem praga :D

 

cumps, David

 

 

Os nossos red estão separados da variante selvagem precisamente para não haver cruzamentos.

 

De qualquer forma, das três espécies que temos, o novo aquário (que vai ser o nosso terceiro) apenas vai receber dos red: as duas outras espécies que queremos introduzir são cantonensis e babaulti.

 

Quanto aos helena: são controláveis, uma vez que a sua taxa de reprodução é relativamente lenta e abranda consideravelmente na ausência de caracóis... o boom de helenas em ambos os aquários de 120L que temos foi quando os apresentámos às pragas - a partir do momento em que deixaram de ter petisco, o seu número estabilizou.

Neste aquário não vamos, à partida, colocar helenas.

 

cumprimentos

Editado por fernandes_a_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então desde que seja o aquário apenas para os reds, vão gostar certamente... 48lt dá para muita brincadeira :)

 

Isso é verdade, as helenas têm os picos de reprodução quando se alimentam intensamente dos physas/planorbis.

 

Boa sorte para o projecto, agora são fotos e vídeos!!! ;)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Isso é verdade, as helenas têm os picos de reprodução quando se alimentam intensamente dos physas/planorbis.

 

 

Blá blá blá.

Pouca gente consegue fazer criação de Helenas. Eu faço e todos nós podemos fazer.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, as Anentome helena não são hemafroditas.

É necessário um macho e uma fêmea.

Num aquário "de peixes" é mais fácil fazer criação pois há ovos que ficam escondidos.

Num aquário de camarões, vejo a acasalar e depois nunca se vê os ovos pois os camarões vão a todo o sítio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso também é verdade Jorge.

 

Ainda recentemente tive criação de helenas num plantado, que foram introduzidas há pouco nesse aquário. E tenho outras helenas já há mais tempo num aquário de reds, e nunca vi nada... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, mas pela experiência, deve ser verdade que os camarões tratam dos ovos das helenas. Bate certo... Mas acho estranho não fazerem o mesmo ao dos planorbis por exemplo :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Blá blá blá.

Pouca gente consegue fazer criação de Helenas. Eu faço e todos nós podemos fazer.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, as Anentome helena não são hemafroditas.

É necessário um macho e uma fêmea.

Num aquário "de peixes" é mais fácil fazer criação pois há ovos que ficam escondidos.

Num aquário de camarões, vejo a acasalar e depois nunca se vê os ovos pois os camarões vão a todo o sítio.

 

Viva!

 

aqui em casa, helenas e camarões (sem esquecer os peixes e neritinas) vivem juntos desde sempre... e ambos procriam (à excepção dos multidentata, naturalmente).

mas também é verdade que ambos os aquários estão prolificamente plantados... pode ser por isso...

 

o hermafroditismo nos helena é uma (des)vantagem... a eles dificulta-lhes o futuro, a nós evita-nos sobrepovoamentos... só é pena não usarem "fatos" diferentes para os podermos distinguir lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade, as helenas são difícies de sexar. Penso que no caso das ampulárias por exemplo já tem algum truque, mas não sei qual é. Agora physas/planorbis é arranjar uns 4-5 e esperar que formem um casal :D

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

depois de uns dias em stand-by, hoje fomos à procura de termómetro para o aqua e acabámos por trazer três extras em relação à flora inicial:

 

- Cladophora aegagrophila

- Eleocharis acicularis

- Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

 

Entretanto:

 

- o filtro já está coberto e operacional,

- a temperatura encontra-se a uns amenos 25ºC,

- à iluminação apenas faltam os leds, mas já temos 36 W de potência

- já temos troncos e as três espécies de plantas acima

 

aqui fica uma actualização do aqua:

 

fotografia0011.jpg

fotografia0018.jpg

fotografia0019z.jpg

 

 

Cumprimentos a todos

Editado por fernandes_a_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gosto das plantas,mas deverias separar mais,em varios molhinhos muito pequenos.

principalmente a eleocharis,que meteste toda junta conforme vinha no vaso.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que o demanuel disse, acho que deves diversificar o tipo de plantas.

Ainda ontem e hoje, como deves ter visto, andei a trocar e a oferecer.

Agora tenho poucas mas se quiseres, basta combinar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim está muito central o que faz parecer artificial, faz o que te disseram com a eleocharis, e tenta meter tudo o que é electrico num só canto para não se ver tantos fios, podes depois esconder com algum tronco e alguma planta.

 

A tua calha é bem bonita mas cuidado com ela logo em cima do vidro, a temperatura das lampadas pode partir o vidro, já me aconteceu. e se a subires uns cm,s vais conseguir alastrar mais a iluminação no aquario.

Editado por richimag
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gosto das plantas,mas deverias separar mais,em varios molhinhos muito pequenos.

principalmente a eleocharis,que meteste toda junta conforme vinha no vaso.

Além do que o demanuel disse, acho que deves diversificar o tipo de plantas.

Ainda ontem e hoje, como deves ter visto, andei a trocar e a oferecer.

Agora tenho poucas mas se quiseres, basta combinar.

 

Quando tiver Hygrophilas aviso ;)

 

Para mim está muito central o que faz parecer artificial, faz o que te disseram com a eleocharis, e tenta meter tudo o que é electrico num só canto para não se ver tantos fios, podes depois esconder com algum tronco e alguma planta.

 

A tua calha é bem bonita mas cuidado com ela logo em cima do vidro, a temperatura das lampadas pode partir o vidro, já me aconteceu. e se a subires uns cm,s vais conseguir alastrar mais a iluminação no aquario.

 

 

Boas!

 

 

desde já agradecemos as sugestões :)

 

esclarecendo alguns pontos:

 

- a separação da eleocharis estava dependente da colocação das restantes plantas...

- no setup inicial já estava prevista a introdução de mais plantas - adicionámos ainda Alternanthera reineckii, Hygrophila corymbosa e Ceratophyllum demersum à colecção. A eleocharis, a cuba e a cladophora foram extras que não tínhamos cá por casa :)

- quanto à calha, finalmente recebemos os suportes que faltavam :)

 

Aqui fica mais uma actualização:

 

fotografia0024.jpg

fotografia0022z.jpg

fotografia0023k.jpg

fotografia0021y.jpg

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos!

 

Deixamos aqui um update do nosso nano, já com mais flora e finalmente com fauna :)

 

Quanto à fauna, optámos por colocar Neocaridina heteropoda var. yellow, ao invés dos red que tínhamos pensado inicialmente.

 

Entretanto, uma das fêmeas já está ovada, pelo que aguardamos ansiosamente pela prole :x-mas:

 

Para além do Neritina natalensis, adoptámos também temporariamente a família de caracóis e búzios que vieram com algumas das plantas (as algas não deram hipótese...)...

 

Para mais tarde ficará a introdução de outros camarões...

 

1001780y.jpg

 

1001783n.jpg

 

1001784p.jpg

 

Aguardamos as vossas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está muito fixe!

Mas acho que se está a afastar um pouco dos aquas para camarões. Metia ai uns peixes de cardume.

A água está amarelada do substrato ou dos troncos?

 

Cumps.

 

 

Se se está a afastar de um aqua para camarões, em que medida, a introdução de peixes de cardume, o vai aproximar do objectivo?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está muito fixe!

Mas acho que se está a afastar um pouco dos aquas para camarões. Metia ai uns peixes de cardume.

A água está amarelada do substrato ou dos troncos?

 

Cumps.

 

Viva!

 

o amarelado é efeito secundário das pinhas de amieiro :)

 

O objectivo continua a ser o de adicionar mais camarões: até agora os yellow estão bem e recomendam-se, mas vamos aguardar mais algum tempo antes de juntar outras espécies mais sensíveis.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas tardes!

 

Finalmente novidades:

 

Os nossos camarões já começaram a multiplicar-se - hoje conseguimos ver alguns dos bébés yellow!

 

Infelizmente não temos câmara que os consiga apanhar... Vamos ter de esperar que cresçam para colocar um update...

 

Bom ano a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais