A touch of orange - ADA 60P


Francisco Matos

Recommended Posts

Boa Noite,

Depois de algum tempo sem publicar nada, deixo-vos a minha nova montagem no ADA 60P.

Fiz esta montagem no dia 19 de Agosto de 2012, com o objectivo de fazer uma coisa simples - Um Iwagumi - algo muito aberto e com espaço. É claro que com o tempo fui modificando para algo menos aberto.

Deixo-vos o historial desde de 19.08.2012.

O aquário em branco ....

2012-08-19%2520at%252015-32-27.jpg

O material que usei ... ADA como sempre... Face à escassez de Amazonia, convenceram-me a usar o Malaya.

2012-08-19%2520at%252015-34-00.jpg

Utilizei uma peça diferente.. resolvi comprar a ADA Growth Plate.

É uma peça com um acabamento excelente.

2012-08-19%2520at%252015-35-32.jpg

Esta peça, além de permitir acrescentar declive e suportar o substrato tem um outro objectivo ...

2012-08-19%2520at%252015-38-10.jpg


2012-08-19%2520at%252016-58-25.jpg

Pois é ... acabou-se o termoestato à mostra e por outro lado, a placa permite a difusão do calor pelo substrato e logo pelas raízes das plantas.

Introduzi Penac P e Penac W

2012-08-19%2520at%252017-01-20.jpg

... Power sand special e tourmaline BC

2012-08-19%2520at%252017-07-29.jpg

Finalmente ... Aquasoil Malaya

2012-08-19%2520at%252017-10-19.jpg

Agora a parte mais divertida ... o layout ...

Usei Manten Stone...

2012-08-19%2520at%252015-26-58.jpg


2012-08-19%2520at%252017-40-10.jpg

2012-08-19%2520at%252018-15-38.jpg

Depois de plantar ... começar a encher

2012-08-19%2520at%252019-14-25.jpg


Depois de cheio, no fim do dia ...

2012-08-19%2520at%252021-20-57.jpg


No dia a seguir, estava assim ...

2012-08-20%2520at%252020-03-26.jpg

No dia 23 de Agosto (4 dias depois), estava assim ...

2012-08-23%2520at%252021-04-01.jpg

Entretanto, nasceu o Miguel e as fotografias foram todos para ele ...

Agora, no dia 16 de Novembro e depois constantes mudanças nas plantas, o aquário está neste estado ....


2012-11-16%2520at%252021-27-20.jpg


Algumas das plantas ...

Rotala Indica

2012-11-16%2520at%252021-19-00.jpg


2012-11-16%2520at%252021-22-03.jpg


2012-11-16%2520at%252021-24-03.jpg


Ammania "sp" bonsai

2012-11-16%2520at%252021-19-09.jpg


2012-11-16%2520at%252021-20-38.jpg


2012-11-16%2520at%252021-22-50.jpg


Riccardia chamedryfolia

2012-11-16%2520at%252021-21-27.jpg


2012-11-16%2520at%252021-21-18.jpg

Glossostigma elatinoides

2012-11-16%2520at%252021-19-50.jpg


Didiplis Diandra

2012-11-16%2520at%252021-21-41.jpg


e mais duas para finalizar ...

2012-11-16%2520at%252021-24-16.jpg



2012-11-16%2520at%252021-24-24.jpg


Este aquário está a dar-me um gozo enorme, pois tenho "brincado" com a fertilização e agora comecei a experimentar plantas que nunca tinha usado...

Espero que gostem!

Abraço,
Francisco

Editado por Miguel Reis
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Francisco,

 

antes de mais parabéns pela paternidade!!!

 

Em relação ao aqua não há muito a dizer. Está óptimo como já nos tens vindo a habituar. Acho que está muito equilibrado e a escolha e posicionamento das plantas foi bem conseguida. Já tenho visto essa Amania em alguns aquários... é de facto uma planta interessante, mas ainda não tive ocasião de lhe pôr a mão. O que dizes dela até agora? Fácil, crescimento rápido???

 

Gosto de ver a Glosso de volta. Aqui há uns anos era uma febre mas depois apareceu a cuba e lá se foi o reinado. Continua a ser uma rainha e é pena que cada vez se use menos... embora seja uma verdadeira peste ;)

 

Fiquei intrigado... o que é aquela zona esbranquiçada no topo da rocha pequena que está mais à frente?

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

parabéns pelo menino e pelo aquário, tudo muito bonito e com um ar clean a que nos habituaste. bigsmile

 

fiquei curioso com o novo acessório e :sign_google: à procura e não descobri nada sobre o ADA Grow Plate. As minhas dúvidas prendem-se com o facto de eventualmente ficarem por baixo bolsas de ar presas e isso criar um problema.

 

Quanto ao hardscape gostei mais da 1ª foto sem as duas últimas pedras onde tinhas maior declive do substrato.

 

Em relação às plantas tal como o Gustavo também ando de olho na Ammania "sp" bonsai - é favor dar mais info sobre elas biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

Também gostei muito de ver a mini pélia, a diplis diandra e claro da glosso.

 

Fauna só tens os ottos?

 

Que fertiização vais usar?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Obrigado pelos parabéns pelo Miguel. É fantástico.

 

Gustavo: A ammania sp Bonsai, na minha opinião é uma planta fácil de crescimento médio. Eu diria que tem um ritmo de crescimento parecido com a staurogyne. É fácil de reproduzir como qualquer planta de caule, apesar de pelo facto de ter o caule grosso não fica muito bonita depois de podada, mas demora cerca de uma semana a apresentar novos rebentos.

 

Aquela parte esbranquiçada na pedra é uma das características de algumas Manten Stone. Não são veios na pedra, mas sim umas pequenas partes brancas. À quem tenha usada esta particularidade a pedra para simular montanhas com neve. Tenho 3 destas pedras com esta particularidade, na minha colecção.

 

Brancaman: se calhar induzi-te em erro. Trata da ADA Growth plate e não grow. Repara que não é uma peça nova da ADA, bem pelo contrário. Resolvi experimentar, não só para esconder o termóstato, mas também por piada. Não me parece que crie bolsas de ar, até porque tem aberturas para o termóstato estar em contacto com a agua. Pelo menos eu não tive esse problema.

 

Ainda não tenho peixes além de uns otos e de uns amanos. Este fim de semana comprei pela primeira vez uns crystal red... Vamos a ver como corre.

 

Fertilização, uso ADA brigthy K (diariamente), Step 1 (dia sim, dia não) e special lights (dia sim, dia não). De vez em quando, fertilizo com mais nitratos e fosfatos (além dos do special lights) e acrescento ferro e magnésio da Equo, duas vezes por semana.

 

Quanto á glosso, é a planta de tapete de eleição cá de casa...

 

Um abraço,

Francisco.

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas francisco

 

antes de mais,Parabens pelo menino.

 

depois,tenho a dar-te novamente os parabens. :drool3:

 

o aquario está fantastico.

ve-se que foi tudo muito bem planeado e essas plantas estao super saudaveis.

 

bela montagem,sim senhor.

:naughty:

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Também desejo parabéns ao Francisco pela paternidade. Aproveito também para o congratular pelas bonitas montagens que nos tem vindo amostrar.

 

De facto a qualidade do material ajuda, mas a "arte", essa não se compra, muito bonito, tal como os 2 anteriores que também adorei.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, que montagem linda!

Com boas escolhas de flora, hardscape e equipamentos tudo de qualidade.

Aliás, o Francisco ja nos tem habituado às suas linda montagens com o material da ADA.

Vejo é nas rochas algumas BBA :rolleyes: mas não interessa, eu também as tenho (mas controladas) no meu biggrin.png' alt=':biggn:'>

Que fauna tens no aquário? Não parece que tenhas peixes a não ser os ottos...

Se pudesses punhas era mais umas fotitas...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

 

Quando montei este aquário, o objectivo era ter apenas glosso e riccardia. Mas não vale a pena, acabo sempre por mudar. No início queremos sempre experimentar mais e mais plantas e, acabo sempre por adicionar mais e mais. Umas vezes corre bem, outras nem por isso. De qualquer modo, só assim é que aprendo. Espero, um dia, planear um aquário e leva-lo até ao fim sem alterações. (não acredito que consiga!).

 

Fábio: As BBA são as minhas companheiras de todas as montagens. Sabes, aprendi a viver com elas. Penso que estas algas surgem nas minhas montangens porque tenho o Kh muito baixo (Problema da água da minha zona), o que acaba por levar a flutuações de CO2. Como estão controladas, não me tenho preocupado muito!

 

Neste aquário, não tenho peixes. Acrescentei Crystal Red há uma semana.

 

Fotos! Em princípio, esta semana vou entrar no mundo das Full frame e, com uma máquina nova ... é só disparar.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Grandes fotos Francisco, agora fiquei curioso com o aquário maior do lado direito, será que dá para mostrar?

 

Um 2013 melhor que 2012 para si e para todos os que nos lêem .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco,

 

com aquários assim dá vontade de repetir o que disse o grande Takashi Amano este mês em entrevista ao The Wall Street Journal :

 

"Creating nature,is the ultimate luxury."

 

Parabéns e Bom Ano 2013.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pelos comentários.

 

Brancaman... o aquário do lado é o ADA 90P. Está ainda em evolução, mas depois abro um tópico com essa montagem.

 

De qualquer modo, fica em sneak peak

 

IK6A0674copy_zpsf3f5c26f.jpg

 

 

Rui ... em honra ao mestre Amano, fica mais uma foto ....

 

IK6A0529copy_zps68aa02b3.jpg

 

Deixo-vos mais umas fotos ... habitantes e plantas, nomeadamente a reacção da ammania uma semana depois de podada...

 

IK6A0602copy_zpsaf9e883f.jpg

 

 

IK6A0618copy_zps4c4a4bc3.jpg

 

 

IK6A0600copy_zpse6c5f784.jpg

 

 

 

IK6A0593copy_zps83deef1c.jpg

 

 

IK6A0584copy_zpsd74ece2b.jpg

 

 

IK6A0576copy_zps26d2c0d5.jpg

 

 

Um abraço,

Francisco

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, esse sneak peak deixa muita água na boca :thumbup3:

 

Belissímas fotos dos Amano e dos crs.

 

A Ammania sp. 'Bonsai' é uma planta que tenho debaixo de olho já há algum tempo, que podes contar dela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! Muito bom aquascaping, gostei imenso... Tudo com um aspeto muito saudável!!!

 

Mas cada vez mais o aquascaping tem a vertente da fotografia...alguém com o material e as capacidades fotograficas faz maravilhas...essa primeira foto, das que postaste ontem, está qualquer coisa de fabuloso!!!! Meus Parabéns.

 

Continua a deliciar-nos

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Muito bom, esse sneak peak deixa muita água na boca :thumbup3:

 

Belissímas fotos dos Amano e dos crs.

 

A Ammania sp. 'Bonsai' é uma planta que tenho debaixo de olho já há algum tempo, que podes contar dela?

 

Obrigado Brancaman.

 

A Ammania sp Bonsai é, na minha opinião uma planta de dificuldade média. Comecei por plantar à sombra no 90P e cresceu. Agora, a cor e o crescimento compacto apenas vi com luz. Como vês, depois de podada não fica muito bonita, mas passado uma semana começa com rebentos novos (sempre dois em cada caule cortado, pelo que com tempo, e poucos pés da planta podemos ter umas moitas muito generosas.

 

Gosto muito desta planta e fica muito bem em aquário pequenos.

 

Muito bom! Muito bom aquascaping, gostei imenso... Tudo com um aspeto muito saudável!!!

 

Mas cada vez mais o aquascaping tem a vertente da fotografia...alguém com o material e as capacidades fotograficas faz maravilhas...essa primeira foto, das que postaste ontem, está qualquer coisa de fabuloso!!!! Meus Parabéns.

 

Continua a deliciar-nos

 

Abraço

 

Muito obrigado pelos teus comentários.

 

De facto, a aquariofilia puxa pela fotografia e cada vez mais tenho tido mais interesse nesse mundo da fotografia e procurado aprender ... ler, ler, ler e depois tirar muitas fotos.

 

Um abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

 

Não há palavras para descrever.

Está tudo numa perfeita harmonia, num estado natural perfeito as plantas até parece que transmitem vida para lá do aquário com umas cores magnificas.

 

 

 

Muitos Parabens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Desculpem por apenas responder agora, mas o tempo não tem esticado.

 

Bom dia.

 

Não há palavras para descrever.

Está tudo numa perfeita harmonia, num estado natural perfeito as plantas até parece que transmitem vida para lá do aquário com umas cores magnificas.

 

 

 

Muitos Parabens.

 

Muito obrigado pelos comentários.

 

 

Parabéns, gostei muito deste projecto.

 

Tenho só uma dúvida, como é que controlas/regulas a temperatura do termóstato?

 

Cumps.,

Sérgio

 

Uma excelente pergunta.

 

De facto, não regulo. Optei por usar um termoestato cuja regulação é no próprio termoestato. Testei antes e fixei a temperatura em 25 Cº. Mais grau menos grau é esta a temperatura que tenho no aquário.

 

Agora existem termoestatos em que a regulação da temperatura é feita no exterior (tem um regulador digital no fio), mas aquando da montagem só encontrei um de 500w que me pareceu desproporcionado para um aquário de 60L.

 

Não tenho tido tempo para pegar na máquina pelo que não tenho fotos novas. De qualquer modo, a minha expectativa é que no prazo de 2 semanas inicie um novo projecto neste aquário, talvez a pensar no IAPLC 2013.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico aquascape! Parabéns, está ao nível dos melhores que tenho visto pelo fórum :)

 

Uma pergunta, o que tens achado do comportamento da ammania bonsai?

 

Cumprimentos

 

Obrigado, RalpH.

 

A ammania sp Bonsai, na minha opinião é uma planta fácil de crescimento médio. Depois de ambientada tem um ritmo de crescimento bastante rápido. É fácil de reproduzir como qualquer planta de caule, apesar de pelo facto de ter o caule grosso não fica muito bonita depois de podada, mas demora cerca de uma semana a apresentar novos rebentos. A minha opinião é que precisa de luz média a alta.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Francisco, estive a reler este teu tópico deliciado que felizmente o Miguel recuperou para a galeria e uma dúvida apareceu - que achaste depois deste tempo todo do ADA Growth plate ?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A ammania sp Bonsai, na minha opinião é uma planta fácil de crescimento médio. Depois de ambientada tem um ritmo de crescimento bastante rápido. É fácil de reproduzir como qualquer planta de caule, apesar de pelo facto de ter o caule grosso não fica muito bonita depois de podada, mas demora cerca de uma semana a apresentar novos rebentos. A minha opinião é que precisa de luz média a alta.

 

 

Já que o António anda a desenterrar tópicos :) tb reli alguns posts e achei este bastante interessante.

O que falas da Ammania em relação aos novos rebentos eu concordo perfeitamente e acho que até demora um pouco mais. Algo que me assustou no inicio de utilização da planta. Mas adoro-a... Vale a pena o tempo de ambientação.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais