Corydora muito doente e ph mais baixo do que o normal - urgente


Ana Carvalho

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Setup:

 

Montei há mais de 3 meses.

Possui 2 corydoras, 1 pleco, 2 platys, 4 mollys

Possui plantas de baixa manutenção (fertilização líquida uma vez por semana)

Amônia - 0

NO2 - 0,1

NO3 - 5

 

O PH é que está diferente... Sempre tive o PH a 7,5 mesmo depois de colocar um tronco manteve-se assim.

Esta semana começei a achar que uma das minhas corydoras estava a ficar muito parada e agora de vez em quando fica de lado. Fiz os testes todos e o PH estava a 6,5, o que para uma corydora nem está mal mas a minha está habituada a ter 7,5. Será que é isso que lhe está a fazer mal??

 

Os restantes peixes estão bem. O que posso fazer??

 

Fico à espera da vossa ajuda.

 

Cumprimentos,

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah esqueci-me de dizer...

 

Não tenho neste momento nenhuma justificação para esta estranha descida de ph... até hoje este sempre a 7,5, não alterei nada nem coloquei nenhum elemento novo no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando coloquei o tronco tive o cuidado de estar sempre a analisar o ph e estava sempre igual (7,5), agora quando coloquei as plantas não verifiquei mas já as tenho há mais de um mês (apenas com fertilização líquida,1 x semana e sem CO2), só há uma semana é que tenho vindo a notar a corydora muito parada.

 

Ela come (pouco) e quando nada fica logo cansada e cai. Por vezes dou com ela deitada de lado e sem nenhum sinal aparente de doença.

 

Será que ela sentiu a diminuição do ph?? O que fazer?? Todos os peixes estão habituados ao ph 7,5 (que era alto) mas só ela é que está diferente com a descida do ph, os outros continuam bem activos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

nao alteraste nada em termos de filtragem?

ate nas saidas dos filtros?

o ph pode ter diminuido por existir menos trocas gasosas e a agua estar com mais co2 do que é normal e por isso ela se estar a ressentir mais um pouco.

nao notas que ela venha mais vezes a superficie do que vinha habitualmente?

 

desculpa o inquerito mas para tentar perceber um pouco o que se passa.............

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não alterei nada de especial apenas a "lã de vidro" velha por uma nova mas já não é a primeira vez que faço isso. Ela vem de vez em quando à superfície mas sempre o fez. Quer dizer agora nem isso faz pois chega a meio cansada mas o outra corydora continua com o mesmo comportamento.

 

A única coisa que fiz foi a minha TPA semanal e nela alterei a Lã mais nada...

 

Podem fazer inquéritos à vontade!!! Só assim é que conseguiremos perceber o que se passa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a temperatura está a 24 graus como tem estado sempre no inverno e a corydora aparentemente não tem mancha nenhuma simplesmente está muito parada e muitas das vezes esconde-se numa planta artificial que tenho e fica de lado. Quando mexo na planta ela sai mas fica logo parada. Só se mexe para comer (e pouco ) ou quando os outros peixes vão embirrar com ela mas quando o faz até é rápida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou fazer isso mas poruqe é que com a outra isso não acontece?? São de espécies diferentes, uma é albina e a que está mais parada é pintalgada, será que não serem da mesma espécie faz diferença??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Corydora é uma Paleatus e de uma maneira geral até gostam de temperaturas mais baixas (15º a 26º) no entanto ela veio para minha casa no Verão onde a temperatura do meu aqua rondava os 28º (por vezes 30º). Será que ela se habituou a temperaturas mais altas e agora não se dá com temperaturas mais baixas???

 

A outra corydora é uma bronze e essa está muito activa.

 

Já coloquei a temperatura a 26º mas ainda não vi nenhuma alteração (deve ser ainda cedo). .

 

O certo é que ela já está assim á quase duas semanas e ainda não morreu... Vou ficar de vigia para ver o que acontece..

 

Vou dando notícias!!!

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Ana, pode parecer estupido, mas ela pode estar somente deprimida.

 

As corydoras são peixes de cardume, e não se dão muito bem sozinhas. Apesar de teres duas, são de espécies diferentes.

 

Devem ser mantidas em cardumes de pelo menos 5 individuos. Ou seja, no teu caso terias que arranjar mais 8 peixes (4 de cada espécie) mas talvez sejam peixes a mais para essa litragem.

 

Pode ser tão simples quanto isso.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já pensei nisso mas eu já a tenho à mais de 3 meses porque é que só agora é que ficou assim. E porque é que a outra está tão ativa??

 

Eu não posso colocar mais 8 peixes no meu aqua principalmente porque tenho que comprar mais uma platy pois comprei um peixe na loja que me disseram que era uma platy e afinal é uma molly (agora tenho 1 casal de platy e 1 molly macho e 3 fêmeas).

 

O que eu posso fazer?? Ela pode morrer de depressão??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a minha corydora morreu... :( Quando fui vê-los hoje de manhã já estava morta.

 

Analisei-a bem e não tinha nenhuma mancha.

 

Agora resta-me uma dúvida... Mantenho a temperatura a 26º??? Para o Inverno não está um pouco alta??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a maior parte das pessoas mantém coridoras a essa temperatura sem problemas.

 

Sendo assim ficamos sem saber o que se passou com ela. De vez em quando não há mesmo nada a fazer.

 

O meu conselho agora é de não desanimares, e se puderes arranjar companhia para a outra... Vais ver que vale a pena, nem que seja só por causa do comportamento delas. Em cardume é outra coisa! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vai ser mais fácil arranjar companhia para a outra quando comprar compro da mesma espécie. Eu sei que são de peixes de cardume mas tendo em conta que possuo um aquário pequeno e não o quero sobrelotar posso só comprar mais duas? Ficaria assim com 3.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

é sempre uma tristesa quando perdemos um peixinho mas é assim o ciclo da vida ,por vezes nada do que possamos fazer resulta em que eles nao nos morram.

agora aproveita para fazer um cardume ,corys nunca sao demais mete 4 tens uma compra mais tres iguais.

vais ver que elas vao ter um comportamento muito mais bonito.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou fazer isso!

 

Mas assim não ficarei com peixes a mais? Já tenho 1 pleco, 2 platys (tenho que comprar mais 1 pois é um casal), 4 mollys (1 pensava que era platy e afinal não é) e 1 corydora = 8 peixes + 3 corydoras novas = 11 peixes para 60 litros??

 

É que eu quero ter espaço para a chegada de alguns alevins...

 

Quantos é que eu posso ter no total??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Nem todos esses peixes ocupam o mesmo lugar no aquário. As corydoras andam pelo fundo e os restantes peixes a meia água, pelo que nenhum vai "roubar espaço" aos outros.

 

O unico problema é o pleco que vai crescer demasiado para esse aquário. Eventualmente terá que sair pois vai chegar rapidamente aos 30 cm.

 

Mesmo sem essas corydoras a mais, muito rapidamente esse aquário vai ficar sobrelotado. Os platys e mollys reproduzem se muito rápido e dentro de alguns meses, esse aquário vai ficar sobrelotado de qualquer maneira. Nessa altura alguns desses peixes terão que sair.

 

Eu poria mais 3 ou 4 corydoras na mesma. Á medida que os alevins fossem aparecendo e crescendo, teria que os dar ou vender. Não há nada a fazer, cada fêmea pode ter uma ninhada de 10 a 30 crias de uma vez. É certo que muitos irão desaparecer, principalmente se o aquário não tiver plantas suficientes para eles se esconderem, os adultos comem as próprias crias.

 

Não há uma regra fixa para o numero de peixes a ter. É uma questão de bom senso. Provavelmente já ouviste falar da regra de 1 cm de peixe para cada litro de água. Posso te dizer que as coisas não são assim tão lineares, é preciso jogar um pouco com as caracteristicas de cada espécie. Se dois cardumes ocupam nichos diferentes no aquário, não há tanto o perigo de se stressarem uns aos outros. Deve se garantir, isso sim, que o sistema de filtragem, aliado às TPA, seja capaz de aguentar a carga orgânica dos animais todos.

 

 

Por isso sim, na tua posição, poria mais algumas corys, no máximo 4 (para ficares com um cardume de 5).

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais