Montagem de 1º aquário de agua salgada


André7474

Recommended Posts

Boas

Esqueci-me de salientar que ainda estou indeciso quanto á água salgada ou doce.O aquário tem 90 l, queria saber que materiais, equipamentos e peixes é que posso ou devo pôr (e para quem souber os seus respectivos preços).Também gostava que respondessem a estas dúvidas:

-É obrigatório pôr pedras vivas?

-Existem pedras "vivas" falsas?

-Qual em média o preço de tudo ?

Aguardo respostas

 

Abraço

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para começar tens de ter em conta quanto queres gastar. O aquário de água salgada vai sair-te bastante mais caro do que de água doce.

Para montar um aquário de água salgada vais precisar de um escumador, de uma calha bastante potente, bomba de circulação, sistema de filtragem à tua escolha, rocha viva... e isto é só o básico. Enquanto que num de água doce, tens o filtro, termóstato, calha e está a andar.

Todo o equipamento para um aquário de água salgada é caro, por isso vais ter de ter em atenção, mesmo!, o que pretendes se não é deitar dinheiro para a rua. Aconselho-te a ires pesquisar e ver os peixes que gostavas de ter e os vários tipos de aquário que podes montar. Assim após a tua decisão podes dedicar-te a sério ao que pretendes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João

 

Depois de ver os custos e a quantidade de coisas que tinha que comprar, decidi continuar com os de água doce.Talvez daqui a uns anos tente os da água salgada agora fico por os ciclideos de água doce, já agora se soberes responder... podemos usar areia da praia fervida em água salgada?.

 

 

Abraço

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende. é aconselhavel agoronite/coral em vez de areia natural da praia? por quem? Nao li algo assim em fonte fiavel, o facto de ser o comum em foruns nao significa que seja o aconselhavel. Eu uso areia natural porque é o aconselhavel no meu caso para ter areia viva, em que ficamos? pois...

 

o mais caro nos aquarios de agua salgada é a rocha viva (nao dá para ser falsa! não tem cabimento), depois o escumador e so depois a bomba de circulaçao. Sistema de filtragem é a propria rocha viva, excepto se quiseres ter um filtro onde vais colocar carvao activado, que é util para quem mantem espécies de anemonas variadas, de forma a neutralizar a libertação de toxinas na água. Na maioria dos casos não se usam filtros e tal não é recomendado. O sistema de funcionamento é diferente da água doce apenas. não tem assim tanto equipamento a mais, excepto para quem gosta de parafernália.

 

também penso que é melhor ires para água doce, tens muita coisa variada, muita oferta e mais facil e barato de fazer.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A aragonite ou o coral esmagado serve para manter o ph da água constante sem variações e mantelo acima de 8.

Podes usar areia normal, simplesmente estava a dar uma opção que a meu ver é mais viável...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas a propria rocha viva também tem o mesmo efeito, além de areia de praia ser também uma boa parte dela restos de conchas.

 

em relação a pergunta colocada, basta escolher bem a origem da areia e colocar directamente na água, sem ferver e vir com agua do mar para manter a fauna, isto porque um dos objectivos é ter areia viva, isto é, colonizada por seres marinhos, e não simplesmente e apenas por bacterias, são necessários seres detritivoros, em especial vermes.

 

Tenho areia de praia e tenho lá vermes detritivoros (provavelmente poliquetas) que fazem autenticos tuneis debaixo da areia. Recentemente mudei para um aquário maior e vi que tinha várias, e em dias já trataram de arrumar a areia e já tenho vários tuneis. também parte da areia obtive de umas dunas de areia fina branca, por simples estetica. Nesse caso lavei bem, pois a areia não trazia nenhum ser vivo que seria util para o ciclo do aquário.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...