1º salgado


Marco Nelson

Recommended Posts

boas a todos!

 

ja fui aquariofilo d agua doce durante alguns anos, até q m deu a pancada d mudar pa salgados, vendi tudo o q tinha pa comerçar entao a montar o salgado, entretanto a vida deu umas voltas e fez com q tivesse cerca d 4 ou 5 anos parado.... voltou-m a pancada e tou msm naquela d o montar d vez, so q queria fzr umas perguntas enquanto isso acontece...

 

entao aqui vai as 1ªs perguntas

 

tendo o aquario e o escumador qual o material encencial para meter o aquario a funcionar?

tendo o aquario 300l mais ou menos qual a potencia do material q tenho d usar?

 

 

o escumador q eu tenho é um deltec ap600

 

 

obrigado!

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O escumador que tens é suficiente para essa litragem só do aquário, tens de ter a atenção se vais optar por sump ou não.

Optares por sump é sempre melhor, aumenta o volume de água, só tens é de fazer uma coluna seca no aquário que tens e que fura-lo.

Se o aquário tiver tampas covém tirar por causa dos aumentos de temperatura, difícil oxigenação e à dificuldade na iluminação.

Precisas também de arranjar uma calha com potencia suficiente para conseguires manter uns corais catitas :dance:

1W/L, tens muito por onde optar nesta secção: Lampadas T5, PL, LED's, HQI.

Precisas de uma bomba de circulação 20 vezes o volume de água no aquário, mas tens de ter em atenção o seu posicionamento.

Rocha viva e substrato e está a andar, no mínimos. Quais as medidas do aquário?

Espero ter ajudado.

 

 

Cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

antes d mais obrigado, ajudas-t sim!

 

olha as medidas do aquario ainda n posso dizer ao certo pq ando em negociaçoes, tou a trocar/vender o meu aquario de 200*60*50 -600L por 1 entre 1.25m e 1.50m ja tenho alguns interessados , mas ainda n fexei negocio com nenhum.

Quero usar uma sump e fzr a coluna seca, alem d ser melhor por varias razoes assim so preciso d 1 bomba para repor a agua da sump para o aquario certo?

em questao a iluminaçao tenho 1 calha dupla de 1.45m T8 na qual estava a pensar meter 1 lampada actinica no inicio e outra normal, dps qd comprar os progectores substituir a normal e ficar c 2 actinicas mais os pogectores...

 

falta-m entao comprar a rocha viva o areao/substracto, bomba d circulaçao, dps é os testes ph, phosfatos, e essas cenas e ta a bombar certo?!

 

 

abraço e obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas!

 

ja tenho o aquario com movel, ja tenho a sump, ja tenho o areão q penso q seja d coral, tenho 1 bomba para repor a agua, e mais ou menos q tenho iluminaçao lol...

 

o aquario tem 1.20m *50cm*50cm

 

a sump tem 75cm*45cm*45cm

 

a bomba para repor Hmax: 1.9m Qmax 1100l/h 23w

 

o escumador é o deltec ap600

 

a iluminaçao sao 5 lampadas T5 de 45w cada 1.20cm d comprimento, as lampadas penso q estao boas, mas os balastros nem tanto, n aguentam as lampadas acesas mto tempo e neste momento nem estao a acender, sao 3 balastros para as 5 lampadas estao uma beca enferrujados n sei s tem alguma coisa haver , dps a ver s voces m indicam onde consigo comprar uns balastros para isto,...... das 5 lampadas 1 pelo menos é actinica , tem outra branca, as outras n sei pq nc acenderam ....penso no futuro trocar para umas HQI

 

agr preciso comprar a tubagem pa ligar a coluna seca á sump ou ao escumador ( nao faço a minima como é a tubagem) mas calculo q no leroy merlin dê pa comprar o q for necessario... se possivel expliquem-m como faço a tubagem

 

o sal tb vou comprar por estes dias dps d ter tudo ligado !

 

queria perguntar tb onde posso comprar uma massa para polir o vidro e tirar alguns dos riscos q ele tem? será q tem no leroy ou so haverá em vidraceiros?

 

agr é q agradecia as ajudas ao maximo! :D

 

cumps.

 

 

foto nao consigo meter pq a megagaleria n ta a funcionar

Editado por Marco Nelson
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais vou falar das lâmpadas. Não sei quanto tempo têm de uso, no caso de serem já velhas eu comprava umas novas.

Quanto a bomba de retorno o mais certo é dizerem-lhe para aumentar, mas eu sou apologista de fazer circular menos água pela sump para tentar com que o escumador consiga filtrar o mais possível. O deltec que tem faz 1000l/h, o que te vai filtrar quase a água toda que passe na sump antes que volte de novo pro aquário.

Quanto a tubagem não tem fotos mas presumo que o aquário já esteja furado, é só ver a medida dos furos e comprar passa muros para essas medidas e os respetivos tubos.

Na parte de baixo se fosse eu optava por aqueles tubo flexíveis, penso serem mais práticos. Eu não tenho esse sistema, tenho overflow, mas aqui no forum encontra projectos porreiros, tente procurar pois vai ter que fazer um dorso, penso ser este o nome, senão está tramado com o barulho da água a cair e a puxar o ar.

 

Cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente!

 

obrigado pla ajuda!

 

spinreef qd falas na circulaçao referes-t aos motores para fzr correntes no aquario certo? s for isso ainda n os comprei, como vou ter d deixar o aquario a ciclar 3 meses tou a deixar isso mais para o fim e investir os €€ noutras coisas mais "importantes"

 

rjpf, as lampadas tem pouco uso, o antigo dono disse-m q pco tempo dps d as montar trocou por projectores hqi

em relaçao a tubagem, tenho já 1 "amigo" a tratar disso como preçisa tubagem para o aquario q levou d minha casa e percebe mais disso pq tem varios aquarios, tirou a medida da furaçao do meu aqua e vai ele comprar isso para mim :)

 

agr em relaçao ao barulho n faço a minima do barulho q faz, mas vou dar uma olhadela noutros aquarios para ver como o pessoal resolve a questao!

 

 

neste momento tou a espera q chegue a tubagem e a osmose, qd ja tiver isso tudo montado volto a actualizar ;)

 

 

obrigado plas ajudas ;)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos!

 

 

precisava q ,m dessem uma ajuda!

 

 

qual delas é a entrada da agua q sai do aquario?

qual delas é a saida da agua do escumador para a sump?

para q serve a mangueirinha q eu numerei com o nº 4? e liga-s onde?

tendo o escumador dentro da sump ate onde (altura) é q ele tem d estar submerso?

para a agua entrar para o escumador e sair vou ter d meter uma bomba adicional ou aquela do escumador faz isso?

 

 

DSC_3694_zps9ba30793.jpg

 

 

agradeço a ajuda

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco


Não tenho muita experiência com este escumador mas vou tentar dar-te uma ajuda



1 não serve para nada


2 saida de agua para a sump


3 entrada de agua vinda directa do retorno do aquario ou de uma bomba a parte


4 regulação de entrada de ar



Quanto a altura para o escumador estar submerso acho que nestes escumadores nao tem importância visto que este escumador é externo.


Para a agua entrar no escumador ou colocas uma bomba so para esta funçao ou colocas directamente o retorno vindo do aquario.


A bomba que o escumador ja tem so serve exclusivamente para circular a agua dentro do escumador e injectar ar.



Espero ter ajudado.



Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola resende!

 

obrigado pela ajuda, toda ela é bemvinda!

 

entao tou a pensar fzr assim, a ver s pode ser:

 

a agua ta a cair da couna seca para a sump atravez da força da gravidade, na sump tenho uma rede propria para agarrar detritos q é onde a agua supostamente cairá, no ultimo estagio da sump meto uma bomba a meter agua para o escumador q ta ca fora, e a saida do escumador ligo directo para o aquario, poe ser assim?

 

mais uma vez obrigado pela ajuda!

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola resende!

 

obrigado pela ajuda, toda ela é bemvinda!

 

entao tou a pensar fzr assim, a ver s pode ser:

 

a agua ta a cair da couna seca para a sump atravez da força da gravidade, na sump tenho uma rede propria para agarrar detritos q é onde a agua supostamente cairá, no ultimo estagio da sump meto uma bomba a meter agua para o escumador q ta ca fora, e a saida do escumador ligo directo para o aquario, poe ser assim?

 

mais uma vez obrigado pela ajuda!

cumps

 

Boas Marco

 

A agua que sai do escumador nao tem força para subir. Aproveita o retorno da coluna seca e liga directamente no escumador e a saida do escumador colcas no inicio da sump para a tal rede que deve ser um filterbag..

Da uma espreitadela na net porque desses escumadores é o que nao falta imagens e assim vez varias opçoes.

 

Mais alguma coisa é so dizer :smile2:

 

Carlos Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente!

 

eu li a msg ontem mas so deu pa responder agr!

 

 

pensava q havia stress d a agua entrar directo no escumador sem ser "filtrada" 1º , mas ja vi uns qts na net como aconselhas-t a fazerem o msm por isso é pq n ha problema :)

 

ja fiz as ligaçoes todas agr vou meter alguma agua na coluna seca a ver s tenho alguma fuga nos tubos, s n tiver so m falta comprar a rocha e o sal :D

 

mais uma vez obrigado pela ajuda!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi ppl.. depois posta ai umas fotos.. fiquei muito entusiasmado com o teu projecto.. abc e boa sorte

 

 

oi pedro td fixe?

 

obrigado!

 

acho q ainda n é merecedor d foto pois ainda n tem vida la dentro e esta msm mto no inicio, ainda preciso d comprar mais rocha e tal, mas temos d ir esticando os €€€, para o mes penso tratar disso!

 

deixo-t aqui so 1 foto pa veres como está no momento (e s vai manter durante algum tempo) ;)

 

 

DSCF5011_zpsaa4aa973.jpg

 

 

dps tenho d arranjar algo pa substituir esse tijolo mas pra já n penso mto nisso :P

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pedro td fixe?

 

obrigado!

 

acho q ainda n é merecedor d foto pois ainda n tem vida la dentro e esta msm mto no inicio, ainda preciso d comprar mais rocha e tal, mas temos d ir esticando os €€€, para o mes penso tratar disso!

 

deixo-t aqui so 1 foto pa veres como está no momento (e s vai manter durante algum tempo) ;)

 

 

DSCF5011_zpsaa4aa973.jpg

 

 

dps tenho d arranjar algo pa substituir esse tijolo mas pra já n penso mto nisso :P

 

 

abraços

 

está muito muito fixe.. ainda sou um iniciado mas brevemente quero alcançar este nível de aquariofilia. estou a pensar construir um nano, só para plantados e "brincar" um bocadinho.. quando acabares posta umas fotos só para o pessoal se deliciar.. abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estás a ciclar com a luz acesa certo?

Convém que tenhas um período de luz durante a ciclagem tal como se o aquário já estivesse em funcionamento, mas menos horas ligadas.

 

Cumps

 

 

 

boas joao!

 

neste momento esta so a ciclar c aquela luz da sump pq ainda n tenho as luzes do aquario a funcionar, tenho d ir comprar os balastros q estes estao pifs, mas d qq das maneiras n sabia q era necessario ter as luzes a bombar, obrigado pela dica ;)

 

 

 

pedro, obrigado!

 

boa sorte no mundo dos aquarios ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais