Novo Aqua 128L


johnny walker

Recommended Posts

Boas,

 

Após uma primeira experiencia com um aqua de 60L, resolvi "evoluir" para um de 128L.

 

Dimensões aquário: C78xL37xA56 cm

sistema de iluminação 2x24 W T5

Filtro Api Nexx

 

Até agora estou satisfeito com a aquisição e não tenho razão de queixas. No entanto, com as mudanças e acrescentos de agua, pois de 60 para 128L é muita agua a acrescentar :), os valores de nitritos e nitratos dispararam.

 

Como poderei baixar os valores ?

 

Posto umas fotos do aqua novo, para poderem "opinar" à vontade :P

Editado por johnny walker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

está uma montagem agradavel com muito potencial, vais adicionar co2?

Podes explorar a vertente lowtech tens muitas plantas por onde escolher por exemplo hygrophila polysperma é facil de encontrar e barata e faz umas excelentes moitas. Quando plantares não separes as plantas, planta o molho preenche logo o local e depois é so ir compondo o layout...

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teria vantagens em adicionar Co2? peço desculpa pela pergunta, mas desconheço vantagens e/ou desvantagens.

 

E em relação à questão que coloquei dos nitritos e nitratos ? Como poderei acertar valores ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teria vantagens em adicionar Co2? peço desculpa pela pergunta, mas desconheço vantagens e/ou desvantagens.

 

E em relação à questão que coloquei dos nitritos e nitratos ? Como poderei acertar valores ?

 

Em relação ao Co2 é benefico para as plantas ajuda no desenvolvimento das mesmas. Consegues manter um aquario plantado só com Co2 e fertilização que é o caso do meu não tenho qualquer substrato fertil se tiveres oportunidade dá uma passada no meu topico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ás plantas vai do teu gosto e do que pretendes fazer para plantas faceis tens por exemplo:

- hygrophila polysperma

- feto java

- valisnerias

- cryptocorynes

- echinodorus

- anubias

- musgos

 

Agora é que reparei no teu problema de nitritos e nitratos, fizeste bem o ciclo de azoto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos nitratos até é normal acontecer é sinal que precisas fazer uma tpa ou o filtro preciso de ser limpo, mas o nitrito é que não é normal uma vez que a agua foi do outro e possivelmente o filtro ou as materias filtrantes, o que ajuda a breviar o ciclo do azoto. Tiveste alguma baixa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, 1 Platy.... mas confesso que até fiquei satisfeito por ter sido "apenas" 1. é que foram (teoricamente) 60% de agua completamente nova....

 

Já fiz uma TPA mas acho que foi pouco (apenas 5 Litros ). Tenho algum receio de estar a fazer TPA's constantes e estragar o que já está a ser feito à 2 semanas, pelo novo filtro e pelas plantas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois neste caso não convem fazer muitas tap's pois queres estabilizar o aquario. Quando montei o meu de 300L fiz como tu utilizei agua de um aquario já maturado, utilizei o filtro já usado com as bacterias activas e tive o cuidado de ir juntando a fauna lentamente, tambem utilizei SERA Nitrivec para auxiliar as coisas, apesar da agua ficar um pouco branca podemos dormir descansados. Não tive qualquer baixa neste processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas johnny,

 

muito bom o teu aquario, só hoje reparei que postaste no meu topico.

 

ainda não montei o meu, já preparei tudo mas ainda não houve tempo para me dedicar á montagem.

já agora qual é a tua opinião sobre o filtro Rena Nexx?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Até agora e ao final de 3 semanas a opinião é bastante positiva. Silencioso, ao final de sensivelmente um dia e meio, após a mudança de aqua, a agua estava perfeitamente nitida.

 

A unica coisa que ainda me faz alguma confusão é aquando da mudança/limpeza de matérias filtrantes, a bomba continuar a funcionar, mas não há circulação de agua.

 

Questionei o vendedor, na loja onde comprei e ele disse-me, após consultar o representante, que é suposto ser assim. Segundo ele, a bomba não se danifica, pois não entra em sobreaquecimento, tendo em conta o facto de estar dentro de agua.

 

Quando for a altura da limpeza, a ver vamos, como se resolve. Até agora é o meu unico "???", sobre o filtro.

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

A unica coisa que ainda me faz alguma confusão é aquando da mudança/limpeza de matérias filtrantes, a bomba continuar a funcionar, mas não há circulação de agua.

 

Boas,

 

Porque não desligas a alimentação durante a manutenção?

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De acordo com o vendedor e com o que vem nas indicações do filtro, não é suposto desligar.

 

o link do filtro é este:

http://www.apifishcare.com/Products/Product.aspx?ProductID=601

 

dá uma vista d'olhos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De acordo com o vendedor e com o que vem nas indicações do filtro, não é suposto desligar.

 

o link do filtro é este:

http://www.apifishca...x?ProductID=601

 

dá uma vista d'olhos :)

 

quando rodas a manete amarela ela fecha a entrada e saida de agua, curtando o fluxo de agua. inteligentes os engenheiros. lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente consegui estabilizar a agua e deixei de ter baixas. 2 TPA's de 10 L , no espaço de 5 dias e desde à domingo que os valores de nitritos e nitratos estabilizaram. Vamos ver se assim se mantem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora nada de tpas de grande volume e nada de aumentar muito a fauna deixa tudo estabilizar uma dica estes platys quando começarem a reproduzirem-se em força o ciclo está feito... nada como os proprios peixes para nos dizer como vão as coisas.

 

Já pensaste tirar esta maternidade daí... acho pouco estetico e desnecessario a meu ver a ordem natural das coisas é o melhor so os mais fortes sobrevivem e mesmo assim vais ver que ainda vais ter de te disfazer de alguns estas especies parecem "coelhos" biggrin.png' alt=':biggn:'> enchem um aquario em 3 tempos...

 

Abraço

 

BP

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

A maternidade saiu logo a seguir a ter tirado as fotos :sorry:

 

Até agora ainda não se houve aumento da "familia aquatica". aliás, estes são os primeiros platys que tenho. Vou esperar para ver....

 

até agora continuo sem baixas e aparentemente anda tudo "feliz e contente"

 

By the way, obrigado pelas dicas

 

Abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.