O meu pequeno ecossistema - update!


elorga

Recommended Posts

Boas,

 

após +/- 2 meses do arranque do meu aqua (http://www.aquariofi...howtopic=204638) achei que era altura de mostrar um pouco a evolução, e dizer que "a coisa está viva" :naughty:

 

A base é a mesma, foram acrescentados novos elementos à flora e à fauna.

 

Em termos de plantas coloquei ontem Rotala rotundifolia no fundo, uma pequena Cryptocoryne wendtii 'brown' e um valente emaranhado de Ceratophyllum demersum 'Foxtail' junto ao tronco (aqui a ideia é providenciar um pouco de refúgio a eventuais alevins que talvez venha a surgir).

 

Em termos de peixes, a juntar aos 2 Endlers que lá tinha foram acrescentados gradualmente e por esta ordem 3 plattys fêmeas, 1 comedor de algas Chinês (não confundir com o Siamês SAE), 2 Rásboras Arlequins (infelizmente já não se encontram entre nós e foram as minhas primeiras e únicas baixas), 5 Tetra cardinal e finalmente 3 guppys (1 macho e duas fêmeas, daí o ter dito que eventualmente vão começar a surgir alevins por aqui). Não esquecer um outro elemento que junto com os Endlers foi dos primeiros e continua bem vivinha e cada vez maior, uma ampulária dourada.

 

Bom, mas passemos às fotos uma vez que valem mais que mil palavras...

 

Panorama Geral:

8175435563_7dcaae7d7f_o.jpg

 

 

Pormenor da Cryptocoryne wendtii 'brown' que me chegou uma bocada "ratada"...

8175435165_167d2392f9_b.jpg

 

 

A Ceratophyllum demersum 'Foxtail' emaranhada por baixo e dos lados do tronco

8175435291_8a8018cf4a_b.jpg

 

 

Tetra cardinais, com as Rotala rotundifolia ao fundo

8175469044_263892079d_b.jpg

 

 

Os 2 Endlers (talvez por terem sido os primeiros habitantes, continuam a ser os meus 2 peixes preferidos)

8175435879_334427a4d5_b.jpg

 

 

O Gyrinocheilus Aymonieri, aka Comedor de algas Chinês

8175436023_d36cbfdea2_b.jpg

 

 

O guppy com uma das fêmeas

8175436749_00d93f96a7_b.jpg

 

 

E uma das platty's, a preferida "sarampintada"

8175436141_70678de616_b.jpg

 

 

Quanto às Rásboras... como disse infelizmente morreram. Comprei duas, sendo que uma ao fim de 2 horas começou a ficar arrastada muito no fundo até que faleceu, e a outra sucedeu o mesmo ao início do outro dia. Penso que talvez já tenham vindo doentes, porque foram acondicionadas no aquário tal como faço sempre, coloco o saco de molho dentro do aqua, mais tarde começo a juntar água do aqua ao saco, e 1h depois costumo tirar do saco para dentro do aqua.

 

Não tive mais nenhuma baixa até ao momento, e foram apenas esses dois, da mesma espécie, que tiveram esse azar. Segundo li, das rásboras em geral as Arlequim seriam as menos sensíveis com relação à água, temperaturas, PH, e até com relação aos outros peixes, no entanto... foram-se!

 

Espero que gostem, ou aquilo que não gostarem possam indicar e opinar construtivamente :smile2:

 

 

PS #1: hoje e pela primeira vez, tive de realizar uma operação que pensei só ter de o fazer ao fim de uns 5/6 meses mas enganei-me redondamente: notei que a força do caudal do filtro não era a mesma de início. Já tinha visto que as mangueiras começavam a apresentar alguma sujidade, só não tinha noção era da espessura interna que essa porcaria já tinha. Pelo menos uns 1/2mm dentro dos tubos. Ora, tive de desmanchar tudo e limpar, mas a força com que a água agora sai da flauta já está igual ao que era de início!

 

PS #2: não podia de deixar de mostrar publicamente o meu apreço e gratidão pela atitude fantástica que o Pedro Dc tem demonstrado através do seu espírito de ajuda e contribuições, quer com plantas quer com peixes. O meu muito obrigado Pedro!

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta muito bonito! Mas o pH que estás a manter a fauna é qual? Porque os tetra cardinais preferem pH ácido e os guppys e platys pH alcalino

Mas também já li que eles dão se bem em pH neutro (7)

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH está nos 7,5... vamos ver como se safam ou se adaptam... tenho colocado vez por outra alguns produtos para baixar o PH, mas sinceramente químicos para dentro da água é coisa que não me assiste muito.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias era baixar o pH para 7! Os peixes que tens iram estar mais equilibrado nessa parte :animal_fish: :animal_fish:

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era de facto esse o meu objetivo.. tenho colocado JBL ph minus, mas como disse, não gosto muito de abusar nos químicos.

 

Há uns tempos houve um user que estava a oferecer pinhas de amieiro só que qd mandei pm já tinha mts para dar, tal foi a afluência. Mas penso que era o indicado para baixar o ph.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apanhei as pinhas no verão junto ao rio em Gois. Já estavam secas nas arvores e coloquei no aquario umas quantas. Possivelmente exagerei na dose porque além da agua castanha o ph desceu mais do que queria. Acabei por retirar tudo e colocar as restantes em garrafões com agua para tpa. Mas a longo prazo nao me parece uma boa estratégia para baixar o ph.. A nao ser que se tenha acesso a uma fonte constante de pinhas

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar folhas secas de platano ou carvalho agora é a altura deles mas também deixam a água amarelada mas se meteres na água da tpa e depois juntares agua cristalina pode ser que resulte.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou daqueles que passam a vida a deitar produtos para a água ficar cristalina, mas tb não ia gostar de ver a água amarelada.

 

Vamos ver se com o tempo e algumas porções vez por outra de JBL PH Minus o ph baixa um pouco.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas elorga

Eu fiz uma asneira no meu aquário e utilizei vinagre para baixar o pH! Tava a 7.69 e consegui baixar para 7.30 até agora não aconteceu nada nem houve variações no pH, apesar de eu ter feito uma tpa de 25% pois disseram-me que fazia mal as corys e as plantas! Até agora não aconteceu nada! Mas não te preocupes com o pH. Eu achava que era importante mas afinal nao é assim tanto! Lê aqui no forum o mito do pH! Não faças o que eu fiz pode dar po torto.

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas elorga

Eu fiz uma asneira no meu aquário e utilizei vinagre para baixar o pH! Tava a 7.69 e consegui baixar para 7.30 até agora não aconteceu nada nem houve variações no pH, apesar de eu ter feito uma tpa de 25% pois disseram-me que fazia mal as corys e as plantas! Até agora não aconteceu nada! Mas não te preocupes com o pH. Eu achava que era importante mas afinal nao é assim tanto! Lê aqui no forum o mito do pH! Não faças o que eu fiz pode dar po torto.

Cumps

 

Boas,

 

obrigado pela dica... essa do vinagre nunca tinha ouvido falar, mas confesso que era coisa que também não me tentaria a experimentar. Não estou obcecado pelo PH, muito pelo contrário, gosto de fazer as coisas pelos métodos mais naturais possíveis.

 

Gostava de estabilizar nos 7.0 valor neutro, mais por causa dos cardinais que tenho que segundo li gostam de águas mais ácidas... mas já li alguns estudos em que revelam realmente a capacidade extraordinária de adaptação por parte dos peixes às variações de acidez de água e diferentes temperaturas.

 

Falando dos Tetra Cardinais em particular, sendo a sua origem a Bacia Amazónica vemos logo aí a mistura de águas onde estes peixes estão em habitat natural. O rio nasce na cordilheira dos Andes (Peru), e com as chuvas sabe-se que o afluentes triplicam e em média sobe mais de 9 metros!

 

Ora digam-me lá se não haverá aqui diferenças abismais de valores do quer que seja ao longo do ano?

 

Bom já estou a divagar muito... :naughty:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do que vejo... Um dia gostava de ter um assim... ok, confesso, gostava de ter um de 1m ou maior... mas tudo a seu tempo.

Para um aquário "pequeno" está mto porreiro.

Parabéns

 

Obrigado Henrique pelas tuas palavras! Já te o disse, e volto aqui a dizer publicamente que estás a ter uma evolução notável no teu aquário, e a seu tempo vais ver como as coisas se começam a arranjar...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo Aqua! Do melhor, muito bom gosto! Quando tiver mais experiência, espero fazer igual! ;)

 

Cumprimentos...

Obrigado, mas serei eventualmente tão inexperiente como tu... é o meu primeiro aqua!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aqua, está ai um bom trabalho e pelo que vejo os peixes estão bem de saúde..assim dá gosto de ver, continua e vai deixando mais fotos ;)

 

Abraço

Marco Pinto

 

Um novo ano...Um novo começo...Um novo aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho mais fotos de momento, mas adianto que no fim-de-semana passado juntei 5 Tetra Neons aos Cardinais que lá estavam... disseram-me que fazem cardume em conjunto, mas noto que o comportamento não é bem o mesmo. Misturam-se um pouco é certo, desinibiu um pouco os Cardinais, mas os Neons são bem mais activos e andam sempre cá mais pela frente do aquário.

 

Até na hora da alimentação o frenesim dos Neons é totalmente diferente :smile2:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tempos tive uns neons que eram arruaceiros uns com os outros e era cómico. Eles ameaçavam que mordiam e às vezes enrolavam-se mesmo mas não se magoavam. Era tudo muito rápido. Os meus cardinais as vezes misturavam-se com eles em cardume mas agora estão gordalhões e sao bastante maiores. E na minha opinião mais bonitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus cardinais as vezes misturavam-se com eles em cardume mas agora estão gordalhões e sao bastante maiores. E na minha opinião mais bonitos.

Os cardinais são de facto mais exuberantes, não há azul igual em mais nenhum tetra como os deles... por alguma razão custam quase sempre o dobro :naughty:

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora acho que está na altura de colocar novo update...

 

Mudanças? Há iluminação nova e foram acrescentados novos peixes. Em termos de iluminção troquei a Power-Glo de 14w que lá tinha por uma nova Sun-Glo também de 14w e consegui acrescentar uma segunda T8 agora de 46cm - uma Aqua-Glo 15w, sendo que no total fiquei com quase 30w. Quanto à fauna tenho mais 8 Tetra Imperador Azul (Inpaichthys kerri) que são um espectáculo!

 

 

aqua16.jpg

 

 

aqua17.jpg

 

São peixes magníficos que me ocupam o aquário todo, percorrem tudo, cada canto, sempre em actividade... fantásticos! Estou a pensar acelerar o processo de comprar um aqua maior apenas por estes novos habitantes, e por querer colocar mais da mesma espécie. Li que eram um pouco agressivos, mas até agora não noto essa agressividade, estão pacificamente junto dos restantes. Apenas entre os da sua espécie mostram alguns comportamentos mais territoriais...

 

Gostava também nesta oportunidade de mostrar mais algumas fotos, principalmente "daqueles" que tem ficado mais esquecidos mas que não são de menos importência.

 

É o caso do Gyrinocheilus Aymonieri, conhecido como Comedor de algas Chinês... animal fantástico que tem trabalhado por todo o aqua, sempre a "limpar" pedras, plantas, troncos e areão.

 

aqua14.jpg

 

 

Outro dos habitantes que já tinha mencionado mas ainda não tinha foto era a Ampulária Dourada. Residente desde o início, estava mais que na altura de ter algum destaque.

 

aqua15.jpg

 

 

Percorre fundamentalmente os vidros e o areão sempre em busca de comida. Tenho de colocar para a sua alimentação alguns "suplementos", tais como folhas de espinafre e alguns cubos de courjete.

 

Fora isso, os restantes continuam em grande, sem baixas, pacificamente a povoar o meu comunitário...

 

aqua18.jpg

 

 

aqua19.jpg

 

 

aqua20.jpg

 

 

E para finalizar, 3 fotos gerais em forma de evolução...

 

#01:

8096355747_9041307cde_c.jpg

 

#02:

8175435563_7dcaae7d7f_o.jpg

 

#03

aqua13.jpg

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elorga...

 

bem... tou sem palavras... o aqua ta fantástico... granda volta!

e tens especies lindas o que ajuda bastante ;)

grandes fotos, parabéns.

 

 

assim da gosto =)

 

Boa continuação, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.