1ª postura de casal de escalares, o que fazer?


miguel morgadinho

Recommended Posts

o que acho estranho é que o macho até a fémea afujenta, é normal?

 

É normal acontecer, especialmente em casais jovens... mas não é bom sinal. Quando isso acontece, o próximo passo é comerem os ovos.

 

Se quiseres tentar salvá-los, aconselho-te a tirar os ovos para um aquário à parte ou para uma maternidade de plástico.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

O macho (que eu acho que é por ser maior e ter a cabeça arredondada, mas pelo que tenho lido são teorias, eu não os vi a fazer a postura....) esteve todo o dia de plantão a correr com tudo e todos, incluindo a fémea, até se mandava ao vidro quando eu ia lá cuscar...

Agora quando chegeia a casa lá pelas 18h fui buscar a luz de presença para apagar a do aqúário, mas não correu bem, assim que a luz se apagou ele desatou a comer nos ovos, pelo que li também é normal.

Acendi de novo a lampada do aqua e lá está de plantão mas não comeu mais nenhum.

Devo ter nesta altura uns 40/50 dos 100/120 que tinha ontem demanhã, que faço? Não queria nada metê-los na maternidade...

Será que ainda consigo salvar algum.

Artémia já comprei, aqui só consegui a da sera, já com sal, comprei várias saquetas e vou pô-la a eclodir já amanhã, se não houver filhos comem os pais.

:)

Obrigado pelas dicas.

 

Miguel, ficamos à espera dos teus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho (que eu acho que é por ser maior e ter a cabeça arredondada, mas pelo que tenho lido são teorias, eu não os vi a fazer a postura....) esteve todo o dia de plantão a correr com tudo e todos, incluindo a fémea, até se mandava ao vidro quando eu ia lá cuscar...

Agora quando chegeia a casa lá pelas 18h fui buscar a luz de presença para apagar a do aqúário, mas não correu bem, assim que a luz se apagou ele desatou a comer nos ovos, pelo que li também é normal.

Acendi de novo a lampada do aqua e lá está de plantão mas não comeu mais nenhum.

Devo ter nesta altura uns 40/50 dos 100/120 que tinha ontem demanhã, que faço? Não queria nada metê-los na maternidade...

Será que ainda consigo salvar algum.

Artémia já comprei, aqui só consegui a da sera, já com sal, comprei várias saquetas e vou pô-la a eclodir já amanhã, se não houver filhos comem os pais.

Bem... já que compraste a artémia... acho que devias pensar na opção da maternidade, caso contrário vão acabar por ser todos comidos mais cedo ou mais tarde. É suposto ambos os pais guardarem os ovos e afugentarem os intrusos por turnos. Assim não vai correr bem.

 

Já agora, os adultos não comem artémia recém eclodida, só artémia adulta. Se não tiveres criar guarda a artémia... daqui a umas semanas vais ter outra postura. ;)

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

Tenho estado a pensar que como é comunitário, mesmo que ali fiquem e que sobreviviva algum será dificil não serem comidos pelso outros.

Outra coisa, caso sobrevivam posso depois juntá-los aos pais? Passado quanto tempo?

 

Bastante tempo. Já têm de ter um tamanho razoável para poderes juntar com os outros escalares. Convém sempre ter um aquário de criação.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!!!

Novidades, ontem antes de ir para a cama cortei a folha e meti-a na maternidade, pois apanhei o grande a comer mais uns ovitos...

E agora quando cheguei para almoçar deparei-me com umas cauditas a abanar. :)

Não meti azul de metileno e por isso ainda tenho 7 ovos brancos, devo tirá-los?

Resultado, dos 40/50 ovos bons que tinha ontem, fora os comidos e brancos, restam 37, desses tenho 11 em grande movimentação e os restantes parados, mas vejo lá uns pontitos pretos que acho que são os olhitos, ainda devem eclodir?

São tão pequenitos!!!!

Caso se salvem tenho que pensar o que fazer, mas para já, um passo de cada vez.

Obrigado pelas dicas.

Eu tenho um aquario mais pequeno, de 26 litros, será que dá para desenrascar?

Quanto aos pais continuam às turras mas agora sempre de guarda à maternidade.

:)

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não meti azul de metileno e por isso ainda tenho 7 ovos brancos, devo tirá-los?

 

Sim, deves retirar os ovos brancos. Esquece o azul de metileno, é usado como medida preventiva, mas na maior parte das vezes não é necessário.

 

 

Resultado, dos 40/50 ovos bons que tinha ontem, fora os comidos e brancos, restam 37, desses tenho 11 em grande movimentação e os restantes parados, mas vejo lá uns pontitos pretos que acho que são os olhitos, ainda devem eclodir?

 

Provavelmente até ao fim do dia ainda vão eclodir.

 

 

Eu tenho um aquario mais pequeno, de 26 litros, será que dá para desenrascar?

Quanto aos pais continuam às turras mas agora sempre de guarda à maternidade.

 

Serve perfeitamente... pelo menos por enquanto. Os escalares precisam de um aquário com alguma altura... senão, conforme vão crescendo, vão começar a ficar com a barbatana dorsal torta.

 

Cuidado com a maternidade... os pais vão tentar sugar os pequenos pelas aberturas. Tenta garantir que não conseguem.

 

Já agora... podes ir pensando em eclodir artémia. Eles vão ficar aproximadamente 3 dias a alimentar-se do saco vitelino. A artémia demora aproximadamente 24h a eclodir. Tens de ter a artémia pronta no dia em que eles nadarem livremente, portanto o mais tardar amanhã deves pôr a artémia a eclodir.

 

Boa sorte.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tenho a artémia a eclidir, é da sera já com sal e tudo, meti a garafa no aqua pequeno para ficar à temperatura adequada, fiz um furo na rolha e meti lá um tubo para arejar.

Já mandei vir um daqueles pratos de eclusão e artémia normal sem sal.

Quanto aos bebés lá continuam de rabo a dar a dar, espero amanhã demanhã ou ainda hoje de noite ter comida para lhes dar porque alguns já se movem um pouco sem sem só abanarem-se no mesmo lugar.

A maternidade é das de plástico, achas que há perigo?

:)

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos bebés lá continuam de rabo a dar a dar, espero amanhã demanhã ou ainda hoje de noite ter comida para lhes dar porque alguns já se movem um pouco sem sem só abanarem-se no mesmo lugar.

 

É normal eles andarem de um lado para o outro, mesmo com o saco vitelino. Mas só quando nadarem livremente é que começam a comer. Pelas minhas contas só lá para 6ª feira.

 

A maternidade é das de plástico, achas que há perigo?

 

Em princípio não. As de rede é que é pior que não oferecem tanta protecção.

 

Estás a ir muito bem... boa sorte.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Obrigado!!!

Agora é esperar que a artémia eclodida, o prato na sexta já cá deve estar.

A água onde ela está tem sal, posso dar assim? É que para lavar tenho receio que ela passe pelo crivo, é tão pequena.

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água onde ela está tem sal, posso dar assim? É que para lavar tenho receio que ela passe pelo crivo, é tão pequena.

 

Em princípio deve-se lavar. Experimenta usar um filtro de café ou um lenço de papel para servir de crivo e passa a artémia por água da torneira.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda estão só a abanar-se, mas eclodiram todos, já a artémia estou com muito receio....

Meti ontem demanhã e ainda nada, eu não tenho bomba de ar, logo vou só abanando a garrafa, será que vou conseguir alguma coisa?

O prato chega amanhã, vamos ver como corre, com o frio que está cá na Serra, na volta vou tê-lo perto da lareira. :)

Hoje vi outro sistema que me pareceu interesande, o que se mete dentro do aqua (tipo uma garrafa com umas ventosas), só não percebi uma coisa, tem que estar na mesma ligado à bomba de ar?

Sería frustante, ter 28 pequenotes e perdê-los por não ter que lhe dar para comer.

:(

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estão só a abanar-se, mas eclodiram todos, já a artémia estou com muito receio....

Meti ontem demanhã e ainda nada, eu não tenho bomba de ar, logo vou só abanando a garrafa, será que vou conseguir alguma coisa?

 

A artémia demora +/- 48h a eclodir, portanto amanhã de manhã já deves ter para dar aos meninos.

 

Hoje vi outro sistema que me pareceu interesande, o que se mete dentro do aqua (tipo uma garrafa com umas ventosas), só não percebi uma coisa, tem que estar na mesma ligado à bomba de ar?

 

Tens um link para esse sistema? Normalmente precisam de bomba de ar... por isso é que eu gosto mais do sistema do prato!

 

Sería frustante, ter 28 pequenotes e perdê-los por não ter que lhe dar para comer.

 

Podes crer que é. Mas a artémia ainda vai eclodir a tempo.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O sistema é este:

http://crystalred.eu/produto/1335/aqua-breed-200-unidade-cultivo-de-artemia/

E sim, precisa de se ligar à bomba, entretanto já tenho a bomba a arejar as artémias que estão no aqua e prato também também já está a funcionar, vamos ver se tenho sorte.

O prato não precisa de água à temperatura alta?

Eu tenho aqui na sala, devem estar uns 20º.

Eles ainda não nadam, penso que devem começar amanhã, visto ser o 7º dia.

E depois a artémia dura quanto tempo? Morre logo?

Cumps.

Editado por Célia Moura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O prato não precisa de água à temperatura alta?

Eu tenho aqui na sala, devem estar uns 20º.

 

Não... temperatura ambiente funciona muito bem.

 

E depois a artémia dura quanto tempo? Morre logo?

 

Se deixares na água salgada, ainda vive cerca de 1 semana. Mas a ideia é dares logo que ecluda que é quando é mais nutritiva.

 

Mas não te aconselho a usar ovos de artémia já com sal... têm uma taxa de eclosão muito baixa.

 

Quanto ao outro sistema, parece-me ser apenas uma garrafa com tubos de ar! :tongue: Facilmente consegues o mesmo resultado com uma garrafa de água.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

Sim ,mas não são boas novidades... :confused4:

Já só tenho 5 resistentes.

Ainda estão colados à maternidade mas já há um que de vez em quando dá umas braçada, mas depois deve ficar cansado e cai ao fundo... volta ao mesmo e torna a cair, é giro de se ver.

Não morreu nenhum, porque não encontrei os corpos, mas como começaram a desaparecer desconfiei logo do que se estava a passar e lá passei um bocado em frente ao aqua, não tardou muito até ver o grande a chupar os putos cá para fora e a comê-los.

Não foi bonito de se ver... tirei a maternidade e tapei parte dos buracos, os mais baixos e de fácil acesso, depois meti uma planta aquática em volta da maternidade e lá estão até agora.

Se voltarem a ter posturas vão logo para o aqua pequeno, desta vez não foram porque está ocupado com vivíparos e alevins destes que são para dar a um amigo mas que só os vem buscar em Janeiro depois de limpar o aqua dele.

O que me preocupa agora é a artémia, a da garrafa,não eclodiu nada... a do prato ainda é cedo.

Como já anda lá um nadar deitei duas gotas da congelada triturada, vamos ver se pegam.

Obrigado pela força.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não morreu nenhum, porque não encontrei os corpos, mas como começaram a desaparecer desconfiei logo do que se estava a passar e lá passei um bocado em frente ao aqua, não tardou muito até ver o grande a chupar os putos cá para fora e a comê-los.

Não foi bonito de se ver... tirei a maternidade e tapei parte dos buracos, os mais baixos e de fácil acesso, depois meti uma planta aquática em volta da maternidade e lá estão até agora.

 

 

Cuidado para não tapares muito a circulação de água. Realmente um aquário à parte é mesmo o ideal.

 

O que me preocupa agora é a artémia, a da garrafa,não eclodiu nada... a do prato ainda é cedo.

 

Eu desconfio muito da artémia com sal... e a que vêm com o prato também é para esquecer. Compra ovos de artémia de qualidade e sal à parte (pode ser o da cozinha mesmo).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Não tenho muito boas novidades.

A artémia até eclodiu, mas em muito pouca quantidade, será que é do frio? Pergunto isto porque desde anteontem tem vindo a eclodir todos os dias deste domingo.

Os bebés, foram morrendo e já só tenho 2 que não acredito que vinguem, eles não ligam muito à artémia e outra coisa que acho estranho é que não nadam livremente pela maternidade, andam sempre no fundo, tipo a rastejar... é normal?

Foi uma aprendizagem... tenho pena pelo desfecho mas pode ser que para a próxima tenha mais sorte.

Obrigado pelas dicas.

 

Miguel, esperamos pelos teus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bebés, foram morrendo e já só tenho 2 que não acredito que vinguem, eles não ligam muito à artémia e outra coisa que acho estranho é que não nadam livremente pela maternidade, andam sempre no fundo, tipo a rastejar... é normal?

 

Isso é estranho... Tenho uma vaga ideia que eles costumam andar mais à superfície.

 

Tenho pena que não tenha corrido bem... mas também à primeira é difícil! Fica a experiência e para a próxima vai correr melhor.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades!!!!!

Hoje demanhã reparei que a que eu achava que era a "peixa" tinha o ovopositor bem defenido logo já não tenho dúvidas.

Tirei fotos, vou ver se edito para mostrar.

:)

Reparei que andavam de novo juntinhos e a espantar tudo lá do cando deles, menos um juvenil que comprei na semana passada, que só tem 4cm e a quem eles não ligam muito....

Felizmente para ele, porque os outros 3 andam numa correria doida.

Desconfiei...

Quando cheguei agora para almoçar lá estava de novo uma folha cheia de ovos.

Ai!!!!!

Já? Não costuma demorar mais entre posturas?

Acho que vou deixar que eles tratem deles mais um pouco, por enquanto ainda estão os dois juntos e ainda não há ovos brancos, devem ter posto lá pelas 11/12 horas, que foi quando eu saí de casa.

Entretanto da outra postura lá anda um sobrevivente, todo contente a nadar, mas sempre no fundo, acho tão estranho, parece que não sabe nadar...

Vou dando notícias.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais